Frederico SAMBA, Procurador-Geral da República, pediu audiência ao Presidente da Assembleia Nacional, Alcino Pinto, para ter explicações sobre a dificuldade do parlamento em responder às solicitações do Ministério Público no sentido de “libertar” alguns deputados indiciados em processos-crime a fim de prestar declarações à justiça.
No Diálogo Nacional, o Procurador-Geral da República, aproveitou o púlpito para contestar o facto da Assembleia Nacional não entregar à justiça alguns deputados indiciados em crimes, cuja solicitação para o levantamento de imunidade parlamentar foi feita há bastante tempo pelo próprio Procurador-Geral.
Frederique Samba, que indicou a luta contra a criminalidade económica e financeira como sendo a prioridade do seu mandato, a frente do Ministério Público, aproveitou o Diálogo Nacional para apontar o dedo ao Presidente da Assembleia Nacional Alcino Pinto, como estando a par da situação.
Logo a seguir ao Diálogo Nacional, o Magistrado Samba, solicitou audiência ao Presidente do Parlamento, para discutir a morosidade do parlamento em entregar à justiça os deputados indiciados em crime. «Tendo em conta algumas solicitações feitas à Assembleia o senhor Presidente efectivamente esclareceu que os pedidos que foram encaminhados ao parlamento, estão a seguir os seus tramites normais. A Assembleia está de férias e logo que terminar as férias haverá pronúncia em relação às solicitações», declarou Frederique Samba.
O Procurador Geral da República, acrescentou que a solicitação para levantamento da imunidade parlamentar, tem a ver com a necessidade de «alguns deputados serem ouvidos. Não vou dizer quais são os deputados, porque está em segredo de justiça», concluiu.
Se não for “SAMBA”, pelo menos uma “PUÍTA” se adivinha para os próximos tempos no hemiciclo parlamentar são-tomense.
Abel Veiga
Ponte Tavares
2 de Abril de 2014 at 10:47
Bonito serviço!!! Eu estou muito satisfeito com o procurador. Só posso aplaudir e dizer que até agora o seu trabalho está a ser feito com alguma responsabilidade, sentido de Estado, rigor e transparência. Os deputados têm que responder pelos eventuais crimes que cometeram.
Mas, eu não quero que tudo isto fique só pelos deputados. Da mesma forma que eu estou a dizer que o senhor procurador está a fazer um bom trabalho estarei aqui para lhe confrontar com a eventualidade de que quando a Lei ter de bater outras portas também o mesmo procurador que está a escrutinar de forma exemplar os deputados não sinta medo nem complexos partidários ou de outra espécie para investigar. Eu vou seguir todos os casos com lupa e binóculo.
Tenho dito.
Dos santos
2 de Abril de 2014 at 10:57
Ninguêm esta a cima da Lei,seja ele quem for,força Procurador
luisó
2 de Abril de 2014 at 11:02
(…aproveitou o púlpito para contestar o facto da Assembleia Nacional não entregar à justiça alguns deputados indiciados em crimes…)
Caro Abel: ENTREGAR é uma palavra muito forte e desajustada. O parlamento não vai entregar á justiça nenhum deputado mas sim levantar a sua imunidade parlamentar para que este possa ser ouvido pelo MP como um cidadão normal.
luisó
2 de Abril de 2014 at 11:06
(…A Assembleia está de férias e logo que terminar as férias haverá pronúncia em relação às solicitações…)
Férias? férias de quê? férias por causa do diálogo nacional?
Mas quantas férias têm por ano?
Venâncio
2 de Abril de 2014 at 11:09
a ver vamos!!!
terras dos outros
2 de Abril de 2014 at 11:44
quem tem rabo na estrada, não pode ter medo. Agora são elas. quer do MLSTP/PSD,ADI,PCD,MDFM,CHAVE, etc. Frente que é caminho, adeus.
Lede di alami
2 de Abril de 2014 at 11:48
So nao concordo com segredo de justica, o pais e do povo, todos devemos estar a par de tudo. segredo e bandidagem
lupuye
3 de Abril de 2014 at 1:59
Ha algumas coisas que tem que ser segredo ate o momento fatidico, propicio para serem dilatadas. E a justica e assim.
malebobo
2 de Abril de 2014 at 12:07
será que esses ditos deputados irão mesmo a ministério publico, responder, a ver vamos
proprio
2 de Abril de 2014 at 15:13
Acho muito bem. Mas acho que o procurador também não deve ficar acimada lei, e ele praticou violência domestica extrema, e ficou impune. O juiz pedófilo também está impune. Há mais um grande bandido, que viajou e está impune, o seu processo está na gaveta do PGR. Porque será?
Fui
Estanislau Afonso
2 de Abril de 2014 at 15:24
Gostaria de saber quando é que o procurador vai fazer investigação aos juízes de tribunal de primeira Instância de S. Tomé. Acho muito bom tirar imunidade aos deputados suspeitos de terem cometido o crime. Mas sou de opinião que a justiça deve haver para todas as pessoas.
Peixe frito
2 de Abril de 2014 at 15:36
Procurador Geral quer por deputatos a Sanbar se nao e samba e Puita!
Sendo o nome do Procurador SAMBA logo vejo que este titulo do Jornal e um goso.
Eu acho que um assunto tao serio como este nao devia ser tratado com brincadeiras ou piadas. E se deus quizer estes deputados corruptos irao responder a Justica para acabar com a impunidade.
Lupuye
3 de Abril de 2014 at 12:00
Isso de SAMBA e SAMBAR sao coisas da escrita. o autor so usou o nome SAMBA para fazer o seu jogo. E que SAMBA e SAMBAR rimam e dao-se ao jogo que foi aqui feito pelo autor. Nao vejo nada de pejorative nisso. Opiniao pessoal.
Lupuye
3 de Abril de 2014 at 13:11
Correcao: pejorativo em vez de pejorative
andre
2 de Abril de 2014 at 15:57
quem será o primeiro para ser chamado ?
Filipe muhongo
2 de Abril de 2014 at 16:09
O Sr procurador-Geral deve ter em conta todos os factores que envolvem o processo para que tenha sucesso.
Por vezes, uma pequena distracção é suficiente para não atingir o objectivo; há que estar atento a todos os pormenores;
Original
2 de Abril de 2014 at 17:48
Um grande passo que o Sr.Procurador deveria dar era arrumar a própria casa para demonstrar o outro lado de que brincadeira tem hora.
Armindo Dos Santos
2 de Abril de 2014 at 18:18
Acho muito bem que a Assembleia Nacional, que é a casa da Democracia têm que demonstrar o papel que merece numa Sociedade democrática. A Assembleia Nacional não pode e não deve ser uma casa onde possa criar corruptos,gente sem crédito para elaborar e fazer leis. Um Deputado tem que ser honesto,humilde e trabalhador. Ele tem que defender os interesses do povo que o elegeu e não servir-se de povo.
boca pito
2 de Abril de 2014 at 18:32
Isto não dará em nada.
Porque não há um artigo no actual código penal que prevê a punição para os dirigentes políticos e detentores de cargos políticos e cargos públicos no nosso país.
Portanto será simplesmente arquivado.
São eles próprios que terão de fazer essa lei, né…
Carlos Santos
2 de Abril de 2014 at 19:16
Este festival já conhencemos lembram do atingo procurador Raposo que dezia que o ministerio público ira agir da confirmidade com a lei até hoje não se sabe quais foram as medidas tomada.
kuá Sé Matchi
2 de Abril de 2014 at 19:28
As minhas saudações
Venho congratular e apoiar categoricamente a decisão do Procurador Geral da Republica em levar a justiça todos os deputados cujo os seus nomes se encontram listado para responder sobre diversos crimes de colarinho branco e não só. Aproveito também para alertar o procurador da republica de que esta decisão ñ é só para os deputados mais tb para tds aqueles q aproveitaram do poder e da imunidade para subtrair o bem do Estado santomense para seu próprio proveito. Sou de opinião que antes de qualquer cidadão ocupar o algo cargo no país que declarasse os seus bens ao MP. Talvez assim possamos minimamente diminuir a delapidação dos bens q é de tds nós. Aproveito para pedir ao procurador da republica q ñ deixe impune o caso da pedofilia que envolve o magistrado do Supremo Tribunal de Justiça.
“…” Sr. Presidente da AN Alcino de Barros Pinto que colabore com a justiça e retire imunidade aos tds esses deputados de modo a facilitar o trabalho do MP.
FÉ QUÁ PÁ NÓN MÔLÉ ÚM PÁGÍ
Cergio m
2 de Abril de 2014 at 20:52
Ao mesmo tempo tambem ja existe bastantes materias para levantar a iminidade de patrice Trovoava, que anda a viajar com passaporte Diplomatico de STP par que ele venha ao pais responder por todas a roubalheiras que cometeu. Patrice Nao pode ficar la fora a criar problemas ao pais e pensar que ele vem so para ganhar eleições. Fogo no gajo também, Desgracado.
Tito
4 de Abril de 2014 at 11:47
Desgraçado está você com o teu odio. E também é burro e ignorante. Patrício trovoada não tem imunidade.
Deverias estar preocupado com “os negócios da china” que o Sr. Gabriel Costa está a fazer, cá em STP a seu favor e a favor dos seus clientes. Ele não se despiu da capa de advogado, continua a sê-lo e a facilitar os assuntos e processos dos seus clientes, tornando-se até socio deles. Veja só o caso da Direcção dos Transportes e outros mais.
fernando
3 de Abril de 2014 at 8:08
afinal assembleia tem ferias
FEXA PATA
3 de Abril de 2014 at 8:38
Os que enriqueceram com o dinheiro do povo e de São Tomé têm que ir a cadeia. Outros roubam 1 pinha de banana vai a cadeia e os que inventaram a dar o nome de Deputados e outros roubam tanto e não se faz nada VIVA o Procurador e que não dê STOP a ele.
Maguita Tuatuá
3 de Abril de 2014 at 9:31
Aconselho O sr Cergio a se conter, porque anda atrapalhado com a chegada do verdadeiro político deste país!!! Cuidado que naquela altura poderá ter uma paragem cardíaca!!
observado
3 de Abril de 2014 at 10:44
Sr. Maguita Tuatuá, Não entendo também logo a sua intervenção, a pedir cautela ao Sr. Cergio, assim como também não entendi o que senhor quer dizer com o “VERDADEIRO POLÍTICO”. Para si, o VERDADEIRO POLÍTICO, são aqueles que andam pelo mundo a vaguear, aguardando apenas, que no período das ELEIÇÕES, saltar de pára-quedas ocupar logo o poder? Convenhamos. E Aqueles que estão no terreno, passando por todas as peripécias? O Sr. Cergio, deve ser daqueles que vive de MIGALHAS, a semelhança do comentador da RDP, Os Srs. ABÍLIO NETO e Carlos de Menezes e outros. Pois, gentes com essas condutas, são aqueles que não fazem nada de jeito para o S.Tomé e Príncipe, só vivem na boleia dos outros ou de aqueles BANDIDOS. Abram os olhos por favor e parem de andar atrás desses DANOSOS.
Tito
4 de Abril de 2014 at 11:55
Sr. Observador, podem gritar, espernear, insultar …, o que é certo a hora da verdade vai chegar e o povo vai mandar na urna.
Tudo qua plaga na cá bá uê fa ê. Se não como explicar o desmoronamento do MLSTP, das contradiç~es e desentendimentos do Pinto da Costa com MLSTP, PCD e MDFM, se não é que o DEUS disse basta. Basta a aqueles destruidores, malfeitores que estão a colocar o futuro de todo um povo em perigo só devido odio, gula, inveja. Bando de incapazes, complexados que só querem enriquecer a custa do povo.
A hora da verdade vai chegar. E O POVO VAI MANDAR NA URNA. Pois, podem dizer o que querem, o que é certo será o voto da maioria que contará. Dói a quem doer. mais dá ao Cesar o que é de Cesar.
3 Macucu
3 de Abril de 2014 at 9:44
Olha meus senhores estou a ver que as coisas vao mudar e mudar muito bém nessa terra STP voçes sabém que existe muitos Deputados que andam com armas de fogo no seu carro? uma vez eu perguntei um deles mesmo na praça Yon Gato ,porqué que tu andas armado? ele me risponde porque essa terra està com muita falta de respeito; eu agitei a cabeça ,sabém porqué que isto acontece em STP? porque toda gente é DOUTOR ! UM Deputado que anda armado, é porque ele pode matar e nao havérà justiça agora que jà existe justiça vamos em frente força senhor procurador lei para um é lei para todos mesmo FULANO E TAL ????
roberto carlos
3 de Abril de 2014 at 9:52
Eu enquanto cidadão santomense gostaria de saber o seguinte:
O PCD introduziu uma queixa-crime contra Patrice Trovoada,sobre branqueamento de capitais e apresentou uma prova de operação do BGIF Bank.
Soube que uma das condições em que o ADI impôs à TROIKA e particularmente ao PCD,foi a retirada da queixa-crime.
Sr Procurador SAMBA:
Uma pergunta aberta:
1-Porquê que já não se fala neste assunto?
2-Será que um dos “Segredos da Justiça que o Sr falou no fórum”,isto também faz parte?
3-Porquê Patrice Trovoada tem medo de regressar à S.Tomé?
4-Se ele tem problema com a Justiça,S.Tomé e Principe não faz parte da INTERPOL?
Então espero que o Sr não venha a ser igualzinho ao RAPOSO que sempre protegeu CRIMES em S.Tomé.
Obrigado Abel pela oportunidade que o Téla nos dá.
R.C.
Juvé
3 de Abril de 2014 at 12:30
Se isto é verdade é uma perigo e um problema grande.
O ADI não tem de impor nada a ninguém. Eu não sei do que se trata. Mas se existe algum processo contra o senhor patrice Trovoada seria um péssimo sinal estar a criar um caso para a proteção pessoa do mesmo.
Se ele tem que responder pelos crimes cometidos não tem que impor nada a ninguém.
O ADI não pode andar a dizer que quer que a Justiça funcione para os deputados, às 2ª, 4ª e 6ª e às 3ª, 5ª e sábados andar a dizer que o seu líder tem de ser protegido.
Se é verdade que os deputados não podem estar a usufruir da imunidade para se protegerem da justiça, o senhor Patrice Trovoada não pode andar fugido no exterior do país para não responder pelo crimes que eventualmente cometeu.
Ninguém está acima da lei.
E se o senhor procurador anda a criar condições para atacar alguns e defender outros é melhor o senhor começar a pensar em dar lugar a outro. Quem tem medo compra um cão.
O senhor não pode subir ao palanque do “Diálogo Nacional” e dizer que os deputados estão a fugir escondendo-se da imunidade e depois assobiar para o lado quando se trata do senhor Patrice Trovoada.
Na Justiça não pode haver dois pesos e duas medidas.
Todos têm de responder pelos seus actos.
Eu quero ver os senhores deputados a responderem pelos seus actos, doa a quem doer, e também quero ver o senhor Patrice Trovoada e outros políticos a responderem pelos actos que praticaram.
Tito
4 de Abril de 2014 at 12:01
A ausência do ADI no dialogo nacional está mesmo a vos fazer muito mal, não é. Foi uma pilula difícil de engolir, e ficou entalado nas vossa garantas, não foi?
Cuidado para não morrerem asfixiados.
Verdadeverdadeira
4 de Abril de 2014 at 15:21
não sou do ADI mas já começo a ficar farta de tanto comentarem a ausência do partido, ao invés de preocuparem com a ausência do ADI no dialogo nacional questionem coisas mais importante, como por exemplo para quando a suspensão da lei que isenta políticos de responderem perante o tribunal, para quando a reforma da justiça, ou que estratégia o pais vai desenvolver para aumentar a produtividade nacional.
roberto carlos
3 de Abril de 2014 at 9:54
corrijo:
…Soube que uma das condições em que o ADI impôs à TROIKA e particularmente ao PCD,como forma de participar no DIALOGO NACIONAL,foi a de retirar as Queixas-Crimes.
Abençoado
4 de Abril de 2014 at 12:14
Meu caro
Deixa de distrair a malta. O teu próprio líder, o Delfim Neves, reconheceu e admitiu que ele é a cara da corrupção cá em STP. Só que ele disse que não é o único, que conhece muitos. Então diz ao teu líder de vomitar os nomes dos sesu companheiros e cúmplices, aqui sim estarás afazer um bom trabalho para STP. Desde quando o scâner de um documento +é uma prova.
Seja como for, espero que este problema venha a toma. Que se investigue e que a opinião pública fique esclarecido. Porque, está estratégia que os ladrões e corruptos do país estão a utilizar para sujar os seus adversários políticos, que têm uma cota alta de popularidade, de modo que sejam colocados no mesmo saco, é triste e feio.
Seja como for, que a justiça faça o seu trabalho. E que o publico fique a conhecer as verdades e que venha as eleições para o povo colocar no poder a pessoa que ela escolheu para a governar, e podem estar certo, não será o PCD.
Saudoso Francisca
3 de Abril de 2014 at 12:15
Assim seja!
Não se entende a justificação do Presidente da Assembleia em que a Assembleia está de férias, isto porque existem pedidos enviados para Assembleia muito antes do periodo das férias parlamentares. Esta desculpa não tem nexo Sr Presidente. Exortamos ao PGR, para que não se sinja apenas aos deputados e que a justiça seja imparcial. Esperemos também que o PGR não esteje a receber ordens de quem quer que seja para agir, e que não haja dois pesos e duas medidas. Estamos atentos.
STP
3 de Abril de 2014 at 13:03
Até agora um gesto bom de Procurador Geral, a ver vamos.
Arnold
3 de Abril de 2014 at 13:04
Até agora um gesto bom de Procurador Geral.
Puro africano
3 de Abril de 2014 at 14:04
É pÔ-los mesmo a sambar, senhor Procurador. Mas seja imparcial e recto, por favor. Obrigado. Fui.
António Menezes
3 de Abril de 2014 at 17:11
Para alem do caso que o Sr Roberto Carlos levanta, como vão as outras queixas, até de quem passa cheques sem cobertura…tudo pra água de bacalhau.
dias
3 de Abril de 2014 at 22:48
roberto Carlos um dia saberás a verdade, porque em são tome as coisas dão voltas como o relógio, procure ter elementos sérios e verdadeiros ao invés de ofender gratuitamente as possas não confunda direito de opinião com abuso deste direito…
realista
3 de Abril de 2014 at 23:58
Depots de acontecer k acredito lembra-se kuando Patrice entrou aos principios foi Assim depox enfiou Rabo entre as pernas acabou as Dias visitas suppresas espero k o procurador geral leva isso Adiante pork essas horas ha muitos deputados k nao Tao a dormer muito menos a comer outros de certeza k vao auzentar do pais desculpando k Ta doente isto tudo pra librar das grades. Haver vamos
Libertador
4 de Abril de 2014 at 12:28
Sr. PGR Jesus Cristo morreu pelo nossos pecados na cruz- obra inédita até hoje esse cristo é falado por todos.
Faça a sua parte. morrer pela justiça desse belo país também será obra inédita. coragem é a grande diferença entre os homens
faça a diferença