Política

Presidente da Comissão Eleitoral Nacional não sabe a data em que deverão iniciar os trabalhos de recenseamento eleitoral de raiz

prcen.jpgJosé Carlos Barroso, Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, manifestou tal desconhecimento, esta manhã quando recebia do Programa das Nações Unidas (PNUD), os equipamentos informáticos importados exactamente para fazer o novo registo dos eleitores.

Os equipamentos informáticos que desde finais de 2009 eram aguardados em São Tomé e Príncipe para criação da nova base de dados eleitorais, foram entregues esta manhã a Comissão Eleitoral Nacional. O representante residente do PNUD que fez a entrega dos materiais, disse que a instituição vai colaborar com a CEN, na formação dos agentes que vão utilizar os equipamentos informáticos.

No total de 30 quits de equipamentos informáticos, destacam-se 1 computador, uma impressora e uma máquina fotográfica digital. «São equipamentos um pouco sofisticados, que exigem bom domínio por parte dos utilizadores, de forma a assegurar que os trabalhos sejam bem-feitos», afirmou o Representante do PNUD.

Formação dos agentes eleitorais é para já a principal prioridade. Por isso o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, disse que não sabe quando é que vão começar os trabalhos de recenseamentos dos eleitores. «Hoje não posso dizer quando é que começará, porque não quero falhar na programação. Vamos formar os agentes que vão utilizar os equipamentos e depois programar», enfatizou José Carlos Barreiros, para depois explicar que nesta primeira fase a CEN vai formar os formadores que depois irão formar os agentes eleitorais dos distritos.

computadores.jpgMas antes mesmo da formação dos agentes eleitorais, a Comissão Eleitoral Nacional, quer saber se o software dos equipamentos informáticos que foram comprados, se adapta a realidade são-tomense. «Uma das questões que vamos ter que ver com o técnico da empresa que forneceu os equipamentos para sabermos qual é o software que vem no equipamento e se esse software adapta a nossa realidade», reforçou.

Porque ainda nesta semana o Presidente da República disse que iria pedir esclarecimentos a comissão eleitoral nacional, para dentro de 1 ou 2 semanas marcar a data das eleições, o Presidente da CEN, avisou que só depois de concluir todo trabalho de formação de formadores, depois formação dos agentes, e também depois de ter garantias de que o software dos equipamentos adapta a realidade são-tomense, é que «iremos informar ao senhor Presidente da República que está tudo preparado, para o senhor Presidente da República marcar as eleições», concluiu, José Carlos Barreiros.

Nunca na história de São Tomé e Príncipe pós regime democrático, viveu-se tanta indecisão na marcação da data das eleições legislativas.

Abel Veiga

To Top