Joaquim Rafael Branco, militante do MLSTP desde 1975, ocupou vários cargos na direcção do país em nome do MLSTP, tendo sido também Presidente do partido. Em Março de 2014 afastou-se do MLSTP, e criou o partido PEPS.
Na última semana, Rafael Branco, participou no Fórum de Debate que reflectiu o estado do partido da independência. O evento reuniu os antigos membros dos governos do MLSTP e os ex-líderes do partido.
Rafael Branco, recordou aos presentes que em Novembro – Dezembro do ano passado, recebeu a visita de Aurélio Martins, o actual Presidente do MLSTP, propondo o seu regresso a militância no partido.
Disse que sugeriu a Aurélio Martins o encontro de todos os membros desavindos, e também a realização de uma espécie de conferência para tratar da saúde do MLSTP, que está doente. «A crise instalada no MLSTP tem raízes antigas e persistentes. Por isso a primeira atitude dos dirigentes do partido deve ser, somos todos culpados. Eu humildemente assumo a minha parte de responsabilidade e não estou interessado em culpar ninguém», declarou.
A radiografia feita por Rafael Branco, mostra um partido desacreditado pela sociedade são-tomense, que desde 1998 está a perder eleitorado. Reconheceu que tudo na vida nasce, cresce, reproduz e morre.
As instituições seguem o mesmo destino. No entanto avisou que para prolongar o tempo de vida e a vitalidade de qualquer paciente, é necessário que o mesmo seja medicado. «Até hoje o partido tem recusado tomar os medicamentos necessários para garantir a sua vitalidade e credibilidade. Compromissos atrás de compromissos, jogadas atrás de jogadas. Todos participam num jogo com alto nível de mortalidade», frisou.
Só há uma alternativa «ou o partido se transforma mantendo a sua identidade, ou morre, mais cedo ou mais tarde», sublinhou.
As causas da morte lenta do MLSTP são várias. Rafael Branco, destacou a perda de credibilidade no seio da sociedade, e a ausência do conhecimento da história do partido. «Não existe comunicação estruturada com a sociedade. Perante o bloqueio dos órgãos estatais de comunicação o partido ficou também bloqueado em termos de comunicação».
O ex-Presidente do MLSTP, enumerou cerca de 10 causas que contribuem para a agonia do partido que liderou o processo de independência de São Tomé e Príncipe. O processo decisório no MLSTP passou a ser manipulado. «Ter uma presença discreta de jovens nos órgãos de decisão do partido não apela a filiação de outros jovens. Está cimentada na nossa sociedade a ideia de que o MLSTP é um partido que não se abre a juventude», denunciou.
A doença é grave. «As pessoas compram os seus lugares para a direcção do partido. O banho se tornou num dos mecanismos principais na selecção dos órgãos de direcção do partido».
Segundo Rafael Branco a união é possível se todos os militantes do partido, abandonarem as agendas pessoais, os interesses mercantis, a inveja, o mal dizer, e outros vícios sobejamente conhecidos. «É preciso rejeitar o papel de mobilização de apoiantes pelo dinheiro».
O presente e o futuro desafiam o MLSTP a mudar de comportamento, para recuperar a confiança da sociedade.
Abel Veiga
Pecador
17 de Abril de 2017 at 13:16
A verdade doi
Militante da Sede de Ribó
17 de Abril de 2017 at 13:51
Rafael Branco, volta estas perdoado… Este sim tem muita dinâmica no terreno…
pumbu
17 de Abril de 2017 at 14:32
Carrrrammba!!!!!
Que BOFETADAS!!!!
Acho que no nosso MLSTP muitos ficaram sem jeito de transpiro e CATINGA!!!
Xico
17 de Abril de 2017 at 14:39
Discurso interessante, embora de difícil implementação!
Quanto ao estado do meu querido país, posso afirmar que é um país de viajantes, senão vejamos:
1 – O Primeiro Ministro passa o tempo todo a viajar para o mundo;
2 – O líder do principal partido da oposição(Aurélio Martins), viaja sempre para Angola ou vive mesmo lá;
3 – E o Povo, como consequência dos dois primeiros pontos, está a fazer uma viagem penosa com destino à miséria, subdesenvolvimento e atraso!
Xico
19 de Abril de 2017 at 9:44
…e nesse vai e vem, onde cada um só está a tratar da sua vida, quem é que realmente está a olhar por São Tomé e Príncipe?
Não é apenas o MLSTP que tem que reflectir internamento sobre a razão da sua existência, mas todos os partidos do nosso País!!!
Viva a Democracia com responsabilidade!!
Vexado
17 de Abril de 2017 at 19:37
O Varela empregou o seu amigo que tem a empresa AGORA na agência ACPI. É porquê?
Os jovens querem aderir ao mlstp. As pessoas que têm juízo, que não bajulam querem o mlstp no poder.
Muitos ancoraram no ADI porque tinham os seus interesses. Agora, como água mato está a descer querem que o mlstp seja o porto seguro.
A direcção deve ser mais expert na coisa.
Bem de S.Tomé e Príncipe
18 de Abril de 2017 at 10:28
O MLSTP/PSD foi o responsável máximo pela subida de ADI ao poder. Por isso, no meu ponto de vista, o Dr. Rafael Branco, disse que que eles, Mlstp/Psd, são todos culpados.E subscrevo por completo a intervenção deste ex-Presidente do partido da independência.Foi a melhor intervenção nesse debate.
Arroz Substancia
18 de Abril de 2017 at 13:43
Conciencia mordeu Rafaiel Branco o MLSTP sempre foi um partido de clientela compadriu e enriquecimento facil nunca governaram para o povo mas Sim para suas elites e familiar e resultado e este esta a morrer.
Omoché capoché
18 de Abril de 2017 at 16:32
Força ai o MLSTP, o pais tem que ir a frente, mais com uma pessoa ue viveu e vivera na realidade do pais, não é a pessoa que passou tds os seus tempo la fora que nem sabe falar o dialecto Foro, Angola, Cabuverdiano e Tomba, que vem ai com troques desfasar como salvador, e esta ai a Roubar td o dinheiro que entra dos impostos a viajar vçs os Deputado tem que esta em cima do ministro nas finanças e não preocupar com o PT pork o dinheiro sai das finanças e entra nas finanças não no Gabinete de PT.o Aurélio Martins sabe o que ele esta a fazer, é controlado com o PT, abri os olhos povo.
boca pito
18 de Abril de 2017 at 16:40
Viva democracia.
Santola
18 de Abril de 2017 at 23:31
Minha gente estou pouco me lixando se MLSTP more ou nao só quero que Sao Tome renasce e acorde deste pesadelo que é Trovoada para o bem de nós todo.Obrigado
seabra
19 de Abril de 2017 at 13:43
Espero que a minha resposta possa ser publicada, desta vez.
Li atentamente o “speach” do Rafael Branco…bastante interessante, mas com muitas interrogaçoes, isto porque o senhor RB, esteve profundamente “engajado” no sistema do partido, andando pelo mundo fora como representante diplomàtico de Sao Tomé e Principe.
Foi durante anos( anos 80) o embaixador de STP numa das maiores potências USA…toda esta mornomia de boa vida, em nome do MLSTP.
Viveu como um PACHA,inclusive o seu tao grande bem estar permitiu-lhe ter e sustentar os dois lares, pois que tinha uma espôsa e uma amante com “titulo” de 2a espôsa oficial, a miss VEVA.
Usou, abusou, beneficiou, foi preveligiado em nome do glorioso MLSTP… e nunca tomou o tempo (como um bom e honesto militante inteligente)suficiente para acompanhar e evoluçao do partido a que pertencia, nao deu conta que estava ele a ficar doente, a diminuir, a virar “torto”, a perder o fôlego…nao viu nada a vir para pelo menos tentar salvà-lo, para remediar a catàstrofe, para lhe dar oxigénio, uma boa convalescência e fazê-lo ressuscitar, nunca lhe deixar morrer, porque é a HISTORIA de STP que morre um pouco com a destruiçao deste elemento integrante na vida e na cultura da libardade do povo…uma esperança nunca morre. Entao MLSTP nao pode e nem deve morrer, deve-se sim dar uma nova vida, respeitando o seu bom programa/ideologia politica, que finalmente, nunca chegaram a ser respeitados. Eis a razao porque tudo foi por àgua a BAIXO.
Vejàmos,todos foram “MAMAR” no MLSTP,deu-lhes saùde, cresceram bem,
(formaçao superior), ensinara os seus filhos e finalmente quando acabou o leite, quando ele ficou peito ficou seco, como FILHOS e FILHAS INGRATO/AS, deram o fora, deixando-lhe na miséria, desconsirado por tudo, por todo/as, jà mais nao lhe conhecem, nao lhe querem e deitam-lhe a pedra, injuriando com desprezo, aquele que te fez ser o que és agora…nao é so o RB o ùnico filho oportunista, interesseiro e ingrato. Infelizmente foram os filhos e as filhas preferido/as os mais preveligiados/as que mais foram ingratos, que mais torturam e desejam assassinar o MLSTP, deixando-lhe na AGONIA à espera da hora da execuçao.
Nao vai ser possivel, MLSTP nunca vai morrer, os filhos ingratos vao partir mas ele existirà para sempre, porque é a HISTORIA de STP.
Senhores, que outrora faziam se chamar camaradas,Miguel Trovoada, Gabriel da Costa, Afonso Varela e a BANDA da JOTA, de traiçoeiros,” so a historia vos julgarà “,(como dizia o Fidel Castro).Vocês que eram os filhos preferidos e mimados da JOTA,e por cima pretenciosos que eram, armados em – OS revolucionàrios, os marxistas-leninistas, comunistas até “nos dentes”,cambada de vadios que vocês sao…serviram-se do MLSTP e agora querem levà-lo à MORGA.Nenhum e nenhuma de vocês é melhor um /a do outro/a.
Espero que haja quem possa analisar e realizar a importância do partido MLSTP na historia , na vida integrante de STP. Este partido nao vai desaparecer, porque ele nao é responsàvel da sua trajetoria, que foi mal guiada pelos HOMENS, foi usurpado pelos BANDIDOS-CORRUPTOS-LARAPIOS que a um momento dado serviram-se dele para fins pessoais, individuais…que mude ou nao o nome do partido, o homem continua sendo mediocre. Dêem-me exemplo de um so partido que melhor serviu STP? Nenhum. Quantos homens foram formados (com bolsas de estudos etc) pelo MLSTP? Começando pelos militantes ingratos.
Conto com a inteligência dos politologos, de historiadores, dos patriotas saotomenses, para que façam barragem a esta idéia estùpida de querer pôr um termo a uma parte da historia de STP.
A salvaçao do partido MLSTP vem da boa fé, da boa vontade,da intelogência, da integridade dos seus dirigentes e militantes…é tudo e basta!
Fazer bem a STP é querer recuperar este partido historico, do movimento pela a liberdade, contra o fascismo, contra a ditadura, cntra o Estado Novo Salazarista.
VIVA STP, VIVA A REPUBLICA, VIVA A LIBERDADE.