Opinião

Higiene bucal porquê e como fazê-la?

Sub titulo:

Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

Artigo

A Prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de se cuidar da saúde bucal, Visitas semestrais preventivas ao médico dentista, é indicada para realizar uma manutenção profissional da sua higiene e proporcionar um sorriso saudável e bonito;Siga sempre a orientação do seu médico dentista.Ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas bucais que se tornariam graves e possívelmente doloridos.

Escovação deve ser feita sempre após as refeições, utilize escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena, para não traumatizar bochechas e língua, e facilitar a limpeza dos dentes do fundo;

A higiene bucal é simplesmente a prática de manter os dentes,língua, gengivas e bochechas limpos e saudáveis porque as bactérias estão presentes em grande quantidade nesses lugares;Ter seus dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o seu bem-estar geral.

Lembre-se de realizar sempre uma escovação noturna, pois durante o sono a temperatura da boca aumenta, a produção da saliva diminui e as bactérias encontram um ambiente propício para se multiplicarem. É necessário que não haja pressa; devemos caprichar na escovação realizada à noite, após o jantar ou antes de dormir, limpando todos os dentes, primeiro limpe entre os dentes usando o fio dental e, em seguida, use a escova com pasta dental, sempre em pequena quantidade . Esse processo deve demorar cerca de 10 minutos. O uso de enxaguantes bucais também é indicado, pois hoje em alguns há substâncias que evitam a aglomeração das bactérias.

Não se esqueça de higienizar a língua, o ideal é que comece escovando e limpando à partir da ponta da língua, parece estranho porém desta forma você evita que se engasgue.

Use o enxaguatório bucal, quando remomendado por seu médico dentista, na forma com que ele te orientar, o uso correto de enxaguantes bucais podem ser de grande ajuda na manutenção da sua saúde bucal.

dentesO auto cuidado diário preventivo, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar doenças, o fio dental é imprescindível para uma boa higiene bucal. Com o auxílio do fio dental é possível remover os resíduos alimentares de áreas onde a escova dental por vezes não consegue remover (entre os dentes). Ele deve ser usado antes da escovação, entre todos os dentes;

Alimente-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras, legumes e proteínas. Devemos evitar alimentos açucarados e gordurosos, pois estes podem facilitar o aparecimento de cáries e inflamação da gengiva;

Evite o cigarro, pois pessoas que fumam têm maior probabilidade de desenvolver doença gengival grave, visite o seu médico dentista regularmente de seis à seis meses.

Lembre-se “A sua Saúde Bucal está integralmente ligada com a sua Saúde Geral”

Denner E. Oliveira – Dentista especialista em Saúde Coletiva

 

3 Comments

3 Comments

  1. Vieira fernandes

    16 de Abril de 2016 at 19:08

    Artigo muito bem feito. Muito verdade é cumprir e prevenia…

  2. Vieira fernandes

    16 de Abril de 2016 at 19:33

    Os cuidados da Saúde Bucal, devem ser suportados pelo Estado. Todos os produto que contenham elevado teor de açúcar, devem ser taxados em pauta aduaneira com a razoabilidade dos prejuízos que dá, no tratamento de suas consequências. Sejam, drops , rebuçados, gômas, refrigerantes,pastilhas, doces em geral devem ser tidos como “inimigos” da saúde bucal. Todos os conselhos do dr.Denner E. Oliveira – Dentista especialista em Saúde Coletiva, devem ser seguidos.
    Muito obrigado dr. Oliveira.

    • Denner E. Oliveira

      19 de Abril de 2016 at 11:46

      Exatamente Vieira Fernandes, tudo em excesso é prejudicial, os açucares e amidos quando combinados com a placa bacteriana tem como resultado final uma substâncias ácidas que ataca o esmalte dos dentes, fazendo com que a pessoa fique mais suscetível à doença cárie. O ideal, seria após o consumo destas substâncias que se higienizasse a boca.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top