Destaques

Despedimentos nos Serviços de Migração e Fronteiras

Pelo menos 10 chefes de famílias foram despedidos esta semana nos serviços de Migração e Fronteiras de São Tomé e Príncipe. Os 10 funcionários ocupavam as funções de inspectores de Migração e Fronteiras.

O grupo de inspectores que foi demitido, por prazer do novo Director,  desabafou a sua dor para o Jornal Téla Nón. Pediu a divulgação do caso, tendo em conta, segundo os funcionários despedidos, que o sistema vigente na República, não admite muita liberdade de expressão, sobretudo nos órgãos de comunicação social estatizados, ou sob influência estatal.

No desabafo para o Téla Nón, o grupo que reforça as fileiras de desempregados do país, diz que são chefes de família, e que a decisão do recém-nomeado director da Migração e Fronteiras, é injusta. Segundo os 10 ex – inspectores, Silvestre d´Apresentação, o novo director nomeado pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada no final de Outubro último, começou a agir com despedimentos já no segundo dia após a sua nomeação.

De imediato despediu 3 inspectores, e na última semana mandou outros 7 para casa, com o argumento de que têm mais de 35 anos.

Os 10 ex-inspectores dos serviços de Migração e Fronteiras, questionam o facto do Director nomeado, estar a agir antes de ser investido nas suas funções. Segundo o grupo dos 10, por lei, Silvestre d´Apresentação, ainda não goza de prerrogativas para tomar decisões como Director do Serviço de Migração e Fronteiras.

O Téla Nón não teve sucesso na tentativa de ouvir o novo chefe dos Serviços de MIgração e Fronteiras, mas vai continuar a insistir.

Téla Nón

16 Comments

16 Comments

  1. luisó

    14 de Novembro de 2016 at 20:05

    Despedidos?
    Mas os inspetores do SMF não são funcionários do quadro permanente do Estado?
    Como é que um Diretor de um serviço qualquer do Estado pode despedir alguém?
    Alguém que explique…não percebo.

  2. Nosso Dubai

    14 de Novembro de 2016 at 20:42

    Viva Dubai… maioria absoluta, poder absoluto! Só observo!!!

  3. Sou Do ADI

    14 de Novembro de 2016 at 23:16

    Enfim, eu reconheço também a minha culpa no está acontecer neste País. Também fui ao aeroporto buscar o senhor Patríce Trovoada… Mas o meu objetivo era outro ver um STP melhor! Mais enganei- me redondamente. Peço a Deus que me perdoe e as pessoas que sempre desseram que Patrice Trovoada não presta. Enfim

    • Vexado

      15 de Novembro de 2016 at 8:37

      Como és do ADI, deves solicitar mais informações ao Levy Nazaré que andou mostrando garras de querer salvar STP no tempo da toika.

      Perguntar ao Levy Nazaré, cadê a alma altruista para com o povo pequeno que sempre defendeu no parlamento, que enche a boca para dizer que o ADI está ao serviço do Povo?

      Onde para o levy nazaré para fazer o diferente dos outros governos ou partido politico?

      O levy nazaré ou é oportunista como todos os outros ou tem um truque na manga para correr com o patrice do partido.

      A oposição deve perguntar ao deputado levy Nazaré, já que o primeiro MInistro não comparece a AN faz tempo, se entregar a embarcação as autoridades gabonesas faz parte da Agenda de Transformação de STP?
      Com este emprestimo, que transformação stp conhecerá? Ou transformará o país num país com pessoas corruptas apoiada pelo sr deputado levy nazaré que defende corruptos e trabalha com os mesmos, caso do Senhor Advogado Sr. Varela vira casaca.
      Se o primeiro ministro não aparece os deputados do ADI é que devem responder as questões.

  4. Mlstpdigital

    15 de Novembro de 2016 at 6:05

    Ao andar da carruagem, com os dois anos q faltam, vamos rapidamente chegar a convulsão social, está tudo errado, o PT está desnorteado, quem não dá não pode exigir, a desorganização tomou conta do país.

  5. Mau Sinal!!

    15 de Novembro de 2016 at 9:19

    O que é que se passa com os Inspetores despedidos?? Cometeram crimes?? Como é que se despede tanta gente desta forma e na mesma instituição???

  6. fôdôcô

    15 de Novembro de 2016 at 10:25

    cacaêêêê… mambu ta rijué

  7. Juro Por Deus

    15 de Novembro de 2016 at 10:41

    Hmmmm….
    Dizem na Europa que o Povo de Sao Tome e Principe sao comprados por muito pouco dinheiro.
    Exemplo:
    Parafusos da loja de 1 Pound, eles fazem o que nos queremos nao importa o que ‘e….
    Na realidade concord infelizmente.
    Fizeram muito bem

  8. Original

    15 de Novembro de 2016 at 15:39

    Com este episódio,os privados tem razão.

    Verdade ou mentira?

  9. derley pietro

    15 de Novembro de 2016 at 16:49

    Vamos ver quem foi demitido, muitos inspetores recebem luvas para não denunciar ilegais, ilegais esses que tiram emprego a santomenses, mas como trabalham para os senhores do negocio de stp sào protegidos

  10. Povo

    16 de Novembro de 2016 at 10:07

    E por isto que eu gosto de atitude dos guineense….se santomense fosse como guineense nada disto acontece.e começar do primeiro ministro e acaba com tds os políticos de ADI tds desta cara velha dos políticos santomense

  11. rapaz de Riboque

    16 de Novembro de 2016 at 21:04

    meu povo vamos acordar isto tem tendência em piorar espero que não mas neste andamento estamos a caminho de uma ditadura somos um povo humilde e de paz por favor senhores governantes não façam de nós escravos por este andar ainda vamos ficar pior do que estivemos na era colonial 41 de liberdade não evoluímos nada neste andar vamos ser um povo preso ao poder politico toda a viad

  12. Féla de bé ça tleche vê

    17 de Novembro de 2016 at 14:03

    O Senhor Ministro da Defesa e da Administraçao Interna! Tera que colocar o seu cargo a Disposiçao. Criou Emprego falso no periodo eleitoral para ganhar as eleiçoes. Patrice Trovoada, Arlindo Ramos e Silvrestre D’Aprsentaçao vocês irao pagar.

  13. Rosa do Riboque

    17 de Novembro de 2016 at 14:08

    Viva Dubai

  14. frança

    2 de Fevereiro de 2018 at 18:15

    so uma quem é o ditador pinto da costa ô aquel chamado primeiro ministro patricio trovoada .kkkkkk

  15. Reflexão

    5 de Fevereiro de 2018 at 10:46

    Para quem escutou o pequeno historial do Governo Gorgulho no primeiro Mandato, as suas estratégias para conquistar o segundo são bastante similares à do nosso PT. Dentes sempre abertos, espalhar rebuçados, melhoria de algumas condições de vida das populações, entre outras. Depois desta ilusão toda, inverteu a página e o povo sofreu que ficou inesquecível na nossa história.
    Como Deus é Grande, felizmente, o PT já nos começou a demonstrar de uma forma bem clara o que será deste povo se ele for reeleito. Dai que tudo está nas nossas mãos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top