Na tarde da última sexta – feira 4 homens encapuzados e equipados com AK-47 assaltaram a carrinha da cooperativa de exportação do cacau biológico, que transportava mais de mil milhão de dobras, que seriam pagos aos pequenos agricultores produtores de cacau biológico.
Tudo aconteceu na estrada da Roça Monte Forte no norte da ilha de São Tomé. Três elementos da cooperativa de exportação de cacau biológico levantaram o valor de mil milhão e 53 milhões de dobras, para pagamento do cacau seco produzido por 22 comunidades agrícolas do país.
Depois da operação financeira no BISTP, os membros da cooperativa de exportação do cacau biológico, dirigiram-se à Monte Forte onde funciona a sede da cooperativa. Só que depois de deixarem a estrada asfaltada do norte da ilha de São Tmé, e entraram pelo caminho que dá acesso ao quintal da Roça Monte Forte, encontraram barricadas de pedras no caminho.
Higino Catarino, Conselheiro da CECAB, em declarações ao Téla Nón a partir de Monte Forte, conta a história. «Pararam o carro e tiraram o obstáculo da estrada. Mas, assim que tentaram entrar no carro apareceram 4 bandidos armados, com AK-47. Fizeram disparos e tomaram a carrinha que trazia 3 sacas com dinheiro, 2 telemóveis e uma mala térmica com lanche para os agricultores. Das sacas de dinheiro uma tinha 908 milhões de dobras, a segunda tinha 8 milhões e a terceira saca tinha 145 milhões», explicou, Higino Catarino.
Segundo o entrevistado do Téla Nón, consequência dos disparos feitos pelos 4 homens armados e encapuzados, um dos membros da cooperativa acabou mesmo por desmaiar. «Levaram todo dinheiro destinado ao pagamento do cacau seco da cooperativa. O valor ia ser distribuído para 22 comunidades agrícolas. Cada um dos ladrões tinha uma arma AK e estavam mascarados», acrescentou.
Dos três ocupantes da carrinha incluindo o Presidente da Cooperativa Auréliano Pires, apenas o motorista teve pernas para correr em direcção ao quintal de Monte Forte e pedir ajuda. Os assaltantes armados, já tinham levado a carrinha. «Soubemos que os bandidos subiram para o norte, assim que chegaram a Anan Bó entraram na mata abandonaram o carro, e puseram-se em fuga com as malas de dinheiro», explicou Higino Catarino.
Cerca de 2 mil agricultores estão privados do dinheiro da venda do cacau seco. Segundo Higino Catarino, as terças feiras a cooperativa paga os pequenos agricultores pelo cacau em goma, e as sextas paga pelo cacau seco.
A polícia de Ordem Pública foi chamada ao local assim como a Polícia de Investigação Criminal. O suor dos pequenos agricultores no cacausal não escorre em vão, pouco tempo depois as polícias conseguiram uma pista dos assaltantes.
Os 4 homens armados que operaram contra a carrinha de valores da CECAB, estão sob a mira das polícias de investigação criminal e de Ordem Pública. Espera-se que esta operação de Manutenção da ORDEM contra homens fortemente armados, não venha a ser considerada como ditatorial e violadora dos direitos humanos.
Abel Veiga
António Silva
4 de Novembro de 2013 at 9:20
Veja-se só como está o país! Indivíduos armados com AK-47? Isto está mal!
Jornalista Amador
4 de Novembro de 2013 at 9:22
Sinceramente nos tempos de hoje, sopode ser ridiculo, transportar tanto dinheiro assim, num pais onde a miseria é gritante. Lamento muito o incidente, é pena que existem algumas pessoas que realmente precisam deste dinheiro, mas quem sabe os dirigentes ou pessoas responsaveis por isso começam a colocar cerebro a funcionar.
A dez anos atras chamei atenção disso em STP, numa agencia do BISTP, visto que as pessoas ( funcionarios bancarios) não têm noção de sigilo e quando estamos a ser atenbdido no balcão, toda gente fica por cima de nós, sabendo tudo que vamos fazer, o que me disseram, é que STP não tem nada disso, como vivo no estreangeiro, venho com manias que sei tudo.
Perguntos sera que esse dinheiro foi levantadoe entregue de uma foram sigilosa? Ou entregue no balcão com um aporpaganda sem comparação?
O que nos temn valido, é que STP é meio pequeno e as pessoas são apanhadas.
Esse roubo não sera combinação de quem foi levanatar o dinheiro, dsos policias corruptos e funcionarios bancario que os atendeu?
Pensem sobre isso, esse caso foi combinado
joão pedro
7 de Novembro de 2013 at 0:20
Concordo plenamente consigo, tudo aponta q foi um assalto combinado, no minimo houve fugas de informações. Á polícia que não perca tempo a procura dos hipoteticos bandidos, porque os bandidos reais, segundo a m experiência de psicologia criminal são individuos afectos ao levantamento e transporte dos montantes em delito.
Africana
4 de Novembro de 2013 at 9:23
coitados dos pequenos agricultores.
lede di alami
4 de Novembro de 2013 at 9:28
Ate faz chorar isso, e e pena que os gajos da pic sao curruptos, governos curruptos etc, esses gajos deveriam ser queimados vivos, o governo precisa agir rapido antes que seja tarde demais, sao tome sempre foi pais de paz e harmonia, tudo isso a culpa e do sistema de governacao, deveria ser eu a tratar desses gajos, arancavas los os dois bracos, pois agricultura e dura, trsteza
Maria Ricardo
5 de Novembro de 2013 at 14:29
Sum Lêde d’alame, deve se identificar, ao chamar corruptos aos agentes da PIC. Embora estejamos na democracia, devemos respeitar uns aos outros, como a nós mesmos. Eu pessoalmente, estou contra este tipo de atitudes. Senhor que se identifique, para sabermos quem é o senhor.
sotavento
4 de Novembro de 2013 at 9:34
As entidades policiais que facam o seu trabalho sem dó nem piedade.
Cassuma
4 de Novembro de 2013 at 10:01
É um resultado da miséria junto reflexão dos que não poderiam ser corruptos começou se por dirigentes e chegou aos é uma tragédia .
DA TRINDADE
4 de Novembro de 2013 at 10:36
Não se deve transportar valores monetarios muito alto em qualquer pais do mundo sem uma escolta policial ou,abra contas bancarias para todos os participantes da cooperativa.o banco deve ter filiares em todos os distritos e obrigar as pessoas a depositar os valores, vamos educar as pessoar a usar os bancos ajuda tambem o pais a desenvolver.todo mundo deve ter uma conta bancaria.
Brôa Doce
4 de Novembro de 2013 at 11:15
Hum…silêncio pois vai se cantar a puita…meu STP tão pequeno, mas com atitude de gente grande…como estamos nos transformando até que ponto chegamos, estamos usando o termo ‘homens encapuzados’,isso esta muito mal mesmo, pessoas suam, sacrificam e vem pessoas leva seu suor do nada como evaporação da na terra…o que me deixa ainda êxtase é que STP é muito pequeno para crimes desse tipo, pois suas condições geográficas, demográficas e social vai fazer que logo logo achemos os infelizes que teve a coragem de fazer isso encapuzados, mas não teve a coragem de mostrar os rostos e dizer eu vim vos roubar como muitos que nos rouba de cara aberta (cara dura)…
banana
4 de Novembro de 2013 at 11:27
é bandidagem de quem levou dinheiro…
zeme Almeida
4 de Novembro de 2013 at 11:43
Eu espero que nao acusem de estar por detras deste assalto aos do partido ADI e do do seu lider Patrice Trovoada de tudo e por nada deste País, em de vez de se procuparem com a seguranca dos cidadaos e dos seus bens.Assim vai nosso lindo STP.
rapaz de riboque
4 de Novembro de 2013 at 12:50
é verdade amigo pegou de moda tudo de mal que acontece neste pais é apontado ao ADI. É de lamentar o sucedido mas não me admiro o povo não tem segurança nenhuma os senhores deste pais preocupam é com a segurança dele investem tanto nas forças armadas para estarem protegidos, na segurança publica qualquer um marginal pode ser policia: Também pergunto como é possível haver bandos armados neste pais quem é que lhes fornecem as armas?
António Menezes
4 de Novembro de 2013 at 12:54
Bem dito, para parar manifestações existem dezenas de policias, mas temos esse caso, onde está os que mandam em nós?
Vagi Ngola
4 de Novembro de 2013 at 13:37
O normal é que o CECAB deveria criar uma conta a todos que fazem parte desta cooperativa de modo que cada trabalhadores levantassem o que é seu no banco. Também para que isto acontecesse é porque um dos membros está ligado ao grupo dos assaltante. Como souberam do transporte do dinheiro ao local?
malebobo
4 de Novembro de 2013 at 15:11
nos estamos num pais onde ninguém confia em ninguém por isso é que essa coisas acontece, e alias próprio o banco é de deveria aconselhar as cecab de abrir contas a todos os associados da cooperativa
Bencú
4 de Novembro de 2013 at 15:14
E este tal de VENTURA motorista de HIACE que faz Neves,é um militante e activista nato de ADI no aeroporto.
Enfim! Tudo isto faz parte do famoso Projeto para S.Tomé e Príncipe: CAOS,CAOS,CAOS.
verdade
4 de Novembro de 2013 at 15:32
O que digo é simplesmente o seguinte: Ou as autoridades actuam de forma rápida e conseguem punir estas pessoas de forma exemplar (e quando digo exemplar digo mesmo exemplar que sirva de exemplo para outros) ou então:
– Melhor esquecer investimento estrangeiro
– Melhor esquecer bancos
– Melhor esquecer turismo
– Melhor esquecer parceiros bilaterais
Não dá para brincar com estas situações
kwatela
4 de Novembro de 2013 at 15:47
nao há banco em sao tome ?????
Trianta Mil Barris de petroleo
4 de Novembro de 2013 at 15:55
Policia deve recolher os telemóveis de todos suspeitos, ou pelo menos , junto CST, pedir registo de chamadas efetuadas antes do acontecimento. basta isso.
Quem atendeu no Balcão. Quando se trata de grandes montantes, balcão deve se outro.
Tudo numa bicharada.
Manuel Ceita
4 de Novembro de 2013 at 16:20
É bom que investigação desse caso absurdo seja feita com muita precaução, porque essa história esta muito mal contada.Aqui tem gato disfarçado. Atenção senhores investigadores, fecha as barreiras, não dá fuga a esses espertinhos.Força…
Ami só Fla
4 de Novembro de 2013 at 16:57
Um trabalho bem feito era o seguinte: todos os agricultores deveriam ter uma conta bancária na qual o pagamento seria feito ou através do depósito ou por transferência bancária, garantindo assim a segurança nos pagamentos.
Pen Drive
4 de Novembro de 2013 at 17:46
Bem feito! Só tenho pena dos agricultores e suas familias! O dinheiro roubado deveria ser pago na totalidade pelos dirigentes da cooperativa. Este país tem bancos comerciais que não acabem na minha memória. Como se explica que em pleno SECXXI, se transporta tanto dinheiro na mão? Querem fazer luxo para quem com essas pastas de dinheiro?
Jean Rossi Matman
4 de Novembro de 2013 at 18:09
Melhor se pagassem os licenciados com esse dinheiro, mais em fim, pena são os agricultores que não irão ver esse dinheiro.
Fernando Castanheira
4 de Novembro de 2013 at 18:24
Ha muito misterio dentro disto nao acham?
Coisa de gente de la de cima, mais nada
marcolino fatu
4 de Novembro de 2013 at 18:33
Bem dito, para parar manifestações existem dezenas de policias, há polícias até nas lojas de libaneses, chineses, etc. Uma vergonha. Polícias a tomarem conta de lojas! Veja só.
Wadson Almeida
4 de Novembro de 2013 at 19:15
Espero que o ministro Oscar de Sousa não fique em casa e ande também na perseguição e caça aos bandidos assim como fez com o nosso grupo aquando da manifestação pacifica e ordeira que organizámos no mes de Julho deste ano.
E fica o aviso que já n vivemos assim tão seguros como muitos ainda dizem.
À PIC, começar a interrogar todos os intervenientes, tanto os que foram levantar o dinheiro como os funcionários do BANCO…poderá haver alguma ligação…quem sabe??
Espero que se apanhe os bandidos e que seja feita a justiça.
Com o suor e o esforço de cada um, n se pode brincar. É o pão de muitas familias que já vivem no limiar da pobreza…
tela mu
4 de Novembro de 2013 at 22:19
Nao entendo como podem levar tanto dinheiro como se fosse tres folhas de papel.sabendo como a bandidagem apoderou da ilha de S.Tome.espero que isso acabe un dia
banana
5 de Novembro de 2013 at 2:29
ha bandidagem isso é puramente mentira ai se fosse eu a investigar esse caso
quem trabalha nisso sabe do diheiro
Anjo do Céu
5 de Novembro de 2013 at 9:55
Favor de apertar tanto os de banco como esses que foram levantar o montante.Na estrada de Monte Forte não é tão obô que tem tanta mata e cheios de capim.Se calhar é tudo uma combinaçao armadilhado.Esse Pais e os seus estão cheios de truque de bandidagem.Pega os todos e poe na cadeia e faça uma investigação mas séria e severa. e vão provar que eles ou alguns estarão envolvidos no assalto.Força Pic.pork policia de Neves é muito fraco,tambem são outros bandidos camuflados
Martinho Tavares
5 de Novembro de 2013 at 10:28
é lamentável. merecem castigo que pagou, que recebeu e quem transporto sem o mínimo de segurança tanto valor. que as autoridade competentes desvende a batota que isto representa. devem ser punidos severamente todos que tinham a obrigação de neste caso recusar pagar, receber e transportar este valor ao invés de abrir uma conta para cada um dos beneficiados, agora prejudicados, agricultores. que eles não venha a pagar a factura e sirva de lição para que sejam eles mesmos a pedir que a cada seja aberta uma conta.
Alfredo Gentil
5 de Novembro de 2013 at 11:18
Acho que o sr. Bencú tem razão. Enfim! Tudo isto faz parte do famoso Projeto para S.Tomé e Príncipe: CAOS,CAOS,CAOS. Por isso o Patrice tem que vir para S.Tomé, para entregar os dossiers que ele escondeu, acordos escuros que ele mandou assinar, entregar os montantes que ele recebeu das assinaturas do reconhecimento ilegal do Kosovo e dos barcos piratas que traficavam contrabandos nas nossas águas entre outras explicações que ele deve ao Povo. Conclusão: irá malhar com os ossos na cadeia. Mas, como ele não é burro ele não vem. O imbecil do Levi e alguns deputados ignorantes que contentam com migalhas, como por exemplo o deputado que gritou no parlamento: gente, eu quero a minha Merida Melisa de volta, vão entretendo o Povo no parlamento com comédia reles e barata. Alguns deputados inteletuais do ADI no Parlamento que têm vergonha na cara, já não se dão ao trabalho de falarem. Enquanto isso, o malandro maior (PT) vive à grande e a francesa, fruto dos roubos que fez no País.
pagaguno
5 de Novembro de 2013 at 13:53
Pergunto como um comentario como este passa. Espero k o Abel entenda k o objtivo deste espaço não é fomentar o odio entre os Santomenses, este comentario é simplesmente porco.
Viva a concordia, abaixo o odio.
Barão de Água Izé
5 de Novembro de 2013 at 12:41
Tristeza e revolta, é o que se sente pelos trabalhadores que trabalham e lhes é roubado o que é de seu direito.
Mas as causas, já vêm de longe.
Os maus e muitas vezes exemplos criminosos de muitos políticos, “lavam” as consciências dos criminosos que o povo trabalhador.
Barão de Água Izé
5 de Novembro de 2013 at 12:43
….que assaltam o povo trabalhador.
zeme Almeida
5 de Novembro de 2013 at 13:02
Até que enfim apareceu um a misturar os alhos com os brugalhos talvez este senhor tenha apanhado algum trauma com os {caos,casos}ADI o seu lider Patrice Trovoada como é o caso de senhor{Alfredo Gentil}É de lamentar esta situacao.
Lupuye
5 de Novembro de 2013 at 13:18
Esta historia nao tem nada a ver com o Patrice Trovoada. Isso nao quer dizer que ele nao deva regressar ao pais para responder as acusacoes que sobre ele recaem. Mas duvido que mesmo que ele venha ele va parar a cadeia. Quantos nao roubaram na nossa cara (e que sabemos, todos sabem) mas que nada lhes aconteceu? Ele sera mais um politico que se safara sem pagar pelo que fez ao povo de STP. NADA LHE ACONTECERA.
Toma santo
5 de Novembro de 2013 at 14:59
Agora é que devemos procurar a sabedoria popular para desvendar isto. As pessoas que tomam santo, podem agora ir ver aonde foi o dinheiro. Só disparate.
madalenas
5 de Novembro de 2013 at 21:57
Gente, cerca de 25 dólares, pra cada trabalhador. Uma miséria, tanto sacrifício em vão.
Deus deve abençoar os nossos dirigentes, tenham mais consciência.
5o.oooUSD/2000 pessoas.
Toni
5 de Novembro de 2013 at 23:33
Desgraça em STP , como é que andem armas destas á solta, numa Ilha, entraram e ninguém viu.
Isto não é acto de partido Político mas sim de bandidos, por favor resolvam, Sr Ministro Oscar.
Lozymyne Ramos
6 de Novembro de 2013 at 10:36
Confias nesta historia ?
Engenheiro
6 de Novembro de 2013 at 12:05
Infantilismo! Quem vai acreditar nisso em pleno século, XXI?
Tanto dinheiro,sem protecção policial?
Eu nao quero ser falsa testemunha.
Mas, meus senhores, Me POUPEM ta?
Onde ja se viu, tanto dinheiro a circular sem protecao policial.
Esses senhores que transportavam o dinheiro devem ser responsabilizados e mais nada.
Quem vai acreditar nisso? Como
souberam os “LADROES” que o dinheiro vinha
a caminho?
Um LUZ esclarecera isso!!!
Fuiiiiiiii………..
s.tomense (POLICIA em PORTUGAL)
6 de Novembro de 2013 at 16:44
para mim esta história esta muito mal contada investiguem bem desde os funcionários do banco condutor da viatura confisquem os telemóveis todos os registos das chamadas hora do assalto de certeza que os meus colegas ai vão la chegar mais depressa do que fazem conta
s.tomense (POLICIA em PORTUGAL)
6 de Novembro de 2013 at 16:50
também foi uma infantilidade transpor um elevado valor sem qualquer escolta policial, ou em viatura própria
Toni
6 de Novembro de 2013 at 23:07
Qual viatura apropriada? Não existe….
Polícia, tinham antes que pagar o combustível….
Infelizmente é mesmo assim.
O Analista e Censurador
6 de Novembro de 2013 at 17:20
Esses são assaltantes profissionais. Nosso País não merece coisas dessas.
Viosmalda
15 de Novembro de 2013 at 18:48
Pelo visto andam a ver muito filmes de ação o triste è por o que veim na pratica sò tenho a lamentar isto pourque São Tomé è muito pequeno para cenas tao lamentavel .