Destaques

MLSTP : Rafael Branco pôs o dedo na ferida do partido

Joaquim Rafael Branco, militante do MLSTP desde 1975, ocupou vários cargos na direcção do país em nome do MLSTP, tendo sido também Presidente do partido. Em Março de 2014 afastou-se do MLSTP, e criou o partido PEPS.

Na última semana, Rafael Branco, participou no Fórum de Debate que reflectiu o estado do partido da independência. O evento reuniu os antigos membros dos governos do MLSTP e os ex-líderes do partido.

Rafael Branco, recordou aos presentes que em Novembro – Dezembro do ano passado, recebeu a visita de Aurélio Martins, o actual Presidente do MLSTP, propondo o seu regresso a militância no partido.

Disse que sugeriu a Aurélio Martins o encontro de todos os membros desavindos, e também a realização de uma espécie de conferência para tratar da saúde do MLSTP, que está doente. «A crise instalada no MLSTP tem raízes antigas e persistentes. Por isso a primeira atitude dos dirigentes do partido deve ser, somos todos culpados. Eu humildemente assumo a minha parte de responsabilidade e não estou interessado em culpar ninguém», declarou.

A radiografia feita por Rafael Branco, mostra um partido desacreditado pela sociedade são-tomense, que desde 1998 está a perder eleitorado. Reconheceu que tudo na vida nasce, cresce, reproduz e morre.

As instituições seguem o mesmo destino. No entanto avisou que para prolongar o tempo de vida e a vitalidade de qualquer paciente, é necessário que o mesmo seja medicado. «Até hoje o partido tem recusado tomar os medicamentos necessários para garantir a sua vitalidade e credibilidade. Compromissos atrás de compromissos, jogadas atrás de jogadas. Todos participam num jogo com alto nível de mortalidade», frisou.

Só há uma alternativa «ou o partido se transforma mantendo a sua identidade, ou morre, mais cedo ou mais tarde», sublinhou.

As causas da morte lenta do MLSTP são várias. Rafael Branco, destacou a perda de credibilidade no seio da sociedade, e a ausência do conhecimento da história do partido. «Não existe comunicação estruturada com a sociedade. Perante o bloqueio dos órgãos estatais de comunicação o partido ficou também bloqueado em termos de comunicação».

O ex-Presidente do MLSTP, enumerou cerca de 10 causas que contribuem para a agonia do partido que liderou o processo de independência de São Tomé e Príncipe. O processo decisório no MLSTP passou a ser manipulado. «Ter uma presença discreta de jovens nos órgãos de decisão do partido não apela a filiação de outros jovens. Está cimentada na nossa sociedade a ideia de que o MLSTP é um partido que não se abre a juventude», denunciou.

A doença é grave. «As pessoas compram os seus lugares para a direcção do partido. O banho se tornou num dos mecanismos principais na selecção dos órgãos de direcção do partido».

Segundo Rafael Branco a união é possível se todos os militantes do partido, abandonarem as agendas pessoais, os interesses mercantis, a inveja, o mal dizer, e outros vícios sobejamente conhecidos. «É preciso rejeitar o papel de mobilização de apoiantes pelo dinheiro».

O presente e o futuro desafiam o MLSTP a mudar de comportamento, para recuperar a confiança da sociedade.

Abel Veiga

12 Comments

12 Comments

  1. Pecador

    17 de Abril de 2017 at 13:16

    A verdade doi

  2. Militante da Sede de Ribó

    17 de Abril de 2017 at 13:51

    Rafael Branco, volta estas perdoado… Este sim tem muita dinâmica no terreno…

  3. pumbu

    17 de Abril de 2017 at 14:32

    Carrrrammba!!!!!
    Que BOFETADAS!!!!
    Acho que no nosso MLSTP muitos ficaram sem jeito de transpiro e CATINGA!!!

  4. Xico

    17 de Abril de 2017 at 14:39

    Discurso interessante, embora de difícil implementação!
    Quanto ao estado do meu querido país, posso afirmar que é um país de viajantes, senão vejamos:
    1 – O Primeiro Ministro passa o tempo todo a viajar para o mundo;
    2 – O líder do principal partido da oposição(Aurélio Martins), viaja sempre para Angola ou vive mesmo lá;
    3 – E o Povo, como consequência dos dois primeiros pontos, está a fazer uma viagem penosa com destino à miséria, subdesenvolvimento e atraso!

    • Xico

      19 de Abril de 2017 at 9:44

      …e nesse vai e vem, onde cada um só está a tratar da sua vida, quem é que realmente está a olhar por São Tomé e Príncipe?
      Não é apenas o MLSTP que tem que reflectir internamento sobre a razão da sua existência, mas todos os partidos do nosso País!!!
      Viva a Democracia com responsabilidade!!

  5. Vexado

    17 de Abril de 2017 at 19:37

    O Varela empregou o seu amigo que tem a empresa AGORA na agência ACPI. É porquê?

    Os jovens querem aderir ao mlstp. As pessoas que têm juízo, que não bajulam querem o mlstp no poder.

    Muitos ancoraram no ADI porque tinham os seus interesses. Agora, como água mato está a descer querem que o mlstp seja o porto seguro.
    A direcção deve ser mais expert na coisa.

  6. Bem de S.Tomé e Príncipe

    18 de Abril de 2017 at 10:28

    O MLSTP/PSD foi o responsável máximo pela subida de ADI ao poder. Por isso, no meu ponto de vista, o Dr. Rafael Branco, disse que que eles, Mlstp/Psd, são todos culpados.E subscrevo por completo a intervenção deste ex-Presidente do partido da independência.Foi a melhor intervenção nesse debate.

  7. Arroz Substancia

    18 de Abril de 2017 at 13:43

    Conciencia mordeu Rafaiel Branco o MLSTP sempre foi um partido de clientela compadriu e enriquecimento facil nunca governaram para o povo mas Sim para suas elites e familiar e resultado e este esta a morrer.

  8. Omoché capoché

    18 de Abril de 2017 at 16:32

    Força ai o MLSTP, o pais tem que ir a frente, mais com uma pessoa ue viveu e vivera na realidade do pais, não é a pessoa que passou tds os seus tempo la fora que nem sabe falar o dialecto Foro, Angola, Cabuverdiano e Tomba, que vem ai com troques desfasar como salvador, e esta ai a Roubar td o dinheiro que entra dos impostos a viajar vçs os Deputado tem que esta em cima do ministro nas finanças e não preocupar com o PT pork o dinheiro sai das finanças e entra nas finanças não no Gabinete de PT.o Aurélio Martins sabe o que ele esta a fazer, é controlado com o PT, abri os olhos povo.

  9. boca pito

    18 de Abril de 2017 at 16:40

    Viva democracia.

  10. Santola

    18 de Abril de 2017 at 23:31

    Minha gente estou pouco me lixando se MLSTP more ou nao só quero que Sao Tome renasce e acorde deste pesadelo que é Trovoada para o bem de nós todo.Obrigado

  11. seabra

    19 de Abril de 2017 at 13:43

    Espero que a minha resposta possa ser publicada, desta vez.
    Li atentamente o “speach” do Rafael Branco…bastante interessante, mas com muitas interrogaçoes, isto porque o senhor RB, esteve profundamente “engajado” no sistema do partido, andando pelo mundo fora como representante diplomàtico de Sao Tomé e Principe.
    Foi durante anos( anos 80) o embaixador de STP numa das maiores potências USA…toda esta mornomia de boa vida, em nome do MLSTP.
    Viveu como um PACHA,inclusive o seu tao grande bem estar permitiu-lhe ter e sustentar os dois lares, pois que tinha uma espôsa e uma amante com “titulo” de 2a espôsa oficial, a miss VEVA.
    Usou, abusou, beneficiou, foi preveligiado em nome do glorioso MLSTP… e nunca tomou o tempo (como um bom e honesto militante inteligente)suficiente para acompanhar e evoluçao do partido a que pertencia, nao deu conta que estava ele a ficar doente, a diminuir, a virar “torto”, a perder o fôlego…nao viu nada a vir para pelo menos tentar salvà-lo, para remediar a catàstrofe, para lhe dar oxigénio, uma boa convalescência e fazê-lo ressuscitar, nunca lhe deixar morrer, porque é a HISTORIA de STP que morre um pouco com a destruiçao deste elemento integrante na vida e na cultura da libardade do povo…uma esperança nunca morre. Entao MLSTP nao pode e nem deve morrer, deve-se sim dar uma nova vida, respeitando o seu bom programa/ideologia politica, que finalmente, nunca chegaram a ser respeitados. Eis a razao porque tudo foi por àgua a BAIXO.
    Vejàmos,todos foram “MAMAR” no MLSTP,deu-lhes saùde, cresceram bem,
    (formaçao superior), ensinara os seus filhos e finalmente quando acabou o leite, quando ele ficou peito ficou seco, como FILHOS e FILHAS INGRATO/AS, deram o fora, deixando-lhe na miséria, desconsirado por tudo, por todo/as, jà mais nao lhe conhecem, nao lhe querem e deitam-lhe a pedra, injuriando com desprezo, aquele que te fez ser o que és agora…nao é so o RB o ùnico filho oportunista, interesseiro e ingrato. Infelizmente foram os filhos e as filhas preferido/as os mais preveligiados/as que mais foram ingratos, que mais torturam e desejam assassinar o MLSTP, deixando-lhe na AGONIA à espera da hora da execuçao.
    Nao vai ser possivel, MLSTP nunca vai morrer, os filhos ingratos vao partir mas ele existirà para sempre, porque é a HISTORIA de STP.
    Senhores, que outrora faziam se chamar camaradas,Miguel Trovoada, Gabriel da Costa, Afonso Varela e a BANDA da JOTA, de traiçoeiros,” so a historia vos julgarà “,(como dizia o Fidel Castro).Vocês que eram os filhos preferidos e mimados da JOTA,e por cima pretenciosos que eram, armados em – OS revolucionàrios, os marxistas-leninistas, comunistas até “nos dentes”,cambada de vadios que vocês sao…serviram-se do MLSTP e agora querem levà-lo à MORGA.Nenhum e nenhuma de vocês é melhor um /a do outro/a.
    Espero que haja quem possa analisar e realizar a importância do partido MLSTP na historia , na vida integrante de STP. Este partido nao vai desaparecer, porque ele nao é responsàvel da sua trajetoria, que foi mal guiada pelos HOMENS, foi usurpado pelos BANDIDOS-CORRUPTOS-LARAPIOS que a um momento dado serviram-se dele para fins pessoais, individuais…que mude ou nao o nome do partido, o homem continua sendo mediocre. Dêem-me exemplo de um so partido que melhor serviu STP? Nenhum. Quantos homens foram formados (com bolsas de estudos etc) pelo MLSTP? Começando pelos militantes ingratos.
    Conto com a inteligência dos politologos, de historiadores, dos patriotas saotomenses, para que façam barragem a esta idéia estùpida de querer pôr um termo a uma parte da historia de STP.
    A salvaçao do partido MLSTP vem da boa fé, da boa vontade,da intelogência, da integridade dos seus dirigentes e militantes…é tudo e basta!
    Fazer bem a STP é querer recuperar este partido historico, do movimento pela a liberdade, contra o fascismo, contra a ditadura, cntra o Estado Novo Salazarista.

    VIVA STP, VIVA A REPUBLICA, VIVA A LIBERDADE.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top