Quem ganha as eleições de 17 de Julho?

Até esta sexta – feira, os leitores poderão manifestar a sua posição em relação aos 10 candidatos às eleições presidenciais de 17 de Julho. Diga quem prefere que seja Presidente de São Tomé e Príncipe, votando no Espaço Sondagem.

  1. img
    realidade Responder

    A sondagem vale pouco, porque as pesoas não têm internet em casa. Quem vai votar é aquele desgraçado que não tem luz, não tem leite,não tem casa para viver nem tem trabalho, vive das esmola. Esse deseja emprego, um tempo novo.

    • img
      hé bôbo héee Responder

      triste é ver um jovem com vontade de fazer alguma coisa e chegar ao pé de um nada e de não existe ajuda oportunidade, falo de um jovem escritor que a mais de um ano tentar fazer seu curso no brasil, com visto para lá chegar, familia e de mãe que não tem muito para li dar pedindo apoio e nada, quando querem voto é só pedir, que povo da hora de ajudar o povo é só falar, dificil e ajudar o povo,o governo nunca tem dinheiro umas ta sempre a mudar de carro, tenha passiencia ajuda esse jovem abdulay nanceu em angola e veio para são tomé cons seus 3 anos e preicisa se formaça em angola
      meu agracimento quem queira ajudar aqui esta contacto dele 9927768

  2. img
    realidade Responder

    Um homem vive com uma mulher 15 anos, deixa, separam, 20 anos, depois o homem vem outra vez, para viverem. As nossas mães não fazem isso, têm honra!

    • img
      Dico II Responder

      o pior é que fazem….LOL

      Por isso é que estão na ***

    • img
      Jose do riboque Responder

      Caro compatriota , o seu exemplo carece de realidade pois não é adequado para esta situação . Seja mais imaginativo e nunca se deve comparar o imcomparável .. Felicidades e até 18 de Julho ..que vote em consciencia … Pois precisamos todos de país com menos corruptos …

    • img
      caboverdiano Responder

      problema de homem e mulher nao se mete colher e nao se misture com a politica tabem realidade entre quatro paredes so DEUS e casal que se sabem k passa. fofoqueiro pensa sim no pais de hoje para perpectivar o futuro para os nossos juvenis.

      • img
        Anguené Responder

        Caro Amigo, seja compreensível. Se não sabes o que é ironia, penso que deverias fazer um exercício de compreensão além das coisas.
        Não sei se estou na linha de ideia de quem escreveu, Homem e Mulher usado aqui, penso que é Pinto da Costa e Stomé e principe, ele ja era Presidente de Stomé e Principe e deixou de ser, logo quero outra vez ser o Presindente (Homem) de Stomé e Principe (Mulher).

        • img
          Anguené Responder

          E para ser claro, não sou a favor desse argumento, pk vai contra o meu princípio.
          Repara bem, só nos argumentos dos 10 candidatos, O Pinto é o único a referir Corrupção, e os outros têm medo de tocar no assunto.
          Agora espero que tiras conclusão acerca disso. Meus amigos, so pode mandar num País aquele que sabe a sua Historia, o seu valor. Estamos a perder, credibilidade, ja não somos reconhecidos sabem pk, porque esses caras querem ser Presidente para esticar as mãos e pedir ajuda externa para seus bolsos.

          • img
            Lude

            Mas Pinto é um dos mais corruptos de STP.

            Corrupção é palavra …é de boca para fora.

            Veja o exemplo do Dr. Patrice. Quando ele estava na campanha disse que era anti. hoje você vê as obras na doca de pesca, que todos acusamos o delfim de ter feito montes de malandrices, e todos dizem que foi DADA a uma empresa gabonesa. Quando o Pinto da Costa entrar, vc nem vai poder criticar, a rádio nacional nem a TVS vão noticiar porque nenhum de nós pode provar que ele mudou de estilo antes dele assumir o cargo.

            Por isso, todos temos legitimidade de estar de olho aberto e não acreditar que o que faz Pinto da Costa ser melhor que os outros é ele falar contra a corrupção.

            Já agora.
            Viste as pessoas que estão do lado dele. Essas pessoas estão conotadas com diversos casos de corrupção.
            Estou ansiosa para saber com quem ele está a contrar trabalhar nessa luta contra a corrupção.
            Estamos a falar de um país. Logo ele precisa de equipa.

            Diz-me quem, por favor.

            Peço-lhe, por tudo o que é mais sagrado, que me diga..Só assim vou poder votar no camarada Pinto.

          • img
            Anguené

            Pinto Governou no regime estabelecido, não só em S.Tomé como nos outros Países, e S.Tomé teve um momento de crive, olha bem um momento, um momento, um momento de CRISE. Hoje Stomé vive eternamente em CRISE. S.Tomé vivia daquilo que Produzia não 99% de ajuda externa. Além de mais Bens Públicos em condições, jardins, escola, e sobretudo Cantinas públicas. Sabes porque? pk Pinto sabe a historia, costumes e valor que tudo isso tem na sociedade. E digo, ai esta o nosso problema “DEMOCRACIA”. Com democracia venderam para lixo maioria disso. pk bandos de idiotas, não sabiam valor k isso tinha.
            Com o Pinto fomos Democraticos e com o Pinto iremos outra vez Ser Escravizados e deprimidos, essa é a tua óptica que eu discordo é pena maioria de Nós pensar dessa forma.

          • img
            Anguené

            E para acrescentar “UM MOMENTO DE CRISE” E Pinto, conseguiu estabilizar essa CRISE e tudo voltou a normal, até nós sermos democraticos sem saber a sua essência, pk isso pegeram em São Tomé e Principe fizeram “MININO DE RUA”. Sem ESTABILIDADE desde Política até a sociedade civil.

          • img
            Anguené

            Erros “pegaram”

    • img
      agente Responder

      acho esse seu comentário, extremamente proporcionado para o tema por amor de Deus, sejam mais coerente…

    • img
      PIVOT Responder

      E porquê que nos 20 os outros que dizem ser da mudança, não fizeram o melhor…

  3. img
    grupo fala bue Responder

    Obrigado meu caro (realidade). O povo se fizer a bestera de votar no Pinto aqui e q eu limpo as minhas maos. Este homem… enfim. Fui

    • img
      Fijalatao Responder

      Que contribuição tem essas mãos?

      • img
        grupo fala bue Responder

        Não sabes quem eu sou, se soubesses não dirias q contribuicao tem as minhas maos. Se quizeres me conhecer apareca amanha no hotel miramar as 19h. Entao dir-te-ei quem eu sou.
        Obrigado.
        Grande politico da nossa praca

        • img
          conde Responder

          parece me ridiculo essa prepotencia essa arrogancia gratis.”grande politico da nossa praca?–STP nao tem politicos tem sim meia duzia de gatos pingados oportunistas e nada mais.

          • img
            Susana Cintra

            E o Pinto da Costa que apareceu em em duas eleições presidencias e nada mais também não é opurtunista?

            Não. Não é.

            É apenas melhor.

            Bjos

        • img
          Diziam Assim Responder

          Um verdadeiro politico nao fala desta maneira.Por isso é que este Pais está como está.comes peixe e queres arotar bife….por amor de deus

    • img
      voz dos ceita Responder

      me mostra qual dos candidato a presidencia tem melhor caracter do que PINTO DA COSTA?

      Por amor de Deus faça analise STP dos 15 anos e STP de hoje ?

      Se for para recuar atras gostaria de viver dos STP dos 15 anos… onde havia organização socio-cultural,
      havia respeito ao mas proximo,
      a o coração da cidade de STP nao era confundido com mercado de venda ambulante…
      etc….

      Muito falam de TEMPO NOVO DE “AURELIO MARTINS”

      Pergunto a vcs conhecer AURELIO MARTINS ?
      R: É um empresario mau gestor que nao consegue gerir sua propria empresa tanto em STP como em AANGOLA, com grande compromisso financeiro “DIVIDA” com entidade angolana, hevando uma das forma de pagar sua divida é estorque futuramente DINHEIRO de POVO de STP

      Não se esqueçam que eu vou dizer agora em em baixo para amanha sera relembrado

      CASO AURELIO SEJA PRESIDENTE DA REPUBLICA SERÁ PIOR PRESIDENTE QUE STP TEVE NA SUA HISTORIA ,,,,,SERA PIOR DO QUE PROPRIO FRADEQUE DE MENEZES …

      DESTA FORMA TERMINO

      PELA REECONTRUÇÃO DE UMA PATRIA NOVA?!
      LUTAREMOS
      COMO AMADOR?!
      SEREMOS
      COMO PINTO DA COSTA?!
      SEMPRE ESTAREMOS ” VOTEMOS”

      OBS : AS DIAPORA + 80% ESTA COM PINTO
      PINTO VAI A FRENTE….. CONTA COM CONNSCO
      TENHO PLENA CERTEZA CTG STP VAI CONSGUIR SAI DESTA POBREZA AGUDA

      • img
        Anguené Responder

        Obrigado VOZ DOS CEITA.
        Dos 15 anos, nós os Stomenses tinhámos, credibilidade, Estabilidade e Respeito, não so nacional como internacional. Amigo estou em Portugal ja a 2 anos, uma vez ouvi pela boca de uma amiga que trabalhava num hotel, que o meu PRESIDENTE DA REPUBLICA esta ca em portugal. Olha k fiquei muito triste em ouvir isso pela boca dela. Nosso PRESIDENTE não teve nem se quer atenção de comunicação Social, quanto mais dos políticos Portugueses. Porque S.tomé e principe so vive dependendo deles. É vergonhoso!!!!!!!!!!!!!

        • img
          Grupo Zero Responder

          Não seja parolo. Nos tais 15 anos da ditadura a situação era igual. Acontece que nessa altura quem vivia em STP era bombardeado com propaganda e lavagem cerebral do partido único (MLSTP) e não se apercebia realmente da má imagem que o país já tinha no exterior (excluindo, claro está, junto dos países ditos socialistas).

          Não se enganem e já é tempo de abrirem esses olhinhos.

      • img
        Sólo Cabáua Responder

        Perante o grande escandalo de GGA o que pronunciou o Pinto da Costa? Rombaram os passeios e não recuperaram o que disse pinto da costa? Caso da DOKA o que disse pinto da coata? Hospital não tam água nem material para tratar doentes o que disse pinto da costa? Importaram produtos fora do prazo e destruiram os cinco milhões de dolares do povo o que pinto da costa disse? Estão a assaltar os terrenos do estado e a vender a torta e direita e ele sabe o que é que pinto fez?
        Tens razão. Deves ser aquele que ele doou roças do povo nacionalizado como se fosse d´ele. Caso de roça Palmar e outras atribuidas a pessoas da sua simpatia.
        Procura informar das astrocidades que foram cometidas por falta de experiência e um pouco de má fé deste senhor.

        • img
          Anguené Responder

          Que ignorância!!!!
          É pena, ler esse tipo de argumento. Pergunto, sabes por acaso quando os passeios foram rombados, como dizes? Agora faço a mesma pergunta pra ti, o que disseste a cerca disso? Foste a alguma comunicação social dar o teu parecer sobre isso? ja que dizem ser democráticos!
          Olha, eu tenho 22 anos de idade, so vi Pinto na TV a falar sobre a situação do País 2 vezes, uma na RTP e outa na TVS. Para ser sincero, isso é estranho ne, mais é verdade.
          Há um ditado que Diz: quem fala muito nada faz.
          Quem ronbou passeio, tambem faz parte da candidatura para presidente. Ele sim deve dar explicações para sociedade.

  4. img
    Francisca de Maria Responder

    São Tomé precisa de um choque, no bom sentido, e Pinto não pode garantir esse choque, aliás teve muitas oportunidades, foram 15 anos.
    Precisamos de chamar os Sãotomenses na diaspora para regressar e ajudar no desenvolvimento. ha muita gente que fugiu devido ao regime, mas deve regressar.
    Um tempo novo para Todos

    • img
      Jose do riboque Responder

      Fala quem desconhece a realidade dos emigrantes … 1• não se chama as pessoas , elas regressam por uma questão de oportunidades e da oferta .. Isto é um mercado global embora , penso que afinidades com stp pesará na decisão ou não de regressar .. Fale por si e não pelos outros …felicidades até 18

    • img
      Fijalatao Responder

      O Pinto se não fosse democrata, perpetuava no poder como fez e faz dos Santos para demonstrar o trabalho que estava oculto na sua mente!
      Mas como democrata que é entregou o poder aos outros para ver se faziam melhor! Como esse melhor durante os 20 anos não foi feito, eis a razão da sua revolta em regressar para contribuir para realmente melhorar.
      Esses 20 anos foram anos da destruição da nossa agricultura, da nossa educação, da nossa solidariedade, aumento da pobreza e promiscuidades, aumento de roubos e enriquecimento desmedido, a desorganização total da sociedade, aumento do egocentrismo,enfim uma sociedade actualmente totalmente corrompida.
      Por isso é bom que este homem regresse ao poder para em conjunto com o povo e o governo pôr ordens neste país.

  5. img
    nacional Responder

    MEU DEUS …

  6. img
    santoespirito Responder

    realidade, falaste muito bem.o problema é que depois dos 15 anos a mulher não queria ele mais, e apaixonou-se para outro homem. mesmo na mão de outro homem, o primeiro homem dela queria ela por 2 vezes e ela não aceitou-lhe .e como ele na realidade gosta dela isto é a razão que fez com que depois de 20 anos ele ainda quero viver com ela.isto que é amor. amor eterno. fui::::

    • img
      Dico II Responder

      O pior é que esse homem nunca se reabilitou.
      Pelo que se conhece continua a ser daqueles que nao respeita as mulheres, bate nelas, etc.

      Aliás, ele não se reabilitou.

      Isto não é amor, á masoquismo.

      O povo de STP gosta daqueles que o maltratam e o exploram. O povo ainda não reparou na verdadeira personalidade de cada político e ainda continua a apostar em lideres fracassados que nunca poderiam vingar noutros países sérios.

      Espero que quando acordar não seja tarde demais.

    • img
      Grupo Zero Responder

      Não é amor, mas sim obsessão.

      O homem está obcecado. Só sabe ser PR.

      É uma doença e como tal devia ser tratado. Não devia estar por aí nas ruas a espalhar essa doença, mas sim num divã de um reputado psicólogo.

  7. img
    GGA Responder

    Amor, és maze um panduleiro.

    • img
      Diziam Assim Responder

      Tem que nao onfender a gramatica portuguesa pf.

    • img
      Diziam Assim Responder

      Nunca conheci sr Aurelio Martins como pioneiro..OPSTP.Quantos anos ele tem.A onde e quem fundou opstp.Quais foram os primeiros membros da comissao politica.onde era a sede provisoria.Eu o conheci a diambular pelas ruas de Luanda.Tem que falar verdade ao Povo,e nao omitir.Os maisn novos vao com calma.Nao se deixam manipular por bens materias,porque o mais importante é S.Tomé e Principe e nao as pessoas….

  8. img
    Edjelson Responder

    A unica coisa q sei é q temos de esquecer o passado q n vivemos e tentar acreditar q ele sera capaz. Se n for o pinto, quem sera??? digam??? Esses q vao candidatar nd fizeram. Uns roubaram, outros prometeram, outros partiram e n reabilitou, outro deu coisas estragadas enfim… se querem afundar de uma vez o sao tome podem votar nesses q eu mencionei a pouco.

    • img
      Grupo Zero Responder

      Esquecer o passado que não viveram, mas que estão a pagar, e de que maneira!

      Se é assim que você quer mudar o país…

  9. img
    Estudante Responder

    ACORDA POVO NÃO VOTA NO LADRÃO QUEM TEM FAMA QUE ROUBOU DINHEIRO DO POVO ESTAS PESSOAS AI DE ROUBAR MUITO MAIS SI GANHAR AS ELEIÇOES, TEMOS COMO EXEMPLO FRADIQUE ROUBOU DINHEIRO DO CACAU QUANDO TRABALHOU COM PC, VOTE COM VISÃO PINTO DA COSTA É O MELHOR QUE ESTA NO GRUPO.

    • img
      edy Responder

      tela non olha as letras, estao todas em capital. se ele nao conhece as regras nao pode comentar.

  10. img
    E.Santos Responder

    Quando vejo as pessoas aqui, de certa forma letradas e supostamente com acesso a informação repetirem como papagaio que Pinto da Costa governou 15 anos e não fez nada e passeou outros 20 sem ter ajudado o país, isto até entristece. Não por tomar as dores de Pinto da Costa, mas por verificar a limitação destas pessoas em matéria de pensamento e argumento válido. Afinal, é com estas pessoas que vamos ter de contar para o futuro deste país.
    Quem vos ouve dizer que Pinto da Costa teve oportunidade de governar 15 anos e não fez nada é capaz de pensar que o na altura em que se fez a independência os São-tomenses eram já todos supra-sónicos, muito inteligentes, todos licenciados nas diversas áreas necessárias para o progresso do país, um país sem analfabetos e bastante rico em recursos. Errado. Se não viveram, ao menos leiam sobre São Tomé e situem-se. Quando em 1975 conquistamos a independência, os portugueses apressaram-se a irem-se embora e nos deixaram uma batata quente na mão. Nós queríamos tanto a independência mas quando a conquistamos não sabíamos o que fazer com ela. Esta é que é a grande verdade. Foi preciso começar tudo de raiz. E graças a Deus até foram bastante rápidos a pensar numa saída para o país. Educar e alfabetizar pessoas, formar quadros para assegurar a continuidade do que os portugueses deixaram, posicionar-se geopoliticamente, criar parcerias que nos favorecessem e etc. Foi necessário ensinar e aprender a lidar com quase tudo e isto não se faz da noite para o dia. Na verdade Pinto da Costa e MLSTP da altura iniciaram o processo que viria mais tarde a garantir o desenvolvimento de STP e, independentemente de qualquer regime adoptado, disso não nos podemos queixar. Temos sim de lhes agradecer a proeza de terem conseguido segurar o país e minimizar os efeitos que poderiam ter sido piores. Na verdade só mesmo na vossa cabeça para acharem que os São-tomenses nasceram já todos sabidos. Talvez por isso até hoje não conseguimos sair do sítio. Porque todos continuam a se achar muito sabidos e então queimam etapas, e etapas importantes.
    Quando em 1990 se iniciou o processo de democratização do país, estavam muitos quadros jovens a regressar das suas formações. Sangue novo e jovem como muitos hoje enchem a boca para falar da juventude. Entendeu-se nesta altura que estavam criadas as condições para o multipartidarismo. Não me esqueço da intervenção do professor Sebastião (vulgo Bidão) naquela reunião no Liceu Nacional. O “Ditador” ouviu-o sem o mandar prender ou chicotear e todos aplaudiram. Pinto da Costa ainda tentou se candidatar as Presidenciais de 1991, mas o povo foi peremptório. Não o queriam mais. O seu contributo na altura não era bem vindo. Mais do que ajudar só iria atrapalhar. Era preciso dar oportunidade aos jovens (Sebastião, João Bonfim, Alberto Leal….a lista é longa, todos jovens e formados a darem corpo ao Grupo de Reflexão). Se nós pensarmos que Laurent Gbagbo esperou que lhe tirassem do palácio, então, Pinto da Costa teve imenso bom senso ao sair de bom grado para dar espaço aos outros. Afinal de contas São Tomé e Príncipe não era só Pinto da Costa. Só que poucas pessoas conseguem largar o osso e desistir. Daí a minha admiração pelo acto do Pinto da Costa.
    Mas infelizmente a desilusão não tardou e o PCD iniciou sim uma destruição do país. Anarquia, impunidade, oportunismo, delapidação de bens públicos e etc. Na verdade todos fizeram menos nestes 20 anos do que Pinto da Costa com o MLSTP tinham feito nos primeiros 15 anos. Porque nos primeiros 15 tinha-se uma orientação, sabia-se onde se queria chegar. Nos 20 que se seguiram foi desgovernação uma atrás da outra que nos custou e ainda nos vai custar os olhos da cara.
    Pinto da Costa andou a passear? Óptimo. Custou-nos menos (em termos de usurpação de bens públicos) os 20 anos de passeio do Pinto da Costa do que os 20 anos de Governação dos que lhe seguiram e mesmo assim, também não fizeram nada. Numa análise custo/benefício eu prefiro os 20 anos de passeio do Pinto da Costa, sem dúvida. Porque o benefício foi o mesmo e o custo foi menor. Pinto da Costa não nos ajudou em nada nos últimos 20 anos, é certo, mas também não nos usurpou, não nos criou custos desnecessários.
    E agora o regresso do Pinto da Costa em força. Porquê? Precisamente porque a juventude dos últimos 20 anos não conseguiram dar continuidade ao trabalho deixado em 1991, antes sim, tudo degradou. Só por isso e nada mais, ainda se sente “saudades” do Pinto da Costa e dos velhos tempos de mono partidarismo em que as coisas funcionavam. Não queremos mono-partidarismo de outrora, mas queremos a unidade, disciplina e trabalho de outrora.
    Sendo assim, a culpa do regresso de Pinto da Costa não é dele próprio. Não foi o Pinto da Costa que não fez nada nos últimos 20 anos para ajudar os São-tomenses. Não era esta a sua responsabilidade. As pessoas só são responsáveis por aquilo que assumem. Estamos sim a usar o Pinto da Costa para desviar as atenções dos que de facto interessa apontar. Quem não fez nada para ajudar o país nos últimos 20 anos foram os sucessivos governos que fomos tendo e a quem pagamos chorudos salários e outras facilidades.
    Por isso, agradeçam o Pinto da Costa não ter contribuído para incrementar os custos da ineficiência do país. Ainda bem que ficou quieto.

    Neste momento, Pinto da Costa ou não, que seja alguém que nos possa acrescentar valor. Não um barnabeco qualquer.

    • img
      João Beleta Responder

      Oh E. Santos,

      Você falou e disse… Palavras mais para quê?

      Cabe ao povo decidir no dia 17 de Julho!

    • img
      Poseidon Responder

      Caro E. Santos,
      Não quero aqui abrir debates longos. A tua explanação inicial foi muito sensato até tentares por meios, já fora do teu controlo, tentar defender o que não dá para defender; Senão vejamos.

      A mudança de regime não foi a boa vontade de ninguém. Se lês, vais ver no livro do Armindo do E.S as “verdadeiras” causas. Pode e tens o direito de dizer que o Dr. Armindo não tem qualidades…Mas não esquece que a verdade pertence aquele que escreve e até agora ninguém contestou aquela versão. Resumindo, foi o contexto internacional e a asfixia económica as principais razões desta mudança de regime. Mais ainda, o país não sendo democrático não teria apoio do FMI e o Banco Mundial. Neste contexto Pinto da Costa não tinha escolha. Portanto não compara com Laurent Gbagbo. E isto, tenho a certeza que sabes…e visto a forma como começaste a explanação queria até acreditar em te, mas mudaste de rota.

      Meu caro, vamos construir um discurso que possa levar outras pessoas a melhor reflectir. No inicio da tua explanação fazes louvor ao Pinto e ao MLSTP, evidenciando as dificuldades encontradas a quando da saída dos colonos. Mas não consegues ter o mesmo raciocínio com as pessoas que herdaram do novo conceito da democracia/multipartidarismo. Sabes que é mais fácil controlar, dirigir e orientar uma politica quando és o líder de um sistema de partido único. Quero assim dizer-te, e sei que estarás de acordo comigo, que também houve evolução e desenvolvimento durante estes 20 anos. Este paragrafo é só para dizer-te que se vês a evolução como descreves no iniciou da tua explanação vamos ver que em ambos períodos houve evolução.

      “Pinto da Costa andou a passear? Óptimo. Custou-nos menos (em termos de usurpação de bens públicos)”, como é que sabes? Pelo nível no qual estamos a falar tens que ter valores/provas, senão não passa de propaganda. Aguardo valores/provas. Sabes do que vive o Pinto da Costa desde vinte anos? Aqui em STP ele não trabalha.

      • img
        TICO Responder

        Propaganda ou não, não sei. Mas sei que são esse tantos que não conseguiram fazer um boa gestão de um novo país democrático que era são Tomé e Príncipe que seguem indicando o Pinto da Costa como o único culpado de todo até hoje, envenenando a mente dos ignorantes com comentários mesquinhos e fáceis de estimular o ódio ao passado do sistema socialista que em todo mundo tinha características algo semelhante. São esse tantos que não conseguiram fazer um boa gestão de um novo país democrático que era são Tomé e Príncipe e não querem de forma nenhuma assumir que os seus erros fizeram as coisas estarem como hoje estão… “dédo na ca pontubuê défa, sela ialala”.. Eles têm que assumir que não foram capazes de dar o real sentido da palavra MUDANÇA que eles andam por ai a gritar: “EU SOU DA MUDANÇA”… Que MUDANÇA que São Tomé e Príncipe hoje está uma penúria de país? … 20 anos DE MUDANÇAS sem conseguirmos “nada”. TELA Ô!!!

      • img
        E.Santos Responder

        O que o Dr. Armindo ES diz no seu livro é o resultado do que ele acredita e eu respeito. O que não significa que seja verdade absoluta. Há um nível a partir do qual deixamos de simplesmente encaixar o que os outros dizem para tirarmos as nossas próprias elações dos factos e formarmos a nossa própria opinião sobre os mesmos.
        São Tomé e Príncipe não está num mundo isolado, não foi o único país a ser pressionado pela conjuntura ou a necessitar de ajuda externa. Até hoje esta pressão persiste, mas a resistência dos vários países ainda em regime de partido único, ou de simulação de pluripartidarismo é um facto.
        O que significa que Pinto da Costa poderia ter resistido a pressão, um pouco que fosse. Mas não o fez. Foi um dos primeiros, senão o primeiro a iniciar o processo democrático em África. Vai me dizer que isto não quer dizer nada? Tenham santa paciência. O caso de Laurent Gbagbo é pior e mais vergonhoso ainda, porque estamos num cenário de pluripartidarismo, de suposta democracia. Mas estamos a falar de alguém que tão simplesmente não queria largar o osso.
        Quanto as pessoas que herdaram o país, estes não têm desculpas. Herdaram um país a funcionar, herdaram um povo alfabetizado, senão o de maior índice de alfabetização em África da altura, herdaram muita juventude com sangue novo, com formação superior e vontade de trabalhar, herdaram um conjunto de exilados com vivências de outras realidades mais desenvolvidas e dispostos a dar o seu contributo, herdaram empresas em pleno funcionamento…enfim, não herdaram o universo, mas herdaram as engrenagens suficientes para fazer mover a locomotiva. E falharam. E insistiram na falha. E mais do que isto, instituíram um ambiente propício ao nada se faz e cada um safa a sua vida.Vai me dizer que é mentira?
        Por último, Pinto da Costa não tem de me dizer de onde vem o dinheiro que lhe sustenta. Não sendo governante não está obrigado a fazer declaração pública de bens. Você sabe, de onde vem o dinheiro que me sustenta? Não, pois não? E então, que diferença faz isso na sua vida?
        A única coisa que lhe interessa saber é que ele não foi sustentado indevidamente com o dinheiro do Povo, o dinheiro ou a dívida que ficará por conta de todos nós.
        Agora, se alguém conseguir provar que Pinto da Costa esteve a passear e nós é que pagávamos as contas e a sua boa vida de forma indevida, aí sim, vou lhe dar razão.

        A ideia não é fazer propaganda. A ideia é ser justo e não andar a escamotear verdades ilibando os verdadeiros destruidores do país.

        • img
          Poseidon Responder

          Meu caro E. Santos,
          A verdade pertence a aquele que escreve, deixando assim traços para gerações futuras. O Dr. Armindo ES, escreveu e ninguém contestou…portanto, ficara como uma teoria, que como sabes, será verdade enquanto não houver provas do contrário.
          “A ideia não é fazer propaganda. A ideia é ser justo e não andar a escamotear verdades ilibando os verdadeiros destruidores do país.” Quero que saibas que a minha conversa contigo é neste sentido, e espero poder continua a partilhar ideias com pessoas como tu.
          Bem, falando em ser justo. Achas normal:
          - Um homem que gosta do seu povo vê-lo a sofrer durante 20 anos e não dizer nada? Podemos todos dar a nossa contribuição não sendo presidente, e sendo ex-presidente mais ainda, pois as nossas intervenções valeriam muitos mais do que um simples cidadão como tu e Eu. Desculpa fazer propaganda mais Pinto da Costa não gosta deste POVO. Fale com ele e tenta trazer-nos uma explicação. E não nos diga que ele não queria atrapalhar o novo regime sff.
          - É normal um ex-presidente não ter nenhuma actividade durante 20 anos? Pelo menos Miguel Trovoada esta a servir o nosso continente, levando além fronteira a imagem do País.
          - Será que o Sr. Pinto da costa está assim tão pobre que não pode contribuir em nada na economia do País? Nem um quiosque, uma escola, quê nem dar aulas, Credo. Meu amigo, vamos colocar as mãos na consciência. Achas isso normal?
          - Acho sinceramente que Pinto da Costa seria o homem da situação se tivesse mostrado ao povo que quer ainda fazer algo para esta nação. Não é ficar em hibernação durante 20 anos, a contar com a nova geração que não conheceu o outro regime, e só a espera para ser presidente.

      • img
        Fijalatao Responder

        O Senhor Poseidon fala e aponta erros da explanação do outro, fala em debates e no fundo diz que nos 20 anos houve evolução!
        Gostaria e para elucidar melhor a explanação do E. Santos, dê-nos alguns exemplos de evolução durante os vinte anos!
        O senhor fala em FMI, asfixia económica como causas fundamentais para mudança do regime! O senhor; com todo o respeito deve ser um dos do grupo de reflexão que andavam a fazer política de corredor para tirar tapete ao Pinto, aproveitando-se da oportunidade da entrada dos homens da FDC em 1987 para hastear a bandeira dos salvadores da pátria esquecendo que nunca enfrentaram(Cobardes e Traidores)este carismático homem que na altura vos punha em ordem! Seja sincero e não escamoteie as verdades!

    • img
      Mimi Responder

      Sim Senhor!

    • img
      Papagaio Responder

      Edson,
      Lí a tua tese pró – Pinto da Costa, onde de forma frustrada procuras justificar o que o Pinto da Costa não conseguiu justificar durante os vinte e um anos.
      Desde ontem, são vinte e um anos que Pinto da Costa não trabalha ou vinte e um anos de preguiça de Pinto da Costa.
      A culpa da má governação depois da implementação do sistema multipartidarismo não cabe somente aos partidos de mudanças como se defende por aí. De falto, Pinto da Costa é preguiçoso e continua a ser mal influência para toda a sociedade são-tomense. O exemplo está a vista. O sistema não funciona, nunca funcionou e não funcionará caso Pinto da Costa, no dia 17 de corrente mês, for eleito Presidente da República. Pinto da Costa não fará nada a não ser vir a repetir os mesmos erros do passado.
      Aliás, esse homem sempre foi líder espiritual do partido MLSTP/PSD. Ainda no período do multipartidarismo, este camarada foi líder do MLSTP/PSD e chegou a ter uma maioria absoluta. E, quando se esperava que ele fosse indigitado primeiro-ministro ele escolheu outro membro do partido.
      De preguiça ele tem.
      De só querer ser PR, ele é.
      De aparecer só no período das eleições presidências, é verdade.
      Com base numas das últimas entrevista dada por esse cidadão, onde ele proferiu; “a que se esquecer o passado” e “eu assumo todas as responsabilidades” da governação do período de 1975-1991.
      É justamente a partir daí que muitas pessoas não concordam que Pinto da Costa seja eleito PR. É por causa disso que ele perdeu as outras eleições presidenciais e provavelmente não passará nessa. Nesta como as outras eleições presidências, ele sempre esteve a frente da sondagem.
      Nas eleições presidências de 1991, foi a segunda volta com Miguel Trovoada e perdeu.
      Nas eleições presidências de 2001, perdeu na primeira volta com Fradique de Menezes.
      Nestas eleições presidências, devido o excesso de candidatos, ele não passará para segunda volta. Faltam 4 dias.
      A parte de eleitores que não acreditam e não tem votado no Pinto da Costa querem saber:
      O que é esquecer o passado?
      O que é que o senhor quer dizer por” eu assumo todas as responsabilidades” da governação do período de 1975-1991? Ou melhor o que está por detrás de eu assumo? Quais foram as pessoas que delapidaram os bens públicos e porque que o Senhor não as entregou a justiça? Será o senhor a pessoa ideal para dizer, de per si que senhor assume todas as responsabilidades? Não falta justiça?
      Nestas e outras questões estou em crer que esse cidadão não é coerente, não é justo, mas sim é um homem dividido, vigarista, fracassado e malvado. Ele não tem nada de terra filme, nada de estabilidade, nada de combate a corrupção.
      O Pinto disse que a “mão é para cumprimentar e não para pedir”, esquecendo que quem ensinou o povo a pedir foi justamente ele.

      • img
        Fijalatao Responder

        A sua prosa( É mesmo de um papagaio) é de quem quer continuar a atrasar este país com faláceas e conversas mansas como se estivesse a namorar uma mulher.
        Sei eu e muitos que vos conhece, que querem perpetuar no destino deste país, vivendo de migalhas que vos satisfaz e nem palha destas migalhas deixarão ao povo!
        Vamos esquecer o que passou e vamos reconhecer que eu, o senhor, o Pinto da Costa já não somos homens de 1975!
        Alguém quando insiste na conquista de uma mulher, é porque ele ama de verdade aquela mulher e quer ser e fazer feliz aquela mulher! Se Lula da Silva insistiu tanto na conquista da mulher brasileira, perdeu várias vezes até que a mulher resolveu dizer sim; e hoje são felizes!Se o Pinto insiste em ser Presidente é porque tem algum triunfo na manga. Dê-lhe essa oportunidade pelo menos para 5 anos!
        Se o Pinto não aceitou ser primeiro ministro, como é óbvio ele já não vive em regimes como o soviético do Putin que vale tudo para perpetuar na política! Ele entendeu que é um homem novo, pelo que o senhor também o deve tornar e avançar para felicidade de todos e deixar de querelas políticas que já não fazem fé de nada!

        • img
          Paú-feládo Responder

          Olá Fijalatao,
          Não entende a sua posição.
          As teses defendidas nesse fórum são, no fundo, trocas de ideias entre nós, os cidadãos de São Tomé e Príncipe que procuramos o bem colectivo independente de ter ideias diferentes. Na minha perspectiva isso é essencial. Mesmo não estando a favor da candidatura de PC, certo é, caso ele vier a ser eleito PR, ele será PR de todos os cidadãos são-tomenses. Isso é democracia e eu respeito.
          Pelo facto de indagamos sobre determinadas questões, contrariar certas ideias e posições não nos faz responsáveis políticos e viventes de migalhas deixados por aqueles governantes que de forma sucessiva e reiteradas tem roubado e delapidados os bens públicos.

    • img
      Ovumabissu Responder

      Oh, E Santo, é lendo o que pessoas como você escreve que sinto o quanto STP precisa de mudar mentalidades e quando foi prejudicado por gente tacanha que liderou o processo da nossa independência. Vocês estão permanentemente a justificar os sucessivos erros cometidos como se tivessem sido inevitáveis.

      Não há paciência!!! Virem o disco, chiça!!!!

      Não enterrem ainda mais o país!!!

      Chega de 36 anos de burrice e idiotice!

      Sei que estou a ser intolerente, mas… nunca tive paciência para “mlstpices”.

      • img
        E.Santos Responder

        Não me surpreende este seu comentário, pois é típico do São-tomense que é pobre mas mal agradecido, que cospe no prato que come, que critica mas também não aponta soluções porque de facto não as tem. Fala em mudar de mentalidade mas insiste em ser tipicamente foro.
        Que você não goste do MLSTP, óptmio, eu também não gosto do posicionamento deles. Que não goste de Pinto da Costa, é um direito seu, ninguém lhe obrigou a isso. Eu particularmente não tenho nada contra o Sr. Mas uma coisa é certa, você só consegue chamar tacanho a quem lhe deu a independência porque felizmente não viveu a era colonialista. Por pior que tivesse sido conduzido o processo, o importante é que foi conduzido, é de louvar a caragem dos muitos São-tomenses que estiveram envolvidos no processo, os muitos São-tomenses que abdicaram de parte das suas vidas para que você tivesse um País onde você pudesse ser tratado como gente. A Humildade deve ser o nosso ponto de partida. Demonstra logo quem somos enquanto pessoa e evita que eles pensem “maldita hora que perdemos o nosso tempo a fazer a independência para essa gente, eles não merecem”.

        “Chega de 36 anos de burrice e de idiotice!”…Concordo consigo. E??? Só isso?

        Controle a sua intolerância para não correr o risco de ofuscar a sua mente.

    • img
      Anedota Responder

      Infelizmente grassa por este país muita gente que tem olhos e não quer ver.

      Afinal, não era de esperar que Pinto da Costa desse o seu contributo nos últimos 20 anos?

      Não devia estar ao lado do MLSTP nos momentos difíceis?

      Não devia ter tido uma actividade pública?

      Qual é o mérito da sua candidatura?

      O que pensa fazer num regime em que existem vários Órgãos com poderes que já não controla como fez na I República?

      Não tentemos tapar o sol com peneira!!

    • img
      Fijalatao Responder

      Tenho feito este alerta e estas grandes observações em poucas palavras, pelo que o senhor foi mais longe e atingiu o objectivo desejado por homens conscientes e não foi só um analista e observador, mas sim um pedagogo político e social capaz de mostrar a todos os santomenses onde estão as puras verdades. Não tenho mais nada a dizer senão concordar em pleno consigo!
      Um grande abraço amigo.

    • img
      Anguené Responder

      Sem palavras.
      Só basta dizer: é tudo!!!!!
      OBRIGADO.
      Viva Pinto

  11. img
    CARLA Responder

    O melhor da praça até a data presente é o pinto da costa, ele não é orgulhoso ensinou a muitos como dirigir um pais mas estes não quis ouvir ambição pelo dinheiro foi maior e o pais degradou-se 20 anos mais VOTE NO Dr. MANUEL PINTO DA COSTA O MELHOR MELHOR MELHOR POLITICO SANTOMESE

    • img
      Grupo Zero Responder

      Como é que ele pode ter ensinado alguém uma coisa que ele nunca soube fazer?

      Se ele é o melhor político santomense, então estamos lixados.

      É melhor por o país à venda no e_bay.

      • img
        Edjelson Responder

        Grupo Zero, porquê pensar como tu. Cada um tem a sua opnião, mas maior parte das pessoas q estao a comentar não concordam contigo. Vender o país, por amor de deus.

        • img
          Grupo Zero Responder

          A maioria tem sempre razão, é?

          Está visto que você só tem opinião quando sabe que vai ao encontro do que pensa a maioria. Carneirinho.

      • img
        Paterson Responder

        Mas ele nunca vendeu pais. Actualmente o que esta acontecendo? Desgracaram o pais e agora estao a vender para estrangeiro. Vces nao querem o Pinto porque estao com medo para nao vos mandar para cadeia pelos roubos. Porque quem nao deve nao pode ter medo. Preferem Delfim no poder para que ambos continuam nas malandrices e roubos.

  12. img
    Homem Responder

    Quem vai votar é o rico em STP que tem computador, o funcionario com o computador da empresa, o entao, a maioria que esta fora do pais que nem se quer tem cartao eleitor. Quem ganha as eleiçoes é aquele que despejar mais dinheiro. Infelizmente a verdade é essa.

  13. img
    Sr Lei Responder

    Minha gente, não basta pensar e dizer que este ou aquele merece ser Presidente da Republica. O essencial é transformar esta vontade em voto ou incentivo ao voto no vosso candidato preferido.

  14. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Nesta altura a situação que o nosso país atravesa o Pinto é o homem certo para S.Tomé e Princípe quem fizer acontrário não diz que eu não avisei,é para bem da nossa terra.

  15. img
    sulila miranda Responder

    Não há duvidas que desta leva a melhor Pinto da Costa, depois ver-se-a! Ele tera que tirar o país da situação em que se encontra, senão…Outro aspecto importante é estudarem esse fenómeno de chuvas de presidenciaveis. Que história é essa? Até clafatxi, é candidato, por favor… indivíduos que ja foram indiciados por roubo, esteviram ou não presos, hoje são candidatos a PR, por favor, só na minha terra! Pinto tem que moralizar esta terra e suas gentes.

  16. img
    SANTOLA ORIGINAL Responder

    O povo tentou com colocar outros outras caras para presidência mas a maior decepção das maior foi o Fradique de Menezes este sim o pior dos pioreis só penca nele e mas nada, eu até tive alguma duvida mas resolvi estudar bem a Historia politica de São Tomé e Príncipe e pode constatar que o Dr.Manuel Pinto da Costa é um Grande homem politica VOTA PINTO DA COSTA

  17. img
    Emigrante Responder

    Os jovens querem ver com seus próprios olhos o mandato do Dr. Manuel Pinto da Costa
    Alguns falam mal mas até então ninguém fez o melhor para São Tomé e Príncipe só nos resta nova reestruturação de Base, e como jovem que sou incentivo a todos FAMILIA, AMIGOS VIZINHOS, EMFIM A VOTAREM NO PINTO DA COSTA

    • img
      Grupo Zero Responder

      Se os jovens querem isso, então o país está lixado outra vez!

      Não é preciso por a mão no fogo para saber que queima… a não ser que os jovens de STP sejam masoquistas.

      Lê-se com cada uma neste fórum…

      • img
        atento Responder

        chê mano ! k passsa cntg ja notei k tb tens rabo preso…,isto é ira… vai com calma, PINTO será eleito encara…

  18. img
    Biboss Responder

    Vamos fazer um pequeno balanço, desde a Independência até aos nossos dias.
    STP teve oseu inicio com o Pinto, pensariamos que proporcionaria o crescimento e o desenvolvimento sustentável,não aconteceu.Depois Miguel e Fradique,nenhum deles conseguiu alcançar o desejo do povo(o bem estar social).Agora vamos retroceder?não da.
    O Povo quer transparencia,bem estar,desenvolvimento sustentavel e sobre tudo uma nova era.VIVA STP,VIVA O POVO POBRE, MAIS SEMPRE ALEGRE.

  19. img
    Filho das ilhas maravilhosas Responder

    Claramente de longe o Pinto da Costa tem o melhor perfil para o cargo, temos que deixar o passado de lado. Muitos dizem que o pinto esteve 15 anos e não fez nada, mas não é bem assim. Se recordarmos até o ano da mudança as coisas funcionavam em stp, tínhamos hospitais, uma justiça regular, as roças produziam e existiam muitos poucos corruptos na nossa praça. E hoje o que temos é um enriquecimento ilícito sem precedentes e uma justiça que nada faz contra os prevaricadores temos de acabar com isto. Abram os olhos e olhem para os discursos das campanha o pinto é o único que fala na corrupção reinante no pais, os outros têm slogan demagógicos para enganar o povo coitado. Não queremos mais aventureiros a frente do nosso STP. Vou dar um voto de confiança ao Pinto da Costa.

  20. img
    D.João, Quinto nome da tabela real Responder

    Caros,
    Queria fazer aqui um pequeno reparo, hoje é dia de mais um aniversário da independência nacional, este certamente é um dos jornais mais visto de S.T.P, não faz nenhuma referencia se quer á essa data que tão importante é para nós os santomense.

  21. img
    lino Responder

    apesar de todas as evidências, no universo de candidatos que temos ….o pinto da costa parece-me mais adequado.
    esteva mal no passado…mas é mais carismático e politico do que todos os outros juntos.
    se considerarmos que pinto da costa é uma má escolha com base no passado…..e que garantia temos em relação aos outros para o futuro?
    andamos todo com muita conversa e a apalpar no escuro.Isso sim.
    essa malta nova e e que se apresenta como sangue novo….meus amigos!!!Cuidado.
    Querem é tratar das suas vidas.
    Muita promessa agora….depois o povo que se f…….
    assim sendo, a melhor escolha mesmo seria o mais velho.
    deixem estar o mais velho.
    ja viveu bastante e saberá lidar com as coisas de modo diferente…para o bem do povo.

  22. img
    kua li tasondu Responder

    PINTO DA COSTA kiz voltar 2 vezes o povo achou por bem votar no MIGUEL TROUVADA e no maldito FRADIQUE DE MENEZES,PINTO sempre manifestou a vontade de ajudar o povo santomense mais voces poen e tiram entao toma! e depois andam a dizer k PINTO nunca fez nada pra stp, mostram me alguem k fez o melhor nesses 20 anos.eu ker conher ! o povo k apanhem o juizo esta e a ultima oportunidade pra termos a nossa dignidade e respeito de volta.VIVA PINTO DA COSTA.

  23. img
    kua li tasondu Responder

    Kiz dizer conhecer

  24. img
    Emigrante Responder

    PARABENS a todos santomense por mais um aniversario da nossa independência VAMOS ACORDAR JA CHEGA DO LEVE LEVE beijinhos e abraços a minha terra natal a este povo sofredor com saúde meu povo ACORDA

  25. img
    António Martins Gomes Responder

    Considerando o número de votos-um mau filho à casa retorna? Hoje é 12 de Julho…

  26. img
    Antónia Júnior Responder

    Principalmente hoje nesta data tão especial para nós todos Santomenses, venho pedir a todos o bom senso na hora de escolher o candidato para dirigir o nosso querido País. Chega de corrupção no governo…Chega de um País livre mas sem liberdade…Vamos apostar todos em ´´UM TEMPO NOVO PARA TODOS´´, vamos garantir a estabilidade politica e o desenvolvimento do nosso País com um candidato novo com visão no futuro e de mente aberta..Votem AURELIO MARTINS..VIVA S.T.P.

  27. img
    Viegas Responder

    Conselho aos candidatos presidencias

    Estejam mais comprometido com o país na apresentação aos eleitores e ao mundo e não nos confundem com as vestes que usam e como falam porque por aí poderá ser as vossas desgraças

  28. img
    ze cabra Responder

    nenhum tem prefil para presidente da republica

  29. img
    flangi Responder

    Caros compatriotas e concidadãos

    O candidato a presidência da república, do meu ponto de vista e salvo devido respeito, não pode nem deve ser apenas cidadão São Tomense e possuir idade a partir de 35 anos mas também ter os seguintes requisitos:

    1. Ser Intelectualmente inteligente e competente.

    2. Possuir grande experiência e capacidade política e profissional

    3. Possuir mãos limpas e sem máculas da corrupção

    4. Não ser candidato subserviente

    5. Ser defensor inabalável dos interesses do país e da nação São Tomense e não apenas seus interesses.

    6. Ser Magistrado ao serviço do povo e do país para que haja justiça, democracia, liberdade e bens-estar do povo

    Portanto, os eleitores devem votar de forma secreta mas eleger o melhor candidato.

    Saudações

    Edmar Carvalho

    • img
      E.Santos Responder

      Concordo plenamente consigo. Diga-me, enquanto jurista, o que podemos fazer para requerer mudança desta parte da lei. Uma petição pública, é possível?

    • img
      Sr Lei Responder

      Caro Edmar Carvalho. Sou seu grande fan. Cada afirmação sua é um grande ensinamento para qualquer um. Se todo santomense fosse como você não haveria melhor sociedade do que a nossa. Um grande abraço desse desconhecido, mas compatriota.

  30. img
    Bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Delfim Neves “o dito Obama” tem curriculum pra ser Presidente da Republica ou não?

    Ou tem curriculum de Comerciante?
    As vezes nem de comerciante tem porque foi pra Brasil e buscar comida estragado para povo até hoje Justiça não foi feita. Nem eu nem povo não sabemos a onde que todo desse dolares foi pra ele. Ainda um documento que cidadão trata trêz meses esse Delfim fez em um dia, para cunhado dele advogado vir vota nele.

  31. img
    Conóbia cumé izê Responder

    Não acredito que o POVO Santomense queira regressar ao passado.Não acredito que se ZÉ – BRIGADA regressar a S.Tomé cheio de dinheiro que seria presidente da República.Não Acredito que aqueles que trabalharam com o Salazar, são heróis.existem tantas razões que a própria razão desconhece…Todos quantos ouvirão o primeiro presidente da República Dr.Manuel Pinto da COSTA, sabe que ele assumiu publicamente pelos crimes cometidos pelo seu regime.Todos lacaios estão com dentes afiados a espera que povo caia mais uma vez na sua armadilha.Péma angi congo cú na pali ni novu-fá,ca pali ni vé.Viantelu malôcô nanta-senfá…Lêde de alami sáua !!! … Fui

    • img
      Fijalatao Responder

      As piadas ditas em crioulo santomense, por essência tem um peso maléfico que o torna arma mortífera e torna quem as usa como rancoroso, o anti-Cristo e antí desenvolvimento!

  32. img
    ze cabra Responder

    mas ja que temos que ter um presidente entre esses todos optaria por um jovem o PINTO DA COSTA ja la esteve exprimentem outro talvez com novas mentalizaçoes sem vicios

  33. img
    lino Responder

    Aurélio Martins!!??
    Juizo amigo.! Este senhor é da linha do Delfin Neves.
    Só andam nisto para tratar de suas vidas.
    Deixem-se de fantasias.
    Pinto da Costa merece ter outra oportunidade.
    Se fez mal no passado…tb é verdade que não temos garantia que estes venham a fazer melhor.
    E tb nos últimos 20 anos o país andou para trás.
    E que culpa teve pinto da costa nisso?
    Cambadas de corruptos!
    Tb sou jovem….mas esse pessoal que se diz sangue novo…só quer é tratar de suas vidas.
    Roubar o máximo que puderem.
    Por isso…eu vou votar pinto da costa.
    Que vença o mais velho.
    é mais politico e irá dignificar o nosso país como lider da nação.
    tem carisma para isso.
    os outros são aventureiros …comerciantes e corruptos.

  34. img
    Adelino Izidro Responder

    Delfim Neves já ganhou. Viva o Delfim

  35. img
    yegor Responder

    São Tomé e Príncipe precisa dum presidente k seja politico e o resto faço minhas as palavras do Edmar Carvalho.
    Porquê Pinto da Costa? Ele é o único capaz de dar volta a isto, os 20 anos e as mudanças ou melhor o desfile dos novos senhores a cargo de presidente da república só piorou as coisas: a falta de respeito, o oportunismo, a preguiça, o vandalismo mais e mais. Não queremos presidente negociante, basta o PM. Vota pela melhoria dos valores e trabalho.
    Vota Pinto da COsta

    • img
      Fijalatao Responder

      O Haver muitos candidatos,é normal numa sociedade democrática e não tem nada a ver com a pequenez do país.
      Mas o que mais me entristece é o desvalorizar o nosso país que; até os candongueiros também querem nos governar! A Tamanha bicharada em que chegamos!

  36. img
    eliseu Responder

    sinceramente , isto e uma vergonha…um pais pequeno com tantos candidatos…..
    o delfim neves e do povo so que o nosso povo analfabeto de maioria nao sabe o que e uma boa governacao…..se lhes pergumtam o que e um plano de governacao, eles nao saberao responder…sera que o povo ainda quer ter um candidadto que nos envergonhe na arena internacional…a imagem meus senhores contam muito….nao e so ter dinheiro…e depois, quem tem dinheiro em sao tome…..vamos deixar de brincadeira e comecar a colocar pessoa certa no lugar certo, porque acho que delfim neves nao tem competencia pra governar sao tome..temos a elsa pinto, filinto, maria das neves….e nao esses fantoxes……convenhamos

    • img
      Fijalatao Responder

      Eliseu,O Haver muitos candidatos,é normal numa sociedade democrática e não tem nada a ver com a pequenez do país.
      Mas o que mais me entristece é o desvalorizar o nosso país que; até os candongueiros também querem nos governar! A Tamanha bicharada em que chegamos!

  37. img
    Claudino Faro Responder

    Aurelio Martins ganhas as eleições, porque tem mais utilidade que os outros. Pinto da Costa não acompanha a politica internacional? Veja para o Mundo. As mudanças, os lideres africanos! Se o Pinto tivesse um filho, claro que o filho estaria no poder, mas agora vai ele mesmo. Pouca vergonha.
    Pinto tem valor, mas pouca utilidade para São Tome e Principe na era dos TIC(Tecnologia de Informação e de comunicação).
    Eu não estranho com a vitoria do Camarada Aurelio, ele tem sido muito proximo das pessoas, varios anos seguidos. Quem faz bem, Deus Abençõa. Ele é bom!

    • img
      Fijalatao Responder

      Claudino meu amo, você conhece a constituição do País? Se não a conhece, vá até a biblioteca nacional,ou imprensa nacional, peça um livro deste,leia e estude-o, para saberes em que regime vives, quantos mandatos deve o presidente exercer e quantos anos após a saída do último mandato, o mesmo poderá recandidatar-se! OK…
      Não emite os ignorantes porque sei que o Claudino é mais inteligente que isto e talvez está a agir por emoção e se fôr, é de lamentar.

  38. img
    kua li tasondu Responder

    Pois e: AURELIO MARTINS deu um chourico agora ker um porco essa foi a gojada dele. bancou se em bom samaritano a uns 3 anos atraz ajudando meia duzias de gatos pingados e nos burros como sempre.axando k ele e salvador da patria.pelo amor de DEUS!

  39. img
    nacional Responder

    O meu voto para o dia 17 de julho, custa apenas 5 milhões de dobras.É fruto da pobreza que o país vive há 36 anos.

  40. img
    jacare Responder

    Caro compatriotasnnao sejamos imbecis por favor:comparar a politica,com relacao de homem e mulher,que estupidez?
    Unico gajo que pode por STP em lunha e o Pinto pk esse marrasmo que o Pais esta,cheio de desorden e anarquia e inademissilvel.
    Onde esta os nossos valores?
    Qual e o principio dp STP?

  41. img
    Estudante Responder

    nosso pais precisa de sair dessa caverna em que se encontra e para tal ninguém melhor do que Pinto”o filho primogenico” o grande e o primeiro” desta lista o mais sensato

  42. img
    Fijalatao Responder

    Bem; meus amigos, vocês já repararam a tamanha importância e a quantidade de comentários que se faz à volta do candidato Pinto da Costa!? Isto só tem um significado! Importante, carismático, perfil de um chefe de estado, homem capaz de criar consensos e unir de novo o que está desunido!
    Enfim! Se formos a comparar este candidato com outros,é óbvio que este tem muita importância, a importância que os seus próprios opositores lhe dão porque sabem que não há alternativa e reconhecem que só ele pode pôr em ordem este país!
    Não vamos gastar mais o nosso latim, porque está visto que todos os comentadores nesta página no dia 17 vão votar PINTO DA COSTA.

  43. img
    conde Responder

    tenho uma duvida que para alguns creio eu ser patetica.pelo que confere a constituicao o presidente da republica hoje tem uma certa restricao de poder. e um moderador e como se diz um conselheiro do governo e representante da nacao.sera que se o MPC ganha as eleicoes podera propor uma revisao da constituicao para que possa entrar de cabeca no processo de desenvolvimento do pais?que me desculpem a ignorancia mas gostaria de saber.

  44. img
    São-tomenses Responder

    Presta atenção por favor, em vez de tá a comentar atoua, Pinto da Costa é muito preguiçoso, não fez nada para o país STP, quem responde para este homem não tem vergonha, os melhores homens de S. Tomé e Príncipe,são: Fradique, João Gomes, Delfim Neves, Pereira Tropical, Dionisio da loja DFL, Assis Boss Castro, dono da Loja ADAC, Armindo da loja LL-bem-Estar, Aurelho, Melo Chavier, Antonio Dolores, Nelson totoloto, Guilherme Otaviano, etc, etc,
    Pito da Costa não tem nada, mas que pouca vergonha, todos que elogia pinto da costa são ASSACINO. fuiiiiiiiiiiiiiiiiii……..

    • img
      Francisca Cara Linda Responder

      HAhahahahhahaha

    • img
      espiritosanto Responder

      quem e preguiçoso somos nos os santomenses,o governo andou la a distribuir roças para nos santomenses, nos recebemos roca e enves de trabalharmos e plantarmos só andamos la a cortar madeira.quando madeira acabou corremos todos para cidade,em busca de trabalho mais fácil,como ex: motoqueiro,taxista e deixamos isto la abandonado, como um deserto. todo preguiçoso e que conhece preguiçoso.

  45. img
    deisy Responder

    força aurelio vai com td

  46. img
    Francisca Cara Linda Responder

    Como prováveis vencedores teremos, os seguintes candidatos, cujo significado apresento:
    Aurelio Martins – Uma Nova Asneira Para Todos;
    Delfim Neves – Colocar um Irmão Metralha a gerir um banco;
    Elsa Pinto – Maria não é mais do que eu;
    Evaristo Carvalho – Homem de consenso, tudo que Patrice Trovoada quiser ele faz;
    Filinto Costa Alegre – “Cai de mal” com qualquer partido;
    Helder Barros – Pensei que todo santomense já tinha candidatado menos eu;
    Jorge Coelho – Não sei o que vim fazer aqui;
    Manuel Deus Lima – fintarei S.Tomé e Principe;
    Manuel Pinto da Costa – Não posso sair desta historia assim;
    Maria das Neves – Chegou a Hora do meu marido regressar para casa;
    Façam a vossa escolha

  47. img
    António Lopes Responder

    Esta votação é claramente uma brincadeira dos jornais tal como as notícias sobre Pinto da Costa que são normalmente muito optimistas ao contrário da realidade. Acho que estamos na miséria mas não somos miseráveis.

    Muitos dos leitores vivem em paises com dificuldades devido a crise global, mas onde o bom senso tem sabido unir e procurar a estabilidade, muitos dos leitores tb sabem que a alternância é o único modo de encontrarmos aquela pessoa certa que possa unir o país um torno de uma causa, por isso não acredito que queiram votar em Pinto da Costa, ou seja, queiram votar na instabilidade.

    Vou votar em Evaristo Carvalho em nome da estabilidade e da honestidade e apelo tb aos leitores de bom senso que escolha um presidente coms estas características.

    Chega de guerras, não somos mágicos um país só se constrói com estabilidade.

  48. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Aurelio ja anda perdido so tu é que não deste conta

  49. img
    jojo Responder

    Estabilidade com Evaristo de Carvalho é para que o Patrice Trovoada Garanta formas de saquear mais do que já fez a este País.

    Ele anda a procura de estabilidade para que ninguém lhe empeça de roubar e levar todo dinheiro com as trampas bem montadas, mas fique descansado que ele vai responder nas instancias competentes com as falcatruas que anda a fazer e com as que ainda planea fazer.

    Vamos tirar-lhe a chupeta da boca e ele vai chorar até desanimar.

    Fui,aurez voir papa

  50. img
    cleaning Responder

    acho q o sr manuel pinto da costa de momento e o unico com perfil para candidato pq ja tem experiencia e ambicao

Deixe um comentario

*