PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU
Ex-primeiro-ministro de Portugal e ex-alto comissário das Nações Unidas para Refugiados foi escolhido por consenso no órgão responsável por recomendar o nome do candidato à eleição na Assembleia Geral; votação formal no Conselho deve ocorrer nesta quinta-feira.
António Guterres. Foto: ONU/Manuel Elias
Monica Grayley, da Rádio ONU.
Os países-membros do Conselho de Segurança decidiram recomendar o nome do ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres, para ser o novo secretário-geral da ONU.
O anúncio foi feito pelo embaixador da Rússia e presidente rotativo do Conselho, Vitaly Churkin.
“Claro favorito”
O embaixador da Rússia falou a jornalistas após a sexta rodada de votações preliminares no Conselho de Segurança, e anunciou que o órgão já tinha um “claro favorito e que o nome dele era António Guterres”.
Churkin fez o anúncio acompanhado por todos os representantes do órgão e disse se tratar de um momento histórico. Ele informou que a votação formal ocorrerá nesta quinta-feira no Conselho e deverá ser por aclamação.
Logo depois, o vice-porta-voz de Ban Ki-moon comentou o anúncio do Conselho ao responder a um jornalista durante o briefing diário.
Viagem oficial
Farhan Haq contou que o secretário-geral da ONU está ciente da decisão do Conselho de Segurança. Ban realiza uma viagem oficial à Europa. Haq disse ainda que o chefe da ONU não pretende fazer nenhum comentário até o anúncio da votação formal.
Após ser confirmado pelo Conselho de Segurança, o nome do candidato António Guterres é encaminhado para a eleição na Assembleia Geral, o que ainda não tem data para acontecer. O mandato do secretário-geral Ban Ki-moon termina em 31 de dezembro.
Leia sobre o debate informal com os candidatos ao cargo de secretário-geral da ONU, que contou com a participação de António Guterres.
Arlindo Santos
5 de Outubro de 2016 at 20:16
A elenção de António Guterres é inportante para todo paizes de PALOP, e mundial.
Essa elenção também teve apoio de Dr.Patricio Trovoada. Patricio sempre apoiou a camdidatura de Antonio Guterres a Sécretareo geral da ONU.
Em nome da ADI, como depotado desse partido, dezejo boa sorte ao Enjinheiro Antonio Gutteres.
Fosa Antonio Guteres.
E viva dr. Patricio.
José Neto
6 de Outubro de 2016 at 8:57
Bala você disse que é oquê? “depotado”????
Esse Arlindo Santos vulgo Bala deveria regressar a escola.
Como um deputado pode escrever assim? Isso é brutuguês.
Hahahaha
Elenção?
inportante?
dezejo?…e muitos outros erros.
Nem um texto tão curto Bala consegue escrever?
Bala vai estudar.
So com cristo.”””
Paulo Sousa
6 de Outubro de 2016 at 9:04
Se Camões lesse o texto desse Bala, ficaria cego nos dois olhos.
Mas porquê que Bala não vai para escola?
Nem deputado que é o cargo que bala exerce ele sabe escrever? Homem escreveu ” depotado” kkkkk
Bala “inportante” não existe.
“elenção”?
Nem li esse texto todo.
João Carlos
6 de Outubro de 2016 at 9:06
O comentário de Bala é um atentado a língua portuguesa.
luisó
6 de Outubro de 2016 at 10:01
Como deputado que diz ser deveria escrever melhor o português, pelo menos sem erros.
Muito grave.
Tungo
6 de Outubro de 2016 at 17:58
Tenha cuidado com o que escreves sendo Deputado da Nação,
meu caro compatriota.
Guida Gostosa
5 de Outubro de 2016 at 21:50
Já foi eleito Secretário Geral da ONU.
Mena Santos
6 de Outubro de 2016 at 9:53
È lamentável ver ou ler assim, de alguém que se preza se identificar como deputado.
Batepá
6 de Outubro de 2016 at 10:51
Parabéns pela brilhante performance, sobretudo pessoal de António Guterres.
Parabéns à Portugal por mais uma vez mostrar que a dimensão do país não pode, nem deve, constituir obstáculos à formação de grandes homens.
A confirmação, que espero seja materializada hoje (16:00 STP), constitui na minha opinião uma prova inequívoca de que a humildade e a sabedoria quando bem articuladas conduz inevitavelmente à vitória.
O mundo está de parabéns pois, com a metodologia adoptada, por mais que se “murmure” sobre a existência de alguns arranjos diplomáticos, renasce a esperança em matéria de transparência, do rigor e da promoção da competência.
Espero, e acredito, que os métodos para as eleições relativas à cargos importantes nunca mais serão os mesmos.
Que tenhamos a coragem, numa lógica de mostrar que é possível ser visto com elevação e respeito, para “abraçar” o modelo e agarrar a “onda” rumo a um futuro em que São Tomé e Príncipe seja visto como a escola do rigor, da transparência e do saber.
Temos espaço, temos capital humano, temos dimensão crítica. Contudo, falta-nos a vontade e, acredito que o estímulo acaba de nos ser apresentado e por um membro da comunidade (CPLP) do qual fazemos parte.
Mãos à obra.
Viva António Guterres.
Viva ONU.
Viva CPLP.
Viva São Tomé e Príncipe
Bem Haja.
Arlindo Santos
6 de Outubro de 2016 at 12:57
Sim. Sou depotado. E sou um homem cerio.
Vocês tenhem imveja de depotado da ADI. sou e cerei sempre de ADI. A elenção de Enjinheiro António Guterres teve apoio do leder da ADI, Dr.Patricio que é primeiro ministro de todos santomenses isso é que vos imcomoda.
MIGBAI
6 de Outubro de 2016 at 16:12
Minha gente por favor.
Como conseguem convencer-se com tão pouco?
Qualquer pessoa pode entrar com o nick name “Arlindo Santos”.
Qualquer pessoa pode denegrir o nome de outro aqui no Tela Nom.
Quem vos garante que o companheiro de sala é o “Arlindo Santos” de verdade?
Por amor de DEUS, não sejam tão ingénuos, pois tal só demonstra como são tão fáceis de enganar.
Que bala escreve muito mal, todos sabemos, mas também todos sabemos que qualquer um pode entrar e escrever mal de prepósito, como se pode constatar aqui.
Em vez de serem enganados tão facilmente, e andarem a comentar a escrita enganadora de alguém que se quer fazer passar por outro , seria melhor comentarem a eleição de um Português para o mais alto cargo político mundial.
Que DEUS proteja o Sr.Engenheiro António Guterres, nas suas elevadas funções de apaziguador dos conflitos mundiais.
Viva Portugal e as suas magníficas personalidades políticas, cientistas, técnicas e humanas de elevado nível mundial.
Eu sinto-me feliz pelo esforço efetuado pela diplomacia portuguesa nesta eleição, bem como pela elevada inteligência e humanismo do Sr.Engenheiro António Guterres.
Mena Santos
6 de Outubro de 2016 at 17:02
Caro Senhor, que diz (depotado)o problema em questão já não está de o Senhor Primeiro ter apoiado ou não a candidatura. Alias, hoje, o Senhor Primeiro Ministro não é de ADI tão somente, é Primeiro Ministro da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe, de todos nós santomense, sem exceção. Essa fase de ver as coisas já estão ultrapassadas. O maior problema de tudo, é o sr. enquanto deputado, tem que no mínimo saber escrever(eleição, inveja, serei, engenheiro, líder, incomoda, desejo, importante) são expressões do vosso dia a dia de trabalho. Isso é uma grande vergonha para toda a classe de deputados, sem exceção. Sr. é deputado do país, não de ADI. No meu ponto de vista, deverá a AN promover sessões de aulas de expressão portuguesa, se de facto isso for expressão de um deputado ou não seja um proposito dissimulado de alguém que se identifica como deputado.
Guadalupe
6 de Outubro de 2016 at 18:05
Que deputado?
Arlindo Santos: Não o conheço. Nem de longe, muito menos de perto.
Mas percebi que o sr é mesmo um depotado e ao menos devia ter vergonha de comentar com escritas. 6 frases e 6 êrros graves. (elenção; paizes; depotado; dezejo; Enjinheiro; Fosa):
Isto é lingua portuguesa? ou lingua francêsa? Porque agora já é difícil saber em que lingua falam e escrevem.
… Ahn, talvez a fala em francês seja para disfarsar o teu e vosso português.
Desculpa, mas não perdes nada si fores te alfabetizar numa das escolas, como têm o aconselhado.
Tungo
6 de Outubro de 2016 at 20:40
Caro compatriata chamado,Arlindo Santos, devo dizer-lhe que, o saber não tem idade por isso, aconselho-o a dirigir-se a escola face aos seus comentários díta o porquê, é triste e muito triste a nação ter um deputado que produz um pequeno texto com tão desastrosas palavras, mas enfim, ñ lhe conheço mas devo lhe aconselhar…..
Dihnis Costa
7 de Outubro de 2016 at 16:30
Numa leitura corrida aos comentário, facilmente se constata a indignação perante o comentário do nosso deputado/”depotado” Arlindo Santos.
Aí pergunto o porquê desta indignação, alguém sabe dizer-me qual é a língua oficial de São Tomé e Príncipe?
Eu só tenho de agradecer ao Sr deputado/”depotado” pelo facto de ter escrito embora mal o Português (Língua Oficial de São Tomé e Príncipe), pois, para mim que segui um dos sábios conselhos dos meus pais, estudei para ser alguém na vida e não entrei na política para o ser, consegui facilmente decifrar o que ele quis dizer, eu e muitos neste magnífico fórum.
O primeiro ministro discursou em Francês na Assembleia Geral da ONU, isso sim foi difícil decifrar porque com apenas “P:comment tu t’appelle?
R:Péli mu sá buádu.” não chegava para entender o que ele disse sem recurso a um dicionário gabonês.
Só o facto do nosso “depotado” não ter feito o seu comentário em Francês, cá para mim devia ser deportado.
Um grande Bem Haja à todos,
DC