Eleições presidenciais

Posser da Costa : Quem é este político de cabelos brancos?

GUILHERME POSSER DA COSTA, nasceu na cidade de São Tomé, em Maio do ano 1953, Advogado de profissão, licenciou-se em direito pela faculdade de direito de Coimbra – Portugal em 1978.

Fez toda a carreira política no partido MLSTP. Ocupou cargos em todos os órgãos de soberania do Estado santomense. Foi Juiz do Supremo Tribunal de Justiça. Foi deputado e vice presidente da Assembleia Nacional.

Posser da Costa é embaixador de carreira. Entre as décadas de 80 e 90 foi representante diplomático de São Tomé e Príncipe, no reino da Bélgica e na então Comunidade Europeia.

No Governo ocupou a pasta de ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Enquanto vice-Presidente do MLSTP, participou na primeira grande vitória do partido nas eleições legislativas de 1998. Foi a primeira maioria absoluta conquistada pelo MLSTP no regime democrático. Posser da Costa ascendeu ao cargo de Presidente do partido nos finais da década de 90 do século passado. Foi nomeado Primeiro-ministro e Chefe do governo de maioria absoluta do MLSTP.

Como Primeiro-ministro destacou-se na condução das negociações entre o Estado santomense e o FMI. Negociações que envolveram outros parceiros internacionais como o Banco Mundial, e que deram lugar ao perdão da dívida externa acumulada pelo país, desde a independência nacional em 1975. Um total de 300 milhões de dólares foram perdoados.

Também em nome de São Tomé e Príncipe foi um dos principais actores das negociações que permitiram a criação em Julho de 1996 da CPLP, a comunidade de países de língua portuguesa.

Foi condecorado pelo Estado português com a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Guilherme Posser da Costa, 68 anos de idade, casado e pai de 3 filhos pretende nestas eleições presidenciais de 5 de Setembro de 2021, dar o salto mais alto na sua carreira política, ou seja, ser eleito Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

    10 comentários

10 comentários

  1. SANTOMÉ+CU+PLIXIMPE

    27 de Agosto de 2021 as 10:43

    O país precisa de um Presidente livre e não de um marionette…

  2. Fuba cu bixo

    27 de Agosto de 2021 as 13:27

    Primeiro reparei a diferença de critério,aqui no Posser falaram o que ele fez como Primeiro Ministro o que ele fez nos cargos que ocupou perdão da dívida blá blá blá, e no Vila Nova não falaram dos seus feitos como Ministro porque será?
    Mas para mim quando vejo o Posser vejo um corrupto o Posser em S.tomé funciona como um chefe de bandidos o Posser garante para os camaradas o sambacarmento e desvios dos bem públicos o é um corrupto.

    • Matrusso

      30 de Agosto de 2021 as 3:52

      Só se reportarem a história dos geradores novos mas velhos, o valor dispensado para compra de acessórios e peças de substituição e a Manutenção dos geradores em funcionamento ou do rio onde nascia gasóleo já refinado.

  3. Gregorio+Furtado+Amado

    27 de Agosto de 2021 as 13:46

    Já ganhou. Vai vencer com 93 por cento por ser o mais honesto politico santomense.

  4. Andorinha

    27 de Agosto de 2021 as 13:46

    O Posser da Costa mas conhecido por nhóno entrou no gabinete de um Procurador agridiu o procurador e partiu o gabinete todo.
    Posser da Costa esta envolvido no caso Lam Embraer
    Posser da Costa esta envolvido na polêmica do GGA
    Posser da Costa vendeu jardim público para Sonangol.
    Posser da Costa estava envolvido e presente na noite da queima de carro da Juíza em 2018.
    Posser da Costa estava envolvido na saracata na Rosema etc etc etc.
    Votar no Posser é votar na desgraça.

  5. El+Santo..

    28 de Agosto de 2021 as 20:49

    Muitos santomenses vivem do passado..todos cometem erros e precisam de uma 2 oportunidade..

    • Gregorio+Furtado+Amado

      29 de Agosto de 2021 as 9:53

      Mesmo com 50 oportunidades esses corruptos não mudarão. O que lhes muda só é a morte quando estiverem no caixão a levar o que usurparam do povo coitado que só tem serventia quando são chamados para lhes colocar no poder.

  6. Gil

    29 de Agosto de 2021 as 9:31

    Lamentável os comentários publicados!
    Creio que todos já fizemos qualquer coisa na vida pela qual arrependemos, tomámos decisões que no momento parecia a mais adequada a determinada situação e só com o passar do tempo constatámos que não a mais adequada.
    O Dr.Guilherme nã é diferente. Se deixarmos de críticas apontar o dedo e tentarmos ser coerentes, chegaremos a conclusão que o Dr. Guilherme é a pessoa mais adequada para ser o presidente da República dadas às circunstâncias a sua bagagem política…

  7. Mepoçon

    29 de Agosto de 2021 as 13:28

    Com todo respeito, o candidato tem uma excelente bibliografia, mas há atos cometidos que deixaram-lhe muito feio na fotografia. Ele negociou o perdão de dívida que na altura era de 380 milhões, e conseguiu perdão de 300 milhões;pergunta-se aonde foram aplicados esses milhões, em que infraestruturas, ou esses milhões fizeram parte sede iónó que Adelino Pereira queria atacar? Através do economista Vítor Correia STP tornou-se independente com saldo de balança de pagamento positivo, e tanto mais quando Portugal tornou extensivo o 13 meses, após 25 de Abril, STP tinha fundo para ajudar Cabo Verde no pagamento dessa despesa extra. Quem me contou foi o então funcionário da ex-Inspecão do Comércio Bancário, entidade que controlava a divisa do país. Vocês fizeram tanta porcaria nessa santa terrinha, disistam e dê oportunidade aos outros para também experimentar.

  8. Mepoçon

    29 de Agosto de 2021 as 13:31

    onde se dê, deve ler-se dêêm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo