Política

Governo lançou passaporte electrónico

O Serviço de Migração e Fronteiras de São Tomé e Príncipe, começou a emitir um novo tipo de passaporte. É electrónico e confere maior segurança.

O Primeiro Ministro Patrice Trovoada que fez o lançamento do novo Passporte considerou que o novo sistema de emissão de passaportes electrónicos, disse que se trata de um documento que não estará sujeito a falsificações. «Tranquiliza os países que vão receber os são-tomenses na medida em que terão certeza de que é um documento válido e seguro que não está sujeito a nehuma fraude», declarou o Chefe do Governo são-tomense.

O novo passaporte electrónico, custa caro para a maioria da população são-tomense. 1700 novas dobras, cerca de 70 euros. Valor muito superior ao salárioo mínimo nacional que fixado em poucos mais de 45 euros.

Patrice Trovoada explicou que o novo produto é de qualidade, e permite aos são-tomenses «viajarem para mundo inteiro com um documento seguro». Por isso tem custos, concluiu o Primeiro Ministro.

Téla Nón

 

    16 comentários

16 comentários

  1. sotavento

    2 de Fevereiro de 2018 as 9:05

    Este PT é um brincalhao.Um passaporte custa mais que o salário minimo.Há tantas coisas para resolver em STP e nao se faz nada e veem agora com passaporte electronico. É bonito e mostra que nao estamos assim tao atrasados em termos tecnologicos mas a verdade é que neste momento STP nao pode …Uma das coisas que se deveria resolver era sacar esse primeiro ministro do poder mas os seus compinchados

  2. Carlos Benvindo S.P

    2 de Fevereiro de 2018 as 9:30

    E tem BPM PREÇO ; Um milhão e setecentas mil dobras.
    Preço acessivel para qualquer um POVO PEQUENO adquitir.

  3. Maria Silva

    2 de Fevereiro de 2018 as 10:45

    Num país aonde n existe anestésia no hospital ….passaporte é uma prioridade? Moeda nova prioridade?…conclusão… Povo fica doente tem dinheiro novo para comprar passaporte para cemitério…..
    Sùmú êêê lívlá ancá n’boca dí cássô êêê!!!

  4. Antonio Nilson

    2 de Fevereiro de 2018 as 11:42

    O pobre em S.T.P. não aguenta pagar este preço de passaporte.

    Povo! Vocês se lembra de vários anos atrás, quando eu disse que o Patrice Emery Trovoada não pode ser confiável? Recebi muitas críticas por isso. Aconteceu que estava certo. E agora?

    Talvez eu tenho que entrar no terreno para educar as pessoas em São Tomé e Príncipe sobre política, as implicações de seus votos e como isso afecta a vida do povo.

    Se as pessoas que no poder em São Tomé e Príncipe não querem melhorar as coisas para as pessoas e melhorar as situações terríveis e tristes em todo o país, o último recurso talvez sera uma revolução? Assim como a Revolução Francesa, para que recuperemos esse país?

    Esse cara, Patrice, é tão delirante em pensar que ele pode se tornar o homem mais rico da África – não é possível. STP é pobre e dependente da ajuda externa. Eu discordei com as ambições dele derrubando Taiwan por razões gananciosas, e agora a China nem o está levando a sério. Patrice Trovoada é tão doente quanto o pai dele; Ladrões?

    STP está vivendo periodos dificies; um grande problema. As pessoas precisam de acordar e fazer mudanças sérias.

  5. DITADURA DA PEDRA

    2 de Fevereiro de 2018 as 11:46

    ó Senhor Primeiro Ministro, nada tem haver com Elasticidade do teu sono nem com as gorduras do teus Inventários, pois alguns engordam com excesso de Molhos escabeche, por isso o passaporte a esse valor não nos interessa, somos muito podre para viajarmos com esse passaporte, no meu entender é luxo na penúria. são forma encontrada para que seus sipaios passam a lupa cada passo que nós vamos dando…

  6. Nuno Migue Menezes

    2 de Fevereiro de 2018 as 19:04

    Senhor DITADURA DA PEDRA

    Para engordar ‘e necessario ser Primeiro Ministro como o senhor escreve, apenas ‘e fazer;

    Comer bem e de forma saudável é uma lição diária. Mas todos têm que aprender a lidar com isso, pois comer é essencial na nossa vida. É necessário que tenhamos uma boa alimentação e bons hábitos em relação à comida, pois isso se reflecte numa vida mais saudável e feliz tanto para o nosso corpo quanto para nossa mente.

    Faça 6 refeições por dia (pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite).
    Coma de 3 em 3 horas para que o organismo se acostume a queimar calorias o dia inteiro. Ficar sem comer é errado e engorda.
    Coma sempre nos horários certos. Adquira o hábito de comer sempre nos mesmos horários.
    Não pule nenhuma refeição. Coma o dia inteiro, pelo menos uma fruta ou barra de cereal.
    Faça pratos coloridos. Quanto mais colorida for a sua refeição, maior será o número de nutrientes.
    Coma sempre frutas, verduras e legumes em todas as refeições. Dê preferência aos alimentos crus.
    Prefira sua comida sempre crua, cozida no vapor, grelhada ou assada. Nunca frita.
    Procure comer alimentos integrais e naturais, em vez dos refinados e industrializados.
    Tente preparar sua própria comida, e faça refeições leves e nutritivas.
    Deixe os restaurantes e comidas gordurosas para datas especiais e excepções da rotina.
    Procure mastigar bem os alimentos e coma devagar. Isso sacia mais e não engorda tanto.

    E hoje em dia nao ‘e necessario ter curso para engoradar, apenas um trabalho pagar as contas ter uma mulher que sabe cozinhar bem e outras coisas mais,

    Temos que mudar a nossa forma de ver as coisas neste sentido, ser Primeiro Ministro ‘e um Trabalho, para ter esse trabalho necessario ter estudos escola.

    E depois disso se tem uma profissao, aqueles que nao tem Profissao necessario ‘e ter trabalho, ter trabalho ‘e ter ideias ‘e olhar a volta sou bom em ingles ou frances vou ser guia turistico de Sao Tome and Principe ou trabalhar no Hotel ser bagageiro.

    Esses comentarios da minha forma de ver nao tem Logica, nao se aprende nada, o Senhor ao pe de pessoas Brancas ou Pretas com esse comentario nao sai a ganhar temos que ser intelegentes ter ideia podemos nao ter o sucesso nos estudos por qualquer tipo de razoes da vida mais sabemos ver que se estamos a provocar alguem estamos a falar mal, e isso saimos a perder com essa situacao estamos anonimos sim alguns na internet mais essa atitude sempre nos acompanha mesmo estando a frente de outras pessoas, e a psicologia disso ‘e passamos a ser uma pessoa falsa.

    Conclusao Temos que mudar de Atitude, pessoalmente tenho visto Telejornal da TVS de Sao Tome and Principe vi situacoes que muito facil de resolver, um empresario Portugues foi a Sao Tome and Principe o que o mesmo deu a mim a intender a ser entrevistado ele necessita de alguem dentro de Sao Tome and Principe vender o seu Produto alguem de confianca,eles tem varias lojas nos outros Paises da Lingua Portuguesa, e em Sao Tome and Principe necessitam de um Representante, e vi da parte das pessoas muito pouco interesse das partes das pessoas de Sao Tome and Principe nao sabe dialogar nao sabem namorar.O mesmo deu a mim que necessita de informacoes seguras alguem que explica, e esse alguem nao pode ser apenas a comunidade de Portugal dentro de Sao tome and Principe mais sim comunidade nacional, e o mesmo deu a mim a intender que depois erria tirar certas informacoes com a sua comunidade para comparar a historia.
    Nos nao podemos deixar os mesmos do genero ABANDONADOS estao dentro do Pais e eles tem que desenrascar, devemos encaminhar, ouvir a mesma lingua ou outra lingua, ter um pacote ESTIMULO criado para essa situacao e tambem ter pessoas de confianca para assim agradar o cliente para instalar o seu negocio em Sao Tome and Principe.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido England

  7. Revoltado

    2 de Fevereiro de 2018 as 19:40

    Falta a cor amarela no passaporte. Patrice, esqueceste? O azul está. Ah já sei, não passaria nas fronteiras.

    Não entendo, como ninguém nesse governo tem sentido de prioridade. Só gastam em coisas fúteis. As escolas não têm portas, não têm carteiras. Há três alunos numa carteira de duas pessoas. Como se pode melhorar o ensino? Ah, pois isso não é prioritário. Hospital nem compressas tem. Também não é importante. Importante é endividar o país para ter passaporte que como ele próprio disse, poucos países têm.

    • Reflexão

      5 de Fevereiro de 2018 as 10:18

      Meu caro Revoltado. Aflorou sobre os problemas entre eles os que podem afetar o bom desenvolvimento do ensino. Isto já era de esperar com esta governação. Quando alguém assume o poder e contraria tudo o que viu, maldizendo do antigo como se nada tivesse sido feito, transparecendo de que é o único salvador, próprio Deus lhe volta de costa. E o pior são os alunos, os professores que estão a pagar por todo este má fé implantado Pelo Ministério da Educação. Professores desmotivados em quase 90 por cento; Empregados à 95%; Alunos traumatizados; Até mesmo os colaboradores do Ministério estão dececionados. Enfim um descontentamento quase total. Deste jeito só obrigando indiretamente os professores a darem notas aos alunos para reduzir a lanterna vermelha que este Ministério espera no final do ano.

  8. dos santos

    3 de Fevereiro de 2018 as 8:01

    Esse passaporte não é para povo pequeno com tantos problemas que o país tem O dinheiro e passaporte não é prioridade com um sistema de saúde lamentável tanta miséria mais faz tudo aonde ele vai tirar proveito financeiro o governo não está preocupado com tal de povo pequeno resumindo só quer enriquecer pessoas malignas e assim vai a minha querida de mal a pior.

  9. Luxo na miséria

    3 de Fevereiro de 2018 as 11:59

    Eu que de dou apoio não uso passaporte eletrônico pk é muito carro. Enquanto vc que vive do meu apoio usa passaporte eletrônico. Algo está mal. Alguma coisa não está bem. Isto é igual ao mendigo que usa o multibanco para receber as esmolas.

  10. Mitó

    3 de Fevereiro de 2018 as 17:49

    Grande negócio para PT.
    Quanto PT revendeu esse equipamento para STP?
    Quantos % ele recebe por cada emissão desse passaporte?
    Quanto STP irá pagar para manutensão desse equipamento?
    Por qnto tempo esse equipamento irá funcionar sem transtorno?
    São essas e mais algumas questões q não têm respostas, mas residem na base deste novo passaporte.
    PT aparece neste processo como homen de bem, mas na realidade não deu nada aos santomenses, outrossim esta a vos retirar mais e de todas as formas. Coitados do povo pequeno nem se quer apercebem de nada. (De vilã ao prestigiado)

  11. Carlos Cravid

    3 de Fevereiro de 2018 as 22:09

    Uma boa iniciativa…
    Mas, como não existe respeito pela hierarquia em STP o primeiro passaporte foi
    entregue ao 1º ministro…
    STP… tem presidente da república? quem é? como é que ele se chama?

    • Maria Silva

      4 de Fevereiro de 2018 as 10:54

      Chama -se patrice trovoada ( o pinta cabra )….

  12. Luis cabrita junior

    5 de Fevereiro de 2018 as 7:37

    Mas sinceramente. Eu tenho dificulidades em perceber isto. O nosso passaporte não era já electronico? Quem está habituado a viajar não reparou que nos aeroportos de Lisboa, Angola e outros o pessoal da Migração colocam o nosso passaporte no scanner e faz leitura? E isto é quê? Não é biometrico como se diz?
    Alguma vez ouviu-se dizer que o passaporte de São Tomé e Principe foi falsificado? Mas onde é que está a insegurança que exige gastar-se avultada soma de dinheiro e que o poder não diz quanto para fazer este nosso passaporte, ainda um deles com cores do ADI e as orgolas no fundo disfarçadas?

  13. Constâncio Pitra

    5 de Fevereiro de 2018 as 12:40

    Meus senhores e minhas senhoras. Em condições normais, não seria o Presidente da República, isto é o Cota Evaristo a ser convidado para o lançamento de novos passaportes e receber o passaporte nª1, enquanto cidadão primeiro da república?
    Favor me esclarecer, quem o pode fazê-lo que eu agradeço

    • Original

      8 de Fevereiro de 2018 as 9:34

      Não é possível porque quem é Presidente é Patrice.O Evaristo é para chocar ovo na cadeira de Presidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo