A última reunião bilateral entre São Tomé e Príncipe e Angola, ocorreu no ano 2007. As equipas técnicas dos dois países reunidas na capital são-tomense desde segunda – feira, reconhecem que muitos programas de cooperação inscritos pela sexta comissão mista não foram cumpridos. Para a sétima reunião da Comissão Mista entre os dois países, que se realiza esta terça – feira em São Tomé, as duas partes prometem avançar com a implementação de acordos nos domínios da educação, saúde, transportes e petróleo. Segundo Vieira Lopes Director para Cooperação do Ministério das Relações Exteriores de Angola, o acordo no domínio dos transportes refere-se aos transportes marítimos. Por outro lado, Angola vai representar interesses de São Tomé e Príncipe nos países onde o arquipélago não tem representação diplomática. Rússia e Brasil são alguns países, onde a comunidade são-tomense dominada por estudantes, poderá encontrar acompanhamento das representações diplomáticas de Angola.
Sétima sessão da comissão mista São Tomé e Príncipe – Angola
By
Posted on
Zé do
31 de Maio de 2011 at 9:05
STP a segunda cabinda de angola…ja assim porque nao adquerimos a nacio angolana ia dar geito!
João
31 de Maio de 2011 at 20:27
Nao digas isso, se es de facto são-tomense. Aprende a brincar de outra forma.
Abraços,
João
Virtual
31 de Maio de 2011 at 9:19
Hã!? Angola representar STP diplomaticamente? Se é possível, em que moldes essa representação se dá? Alguém pode esclarecer?
San Fulana!
31 de Maio de 2011 at 11:21
Nesse aspecto na ote surprendas, porque dum modo ou de outro , Angola já faz isso e em certos casos até é benéfico ou pelo menos, deveriamos agradece-los, pois, exemplos como dos estudantes de Cuba, meu filho ali estudou e já me contou como muitas vezes, como há 2 anos atrás, foram eles ajudados pela Embaixada de Angola em muitos casos, porque ali em Cuba carecemos de uma representacao oficial.
MARIA DA PAZ
14 de Setembro de 2011 at 11:07
É preferível abordarmos questões para as quais estamos habilitados ou temos informações , o mínimo possível para não cairmos no ridículo. Hoje em dia com o avanço das tecnologias de informação é muito fácil obter-se esse tipo de informação. Em primeiro lugar, a economia de São Tomé e Príncipe não lhe permite ter tantas representações diplomáticas espalhadas pelo mundo, conforme é desejo das autoridades competentes.
Saiba que existem acordos consulares à nível dos Países da CPLP e dos PALOP que diz claramente que lá onde não exista uma embaixada, (no caso de São Tomé e Príncipe) outro país membro da comunidade poderá representar os seus interesses e isso vem sendo feito há muitos anos a esta parte, principalmente nos países onde está concentrado um grande número de estudantes santomenses. Relativamente ao apoio consular de Angola à São Tomé e Príncipe, esta vontade foi reforçada aquando da realização da comissão mista entre São Tomé e Príncipe e Angola realizada na cidade de São Tomé este ano.
Sabe qual o País que representa os interesses dos Países da União Europeia em STP no que concerne à concessão de Vistos Schenguem? Portugal. Portanto não estamos perante nada de absurdo, estude as leis e as Convenções Internacionais sobre a matéria. Ok?
Em USA
31 de Maio de 2011 at 11:47
Uma vergonha o nosso STP…
A
31 de Maio de 2011 at 13:58
Vergonha Nacional. Depois chamam angolanos de “gabao”.