Dialogo Nacional – Linha entre Oportunidade Estratégica e Desperdício de Recursos

Na semana passada quando sob o título – Dialogo Nacional -” Uma Oportunidade Estratégica l”, estavam os partidos da governação de costas viradas para o mesmo. Na altura o presidente Pinto da Costa tinha dado sinais de quer falar do seu passado na governação.

As elites governantes têm medo que se fale, muitos não por terem participado na governação da primeira república, mas sim para evitar que sejam obrigados a falarem das suas governações e responsabilidades.

Como se enriqueceram e porque está o país na penúria. Como sabedores que são, imobilizam a sociedade civil para todo o debate que possa trazer a luz esses assuntos; refugiando elas sempre em justificações do momento não ser próprio. Com esperteza utilizam artimanhas que concentrem todas as iniciativas do género em questões meramente pessoais.

Foi o que aconteceu, após as declarações do Pinto da Costa sobre os incidentes da sua governação. Na ocasião, os assuntos mais do que pessoal, tinham ingredientes para conduzirem o debate para questões de governação e responsabilidades.

Isto sim, obrigaria a todos ex presidentes, primeiros ministros e outros a terem que assumir os seus erros e responsabilidades do passado; até mesmo os dirigentes actuais em funções.

Não sei se nessa altura a conferencia estaria a chegar ao fim.  Mas uma certeza tenho; saberíamos pelo voz dos protagonistas quem é quem na vida política de S.Tomé e Príncipe.

Os partidos polítcos muito cedo compreenderam o perigo. A linha que separa a impunidade da responsabilização poderia estar a estreitar-se.

A comunicação social por falta de maturidade, deu jeito. Os pronunciamentos do Pinto da Costa ficaram reduzidos à mero conflito pessoal com o ex presidente Miguel Trovoada.

Com esses expedientes as elites políticas e corruptas de S.Tomé e Príncipe mas uma vez evitaram a verdade. Miguel Trovoada e como por direito,  sai em defesa da sua honra. Havia uma pré disposição do próprio Miguel Trovoada para as dizer. As elites presentes não quiseram questionar. Medo das verdades.
Infelizmente por inércia da sociedade civil, perdeu-se a única janela de oportunidade aberta para conhecermos, a verdade sobre a governação destes 39 anos. Nas conferências distritais e regionais, perdeu-se a oportunidade de desmascarar os lobos com peles de cordeiro.

Essas conferências se seguissem o caminho imprevisível assumido, a partir desta data, muitos dos que têm recorrido aos artifícios da imunidade em funções de governação para fugirem da justiça e responsabilização, teriam os dias contados. A justiça ainda teria as provas que lhe falta para agir.

A conferência “diálogo nacional” iniciou-se e está a chegar ao fim. Ninguém explicou como seria ou foi a participação da sociedade civil. Por exemplo, quem representa às emigrações e como foram escolhidas, vai-se lá saber.

Alguns temas interessantes foram trazidos à mesa dos debates. A devolução dos direitos de cidadania aos cabo-verdianos é um deles. Louvo a iniciativa.

Infelizmente por nunca se querer tocar no cerne de todos os males, – Quais as responsabilidades de cada um na governação dos 39 anos ? – fica a acostumada interrogação das grandes conferências e debates santomenses; E DEPOIS DO ADEUS ?

Muitos e inconformados como eu perguntaremos, ainda, para quando uma lei que afaste de funções políticas e governativas, pessoas com responsabilidades pela indignidade que se vive em S.Tomé e Príncipe.

É o desafio aos deputados e legisladores.

/Danilo Salvaterra/

———————————————————————————————————————

Portugal :.                + 351 967 067 065

S.Tomé e Príncipe :. + 239 999 111 0

Nigéria                  :. + 234 814 766 073 9

Libia :.                     + 218 924 548 980

  1. img
    Diogo Responder

    O senhor mas é gosta muito de alguidar e sangue. O que é que me interessa ver o Pinto da Costa e o Miguel Trovoada e os outros nossos políticos estarem a falar daquilo que fizeram nos seus consulados? Qual é o país que pode ter ambições quanto ao seu futuro passando a vida a falar sobre o passado? O passado só é importante para construir o futuro. Mais nada!!!! O que me interessa o passado do senhor Miguel Trovoada, do senhor Pinto da Costa e outros se no presente: temos pessoas que não conseguem sobreviver com recursos que têm; não têm acesso a um bom sistema de saúde; não têm acesso a uma boa educação; não têm uma sistema de proteção social que lhes garante viver com dignidade.
    Agora o senhor quer que nos concentremos no passado. Eu não consigo perceber para quê sabendo que o presente está cheio de problemas e nós não conseguimos resolvê-los. Para quê que haveríamos de perder energia, dinheiro e tempo com o passado se o presente está cheiro de obstáculos que não conseguimos resolver?
    Aliás se existe um erro neste diálogo nacional que eu vejo é pelo facto dele ter ficado muito preso ao passado e questiúnculas menores e sem qualquer sentido, em desfavor de termos falado de aforma aprofundada sobre o presente e o futuro.
    Foi pena! Muita pena.

    • img
      António Menezes Responder

      O passado tem de ser sim clarificado. Muitos têm medo, pois, hoje estão bem depois de delapidarem o Pais, depois de beneficiarem dos bens do Pais e ficaram bem. E os outros? Então se te roubam os teus bens, não vais queixar a policia, deixe que o ladrão ainda exibe o teu bem a tua frente e tu ficas sem o teu bem? Pois claro, sejamos francos, muitos têm medo do passado, pois é prova dos nove. Sabes, só o malogrado , Dr. Carlos Graça teve a coragem de declarar os seus bens quando foi Primeiro Ministro, porquê que os outros não o fizeram? Quem teve a coragem de fazê-lo? Até hoje não podem dizer onde vem a riqueza que exibem. Sejamos sérios, que politicos….

  2. img
    Auditor Vigilante Responder

    Meu caro amigo, so falar não chega.
    Deixa de expor e criticar e expor teorias.
    Voce autointutilo ” Dono casa de S. Tome em Lisboa”, diz me o que tem feito de concreto alem de alugar quartos do fundo da casa para Chineses e outras raças? Mesmo assim tenta enganar os outros com terorias….. isso é que tem estragado nosso belo STP.
    A corrupção e outros males que conhecemos é maus, tem destriudo STP, mas a unica forma de esse pais se desenvolver, é criar cultura de valorização propria e dos bens do colectivo, criar cultura de superar as metas alcanbçadas pelos nossos antecessores ( nunca os destruir, inveijar….; Mas para isso a nossa geração ja não sera capaz de fazer,….temos que incutir isso nos miudos que hoje andam na 4ª classe…. e daqui a 20 a 30 anos teremos resultados….ate lá fazemos gestão corrente, é unica solução para nosso pais.
    se reparar pode achar essa ideia um absurdo…. mas vejamos, o O Sr Danilo Salvaterra todp poderoso, um dos mais intelectuais da nossa geração, intocavel…. conhecedor de tudo, se a gerir casa de STP em Lisboa, subaluga casa para chineses ( e estes fazem negocia paralelelo na casa…), o que podedemos esperar e de quem? Reflitam meus senhores

    • img
      Auditor Vigilante Responder

      ignoram os meus erro, foram por nernosismo…. tenta ver a ideia basica

  3. img
    EU STP Responder

    Excelente essa sua reflexao senho Danilo Salvaterra.

    Ainda nao consigo ver o que ha de novo nestas conclusoes e recomentacoes do DN. Eu esperava outra coisa, isto ‘e, melhores contribuicoes. Mas tambem ja sabia que os tais senhores assim como os partidos da TROIKA so queriam aproveitar e fazer uma especie da campanha politica com este DN. Eles nao estavam interessados nos problemas de fundo do nosso pais e tinham muito medo das verdades. Agora fico pensando se nao seria mesmo uma perda de tempo o ADI ajuntar-se a esse teatro sem gusto.
    Obrigado e receba os cumprimentos do seu admirador anonimo.

  4. img
    Feira Grande Responder

    Eu não percebon porquê que as pessoas querem que o país fique preso ao se passado. Eu não sei se é um trauma, se são problemas pessoais inultrapassáveis, se é um problema político, se é um problema psicológico. Os países não podem ficar presos ao passado ao ponto de prejudicarem o seu futuro.
    Além disso o nosso passado não foi assim não violento e traumático como de países onde houve guerras, milhares de mortes, vagas grandes de emigração por causa de guerras e outras calamidades, etc.
    Sim, de facto houve alguns problemas políticos no regime único onde algumas liberdades foram postas em causa. Mas no nosso país não houve coisas que se pode comparar a Angola, Moçambique ou mesmo Guiné Bissau.
    Porquê então esta tendência quase patológica de cingirmos a nossa vida coletiva aos problemas do passado criando condições para que este mesmo passado nos possa engolir no presente? Para quê? Por mais que eu pense eu não consigo compreender a atitude destas pessoas. Mas enfim, cada cabeça sua sentença.

  5. img
    Bruxa de Pantufo Responder

    Texto sem sentido nenhum. Meu caro amigo eu já estou farta do passado. O que me preocupa é o presente e o futuro. Quem quiser discutir o passado que discuta. Mas a mim não me interessa nada. Isto só fabrica ódios, problemas pessoais, problemas políticos, confusão, rancor e inveja.
    O país não pode ficar numa encruzilhada onde só se discute o passado.
    Alemanha, África do Sul, Angola, Moçambique, Brasil, Chile, Argentina e outros países não ficaram presos ao passado como uma maldição. O passado só lhes interessa para não repetirem os mesmos erros no presente ou no futuro. Agora, não transformaram o passado num obstáculo ao desenvolvimento do presente e do futuro como o senhor pretende. Chega de falar e discutir o passado. Todos são culpados e todos cometeram erros. Ou há alguém que não tenha cometido erros no passado?
    Meus cumprimentos.

  6. img
    Ponte Tavares Responder

    Lá esta este homem com o passado. Tens alguma obsessão com o passado, meu caro?
    Já chega do passado. Pensemos o futuro e o presente. Há pessoas obcecadas com o passado e fazem dele uma obsessão.
    Eu quero lá saber do teu passado e do passado do Pinto da Costa e do Miguel Trovoada?
    O país não tem dinheiro para nada. A justiça está num caos. A saúde está num caos. A educação está num caos. Mesmo assim há gente obcecada com o passado. Credo!!!!!!!!

  7. img
    Auditor Senior Responder

    Se o sr Danilo é tão intelectual, grande profissional, conhecedor de tantas regras, pronto a propor correções e regras de governação, meter na linha os dirigentes e ex dirigentes, porque é capaz de subalugar espaço que se destina a casa de S. Tome em Lisboa?
    Acha correcto alugar quarto na casa de S. Tomé em Lisboa?
    Acha correcto o seu hospede chines, fazer negocio de alimentação ( comida chinesa) na casa de S. Tomé?
    Ou é velha máxima, faz o que digo, não faz o que faço…..
    Temos que ter atenção quando criticamos os outros, podemos cometer erros, mas nunca erros que criticamos dos outros.
    Sera que ainda se lembra dos valores que comeu da Sra Maria das Neves a quando da campanha eleitoral, a Sra Candidata ou já não se lembra ou esta preparando para te fazer a cama… eu não me esqueci

    • img
      Alecrim Responder

      Afinal de contas o Danilo Salvaterra comeu dinheiro da Maria das Neves? Eu não acredito. Como é possível que um homem armado em justiceiro na nossa praça faça uma coisa desta?
      Afinal de contas a “Casa Internacional de S.Tomé” foi arrendada parcialmente para Chineses? Kuá li ….
      Como é possível que uma pessoa que exige todos os dias mais dos políticos cá em S.Tomé pode fazer exatamente igual a estes políticos? Incompetencia, desorganização, vergonha, vulgaridade, etc.
      Isto deve ser um mal genético dos forros que faz com que todos nós fazemos este papel não obstante estarmos prontos para criticar os outros.
      O país não tem salvação assim.

      • img
        Auditor Senior Responder

        Eu o desfioa responder as questões ai expostas.
        Maria das Neves como politica de longa data que é, de certeza esta esperando momento certo para fazer ver isso a Danilo, a cama de de certeza que esta sendo feita.
        Sr Danilo escreve a Telanon a varios anos, varias vezes por mês so agora sabe que o anonimos não são gente? então porque escreve para os anonimos lerem? quem comenta ai são anonimos, ser que so agora sabe? Criticar é bom, mas quando somos confrontados com nossa petulancia, ai so que nos lê, nos ouve, nos aturra… são anonimos, bestas, ignorantes e muito mais; Os nosso politicos que ele tanto criticam são assim…..
        Afinal que é melhor do quem?
        Porvavelmente ele deve achar que todos nós somos parvos

      • img
        Saberoria Iterna Responder

        Sr Danilo anda desorientado pelos visto.
        Disse que so responde ao Diodo porque restantes são anonimos, se as outras pessoas colocassem simplesmente Manuel; Antonio; Pedro; Maria, Jacinta…. deixariam de ser anonimas? Sinceramente, paciencia tem limites, não nso trata de ignorantes….. ~Sr não é unico intelectua de STP nem do mundo:
        Pensa que nós não sabemos dos dinherios que come come?
        Lembra se da viagem que fez a Libia com algumas pessoas a uns anos atras? Quanto recebeu para dar as pessoas que o acompanharam e quanto de facto deu? o que fez com dinheiro? é muito mais para dizer, aconselho o Sr a desistir de criticar os politicos…. apresenta solução viaveis, que esta mal, isso ja sabemos…. apresenta soluções praticas, teorias estamos fartos.
        Custa falar de o que fez com os +/- 13.000 dolares que recebeu na camnpanha de Maria das Neves? Custa dizer, eu não subaluguei a Casa Internacional de STP a chines nenhum… venha agoara visitar a casa? Nunca chines nenhum apareceu perantes entregar cartão de publicidade para venda de comida chinesa dentro da Csa de STP…..Sr Danilo, antes de criticar, faca auto critica….
        Pensa assim:
        - tenho rabo na estrada ou não?
        - Sou correcto ou não?
        - Qual a diferença entre eu e os politicos de STP?
        - So não os superei em tudo porque? Provavelmente porque ainda não cheguei ao poder…

  8. img
    Homem do campo Responder

    Tem gente que só sabe botá defeito. Vem contribuir tb ao invés de bla, bla, bla,bla…

  9. img
    Danilo Salvaterra Responder

    Responderei simplesmente ao Diogo, por saber quem é. Aos comentários dos anónimos, nem uma palavra. Rezarei para que algum dia possam sentir LIVRES.

    Diogo, a muita gente só interessa que fale o Pinto e o Miguel, e que levem o assunto a questões pessoais. O que sim interessa é que eles e todos outros incluindo directores assumam as suas responsabilidades.

    Claro que há muita gente comprometida com o desmando do país e de facto não querem que se fale.

    Questões pessoais não interessa de facto. Ninguém as quer ouvir. Mas de GOVERNAÇÃO sim interessa. Precisamos de saber a verdade, quem desviou, quem roubou o país e também quem tem contribuído ou contribuiu para melhoras. Aos que desviaram, a solução passa por perca de direitos políticos, sempre já não se refugiam no parlamento ou algo parecido para não serem apanhados pela justiça.

  10. img
    manuel soares Responder

    Danilo boa noite durma bem meu caro amigo, por favor, peço-te perdoa-lhes eles não sabem o que dizem nem têm bagagem e estaleta bem como,the Know and back ground para compreender o que dizes e o que escreves, não lhes penaliza com a tua escrita nem tão pouco com a tua respostas, ignora-os e quanto aos ataques pessoas, só fica-te bem não responder as baixezas.

    • img
      Babilónia Responder

      O senhor Danilo Salvaterra fala muito e tem tendência para criticar os outros e fazer exatamente igual aos outros.
      Agora sabe-se que foi mandatário da campanha da Maria das Neves e desviou fundos da campanha. Todavia passa a vida a criticar os outros políticos.
      Que exemplo este senhor pode dar?
      Palavra de honra.

  11. img
    Mria Madre Deus Responder

    Meu Caríssimo Danilo, és Santomense e só fizeste bem em fazer lembrar que só lavando o passado e tirar a limpo as lições úteis deste mesmo passado que estas servirão para prevenir que os mesmos erros venham a repetir no futuro e contribuir para torna-lo mais brilhante. Porém, os que fazem comentários contra são os que andaram sobre sucessivos erros e querem que esses erros continuam sem responderem na justiça. Os comentários sobre negócios de campanha foi entre senhor e ela mas como ela também tem um passado muito comprometido com a justiça ela está contra o seu ponto de vista ao ponto de denunciar o que foi acertado entre senhor e ela. Gente baixa. Um dia mesmo na velhice esse refúgio que é o parlamento irá ter fim e todos irão prestar contas ao povo desta belíssima terra que é de todos nós.

    • img
      Pau Três Responder

      Danilo Salvaterra comeu dinheiro de campanha de Maria das Neves??? Eu não acredit nisto? Como é possível? Um senhor que passa a vida a criticar os outros pode fazer uma coisa desta? Sinceramente… Não se pode acreditar em ninguém neste país.

  12. img
    Verdade seja dita Responder

    Calma meus Senhores
    Tenha bom senso

  13. img
    danilo salvaterra Responder

    Como cidadão livre, escreverei sempre contra as injustiças que se vive no meu país.

    SEI QUE INCOMODA

    Sou amigo pessoal da Dra Maria das Neves, e ela é minha amiga, continuaremos a sê-lo apesar das frustradas tentativas das intrigas.

    SEI QUE INCOMODA

    A Casa Internacional de S.Tomé e Príncipe, projecto que abraçei por ter consciência que S.Tomé e Príncipe merece estar bem representado em Lisboa. O projecto iniciado em 2011 tem um custo mensal de cerca de 500 Euros.

    SEI QUE INCOMODA

    Quem quizer comparticipar nas despesas,que o faça, pode até pagar directamente (ao proprietário do edificio, EDP, EPAL)

    Tenho um emprego digno, e com elevada estatuto na Instituição onde presto serviços.

    SEI QUE INCOMODA

    Conquistei muitas amizades pelo mundo, desde presidentes, governos, embaixadores, estrangeiros, empresários no geral, banqueiros, sem precisar de estar encostado ao poder reinate no meu país.

    SEI QUE INCOMODA

    Caros, tudo o que vos incomoda, fazem parte da minha natureza,conquistado com humildade e honestidade. Recebi bem os valores até o da frontalidade. Por isso nunca por mais que queiram deixar de abertamente transmitir as minhas ideias, por mais que possa custar a muitos de a aceitar

    Um abraço,

    Tenho um sonho, algum dia ver os santomenses, sentirem-se todos livres e expressarem as suas opiniões de cara aberta

    PS o meu telefone é público, 967067065 Lisboa, 9991110 S.Tomé e Príncipe quando lá estou disponível para todo e quaisquer esclarecimentos, na presença de quem entenderem

    • img
      Fidalgo Responder

      Deixa de truques e explica as coisas que o senhor colocou lá em cima.
      O que é feito do dinheiro da Drª Maria das Neves?
      Porquê arrendar casa internacional de S.T.P para Chineses quando o senhor critica os outros políticos cá de S.Tomé por coicas mais banais?
      Explica por favor e deixe de truques.
      Olhá que eu não sabia destas suas brincadeiras. O senhor pareceia tão certinho.

    • img
      Juvé Responder

      Apresenta justificação para os teus actos e deixa de conversa para fazer boi dormir. Da mesma forma que tu exisgis dos políticos cá em S.Tomé também deves fazer a autocrítica dos teus actos menos corretos.
      Por isso, meu caro, malagueta nos olhos dos outros….
      Explique-se, por favor e deixe de conversa mole.
      Onde está o dinheiro da senhora Maria das Neves? Comeu ou não comeu? Se comeu, porquê que comeu? Quando vai repôr?
      Fui

  14. img
    ponta mina Responder

    Desculpa meus senhores , conhecem mal danilo salvaterra, é uma pessoa responsavel duvido que ele alguma vez tenha utilizado dinheiro da Dr maria das neves em seu benefício.

Deixe um comentario

*