Destaques

Peritos do Governo começaram a analisar garimpo do gasóleo

A Direcção Geral do Ambiente está preocupada com o alegado vazamento de gasóleo numa extensa área nos arredores da capital São Tomé. Uma equipa técnica do sector do ambiente esteve esta sexta – feira no local, para analisar a situação. Da mesma forma a empresa de electricidade EMAE, que tem a sua maior central térmica localizada nas proximidades do local, enviou uma equipa de técnicos ao terreno para investigar o caso.

Após a notícia veiculada na noite de quinta – feira, pela imprensa independente, pela primeira vez, peritos da empresa de electricidade se deslocaram a zona de Saton, para se inteirarem do problema que ocorre há dois meses e que ameaça todo o ecossistema da região.

garimpo 1Quadros técnicos da direcção do ambiente também foram verificar in loco, o espaço de garimpo de gasóleo. A Direcção do Ambiente disse ao Téla Nón que vai se pronunciar sobre o caso, após a recolha de elementos que possam esclarecer o que está a acontecer no local.

Os peritos da empresa de electricidade, a EMAE, recusaram prestar quaisquer declarações.

Os populares que continuam a extrair gasóleo do subsolo e no leito do riacho, dizem que para já a visita dos técnicos não trouxe qualquer esclarecimento.

Nesta sexta – feira o Téla Nón testemunhou o reforço do garimpo, e a extracção de dezenas de litros de gasóleo. Um dos homens que estava a retirar gasóleo de um poço aberto por ele mesmo, disse que na última semana, colocou no mercado 200 litros de gasóleo, extraídos das terras de Saton.

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. Martelo da Justiça

    13 de Outubro de 2017 at 21:43

    Isto está tudo mal contado…

  2. verdade doi governo e adi

    13 de Outubro de 2017 at 21:59

    Fuga de gasoleo da central de santo amaro. Isto sim.

  3. 3 Macucu

    14 de Outubro de 2017 at 8:51

    Eu nao concordo com isto ,no nosso STP tem muita gente de mà fé se EMAE nao diz a verdade é porque existe um algo anormal que todos sabeém ,de certza que jà fizeram um boraco bém profundo até o local de Central ,para extraçao do mesmo produto e isto nao deu certo e Gasoleo està dibordando e està a correr por varios sitios que o estado faz uma boa invetigaçao para apanhar esses bandidos o gasoleo nao pode sair jà filtrado no chao é bamdidagem kkkkkkk Santomé ?

  4. Nuno Miguel de Menezes

    14 de Outubro de 2017 at 9:33

    Alexandre Lyrio: Ver para crer, São Tomé tem vida nova

    Bem-aventurados os que creem sem ter visto. Um belo puxão de orelha de Jesus em Tomé, que só acreditou que o filho de Deus estava vivo depois que o viu de perto e tocou em suas chagas. Apesar de fraquejar na sua fé, Tomé virou santo. São Tomé. Virou, vejam só, bairro de Salvador.

    São Tomé de Paripe, Subúrbio Ferroviário. Dei um pulinho lá, ontem. Queria ver para crer. A própria comunidade local parecia não acreditar no que enxergava. Olhos octogenários como os do casal de aposentados Fernando Aragão, 87 anos, e Rosita de Souza, 85.

    Mesmo com o vento no final da tarde, meteram-se em casacos para conhecer de perto nomes difíceis: piso compartilhado, postes de LED, pista táctil. Foram tantas as promessas em décadas de abandono que Jesus perdoaria fácil a falta de fé do pessoal de São Tomé.

    “Aqui já passou tanto vereador, tanto prefeito prometendo melhorar essa área, que pra gente era difícil acreditar”, disse seu Fernando, que vive ali desde que nasceu. A praça principal agora tem parquinho, pista pra skate e bicicleta.

    “Isso aqui tava uma vergonha. Pouca gente frequentava. De noite ficava deserto”, observou a vendedora de algodão-doce Beatriz Costa, 46. Antes, só vendia o produto na praia. “Agora tem criança o tempo inteiro”.

    A carência por áreas de lazer é tanta que atraiu gente de outros bairros e até das ilhas. O gari Jair José dos Santos, 50, desceu do barco descalço e assim ficou. “Eu vim de Ilha de Maré só pra ver. Tá bonito demais, hein?”, deslumbrou-se. Todos tinham uma preocupação: como preservar isso tudo no lugar? “A comunidade tem que entender que isso aqui é nosso”, comentou a dona de casa Verônica Rios.

    Além de manutenção, os moradores também querem outras melhorias, como no sistema de transportes. “Só tem quatro linhas: Ribeira, Lapa, Campo Grande e Pituba”, contou nos dedos. E mais. O posto de saúde tem atendimento precário e o esgoto jorra em uma das praias mais lindas da cidade. Como São Tomé, o pessoal aguarda para ver mais mudanças. Tenha fé.

  5. Pumbú

    14 de Outubro de 2017 at 11:57

    Mas o que é que se passa afinal????
    Será que a contabilidade da EMAE não deu contas de que o gasoleo estava ser perdido, ou seja que o consumo do gasoleo nos ultimos 2 meses aumentou drasticamente tendo em conta a quantidade dos geradores? Será que na nossa EMAE se faz inventario mensal do combustivel!!!! Ou será que a GESTÃO desta empresa é tão incompetente e cega? A DIREÇÃO desta empresa deve estar a dormir!!!!
    Com todo o respeito.

  6. Rato

    14 de Outubro de 2017 at 23:30

    Kkkkkkkkkkkkkk, assim vamos nós, caminhando à passos gigantes, rumo ao Dubai…

  7. Tati

    15 de Outubro de 2017 at 7:51

    Mais uma vez a culpa irá morrer solteira…
    Senão vejamos
    Gasóleo da Emae em bobo-forro é vendido à porta a 15.000std o litro, toda a gente sabe e nada se faz
    O roubo de milhões de dobras na cobrança de faturação da Emae, o culpado está ileso em Portugal
    Onde está a justiça?

  8. Vexado

    15 de Outubro de 2017 at 15:43

    Hummer os prados os Mercedes do primeiro ministro, a frota de carro do Américo abastecem todos com o combustível da Emae.

  9. Puto saotomense

    15 de Outubro de 2017 at 22:20

    A questão é simples: o PM prometeu DUBAI, não é? Pois acontece que por motivos alheios à sua vontade, o Dubai teima em não chegar. Então, os capangas dele decidiram ajudá-lo!Afinal em Dubai o petróleo é capim! E se não há Petróleo, vai gasóleo!!! E pronto: Estamos em Dubai!!
    Dúvidas?!

  10. Estefânia Pires daCosta Tingue

    27 de Outubro de 2017 at 16:13

    É uma pena que para pagamento desse minério vai custar a elevada taxa de pagamento no consumo da energia nos bolsos dos cidadãos. como já têm feito, mas onde há Deus quem rir obrigatoriamente tem que chorar a qualquer momento. Este vazamento de gasóleo tem um nome ” a incompetência política e administrativa”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top