Destaques

ECA: países africanos perdem quase US$ 150 mil milhões com corrupção

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Preocupada com a tendência, Comissão Económica da ONU para África prepara um estudo sobre impactos para o sector público; ECA destaca que prática causa efeitos severos nos bens e nos serviços.

Foto: Irin/Edgar Mwakaba

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Comissão Económica da ONU para África, ECA, informa que os sistemas públicos do continente tem sido cada vez mais alvo de práticas corruptas, que afetam em especial bens e serviços públicos.

A ECA nota que os impactos da corrupção para a economia podem ser “severos”, uma vez que reduzem a qualidade dos serviços, aumentam os custos dos negócios, desencorajam os investimentos estrangeiros e levam à queda das receitas fiscais dos governos.

Desvio de Verbas

A Comissão da ONU calcula que os países africanos perdem, por ano, US$ 148 mil milhões com a corrupção. O sector de infraestrutura pode ser ainda mais vulnerável, o que causa preocupação, já que recursos financeiros para a transformação do continente podem ser desviados com práticas corruptas.

Para combater a corrupção e ajudar na melhora da governança em África, a divisão de Políticas Macroeconómicas da ECA está a preparar um estudo sobre corrupção nos serviços públicos de infraestrutura.

A proposta é mostrar efeitos negativos da prática e indicar recomendações a legisladores. Como ações de corrupção são muitas vezes “altamente secretas”, a ECA lembra ser difícil medir o impacto completo em qualquer economia.

 

    6 comentários

6 comentários

  1. MJC

    5 de Março de 2015 as 16:25

    Infelizmente este tem sido o flagelo do continente africano que talvez supere a fome e a doença, ou melhor, essa verba desviada já colmataria essas últimas lacunas. Espero que esse estudo desperte a consciência dos governantes africanos. Qualquer efeito positivo este estudo há de trazer. Assim espero.

  2. Enfim

    5 de Março de 2015 as 16:30

    Infelizmente nem todos têm noção do mal que fazemos a nós mesmos devido a corrupção.
    Grito um BASTA!
    CHEGA de pensarmos só em nós e vermos STP na miséria, na promiscuidade.
    Queremos um país melhor, então vamos fazer, cada um a sua parte, para que tenhamos um futuro melhor. Não precisa de ser um Dubai, pois somos pequenos e se mudarmos de mentalidade teremos um país digno das ilhas maravilhosas.

    “VAMOS FAZER A NOSSA PARTE E DARMOS O NOSSO EXEMPLO!”

    • darexemplo

      6 de Março de 2015 as 0:37

      Eu concordo e estou disposto a dar o exemplo.
      A partir de agora, em vez de roubar 10 milhões vou passar a roubar só 9 milhões

  3. Transparencia

    6 de Março de 2015 as 11:40

    novidades da ultima hora sobre corrupção
    Quem é Director Geral da do Hospital Ayres de Menezes?
    É um autentico aldrabão. Foi sobre-empreteiro em Luanda e andou a burlar muita gente.
    agora caiu de paraquedas no Ministério da Saude porque o irmão dele está casado com a irmã da Ministra da saúde. Não é corrupção? senhor Patrice Trovoada!… diga-nos por favor. O Senhor está cheio de Directores corruptos e sabe bem disto. ENAPORT o actual Director não roubou combustível? Enfim quá ê dá ê dá. Fui Atenção que o objectivo do actual Director Geral do Hospital é para criar uma empresa para fazer contrabando de medicamentos como aconteceu com o caso de Infarma.E as contas com a Infarma já foram ajustadas?

  4. marts

    6 de Março de 2015 as 13:18

    este dinheiro sao robado por estrageiro não governo africano,q são explorado

  5. Seabra

    9 de Março de 2015 as 12:56

    Uma maioria dos paises africanos sao do regime CLIPTOCRATICO.Para os que nao sabem é :regime dominado por ladroes, gatunos, aldraboes,ratazanas do tesouro p*blico dos seus respectivos paises…
    A titulo de exemplo,onde estao os 600 mil e tantos euros que a Uniao Europeia atribuiu a STP? Na conta privada do Patrice Trovoada, o atual pm….sem esquecer as outras tantas finanças desviadas.
    Cidadaos de STP, força para expulsar de STP este governo P.Trovoada e Afonso Varela.Eis o governo que constitui um dos 2 piores regimes da CPLP.
    A 1 a Bençao que o Miguel Trovoada deu ao filho, desde o berço, foi a da CLIPTOMANIA, que aliàs , o filho captou com excelência, com eficacidade…la preuve!!!
    O manda chuva do governo quer ser PR a todo o custo…NAO, Nunca!!!
    P.T. é um alto dirigente incapaz de contribuir para o desenvolvimento de STP…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo