1. img
    Felizardo Responder

    Merece totalmente. Eu estive no Príncipe há dois meses e pelas notícias que tenho acompanhado só tenho pena de dizer que não existam mais pessoas como este senhor em S.Tomé e Príncipe. De repente o Príncipe é mais falado que S.Tomé. Há investimentos estrangeiros que estão a ser feitos. Há um programa para o desenvolvimento do turismo. Há grande desenvolvimento cultural. Até os quadros de S.Tomé e do próprio Príncipe estão a regressar para irem trabalhar no Príncipe. Estão a aproveitar as roças com desenvolvimento de programas de turismo sustentável. Há um dinamismo que não se via há muito tempo. Como é que ele conseguiu fazer tudo isto? É pena não existam mais politicos com esta pedalada. Por isso mesmo acho que ele deve ficar mais 30 ou 40 anos. Em equipa que ganha não se deve mexer. Não vão meter lá corruptos e aldrabões que só estragam o que já foi feito.

  2. img
    victor lima Responder

    sim merece

    ok

  3. img
    Feira de Ponto Responder

    Nunca o Príncipe foi tão falado, tanto internamente ou externamente, como hoje em dia. Todos temos de reconhecer isto. Hoje fala-se mais do Príncipe do que de S.Tomé. Por alguma razão é. Abre-se um jornal internacional ouve-se falar da ilha do Príncipe. Vê-se documentários nas televisões sobre a ilha do Príncipe. Ouve-se notícias nas televisões internacionais sobre a ilha do Príncipe. Nem no tempo colonial isto acontecia. Por tudo isto tenho de reconhecer que o trabalho que este senhor está a desenvolver no Príncipe é muito bom. Meus parabêns. Quando é assim o povo não hesita em dar mais mandatos a ele. A democracia é isto. Se ele estivesse a fazer porcarias podem crer que o povo do Príncipe já não o quereria lá. Para mim ele pode ficar lá o tempo que for necessário para o bem de S.Tomé e Príncipe.

  4. img
    Juventude Responder

    Dizem o que disserem este Tozé Cassandra é bom político. Eu não sou do Príncipe mas reconheço que ele é grande político. Deus dá ele vida e saúde para levar o Príncipe para frente como tem feito até aqui. Este é que é exemplo para a juventude. O Príncipe agora está apetitoso para todos os partidos políticos quererem ir governar. Quem diria?????? Você é forte Tozé Cassandra. Deus ajuda você. Cria um partido aqui em S.Tomé e terás o meu voto garantido. Mereces governar mais 20 ou 30 anos. S.Tomé também precisa de ti. Xauê

  5. img
    J.J Responder

    A diferença entre Tozé Cassandra e os outros é que ele tem obra feita para mostrar. Tem projetos realizados ou em realização. Tem um plano para desenvolvimento da ilha. Conseguiu agregar a volta dele muita juventude e pessoas que vivem lá no Príncipe e foi buscar quadros qualificados do Príncipe no exterior. Tem grande capacidade de mobilização. Sabe estar junto do povo e não vive em palácios. Sabe onde está e para onde vai. Com tudo isto ele só pode ter resultados positivos. Estes aventureiros que cairam de para-quedas e aterraram no Príncipe como candidatos vão levar uma grande surra para aprenderem. O povo já não é burro como antigamente.

  6. img
    arelitex Responder

    no meu entender ,o senhor TÓ ZÉ .merece o terceiro mandato . temos que entender uma coisa ,o país só anda para a frente com pessoas em cargos políticos ,nos lugares certos , que trabalhem e sejam sérios ,disciplinados e que obriguem os outros e o povo também a ser . o sâotomense têm que sentir que está a ser mandado e orientado por alguém de valor ,e que está a ajudar o país e a ir no caminho do progresso . chamem o nome que quiserem de ditaduras ou outro nome qualquer ,mas uma coisa é certa . sem ambição ,sem regras , sem disciplina ,com pessoas que só falam e nâo trabalham ,com pessoas sem ideias adequadas ao país . nâo vamos a lodo nenhum . senhor TÓ ZÉ continue a fazer o seu trabalho . porque está a ir no caminho de vitórias .

  7. img
    Evely Nayara Responder

    Meus caros sejamos justos, o Príncipe de ontem já não é o Príncipe de hoje.
    Há de facto melhoria na região autónoma, na Política nunca se consegue a todo mundo agradar, ainda não conheci nenhum Político perfeito. Durante a Governação deste senhor houve muitas falhas, coisas que o Governo deveria fazer mais e melhor. Seria perfeito para a nossa democracia se à Assembleia Regional houvesse oposição seria, se calhar este mais e melhor que referi em cima seria alcançado. O Príncipe é de todos, Tó Zé merece sim um terceiro mandato.

  8. img
    Manuel Veloso Responder

    Sou de opinião de que qualquer sâo tomense independentemente de seu credo ou raça, merece dirigir indefinidamente qualquer sector, porquanto esteja a fazê-lo em benefício das populações, não obstante o dever da reserva dos direitos consagrados pela constituição.

  9. img
    Mé pó Feladu Responder

    parabens meu caro força e coragem

  10. img
    AbdulayNeto Responder

    Nós sabemos que no Príncipe todos querem fazer mas qual foi a causa de não ter feito antes, agora deixe que o Casandra Tozé continua fazendo aquilo que o mundo ta ver e São Tomé e Príncipe em geral, apelo só que devem ter mas visão nós jovem da oportunidades de emprego a povo e filhos da ilha, criar organização a pessoas com dificuldades ajudar aqueles que mesmo precisam aqueles que já deram sua vida para desenvolvimento da ilha não esperem elogio depois da sua morte faço no momento que elas precisam é agora conheçam problemas de cada família para ser um Príncipe Primeiro .

  11. img
    Picão Responder

    Na minha modesta opinião em equipa que ganha não se deve mexer. O homem tem feito um bom trabalho lá no Príncipe. Quase todas as notícias internacionais que se ouve é mais sobre Príncipe do que sobre S.Tomé. O homem criou centenas de emprego para pessoas que estavam nas portas de amargura. Eu nunca vi tantas antenas parabólicas como vi no Príncipe. É verdade que há coisas que não estão bem nem poderiam estar em qualquer país do mundo. Mas o que este senhor fez eu não vejo nenhum outro político que fez em S.Tomé e Príncipe. Por isso acho que ele deve continuar mais 50 anos no poder. Mudar para quê? Para dar oportunidades aos oportunistas e corruptos?

  12. img
    pingodoche@stp.povo.st Responder

    O Governo regional tem trabalhado com muita ou pouca condições para o desenvolvimento da RAP, penso que o Cassandra deve continuar mas 3 anos.
    Neste momento o Cassandra tem boa equipa, tem secretários com bases sólidas, com conhecimento, com experiencia, com vontade de fazer mas.
    Se repararem o Cassandra não tem nenhum politico a ocupar cargo de secretario, são todos técnicos com algumas experiencia.
    Penso que alguns secretario podiam fazer muito mais para a R.A.P. caso estivesse a desempenhar as funções nas suas área de formação.
    Seguramente o a população da R.A.P. esta a ganhar e vai ganhar muito na área de saúde com o nosso Medico Dr. Pina Gil que é um profissional de saúde incansável e é reconhecido a nível internacional, com Dr. Silvino Palmas que muita pouca gente conhece mas é profissional com curriculum invejável, com experiencia a nível internacional.
    Temos também Helio Lavres, licenciado em finanças e tem a sua carreira nas finanças, penso que começou de baixo para cima, homem humilde que quer aprender e demonstrar o seu trabalho.
    Por ultimo Antonio Reffel o mais conhecido por Politico, que sempre foi exigente a desempenhar a suas funções.
    Neste sentido é claro que o presidente da RAP tem um projecto a cumprir e com muito profissionalismo. Penso que o povo deve dar mas um voto de confiança a Tozé Cassandra. Penso que com pouco tem angariado coisa para o Príncipe.

  13. img
    miguel angelo Responder

    Se Tozé Cassandra merece um terceiro mandato? Tozé Cassandra merece um ‘novo’ mandato: PRESIDENTE DA REPUBLICA DEMOCRATICA DE SAO TOME E PRINCIPE. Jovem, Dinamico, Visao Politica, Visao Socio-economica, Postura, Trabalhador, Honesto, Popular, Charmoso, enfim muitas qualidades facil de encontrar num homem mas dificil de encontrar num POLITICO. Força Tozé.

  14. img
    Germana Responder

    Cassandra força a tua luta vem dos velhos tempos de atelier Central, um abraço grande desta tua admiradora

  15. img
    Barão de Água Izé Responder

    Talvez o Príncipe já seja pequeno para Tó Zé Cassandra.
    Devia ser-lhe dada a hipótese de governar a partir de S.Tomé. Cassandra daria um excelente 1º Ministro!

  16. img
    António Menezes Responder

    Sem duvida. Esse é o politico com obra feita. Criticas? Claro, ele não é perfeito , mas é trabalhador e fez coisas. Agora que o Principe está a sair da escuridão é claro que é apititoso? Vá em frente meu caro.

  17. img
    Viva Responder

    Tozé Cassandra tem sabido e conseguido fazer o Príncipe avançar em todas as linhas. Internacionalmente levou a que a UNESCO falasse do Príncipe e de São Tomé. Levar o Príncipe a Reserva mundial da UNESCO é uma grande obra que mostra bem o valor deste Presidente. Depois, tem tido a preocupação de ir resolvendo os casos extremos de carências e levado o bem estar às comunidades. Tem feito também um grande trabalho no exterior de procurar apoio para dar formação profissional aos jovens do Príncipe e tem sido muito reconhecido por câmaras municipais de Portugal e não só. Por agora deve fazer um terceto mandar e consolidar o seu trabalho de levar o Príncipe para a frente e depois o país vai pedir-lhe que faça o mesmo a nível nacional. Força Presidente Tozé.

  18. img
    O Revolucionário Responder

    Sou residente no Príncipe, quadro formado em Cuba. Levo 5 anos no Príncipe e posso garantir que este não é o Príncipe que conheci em 1991. Muitas coisas mudaram. Claro que queremos mais para o Príncipe, mas o Tozé e o seu elenco governativo têm feito mt com poucos recursos vindos do Governo Nacional.
    Ele merece governar o Príncipe os anos que o povo decida, ele é o nosso mentor do desenvolvimento que até então conhecemos. Que atire a 1ª pedra aquele que diz q durante a Governação de Tozé nada se fez no Príncipe.
    Estou cá e irei apoiar a 100% a UMPP para que governe mais 3 anos.
    Bem haja o Príncipe

  19. img
    cá estou EU Responder

    Se Príncipe fosse reino ele permanecia para sempre Doa a quem Doer

  20. img
    Mikayl Barros Responder

    Sejamos honesto, o To Zé não merece nessa altura ser o Presidente do Governo Regional, mas sim Primeiro Ministro de São Tome e Príncipe, acredito que o pais poderia conhecer dias melhores com ele ao invés de dezenas de corruptos que tem a frente do destino deste pais.

  21. img
    abacate Responder

    O senhor revolucionário parece ser um parvo, tu és único que formou em cuba? hummmm tens razão, Cuba te ensinou a ter um olhar muito pequenino, coitadinho….

  22. img
    abacate Responder

    Alguns clássicos já diziam que o povo africanos precisa ser mais audacioso, pois eles pensam pequeno, gostam de idolatrar as pessoas e nunca conseguem atingir o pódio por mérito. E os nosso dirigentes ficam contente, porque o objectivo é se sentir vangloriado, entretanto o Príncipe ficará com o Governo que merece.
    Penso que o Presidente ja fez dois mandatos e encontra-se no poder 9 anos. Agora pergunto, porque o Senhor To zé Cassandra e os seu secretario querem o poder por mais 3 anos, sendo que 9 + 3 =12. Praticamente querem ficar mais 12 anos no poder? oh meu povo porque de tanta ingenuidade? Vocês acham que isso é democracia, vocês acham que os direitos e deveres dos cidadãos serão preservado? Vocês acham que isto é salvaguardar a cidadania? Então reflicta antes de tomarem qualquer decisão…coram a traz de conhecimento, porque só assim vocês estarão contribuindo para um príncipe mais honesto…

  23. img
    Deus é Grande Responder

    Senhor Abacate. Eu também formei-me em Cuba. O senhor também não pode esquecer de uma coisa. Em democracia quem manda é o povo. Se o senhor ou senhora quer candidatar-se pode fazer. Depois quem manda sempre nas urnas e nos resultados é o povo. Não é o senhor ou senhora que vai mandar no povo. O povo é que escolhe. Isto é e sempre foi assim em todos os países. Ou o senhor ou senhora acha que tem o direito sobre o povo? Toda a gente vê que o Tozé Cassandra mais a equipa dele têm feito muito bom trabalho no Príncipe. Para quê que eles devem sair para lá entrar pessoas como o senhor ou senhora Abacate que só vão trazer problemas ao Príncipe que provavelmente nem sabem o que hão-de lá fazer? Ou o senhor ou senhora Abacate quer que o Príncipe volte para os tempos anteriores de atraso, humilhação, vergonha, tristeza, e de receber ordens dos outros?
    Fui

  24. img
    Antero Responder

    Este é que é candidato do povo. Deus lhe dê muita vida e saúde.

  25. img
    vungudoxi Responder

    o nosso alberto joao jardim
    deixem o cota em paz. so queremos que HBD de BOa Vida se efective.
    que tenhamos aviao e barco a ligar STP, e a costa atlantica do continente.

  26. img
    piter Responder

    Pois é Deus é Grande, não posso concordar como a forma como te ensinaram a olhar o universo, afinal tu também tens uma visão muito limitada sobre o conceito de democracia. Se formos analisar de forma veemente, hoje estamos perante um ditadura silenciosa, pois volto a repetir, ditadura silenciosa. Muita gente tem medo de se expor, num sitio pequeno onde todos deviam ser feliz, mas este abuso vai terminar no dia 12. Nos não estamos interessado no poder, queremos é que haja o contraditório na assembleia para fazer valer a nossa democracia, pois o povo precisa saber o quê que acontece na assembleia do governo Regional. fui

  27. img
    Aledunha Responder

    A democracia não se esgota nos teus interesses senhor Piter. Vamos para eleições sim senhor. Se Deus quiser o Príncipe vai continuar o seu caminho. Temos possibilidades de desenvolver o Príncipe contando sobretudo com pessoas que vivem cá no Príncipe e não bufos que vão levar recados para S.Tomé. De bufos o Príncipe não precisa. Precisa de gente que uqer trabalhar para fazer a terra avançar, criar postos de trabalho e riqueza e não parasitas e bufos.

    • img
      Piter Responder

      O senhor talvez deve ser um daqueles bufo….

  28. img
    Piter Responder

    Senhor Deus é Grande, o Príncipe jamais voltará a retroceder, pois os senhores se refugiam no passado para manipularem os poucos instruídos. Pois diziam que os alemãs são racistas porque o Hitler foi um assassino, só aceitavam as pessoas puras e de raça ariana e as restantes seriam exterminados. Isto aconteceu no passado e ficou para historia, da mesma forma que em qualquer sociedade existem renovações, as pessoas nascem, crescem, reproduzem e morem. Entretanto, não compreendo como o senhor que formou em cuba pode ter esse pensamento tão conservador. Será que as pessoas que faziam parte do MLSTP a 20 anos a traz ainda estão vinculado ao MLSTP, pode ser que sim, como não, é importante que o senhor faça analise nesta perspectiva e deixa de ser mais um céptico radical. O senhor deve sim levar em consideração de que muitos que fazem parte do seu governos ja foram doutros Governo, pois o senhor sabes que esta divisão de poderes surgiram devido a questão do interesse e é importante frisar isto para quem o senhor pretende enganar.
    bem haja filho do Príncipe

    • img
      Pery Doida Responder

      Senhor Piter em democracia quem manda é o povo. Se o senhor quer candidatar à Assembleia Regiuonal tem todo o direito de formar um partido ou movimento e fazê-lo. A democracia dá ao senhor este direito. Só que o senhor não pode querer uma lei na democracia que defende só os seus direitos e privilégios. Os direitos em democracia são para todos ou não? A lei é para todos ou não? Agora o que o senhor não pode é proibir o senhot Tozé Cassandra ou qualquer outra pessoa de se candidatar com o argumento de que ele já está no poder há 9 anos. Isto é impedi-lo de exercer um direito que ele tem e também um direito que o povo do Príncipe tem de escolher todos aqueles que se queiram cadidatar a este cargo. Em democracia não pode haver pessoas com mais direitos do que outras. Todas devem ter os mesmos direitos. Ou não? Quem diz que deve haver ou não renovação é o povo ou não? O senhor não é o povo. Quando o povo do Príncipe quiser o senhor Tozé Cassandra deixa de estar no poder regional.

  29. img
    EXPLICAR SEM COMPLICAR Responder

    Caros Manos,

    Para vossa informação, o Governo da UMPP, liderado pelo Eng. Tózé Cassandra, contrariamente ao que têm dito neste palco, não está a governar a 9 anos. Se não vejamos: O 1º. mandato, a Legislatura foi de 4 anos ou seja de 2006 à 2010 e o 2º. mandato que é este que se devia fazer as eleições Reginais no ano passado, que não foi feito e na altura a Direcção da UMPP, através de um comunicado reagiu contra o adiamento das eleições.
    Portanto, o Governo da UMPP está a governador o PCP a 8 anos.
    Daí que, não se precipitem, vamos as eleições, o povo é quem ordenará, se o povo achar que o Presidente Tózé não fez nada nesses 8 anos e que só prejudicou a população e retrocedeu o Principe em termos de desenvolvimento, ele será julgado no dia 12 e terá o seu castigo e entrará outro e também se o povo ordenar que o Presidente Tozé deverá continuar porque o Príncipe está a descolar, porque o Príncipe tornou atrativo, porque o Príncipe está na moda no mundo, tem um projecto, uma equipa e um líder, o veredito dirá.

  30. img
    Piter Responder

    Meu caro, isto para mim não é problema, e fica sabendo que o Tó Zé pode ganhar e reganhar, o que eu quero é que haja oposição na assembleia, vou repetir, eu quero oposição na assembleia, meu caro entendeu?

    • img
      Pery Doida Responder

      Meu caro amigo é isto que eu também como cidadão desta ilha quero. Eu penso mesmo que toda a gente quer. Agora o que o senhor não pode querer é impedir o senhor Tozé Cassandra de concorrer porque o senhor quer oposição na Assembleia. Ou não? Para haver oposição na Assembleia regional o Tozé Cassandra não pode concorrer para satisfazer esta sua vontade? Xiê. Isto é que me parece uma ditadura silenciosa, ou não?

      • img
        Piter Responder

        Meu caro, eu sei que toda gente não possui o mesmo quoficiente de inteligência, mas ainda sim, nos temos que ser humilde para fazê-lo entender que é possível mesmo que de forma muito lenta chegares a um patamar mais moderado em termo de entendimento.

        Pra ser mais claro contigo, eu sou amigo pessoal do Presidente To zé Cassandra, gosto dele, é uma ótima pessoa, para mim, ele pode ser presidente para sempre, mas volto a repetir, quero oposição na assembleia….quero oposição porque a população precisa saber o quê que se faz na assembleia ok meu caro amigo….

  31. img
    Pery Doida Responder

    Meu caro eu também tido muita paciência consigo. Sei que nem à manivela consigo aquilo que desejo. Também sei que não basta ter um curso superior para se opiniar e ter ideias claras sobre o exercicio da política e da democracia. É preciso outras coisas. Quem disse que o Tozé não poderia candidatar, cá no Príncipe, porque já lá está há 8 ou 9 anos foi o senhor. Onde é que o senhor leu isto? Qual é o livro sobre filosofia política ou Ciência política que o senhor leu que lhe deu esta informação tão valiosa de exercício da democracia em qualquer país ou região?
    No que se concerne ao papel da oposição isto parece-me óbvio. Quem é que disse o contrário? Mas, agora não culpem o Tozé Cassandra pelo facto de não haver oposição. Que culpa tem ele da fraqueza política e de organização de outros projetos políticos cá no Príncipe? Ele tem de responder pelos eventuais fracassos da União e ainda pelos eventuais fracassos da oposição? A culpa é dele que a oposição não exista? Ele tem de sair da política para que haja oposição? Ele também tem ajudar a organizar a oposição? Eu não conheço nenhum exemplo de democracia cá em África ou noutra parte do mundo em que isto existe.
    Tenho dito.

  32. img
    flia micoco Responder

    sim e mas ainda

  33. img
    Realista Responder

    Vcs todos são bandos de idiotas.. O tal de Pery Doida parasse um cego.. Digam-me quantos anos o Manuel Pinto da Costa foi o Presidente da Republica?? O To Zé fez muito para o Príncipe porque ele não deve ter mais anos de mandato?? Muitos falam no tempo do partido único onde muito eram espancados nessa altura…No príncipe o tempo do Sr. Damião Vaz de Almeida quem lhe via a passar não fazia continência era logo castigado, hoje no Príncipe não tem nem vai haver isso.. Pelo que vi e vejo na ilha não vai ter mais pessoa que vai fazer mais do que Tó Zé, ele pode ate não ser “Flor que si cheira mas ele faz e tem feito muito critica em vez de fazer..O melhor é ver e dar melhorar quando esta errado ou quando não sabemos fazer não criticamos.. Gente burraaa…Fui

  34. img
    Antonio Tebus (Koker) Responder

    Já vi que foram quase unanimes da pergunta inicial, portanto tenham um bom dia! Tá

Deixe um comentario

*