Opinião

Tudo passa pelo parlamento Santomense

Passaram-se 36 anos de Independência em S.tomé e Príncipe. ( cabalo ku té quatro opé na poje cu son clogafa,  qui fala ixe cu te doço opé ). Mais do que uma poesia é as realidades que precisamos.

Sonho Santomense

Qual a minha versão do sonho santomense?

Bem, queria ser tratado como santomense e não como um estrangeiro em minha própria terra.

Queria poder trabalhar numa repartição pública, sem ser coagido a tomar parte de nenhuma ideologia partidária.

Queria poder ter uma casa digna, num bairro asfaltado, com iluminação pública.

Queria poder ter água potável canalizada a correr pelas torneiras.

Queria poder ter luz eléctrica 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano.

Queria poder falar o que penso sobre o meu país, nas mais diversas vertentes.

Queria poder ser ouvido.

Queria poder falar de política e não ser admoestado com: “Xé menino não fala política!” quem é o teu candidato, estas com quem? No fim eles com eles, tudo em segredo. Igoistas.

Queria poder ver o negro e o branco como cores que brotaram do nosso solo e não como cores distintas.

Queria poder falar o forro, linguiê, angolar; Men gai etc.

Queria poder ver os santomenses diferentes sentados como iguais a conversarem o comum.

Queria poder sentar consigo à mesa, numa praia das lindas que temos a comer um voador ao sabor do óleo de palma, a tomar o vinho da palma , que sabe à saudade.

Saudade!

Quanto a saudade é demais, não cabe no peito, escorre pelos olhos,

Sonhos!

Os sonhos são para serem alcançados…. Só o Santo Tomé poderoso é ou será a luz da salvação dos santomenses. Alguém disse chegou a hora….

Queria poder acreditar que isso um dia pode acontecer.

Ah, como eu queria!

São grandes questões que me preocupam em STP e que sempre ficaram sem resposta de sucessivos Governos e ou Presidentes desde 75 que se matam para chegar ao poder e no fim dos mandatos, com mudança, sem mudança na hora da verdade nada feito.

A partida todos sabem ou parece quererem todos varrer a casa de banho que se encontra suja há 36 anos desde a independência de Portugal.

A corrupção que muitos pregam combater, já implementam nas suas pré-Campanhas e ou campanhas que temos assistido. Tenho pena dos que já foram comprados, que ganhe quem ganhar 180 dias serão suficientes para percebermos como disse Filintro costa Legre, quem tem ferro é que anda com roupa engomada. Eu prefiro não engomar até porque falta energia.

E digo mais;

Esses políticos da nova geração estão quase todos na diáspora, em Angola, Gabão, Portugal basicamente, mas não houve em tempo útil a passagem de testemunho. Mas sejamos sérios e organizados e esperemos a hora certa,

Tudo o que esta acontecer actualmente em STP (MLSTP) pode abrir espaço no espectro político para o surgimento de uma nova força politica liderada por uma mais credível e não conotada….e abono da verdade ainda bem que o povo põe e o povo tira com banho ou sem banho. Pena é que se perde tempo e já lá vão anos nisso, falta de mentalidade.

Tenho pena de muitos que se meteram na aventura de chegar ao palácio. Estatística é uma belíssima cadeira académica, poucos a dominam, razão pela qual em S.tomé e Príncipe nunca houve, nem haverá previsões que acertem, lembrem-se que, nas legislativas, 24 horas antes, as sondagens davam vitória com larga maioria do MLSTP, e foi o que se viu!!!!!!!!!

Política é uma ciência e para homens competentes com história e provas dadas.

Uma coisa, é certa, quem quer que ganhe, não será solução, a solução, estará sempre no parlamento.

Ganhem coragem e deixem de fingir que vão colaborar com o governo.

Urge uma mudança programada, estudada de mentalidade e de fazer politica em STP.

Luanda, 21 de Junho de 2011

Emílio Pontes

emiliopontes@gmail.com

    15 comentários

15 comentários

  1. António Martins Gomes

    23 de Junho de 2011 as 12:06

    Um texo muito giro-é pena que não se consiga derrubar a “parede invisível” que separa os partidos políticos do cidadão comum, com reflexo directo no processo de desenvolvimento da nossa querida África…é pena!

  2. Bernardino Pires Monteiro

    23 de Junho de 2011 as 12:12

    tudo que se passou durante 36 anos da independência, temos que entender o porque compreender as suas causas e consequências
    por isso deixemos nos de ignorância, CHEGA DE CRITICAS TEMOS QUE PENSAR NO FUTURO DE SÃO TOME E PRÍNCIPE PORQUE SOMOS CAPAZ TEMOS CAPACIDADES E QUALIDADES PARA DESENVOLVERMOS O QUE E NOSSO, sao tome e dos santomenses, NAO DOS PLUTOCRÁTICOS E ARBITRÁRIOS, o povo tem que ter os mesmo direitos e deveres,TEMOS CAPACIDADES PARA IMPOR REGRAS SER MAIS RIGOROSOS DE ACTUAR DE ACORDO COM A LEI CONSTITUCIONAL,deixemos de subestimar quem quero ajudar quem quero contribuir quem quero partilhar os seus conhecimentos, SEI DE NADA SEI, POR ISSO TEMOS QUE ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZ E TEMOS CAPACIDADES, EU ACREDITO E TENHO CERTEZA QUE O MEU SAO TOME VAI SER UM PAIS DE FUTURO RISONHO UM PARAÍSO UM CANTINHO IDEAL PARA VIVER,por isso no dia 17 de julho peço -vos que votem por favor esse e o direito de cidadania, e vivo feliz em ter esse direito que na outrora nao tínhamos, MEUS SENHORES QUERO VOS DIZER O SEGUINTE: FALAMOS MAL DOS GOVERNANTES E DO GOVERNO VOCE FARIA O MELHOR? SIM COMO NAO POR ISSO PEÇO -VOS QUE TENHAS ÉTICA AO FALAR OU A POLITICAR PORQUE DE ACORDO COM A LEI FALA-SE COM PROVAS PROCURA CONHECER A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA SABER O QUE SIGNIFICA A DEMOCRACIA.
    NADA MAIS A COMENTAR DESEJO EMPENHO E CONTRIBUIÇÃO DE TODOS NO DESENVOLVIMENTO DE SAO TOME E PRÍNCIPE PORQUE SO DEPENDE DE TODOS
    OBRIGADO

  3. Assuncao

    23 de Junho de 2011 as 12:18

    Caro compatriota,
    felicito-lhe pelo texto, simples, franco e espelha um pouco daquilo que ‘e o sonho comum de “gente” que gostaria de ver as nossas ilhas maravilhosas como um lugar nosso e k poderiamos sim Sr, viver com alguma dignidade; “como gostaria de ser ouvido”!!mas foi lido e vai ser lido certamente por muitos k ai passam, mais palavras para que?
    Um abraco.
    Com cumprimentos.

  4. Matias

    23 de Junho de 2011 as 13:12

    Em relação ao texto anterior, melhorou bastante. Mas o Emilio Pontes” Arrastão”, deve posicionar-se claramente e não nutrir rancores, fica-lhe mal, aliás pelos laços de familia.
    Estes recados, devem ser dados directamente e não por escritos nos jornais.
    Ainda tens tempo!
    Um tempo Novo para Todos.
    Força. Emilio.

  5. Mimi

    23 de Junho de 2011 as 13:21

    Grande expressao do sentimento de muitos santomenses hoje em dia!

  6. JOSE TORRES

    23 de Junho de 2011 as 15:53

    ESte homem falou a verdade. Parabens Emilio.
    Ajude Pinto da Costa a vencer as eleicoes e por ordem no Pais ok? Abracos

  7. lucas

    23 de Junho de 2011 as 15:56

    Grande Sonho! Pena que pra ser real, temos que estar acorodado! Quem sabe um dia!

  8. Libertador 35

    23 de Junho de 2011 as 17:52

    Emílio estou solidário com tigo, quanto a questão de posicionamento é que não se pode colocar em lado nenhum.O país esta enfestado daquela praga,chamada corrupção é que basta chegarmos tentarmos fazer algo já vem os senhores do fraque(políticos)a pedir a parte deles como se devemos algo como se fossemos estrangeiro só porque não somos filhos de fulano e tal. Eu partilho este mesmo sonho com tigo nasci num bairro pobre numa família,mas enquanto estes sacos sem fundos andarem pelo parlamento comandado e decidindo o nossos destinos não temos saída.(O QUE NOS RESTA E ESPERAR QUE ESTES LADROES MORRAM QUANDO MAS RAPIDAMENTE POSSÍVEL PARA QUE OS NOSSOS FILHOS E NETOS POSSAM DESFRUTAR DE TUDO QUE REALMENTE MERECEM OU QUE CHEGUE UMA REVOLUÇÃO ANTES QUE TODOS MORRAM A FOME E DE SEDE E SEM LUZ.)

  9. Fe em Jesus

    23 de Junho de 2011 as 19:42

    Um dia isso vai acabar.

  10. alegria

    23 de Junho de 2011 as 20:08

    meu Deus

  11. O ISOLADO

    23 de Junho de 2011 as 20:33

    Aonde é que estiveram ou estão com a cabeça,aqueles que dizem defender os interesses do povo???Eles nem compreendem isso!O S.Tomé precisa DESTA silplicidade.Meu amigo e compatriota é mesmo assim agora, o problema é que eles só querem pensar como eles!Quando querem subir pedem favores e,são tudo e fazem tudo e depois são cinco anos de orgulho,falta de consciência,corrupção e o resto , e o povo tem que aguentar.É que agora o povo tornou uma criança;peço desculpa aos outros.Só que eles esquecem-se que têm que crescer,criar estruturas organizar e proteger os seus prepósitos!!!

  12. Agnaldo Major

    23 de Junho de 2011 as 20:38

    ….. cabalo ku té quatro opé na poje cu son clogafa, qui fala ixe cu te doço opé…..ZO INEM SA SE VLEGONHA

  13. tluquim sun decu

    24 de Junho de 2011 as 13:03

    Claro e explicito felicito te pela ilucidacao e todos tomemos como ponto de partida. Um abraco patriotico

  14. Santa Margarida

    24 de Junho de 2011 as 16:52

    Todos aqueles que pinto ajudou a sair do País, mesmo sem conclusão do Liceu para URSS, ou outras paragens, muitos não termiranm o curso e claro que gostam do PInto.
    Mas hoje estamos num Tempo Novo

  15. Mak

    26 de Junho de 2011 as 19:53

    Emilio nao tens vergonha. Aurelio ajudou voce muito em Angola quando a tua casa queimou . Ingrato…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo