Política

PR Carlos Vila Nova inicia visita oficial a Cabo Verde

O Presidente de São Tomé e Príncipe realiza a primeira visita oficial a Cabo Verde. Inicialmente prevista para Novembro de 2022, a visita foi adiada por causa dos acontecimentos de 25 de Novembro no quartel do Morro.

Esta segunda feira 13 de Março, Carlos Vila Nova reune-se na cidade da Praia com o seu homólogo José Maria Neves. para reforçar as relações de amizade e de cooperação entre os dois países. «Eventualmente, descobrir novas áreas e reforçar as que estão em curso», declarou o Presidente da República, antes de deixar São Tomé.

Cooperação no sector das pescas, e a retoma da ligação aérea entre os dois países são as prioridades do Chefe de Estado são-tomense. Há vários anos, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde assinaram um acordo de trocas comerciais, ainda quando José Maria Neves era primeiro ministro de Cabo Verde.

Um acordo que não foi implementado exactamente por falta de ligação aérea e marítima entre os dois arquipélagos. Cabo Verde abriu o seu mercado para a importação de produtos agrícolas de São Tomé e Príncipe, principalmente hortaliças e frutas(ananás), para alimentar o crescente mercado do turismo das ilhas da morabeza.

Segundo Carlos Vila Nova, a retoma da ligação aérea entre os dois países poderá ser feita através da companhia aérea angolana TAAG.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Célio Afonso

    13 de Março de 2023 at 10:15

    Devia levar o seu Primeiro Ministro para aprenderem como se a boa gestão da coisa pública. Apenas um exemplo: Cabo Verde não chove e não tem rios mas a água nao falta nas torneiras e não falta produtos agrícolas no mercado.

  2. Vanplega

    13 de Março de 2023 at 22:28

    Vai sim senhora

    Leve consigo blocos de apontamentos, aprender boas praticas da DEMOCRACIA.

    Aonde deve respeitar a liberdade de exoressāo e as leis da REPUBLICA.

    olhe ñ ti esqueça de pedir CONSELHOS, sobre limpeza da CIDADE

  3. Anjo do Céu

    14 de Março de 2023 at 9:55

    Também aprender boas praticas do PR e Governo Caboverdiano quando é chamado ao Parlamento prestar contas e também algo do interesse Nacional sobretudo na matéria de desvios de fundos nos Ministérios pelos SRS ditos Diretores e companinha.
    Desde que 1º.Ministro entrou no poder ainda nao teve ousadia de ir ao Parlamento e num Estado de Direito é um absurdo e que a Maioria Parlamentar está a esconder e constitue grave violação.
    SR Domingos Boa Morte não sabe disso???? Não é só estar no poleiro para engorda mas sim cumprir e fazer cumprir as leis da republica.
    Corja de Bandidos e mafiosos e não se esqueça que estamos na Republica Democratica e não Republica do ADI

  4. Gentino Plama

    14 de Março de 2023 at 19:18

    Com o devido respeito pela função que exerce sendo, o mais alto cargo da nação São-tomense, vem confirmando com o passar do tempo, a minha ignorância respeitante a sua competência para o referido cargo.
    “ Yes, we can” não foi, e, nunca foi, a expressão de um aventureiro que se posicionou na tentativa da sorte, mas sim, um génio. Esteve ao serviço do seu povo, e que fez dele, um Homem a nível mundial. Quanto a Vª Excelência, é de reconhecer que, terá passado de um cidadão íntegro para um ser banal, e merecedor do desprezo. A não saber separar o que é da maioria (o povo) face ao que é do grupinho, não pode ser aceite pelo os que de alguma forma confiaram na sua pessoa na qualidade do fiel defensor da Pátria. Vª Excelência aceitou ser usado por um criminoso, conferindo-lhe proteção, quando deveria demiti-lo ou, solicitar a sua, em bom nome da nação, para que este respondesse pela acusação que lhe é feita. Qualquer dirigente deve estar isento de ato que suscita rumores, quanto mais, o caso de 25 de Novembro que culminou com a morte de 4 cidadãos. A Vª excelência não presente que o mentor do ato macabra terá sido encomendado pela pessoa que protege? Não lhe ocorre na mente em que consistiu a declaração feita no primeiro instante ao mundo em face ao ato?
    O que diz aos seu homólogos quando é questionado? Também limita-se a mentir. Se assim for, somos visto a nível internacional como sendo mentiroso.

  5. Renato Cardoso

    15 de Março de 2023 at 15:25

    Ocasião particular para copiar aquilo de positivo que 10 ilhas falidas antes de 1975 souberam fazer para mudar esse paradigma.
    Tente as replicar nas suas 2 ilhotas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top