Cultura

Kalu Mendes promete “BOLEIA” para 2013

Boleia é o nome do novo disco do músico Kalú Mendes. O disco com 10 faixas deverá entrar no mercado ainda este ano. Para já Kalu Mendes e o músico guinieense Tony Dudu, estão a terminar os últimos acordes do novo álbum em São Tomé.

Kalu Mendes que construiu o seu estúdios de música em São Tomé, chamou o seu amigo e companheiro de guitarra, o guiniense Tony Dudu que reside em Londres, para estreiar o seu estúdio com a gravação e montagem de “BOLEIA”, o novo disco que deverá ser lançado este ano.

Segundo Kalu Mendes, Boleia é um projecto musical que começou a ser preparado há três anos, logo após o lançamento do seu último álbum “LEVE-LEVE”.

Ele e o irmão Dico Mendes, começaram a estruturar o novo disco, aguardando a chegada de Tony Dudu, que veio de Londres para juntos ultimarem os trabalhos. «É o músico com quem trabalho há mais de 3 anos. Chegou na semana passada e estamos na fase de finalização da instrumentalização musical. Depois passaremos a fase de mistura, e masterização. Estamos a gostar muito porque está a ficar como prevíamos», afirmou Kalu Mendes. .

A carruagem musical está a ser montada, para proporcionar muita Boleia nos salões de dança neste ano 2013. «O título é Boleia, porque se repararmos bem, nas regiões norte e sul do país há sempre pessoas na estrada a pedirem boleia. E o mais engraçado é que às vezes as pessoas caminham em sentido contrário da viatura, mas pedem boleia. Decidi dar esse nome ao disco como uma chamada de atenção», referiu o músico.

Um título de intervenção, que pretende mexer com a mentalidade da nação são-tomense. Através do crioulo fôrro, que dá expressão à 5 músicas do álbum de 10 faixas, Kalu Mendes, pretende rimar e ritmar as metáforas que caracterizam o crioulo fôrro, para despertar consciências sobre a tão desejada e sempre solicitada “BOLEIA”. «Toda gente quer boleia, mas é preciso entender que na vida ninguém dá nada por nada. Nste mundo quando se dá algo a alguém, quer-se algo em troca. É uma chamada de atenção que é feita a todos os quadrantes da sociedade desde o povo, até os dirigentes da nação», fundamentou Kalu Mendes.

Promoção da língua materna é outro grande objectivo do novo disco. Kalu Mendes, explicou ao Téla Nón, que para garantir a pureza da expressão do fôrro, recorre aos idosos, conhecedores dos versos mais profundos do crioulo. As músicas do álbum “Boleia”, vão provocar interrogações, para os que não conhecem ou não dominam o crioulo fôrro. Interrogações que forçarão os curiosos, a descobrirem os segredos de uma língua que está a perder a sua originalidade.

Sucesso é o objectivo do trabalho que está a ser preparado pela primeira vez num estúdio de música em São Tomé. «Quando trabalhamos fazêmo-lo para o sucesso. depois ficamos a espera do julgamento do público que vai dizer se é bom ou não. Mas damos o melhor de nós para ver se o trabalho atinja o patamar desejado que é o sucesso», sublinhou.

As mãos e a guitarra do guinieense Tony Dudu, é uma das peças para o sucesso pretendido. « Desde que comecei a trabalhar com o Tony, parece que tínhamos combinado. O que eu quero ele percebe logo, e o que faço ele gosta, daí que quando tenho um trabalho convido-o», desabafou.

Com os pés bem firmes no torrão natal, o músico projecta boleia para 2013, ao ritmo genuíno. « Queremos é fazer música bonita. Tenho neste disco, rumba, muito mais rica, mais melódica queremos sempre enriquecer o conteúdo mas nunca desvinculando da raiz», concluiu.

Kalú Mendes é produtor e realizador de televisão. Nasceu com música no sangue. Aliás, é uma herança genética, a família tem um forte vínculo com a música. Há 33 anos que dá voz a várias composições musicais. Já publicou 5 álbuns. O último foi “Leve-Leve”, também um tema de intervenção, que visou destrinçar a prudência e a sabedoria que emanam das raízes do leve-leve são-tomense, da preguiça e do desleixo que com o tempo acabaram por ser inculcados ao Leve-Leve.

Abel Veiga

14 Comments

14 Comments

  1. jess flander

    21 de Março de 2013 at 12:04

    GRANDE MEU MANO VAI FUNDO

  2. HLN

    21 de Março de 2013 at 12:14

    Parabens Kalú, és uma referencia em STP a nivel musical que poço dizer não foi corrompido pelos polticos, por isso até hoje vemos bom trabalho que apresentas, leva tempo mas quando chega a sociedade, chega com qualidade. sou um dos que aprecio a tuas belas musicas, desde a minha tenra idade.Veja sempre ao horizonte com octimismo o que parece não faltar dentro de ti, Sucessos.

  3. sún arê conhã

    21 de Março de 2013 at 12:15

    Força,coragem,muita sorte,Sô Primo.
    TÓNI SÁ DIMÍ FÔH.
    Nós lá da Zona,”SOMOS ASSIM”.

  4. dhaniel Pires

    21 de Março de 2013 at 19:33

    Tardas mas nunca falhas, tens sempre novidades dignas dos nossos “auriculares”. Além disso as tuas músicas revelam a pureza da realidade de uma língua que além de estar a perder a sua originalidade tende a desfalecer a cada dia que passa – o FORRO.

    O «LÉVE-LÉVE» foi, na minha opinião, um dos teus melhores dos 5 álbuns já lançados e acredito que «BOLEIA» será ainda melhor, até porque segundo William Demming, a qualidade é algo em constante melhoria.

    Não conheço as faixas que compilam o «BOLEIA» mas gostaria muito que tivesse uma que alertasse a comunidade Santomense na diáspora no que respeita aos valores das nossas línguas, porque estou na Europa e tenho constatado um aumento de desprezo quanto a isso. Ninguém quer ser falante do Criolo Forro, Lunguíe ou Ánguené. Sinto que as nossas línguas encontram num estado de saúde muito preocupante.

    Bem, aguardo ansiosamente o teu novo álbum.

    Fico feliz por produzires o álbum na íntegra no país.

    Bom trabalho!

  5. Coisas da Terra!!!

    22 de Março de 2013 at 8:37

    Em S. Tomé existem musicos e cantadores.
    O que faz a diferença entre Kalu e o grupo grande de cantadores da nossa praça é que ele trabalha o seu disco antes de lançar na praça. Vejam o tempo que separa o Leve Leve com o proximo (futuro) trabalho.
    Devemos sim aplaudir o Kalu Mendes pela qualidade, profissionalismo e seriedade com que nos prepara os discos.
    Já agora Kalu faça muitas cópias pois, ao contrario dos cantadores, todos querem ter original do teu disco.

  6. Mina Zequentxi

    22 de Março de 2013 at 10:42

    Parabens Calu, PARABENS! Aguardo o momento para a compra de um CD original e encorajo-te para um DVD ja que estando na Diaspora, faz-nos bem ver as nossas belas paisagens e viajar ao nosso lindo pais na imaginacao. Abraco e votos de muito sucesso!

  7. Negro STP

    22 de Março de 2013 at 10:49

    Obrigado Kalu forca;
    Tu és das únicas pessoa que leva o nome de São Tome e Príncipe alem fronteiras com dignidade e prestigio.
    Porque os nossos políticos joga o nome de São Tome na LAMA..

  8. o amigo

    22 de Março de 2013 at 12:10

    LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE. HÁ TRINTA E POUCOS ANOS, EU ESTIVE SENTADO NUM CAFÉ NO SITIO DE ALGÉS NUMA TARDE DE VERÃO COM CALOR ABRAZADOR, TOMAR UNS COPOS ACOMPANHADO DE UM GRANDE AMIGO. NO INTERIOR DO CAFÉ ESTAVA INSTALADO UM TELEVISOR,ONDE EU PUDE VER VOCÊ A BRIHLAR AINDA COMO PEQUENO CANTOR. E NO FIM FAZER UMAS CAMBALHOTAS QUE DEIXOU O PUBLICO EM DELIRIO . SENDO ASSIM O DOM É TEU SAIBA TIRAR PROVEITO DISTO QUE OSENHOR ESTEJA CONTIGO

  9. FDJ

    22 de Março de 2013 at 12:18

    è xiga ola di cumé, etem nguê cu na te ja eéé!!
    Força Kalu de fundação popular.

  10. E. Santos

    22 de Março de 2013 at 14:23

    Sem querer tirar mérito ao Calu, mas gostava que este novo album contivesse musicas mais “de adulto”. Infelizmente as musicas do Calu não evoluíram, não deixaram de ser de criança. Cansa um bocado, para quem é da mesma geração que ele.
    É a minha opinião, as minhas desculpas.

  11. tela mu

    24 de Março de 2013 at 6:37

    Muita força Kalu que deus te ajude.gosto das tuas musicas por ser maioria em dialeto fôrro ,adoro o meu dialeto y falo continua assim um abraço amigo desde Espanha.

  12. Wilson

    24 de Março de 2013 at 17:15

    Força Calu nao te deixes amarar pelos politicos. muita saude e sorte

  13. mingo

    18 de Abril de 2013 at 20:23

    Vai em frente meu colega e amigo de carreira.
    Continue mostrando as tuas qualidades aos mais novos no mundo da musica.
    Sabes que tens de reservar sempre discos para mim. Parabens

  14. Dany Aguiar

    1 de Julho de 2013 at 7:11

    Caro amigo é com grande regozijo que espero este grande trabalho teu,e quer desejar-te a maior sorte do mundo, não só como venhas a vender muitos exemplares porque o maior objectivo de um cantor é sentir que o seu grande esforço seja bem recebido pelos nossos auditores.Vai em frente colega. Ainda que um ou outro, venham a criticar,como sabes não ligues Sabes porquê? ( TUDO N´GUÊN NAKÁ BUÁ DA NINGUÊFÁ)Força e um grande abraço

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top