Cultura

Festa da Francofonia em STP

O Presidente da Aliança Francesa, Cesaltino Fernandes, deu início na noite desta quinta-feira aos festejos alusivo ao mês da Francofonia, com a inauguração da exposição do artista plástico, Ilídio Jordão, construída no passeio de Aliança Francesa a base de azulejo quebrado.

“É preciso andar para analisar e ver com os próprios olhos esta obra maravilhosa do nosso artista já maduro de craveira internacional, Ilídio Jordão, que teve uma ideia virgem consagrada no passeio da Aliança Francesa. Esta obra ficará para a história desta Instituição que tem mais de 900 milhões de pessoasque falam a língua francesa no mundo quotidiano,” afirmou Cesaltino Fernandes nesta noite de quinta-feira.

O escultor e artista plástico,Ilídio Jordão, soma e segue com as suas obras voltadas para o futuro e está disposto a passar as suas técnicas e o segredo do passado aos novos valores.

“ A arte plástica e esculpir uma obra continua a merecer a atenção dos cooperantes e turistas que apostam nas ilhas santomenses e estamos todos convocados para darmos uma resposta a pretensão dos interessados e outros amantes da cultura de São Tomé e Príncipe. O passeio levou um mês e retracta a vida social dos seus habitantes,” disse o Ilídio Jordão.

Para os dias 10 e 11 do mês em curso, a Caravana da Francofonia estará na Universidade de São Tomé e Príncipe, cita no Bairro da Quinta de Santo António.

De 16 a 19 a mesma efectuará uma deslocação inédita à Região Autónoma do Príncipe, RAP, onde irão realizar ateliês, jogos e animações para brilhar a cidade de Santo António.

O ponto alto das actividades será no dia 20, data da Jornada Mundial da Francofonia.

Vitorino Vicente

1 Comment

1 Comment

  1. Olinda Beja

    22 de Março de 2016 at 20:30

    É só para retificar que a língua francesa tem um total de 240 milhões de falantes no mundo quotidiano (e não 900 milhões!) sendo 110 milhões de falantes nativos e 130 milhões de falantes não nativos. A nível de falantes a língua francesa está no 10º lugar a nível mundial e a língua portuguesa no 4º.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top