Transe ou “Montá” provocou suspensão das aulas na escola secundária de Santana

Foi na tarde da última sexta – feira que o fenómeno designado em São Tomé e Príncipe, por “Santo” ou “Montá”, tomou conta da escola secundária da cidade de Santana. Vários alunos entraram em transe, facto que forçou a suspensão das aulas.

O Téla Nón que contactou a direcção da escola, registou a apreensão dos responsáveis e professores daquele centro de ensino, em relação ao fenómeno e se nesta semana o mesmo volta a manifestar-se na escola de Santana.

Também na última semana, pelo menos 2 alunos da Universidade Pública de São Tomé e Príncipe, entraram em transe, apurou o Téla Nón naquele estabelecimento de ensino.

Note-se que o fenómeno transe, regressou as escolas da ilha de São Tomé, a partir de Dezembro do ano 2014. Começou por manifestar-se na escola secundária da cidade de Neves, no norte da ilha de São Tomé, deu alguns sinais na escola preparatória Patrice Lumumba no centro da capital São Tomé, e perturbou as aulas na escola secundária da vila de Bombom.

Abel Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Iluminado Responder

    Isto é um sinal claro de que um grande mal paira no país, há uma grande nuvem negra a querer destruir o país. Isso só acontece quando um determinado partido político está no poder. Coincidência??????

  2. img
    Manuel Pinto Morais de Sousa Responder

    Viva ADI! Viva Patrice Trovoada! É pra sabê. Pra sabê Votar.

  3. img
    Será? Responder

    Coincidência ou não, isso sempre acontece quando Olinto Daio regressa ao posto de ministro de Educação? Falo educação porque isso ainda não alastrou para outras áreas como saúde, agricultura, câmaras mercados etc. Porém estou no USTP, e não tomei conhecimento de nenhuma ocorrência e mesmo os que solicitei sobre tal facto, ficaram surpresos, pois também desconheciam. Todavia não duvido pois USTP está também sobre alçada da educação e é única universidade pública, creio que o tal “demónio” tem limitações com relação aos privados. Será que ele abandonou Deus e abraçou diabo? Espero que não, pois ele poderia muito bem deixar de ser padre (o que acho mau, porque com Deus não se brinca), e continuar como um cristão normal, sem toda essa legião de demónios a espalhar transe nas escolas…

    • img
      feijoada Responder

      Este caso de ”Santo” é comum em vários países. Inicialmente eu também pensei que seria devido o Ministro de Educação, mas constatei que em Cabo Verde, Brasil, Portugal, Angola, Espanha, Inglaterra, dentre outros tem acontecido este fenónimo ainda inexplicável. Deixemos de politiquice e junto refletimos sobre assunto.

  4. img
    Joaquim Trovoada Responder

    Isto das crianças entrarem em transe nas escolas, na opinião dos mais velhos, ja era de esperar.
    Isto começou a acontecer pela primeira vez no nosso STP em 2011/2012 quando ADI era governo e patrice Primeiro Ministro. Eles deixaram o poder isto nunca mais aconteceu. Agora estã novamente em força esse fenomeno estranho, sinal de que coisas prometidas ao diabo devem ser cumpridas. ADI e Patrice nas suas penitencias prometeram coisas ao diabop e o diabo quer respostas. Ainda vamos ver coisas muitos estranhas a acontecer por ai. Fiquem atentos que vçao ver, e por favor, protejam-se. Façam o favor de falar muita oração.
    O Povo que fique alerta e que aprenda a lição.

  5. img
    maguita Responder

    Muita coincidência,falar não pode é. È apenas um sinal de que as forças do mal tomaram conta do nosso país.VIVA Patrice Trovoada, viva santo que regressou.

  6. img
    Sou eu Responder

    É um previlégio ter a inteligência, ser um ser racional, possuidor da razão, capaz de fazer o juizo de valor. Acredito que todos os serres humanos (homem e mulheres)possuem esse poder, embora cada um com o seu grau.

    Ilumindo, concordo consigo gando disez que isto é um sinal de que um grade mal paira no pais. Mas descordo ver um jovem inteligênte a ser ofuscado pelo ideais político. Esta é uma questão colectiva e portanto devemos encontrar a essencia desse mal e não especular-lo.

    Manuel Pinto Morais, és Jovem e tens muito caminho pela frente, temos que saber usar a nossa mente de forma positiva.

    Sou seu amigo, nunca mais fazes esse tipo de comentário nas redes socias.

  7. img
    Safú Responder

    Chegou hora, é a vez do povo calar.

  8. img
    Fernando Responder

    Cá está! Altura de prova, baixa o santo!!!! Santo esperto que só vem em altura de prova!!!!

  9. img
    luisó Responder

    Por amor de Deus, deixem-se de coisas e avancem no tempo e na sociedade.
    Estamos em pleno século XXI.
    Porque é que isto só acontece nos países subdesenvolvidos?
    Deixem-se de tretas de cultura e tradição porque senão vão continuar na porcaria do atraso e do obscurantismo.
    Que mania de vez em quando aparecem estas noticias…

  10. img
    Portugues Responder

    Pais de gente burra e de pouco raciocinio. São tome é mesmo o tapete,a colonia. Como é possível reagir a uma notícia destas com estes comentários tristes pretos.

  11. img
    Seabra Responder

    A questão evocada por todos os internautas é justa,acreditando ou nao nestes fenômenos.
    De facto existem, q seja na sociedade ocidental ou outra….nao é só na nossa Africa,em STP.
    São pactos, sacrifícios etc…a framaconeria pratica e muitos outros fazem pactos para ter e manter-se no PODER.
    Quem se lembra(literatura ,filosofia e psicologia), do mito do Faust, escrito pelo Goethe? O Faust, fez o pacto com o Diabo para lhe manter jovem, famoso e poderoso, em contrapartida dava-lhe todos aqueles que ele amava….
    Em STP, é o pacto feito em TROCA com o povo (ser alheio daquele que contraiu o pacto), que pagará. Assim começa a diabolizacao , as exigências do CAPETA, ora é o sangue dito sacrifício do animal, vai crescendo e exige +….o sangue humano (exemplo: um dos países onde o chefe de Estado pratica é no Gabao-de pai ao filho). Há certos países na África, que o pacto do PODER é em troca do sangue dos Albinos, como na Guiné Conacri, em Ouganda etc.
    Os francofonos sabem que os Ali Bongo e Patrice Trovoada têm um marabu maliano que trabalha para eles….daí a breve estadia do pm PT em STP, porque é o marabu que lhe dá indicações, como proceder para paralizar a todos, para todos ficarem hipnotizados, seja o que ele fizer para se manter no PODER.
    Atencao : quando este pacto chega ao seu termo pode ser FATAL.

  12. img
    Zé Boina Responder

    Oh povo ignorante!!!

  13. img
    Aranca Rabo Responder

    Senhor Portugues!
    Sendo coisa de pais de gente burra ou nao, verdade ê que os governantes de vez em quando dao aso a esse tipo de analise de coisas. Por acaso o senhor jâ questionou porque que em pleno periodo eleitoral o Patrice Trovoada foi dormir uma noite em cada um dos distritos do pais e chegou a tomar banho de caneca no rio logui, no rio pete-pete, no rio manuel jorge, na agua gato e outros!
    La tinha ele seus motivos, sendo esses motivos promessas diabolicas ou nao, verdade ê que o povo associa as coisas. Ou o senhor pensa que sô o senhor ê que tem capacidade de analise e de raciocicio!
    Na verdade, perante habitos, costumes e religioes, dentre elas a muçulmana, temos ê que fazer atençao as coisas.
    Tenho dito.

  14. img
    Seu Madruga Responder

    A julgar por aquilo que postou o cibernauta Seabra, é bom que pessoas proximas do Patrice Trovoada como José Diogo, Levy Nazaré, Bela (da Trindade), Keney Santos, Varela, Bala, Abnilde, Policarpo e outros se ponham a pau. Cuidado que na hora de cobrança dos contratos as cabeças poderão começar a rolar.
    Alias isto em tempos ja ia acontecendo com Diogo Balula aquando do famoso acidente que o levou ao gabao todo desamparado e abandonado pelos Trovoadas.

  15. img
    NOVIDADE Responder

    Dr. Patrice Trovoda. Eu sou um grande militante do ADI. Mas estou muito preocupado com isto de SANTO. Durante o tempo em que Jorge Bom Jesus esteve na Educação nada disto aconteceu. Agora com a chegada do Olinto Daio, outra vez Santo e tambem com cosseira na escola. Não dá para senhor entender que Educação não é lugar para Olinto Daio? Ele foi Padre. Abandonou e casou. Tudo isto é pecado que ele tras consigo que agora os coitados dos alunos estão a pagar. Precisamente em Dezembro quando ADI tomou o governo vem logo o Santo. Isto não pode ser. Ó senho Dr Patrice tira o homem da Educação por favor. Nós os militantes é que estamos a passar vergonha com os dizeres dessa gente de MLSTP, PCD, MDFM e outros mais. Peço senhor por favor tira o homem da Educação. Será que nosso ADI já nao tem ninguem que pode ocupar a pasta de Educação? Por favor.

  16. img
    Elaine BAILLY Responder

    Ms uk que uma coisa tem a ver com outra?

Deixe um comentario

*