Opinião

Apoio a candidatura de Estanislau Afonso “Eleições Presidenciais 2016”

 

Uma vez que estamos na contagem decrescente para realização de eleições presidenciais de 2016, venho desta forma parabenizar a coragem e determinação do Estanislau Afonso, escritor do livro “Batota do Juiz” e economista de formação.

A meu ver, chegou a hora, é o momento crucial para os mais jovens assumirem o poder em São Tomé e Príncipe.Esta candidatura é ideal para romper com posições retrógradas. Na verdade representa de forma clara e inequívoca a verdadeira mudança que todos almejamos.

Ao longo dos 40 anos, os idosos não conseguiram mostrar bom trabalho. O que assistimos é a pura incompetência e a mediocridade. E, como não bastasse, esses ditos idosos que assumiram o poder com a juventude na flor da pele, são aqueles que hoje tornaram-se oportunistas e colocam barreiras para o sucesso dos mais jovens.Mas, como quem decide na urna é o povo, gostaria de dar força ao Estanislau Afonso para seguir em frente com as suas boas políticas.

Por outro lado deixo apelo aos jovens para depositarem os seus votos de confiança neste candidato.Li muitos comentários nas redes sociais alegando que o candidato não é São-tomense, outros dizendo que possui dupla nacionalidade, até chegaram ao ponto de dizer que não tem residência permanente em São Tomé.

Esses comentários, não corresponde a verdade.São conversas dos derrotados, daqueles que reconhecem o potencial do candidato. Porque sabem a capacidade do Estanislau Afonso e no sucesso que pode atingir.

De salientar que Estanislau Afonso nasceu em São Tomé e tem a nacionalidade santomense, apenas ausentou do País para concluir o seu curso na Universidade portuguesa. Regressou para São Tomé e Príncipe em Março de 2013, desde então tem estado sempre no País.

Quase toda a população na cidade de São Tomé conhece de perto o Estanislau Afonso. Até realizou lançamento do seu livro em São Tomé. Chegou mesmo a renunciar a nacionalidade portuguesa atempadamente, porque pretende defender a sua cidadania.

 

Luís de Sousa Pontes

    23 comentários

23 comentários

  1. Gente daqui

    26 de Outubro de 2015 as 13:12

    Isso não é Telenovela meu mano, é um Pais, a culpa não é vossa, antes deverias saber dar um nó nessa gravata!

    • Miguel Costa

      26 de Outubro de 2015 as 14:06

      Aconcelho “Gente daqui” a dar um nó nessa sua boca esquadra.
      Gostei do artigo do senhor Luiz Pontes, espero que esta candidatura sirva para impedir a reeleição do maior preguiçoso de todos os tempo de São Tomé e Príncipe: Manuel do Esperito Santo Pinto da Costa.
      Vamos avaçar, força Dr. Estanislau Afonso.

  2. São-tomense

    26 de Outubro de 2015 as 13:13

    Concordo com o autor do artigo, senhor Luis Pontes. Temos que mandar esses senhores para casa, esta candidatura é para avançar e eu também apoio este jovem. É um jovem com muita determinação, corajoso e nao faz simulacros. Força Dr.Estanislau.

  3. Santola

    26 de Outubro de 2015 as 13:17

    O meu voto vai para si Sr. Estanislau Afonso, STP precisa de inovação e competência.

  4. Betodo

    26 de Outubro de 2015 as 13:18

    Tenho uma grande admiração por este candidato, estive no lançamento do seu livro em Lisboa. Força candidato.

  5. Jorje Assunção

    26 de Outubro de 2015 as 13:35

    O principal é mandar o Pinto para casa.

    Força

  6. Pinto Rua

    26 de Outubro de 2015 as 13:37

    Força Estanislau

  7. Ilidio

    26 de Outubro de 2015 as 14:11

    Há limites para brincadeiras maus caros amigos. Eu acredito que este Estanislau seja um bom rapaz, brincalhão, amigo do seu amigo e mais coisas. Mas querer que ele seja presidente da república é uma autêntica brincadeira de mau gosto. Sei que o país está mal mas também não exagerem com brincadeiras. Este senhor nem sequer tem competências para gerir a casa dele vai gerir um país? Não é pelo facto de alguém rescrever um livrinho que qualquer miúdo de 10 anos poderia escrever que lhe dá o direito ou dever de candidatar-se ao cargo de presidente da república. Eu sei que ele é um rapaz brincalhão mas não se deve brincar com tudo.

    • Sandro

      27 de Outubro de 2015 as 9:12

      Pelo menos o cadidato Estanislau Afonso teve a capacidade de fazer um livro, com as suas ideias, sem cópiar nenhuma outra obra literária. Isso na minha opinião é de louvar.
      Nada se compara com Patrice Trovoada que pagou um português para escrever um livrinho em nome dele.

    • Trindade

      27 de Outubro de 2015 as 22:03

      Quem e você para julgar o homem ele e santomente tem todo direito de candidatar.

  8. Democrático

    26 de Outubro de 2015 as 14:42

    Grande Estanislau Afonso segue em frente, apoio a sua candidatura.

  9. kanimambu

    26 de Outubro de 2015 as 16:17

    O Tangi esta completamente doido! Escreve um artigo, faz foto de um amigo dele la do Terraco da Ponte(Quinta do Mocho) e ainda por cima quer nos fazer crer que o mesmo fe-lo em apoio da sua candidatura. Senhor Luis ja e adulto para nao cair nessas coisas, e esse no na gravata? Isso e coisa que se apresenta? lololololololol

    • Tangi é Fixe

      26 de Outubro de 2015 as 21:13

      Kanimambu vai contar outra, deixa de inventar mentira. O senhor luís é um homem trabalhador, apoiade livre vontade. Eu também apoio esta candidatura. Estanislau 2016, força jovem, vamos correr com esses gatunos.

    • São-tomense

      26 de Outubro de 2015 as 21:18

      “Faz foto de um amigo”? Kanimambo vai aprender a escrever. Eu conheço o senhor Luís, ele apoia o Estanislau porque sabe que Esranislau não é currupto, currupto é o Samba, que andou a perseguir o Patrice Trovoada, apoiou o edital que notificou Patrice, Patrice chegou a São Tomé Samba ficou mudo. Bandos de ladrões vocês. Força jovem. Aperta com eles.

  10. Original

    26 de Outubro de 2015 as 16:56

    Depois de mandar os mais velhos para casa,os mais novos hão-de comer uns aos outros pior que animais na selva.A sociedade funciona com cidadãos de toda idade e principalmente aqueles que sabem trabalhar novos ou velhos

    Verdade ou mentira?

  11. Luís Oliveira

    26 de Outubro de 2015 as 21:25

    Conheço o Estanislau Afonso, foi o meu colega de mestrado em Gestão Financeira, apoio incondicionalmente a sua candidatura. Fiquei muito feliz com a sua candidatura Estanislau, força.Desenvolva esse belo país.

  12. Addon Tiny da Cruz

    27 de Outubro de 2015 as 11:34

    Eu muito particularmente não gosto de fazer comentarios usando nomes falsos ou de forma anonima. por entender que cada um é livre de da a sua opinião sobre qualquer questão publica de forma livre, não devendo por isso ser sensurado ou castigado .
    Indo ao amago da questão sobre a canidatura deste cidadão nacional a presidencia da república quero dizer como ja tinha dito antes num outro forum que não devemos substimar as intenções do individou enquanto um cidadão nacional. Desde q o mesmo reuna todos requisitos legais e não esteja interditado por qualquer razão ele é livre de pensar e fazer o q entender desde que não seja nada ilicito.
    Outrossim quem elege o presidente da republica é o povo, então caberá o povo analizar e escolher quem é a pessoa que reuni melhores requisitos ou esteja mas bem preparado para ser o presidente da república q no meu entender é a mais alta figura de um pais ou duma nação e por isso não devi ser qualquer um cidadõa. mas não quero com isso dizer q qualquer um cidadõa que reuna os requisitos previsto na lei nao possa canidatar, isto será uma questão da proprio concienia da pessoa.
    Agora vir dizer que pais precisa de jovem para ser presidente da república no sentido de mudar o rumo do país isto eu nao concordo visto q o presidente da republica nao tem poder executivo, por isso ele quase em nada poderá fazer no q diz respeito a politica executiva de um pais, uma vez q quem tem poder executivo é o governo e toda politica executiva é da responsabilidade do governo e se for nesses termos o pais ja tem o governo formado por gentes jovens , execpto se houver uma boa coabitação entre o governo e o presidente da republica ,quem sabi assim o presidente da republica enquanto o mais alto magistrado da nação poderá junto aos seus homolgos criar mecanismos no sentido de ajudar ou facilitar o governo a levar a cabo o seus planos,seus progectos, suas politicas para desenvolvimento do pais. O que não é o caso desse canidato que eu penso não ter ainda grandes relações com as entidades internacionais para esse efeito. Por isso na minha humilde opinião acho que este canidato deveria fazer ainda trabalho de casa, esperar ainda mais uns 10 anos e só depois aparecer. a não ser q a sua pretenção atual seja publicitar se no sentido de se tornar mais conhecido para futuramente concorrer a este posto tao importante de uma nação.

    Posto isto tenho dito.

  13. luisó

    27 de Outubro de 2015 as 12:22

    Regressou para São Tomé e Príncipe em Março de 2013, desde então tem estado sempre no País. Tem a certeza?
    Chegou mesmo a renunciar a nacionalidade portuguesa atempadamente, porque pretende defender a sua cidadania.Tem a certeza?

  14. tropa

    27 de Outubro de 2015 as 12:28

    Neste país todos querem vida facíl, Não estou contra A ou B candidatar-se ao cargo de presidente da república. Também vou escrever um livro e candidatar, porque está na moda.
    Respeita o País.
    Deixa de brincadeira

  15. Atanasio Gomes

    28 de Outubro de 2015 as 7:37

    Eu jà ouvi uma musica de Saotomé que diz BRINCADEIRA tém hora nao devemos brincar com coisas serias dessa naturesa, se um candidato a Prisidencia da Republica, nao sabe amarar bém a sua gravata nao é o povo que ele vai dirigir !!!!

  16. Francis Mekano

    28 de Outubro de 2015 as 8:11

    Vocês são mesmo brincalhões.Brincam com o país como se nós estivéssemos no carnaval,aliás durante as eleições presidenciais é quando assistimos um desfile de candidatos de todo tipo e feitio; a coisa boa e interessante é que o povo santomense nesse aspecto tem maturidade e saberá selecionar e escolher o seu futuro presidente.Muitos artigos e comentários feitos normalmente no Telanon servem somente para nos entreter e divertir.

  17. Malétino Lima da Costa

    30 de Outubro de 2015 as 13:41

    Hoooo.Queblà Estanislau tem razao se até Bala esta na Assembleia junto a Maria das Neves e outros de renomes saotomenses por isso ele pode canidatar sim .País tornou antigamente rua 3 de Fevereiro.Balá Bila Deputado.

  18. Martelo da Justiça

    30 de Outubro de 2015 as 21:35

    Publicou um livro…já pode ser candidato a Presidente da Republica!ahahahahahhahah

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo