Desporto

Selecção de Falcão e Papagaio levanta voo para o CAN – 2013

A selecção nacional de futebol bateu no último domingo o Leshoto por uma bola a zero, na primeira mão da eliminatória para o campeonato africano das nações de 2013. Jair Nunes marcou o golo da vitória nacional na cobrança da grande penalidade aos 3 minutos da primeira pedra.
Falcão e Papagaio, aves da insígnia nacional e que representam as duas ilhas, São Tomé e Príncipe, voaram alto este domingo no Estádio Nacional 12 de Julho. O público encheu o Estádio, com destaque para o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, que viu Jair Nunes, marcar aos 3 minutos o golo que deu vitória a equipa nacional sobre o Leshoto.

O médio atacante formado na academia de futebol de São Tomé, e que agora evolui em certos de formação de futebol no Brasil, não desperdiçou a grande penalidade assinalada pela equipa de arbitragem vinda da República do Congo-Brazaville.

A equipa nacional do Leshoto reagiu na segunda parte, tendo caçado a trave da baliza do conjunto nacional. A selecção nacional também aumentou o caudal ofensivo na segunda parte tendo ficado perto do golo num disparo de Ibraim que fez estremecer o poste da baliza do Leshoto.

Para o seleccionador Nacional Gustavo Clemente, São Tomé e Príncipe deu passo importante para seguir em frente na fase de apuramento para o CAN 2013. « Em termos de expectativa com uma vitória mínima de um golo e sem sofrer golos em casa, estamos confiantes em passar à eliminatória.Vamos trabalhar de forma corajosa e com audácia para fazer bom resultado no jogo da segunda mão», disse Gustavo Clemente em declarações ao Téla Nón.

Segundo Gustavo Clemente, a boa prestação de São Tomé e Príncipe no primeiro jogo da fase de apuramento para o CAN-2013, é corolário de um trabalho iniciado a pouco mais de 6 meses com um grupo de jovens bastante empenhados.

O Jogo da segunda mão da eliminatória para o CAN-13 vai acontecer no próximo dia 22 de Janeiro em Maseru capital do Leshoto.

A equipa nacional de futebol é composta por jovens, que saíram da academia de futebol, sob a orientação do actual seleccionador nacional.
Note-se que há cerca de 10 anos que o futebol nacional esteve ausente das competições internacionais.

Abel Veiga

    16 comentários

16 comentários

  1. dani

    16 de Janeiro de 2012 as 9:15

    o jogoa a segunda mão sera n dia 22 Domingo de janeiro não no dia 2 de janeiro como esta no texto ( TELA -NON) e tambem a selecção nacionalñão NÃO esta só composta por jogadores da acadeimai do Gostavo, mas tambem com jogadores de clubes nacionais PRAIA CRUZ; REBOQUE; OQUE-DEL-REI; SEIS DE SETEMBRO, SPORTING DE PRENCIPEE ÁGUA IZÉ

  2. Takora Mohamed

    16 de Janeiro de 2012 as 9:41

    Caros compatriotas, temos que congratular com o feito da nossa selecção. Estamos todos de PARABÉNS.

    No entanto queria chamar atenção para refletirmos sobre o nome a atribuir a nossa selecção que vem sendo apelidada de “Falcão e Papagaio”.

    Julgo que já é altura de deixarmos de complexos e atribuirmos o nome que nos possa realmente identificar. Porquê o nome das duas aves e não apenas “PAPAGAIO”, já cometemos o erro ao designar o pais de Sao Tome e Principe quando podia apenas ter sido “ILHAS de _________”.

    Pensemos alongo prazo e encontremos um nome que ate seja comercial pra promover com marketing a nossa selecção.

    Sou da ilha de SãoTomé, mas estaria de acordo que a selecção chamasse apenas de ” PAPAGAIO”.

    Bem haja STP.
    Sucessos aos nossos rapazes.

    • Adam

      16 de Janeiro de 2012 as 17:45

      É realmente patético ouvir estas declarações de pessoas que nem sequer conhecem a História do seu próprio país e caem facilmente no ridículo de estar a dizer disparates como este de não se poder chamar o país S.Tomé e Príncipe como coisa que o problema do país está nome. É muita ignorância. Temos muito que fazer em prol da educação do nosso povo. Pensar que os problemas do país está na sua identificação nominal ou é de tolos ou é sinónimo de muita ignorância, volto a repetir, muita ignorância. Para esta pessoa, mudando-se o nome do país os nossos problemas desapareceriam. Coitado! Se a escola não consegue mudar estes factos então o nosso sistema educativo deve desaparecer e dar lugar a uma coisa mais digna. E que tal se este senhor fizesse um exercício simples de ir procurar atentamente os nomes de todos os países do mundo mais instáveis e com problemas de coesão?! O que ele me diz da Guiné Bissau? Os problemas da Guiné estão relacionados com o nome do país? E u Sudão? O problema do país é o nome? E outros países? Enfim…
      Fui
      Adam

  3. Helder Pinto

    16 de Janeiro de 2012 as 9:53

    Viva a nossa selecção
    abraços a todos

  4. Estudante

    16 de Janeiro de 2012 as 10:56

    Força stp não esquecendo dos bons do príncipe.

  5. helmerdias112@hotmail.com

    16 de Janeiro de 2012 as 10:57

    Fico feliz em saber isso,espero que rapazes vão contudo para puder conseguir seguir em frente.parabens estamos com todos os jogadores.FORÇA

  6. bobuwabo

    16 de Janeiro de 2012 as 11:40

    Ano 2012 ja esta a dar um bom sinal para STP é bom que tds lado a lado vamos ajudar no desenvolvimento o desporto e a nossa seleição, força e que Deus nos abençoa.

  7. Paz

    16 de Janeiro de 2012 as 13:54

    Apoiar a seleçao de todos nos

  8. MÉ SOLO

    16 de Janeiro de 2012 as 14:58

    A Àguia e o Falcão voaram mas o voo foi RASO, foi raso porque o resultado não dá garantias a nossa selecção uma vez que em casa pelo que a selecção do lesoto mostrou poderá dar volta ao magro resultado.

    Contudo os meus parabéns a nossa selecção q a cada dia e a cada jogo tem melhorado dignificando STP.

    • Jubegery da Silva

      16 de Janeiro de 2012 as 17:39

      é bom saber k alguns de nós temos o jeito de elogiar. quando está mal deve-se criticar – concordo, mas agora que a nossa selecção foi vitoriosa devemos dar parabéns… PARABÉNS são Tomé e Príncipe, principalmente os nossos jogadores. ora se empatamos em Congo, e olha que ja fomos desmotivados, agora com motivação, porquê não, ganhar Leshoto. vamos lá também somos bons e é preciso que se mostre. FORÇA STP

  9. zé pedro

    16 de Janeiro de 2012 as 15:18

    Importante para reavivar a auto-estima e o sentimento de orgulho de ser são-tomese, mas convenhamos, devemo-nos incidir mais em questões economicas para o bem estar desta nação

  10. António Nunes

    16 de Janeiro de 2012 as 16:14

    Depois de dez anos de inoperância da selecção nacional, devido a má governação do MLSTP e PCD, aqui está o resultado de uma boa aposta feita por este Governo.
    Tem apostado minimamente no Desporto.
    Este é um feito que se deve reconhecer a este Governo, e deplorar os anteriores chefiados pelo MLSTP que deu cabo do nosso futebol.

    Bem Haja
    Força Selecção Nacional

  11. BagaTela

    16 de Janeiro de 2012 as 17:55

    Boa sorte meus camaradas. Acreditem na vossa qualidade.

  12. william barbosa

    17 de Janeiro de 2012 as 13:17

    antes de mais parabens meus colegas atletas especificamente ao capitão derilson (avô) aikemis que forão meus colegas do ultimo time meu la em são tomé desportivo 6 de setembro.tou muito feliz em saber que ja demos um passo importante dessa fase agorea não deicha cair no segundo jogo acredito em voces e sobre tudo nesa zaga avô e aikemis não leva gol se der zero a zero vantagem é nosso vai com isso pra dentro de campo são 90 minutos e alguns acrescimo caras realiza este sonho da nosa nação voces agora são símbulo da nosa nação vaz valer boa sorte e por ultimo parabenizar a aquipa tecnica profesor gustavo esta no bom caminho sempre acreditei no sei trabalho porque ja fui o teu atleta nbão tem como esuqecer tambem no nosso comante idalécio pachire o actual presidente da federação sinto a o destino no nosso futebol esta em boas mãos muita vida e saudade pra senhor e coragem força que tudo var dar certo.

  13. TinyChenko7

    18 de Janeiro de 2012 as 10:13

    Tenho Orgulho da nossa FUTURA Seleção, São Tomé e Principe Forever <3 🙂

  14. BrunoRobson

    21 de Janeiro de 2012 as 14:32

    Não ficando indeferente… cá estou eu com todo amor e carinho, para Parabenizar a nossa seleção nacional… sei que desde cedo que os nossos atletas tinham capacidades de chegarem a onde chegaram, e digo ainda que têm ainda para demonstrarem para o nosso país… como se diz a maior caminhada só é feita passo a passo….por isso msm que eu B.R…. acredito que a nossa selecção vai chegar muito longe…..antes de terminar aproveito para desejar muita força para a nossa seleção e ao nosso selecionador Gustavo Clemente… Bem haja a todos os santomenses…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo