Sem categoria

Moçambique – Guerra ao rubro no centro do pais

Tropas governamentais e guerrilheiros da Renamo estão numa intensa batalha campal na zona da serra da Gorongosa, onde-se presume que esteja escondido Afonso Dhlakama líder da Renamo.

Dhlakama não aparece em publico a mais de três meses altura em que as FADM ocuparam a sua base em Santundjira na província de Sofala, tendo este refugiado na serra de Gorongosa, uma zona de difícil acesso por estar rodeado de montanhas e florestas.

Artilharias pesadas e armas de diversos calibres são usadas pelas tropas governamentais numa altura em que já se verifica muitas baixas nas fileiras das tropas governamentais, muitos militares foram mortes em diversas emboscadas perpetradas pelos guerrilheiros de Afonso Dhlakama.

Segundo uma fonte militar os guerrilheiros fazem de tudo para cortar o abastecimento tanto em alimentos assim como em material bélico as tropas que estão a bombardear Gorongosa.

É  dai que muitos jovens optam em desertar por falta de assistência no terreno. Estes combates surgem numa altura em que o governo e a Renamo estão a entenderem-se na mesa das negociações e o governo tem vindo a aceitar diversas proposta da Renamo.

Na segunda-feira a Renamo depositou na Assembleia da Republica, a proposta de revisão da Lei Eleitoral que surge depois de ter alcançado semana passada acordo politico com o Governo em torno da composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

Desta feita segundo proposta da Renamo, a CNE deverá passar dos actuais 13 membros para 17 membros, sendo cinco representantes da Frelimo o Partido Governamental, quatro da Renamo, e um do MDM e os restantes provenientes da sociedade civil. Ao nível das Comissões Provinciais e Distritais de Eleições, deverão estar seis membros representantes dos três partidos políticos com assento no Parlamento. Nesta proposta as magistraturas judicial e do Ministério Publico ficarão de fora da CNE, segundo acordaram a Renamo e o Governo.

Por:Luís Muianga

Em Maputo/Moçambique

Email-luismuianga@hotmail.com

3 Comments

3 Comments

  1. Europeu

    20 de Fevereiro de 2014 at 7:55

    Só em África é que isso acontece. Como é possível uma país que se diz democrático a oposição tem tropas?

  2. malebobo

    20 de Fevereiro de 2014 at 11:10

    concordo consigo sr.europeu,no continente africano, tu vês coisas impossíveis, inacreditáveis

  3. conobia cumé izé

    21 de Fevereiro de 2014 at 13:09

    Aonde o Joaquim CISSANO que negociou com Sto. hígido os acordos de Paz e a viúva de SAMORA e MANDELA, Graça MACHEL ? Meus irmãos, parem de se matar !!!…Meus DEUS!!!…Fui

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top