A Russa manifestou a sua disposição em apoiar São Tomé e Príncipe na realização de pesquisas voltadas para a exploração sustentável dos recursos marinhos.
A intenção foi transmitida ao Primeiro-Ministro Américo Ramos pelo Embaixador da Rússia, Vladimir Tararov, durante uma audiência realizada no Palácio do Governo, em São Tomé.
O diplomata assegurou que o seu país disponibiliza um navio de expedições científicas, apto a colaborar na identificação de potenciais recursos existentes no mar territorial santomense, à semelhança do apoio que tem sido prestado a outros países africanos.
“A Rússia conta com uma grande expedição africana, apoiada por um navio de pesquisas científicas que tem visitado diversos países do continente com o objetivo de identificar os recursos existentes para uma exploração futura. São Tomé e Príncipe, rodeado pelo mar, permanece com grande desconhecimento sobre as riquezas que se encontram no seu território marítimo. Esta expedição poderá contribuir significativamente para que o país obtenha uma visão clara do potencial dos seus recursos marinhos”, afirmou o Embaixador da Rússia, Vladimir Tararov.
Segundo o Embaixador, esta iniciativa poderá representar o início de uma nova era na cooperação bilateral entre São Tomé e Príncipe e a Federação Russa.
José Bouças

santomé cu plixinpe
4 de Julho de 2025 at 6:58
viva mae russia……..!
Jorge Semeado
4 de Julho de 2025 at 7:14
A Russia é uma das maiores produtoras de petroleo bruto e refinado, com tecnologias próprias. Ela poderia e deveria ajudar STP a produzir petróleo na sua ZEE. E não o daz porque?
STP deve e pode evitar confrontação económica entre a Russia e o Ocidente no nosso territorio. Evitar que uns se imiscuam de forma oportunistica em projectos e negócios dos outros, como se vislumbra neste particular: a Russia andou a durmir o tempo todo. Tao logo STP anunciou projecto da economia do mar avaliado em 160 milhões de Euros, a Russia oportunisticamente acordou e quer interferir na mesma area, o que vai gerar certamente um choque de interesses dos investidores. Como já sabemos, quem tudo quer, tudo perde. Foi assim com a China vs Taiwan, foi assim com Taiwan vs China, e assim será Ocidente vs Russia. STP ja tem 50 anos, já cometeu muitos erros e deve aprender com os eros cometidos.
Estrela do mar
4 de Julho de 2025 at 11:22
Hoje há exploração de minerais no fundo(terras raras) marinho/rios, bem como a exploração de hidrocarbonetos, nos rios e mares.
São Tomé e Príncipe, deve-se salvaguardar evitar opção de exploração de minerios no fundo marinho por muito que se acene com milhões, há necessidade de protecção da vida e biodiversidade marinha, a sustentabilidade alimentar das populações,…
Agora tudo quanto for pesquisa, estudo das espécies, estudo da estrutura do fundo marinho, geologia, investigação, inovação, produção de alimentos, produção de cosméticos, aquacultura marinha, produção de productos, medicamentos, processamento de peixes, tecnologias, derivados dos productos do mar, em tudo quando estiver ligado ao cluster do mar e dos rios, serviços, desporto marítimos, economia azul, economia circular, economia verde, deve haver sinergias e cooperação, aprofundamento de conhecimentos, parcerias estratégicas,…para o desenvolvimento e sustentabilidade.
SEMPRE AMIGO
4 de Julho de 2025 at 18:25
A final de contas,cidadão “Jorge Semedo”,qual é a sua proposta?
Edson Neves
4 de Julho de 2025 at 23:02
Almoco de graça? Em troca de quê essa ajuda?