6 empresas apresentaram propostas para os 7 blocos de petróleo da ZEE de São Tomé e Príncipe

Nenhum nome sonante da indústria petrolífera internacional, faz parte da lista de empresas que manifestaram interesse nos 7 blocos de petróleo que desde Março passado São Tomé e Príncipe colocou no mercado internacional.

Num comunicado de imprensa a Agência Nacional de Petróleo, fez publicar apenas a lista das 6 empresas que manifestaram interesse nos 7 blocos da zona económica exclusiva postos no mercado. Nenhuma informação complementar foi prestada.

A nota diz que oportunamente será anunciada a data da abertura das propostas. Desde 15 de Novembro que terminou o primeiro leilão dos blocos de petróleo da zona económica exclusiva, e ainda o governo não avançou dados concretos sobre o resultado do concurso público.

Na lista divulgada pela Agência Nacional de Petróleo destacam-se as seguintes empresas:  Afex Global, Force Petroleum, Grupo Gema- SA, Oranto Petroleum, e Overt Energy .

O valor da proposta apresentada por cada empresa está no segredo dos deuses, assim como os blocos que alegadamente estão interessadas.

Abel Veiga

  1. img
    Republica Federal do Brasil Responder

    Quem comer essas verbas de forma abusiva, deve ser severamente punido.

    Temos que ficar atentos.

    • img
      Voz do Povo (Num Estado democratico, a voz do Povo eh a vontade e palavra de Deus) Responder

      Kidaleheheheheheh!

      Isso gera muita duvida. Como eh possivel nao aparecer nenhuma empresa petrolifera de nome interessada no nosso petroleo!!!??? Como eh k nao ha nenhuma empresa americana, norueguesa, chinesa, Taiwanesa, etc, no concurso? Tanto rafael Branco que comecou o dossie de leilao dos blocos e como Patrice que continuou com a fase de conclusao de processo de leilao deviam vir ao publico explicar o porqueh do desinteresse dessas grandes empresas no nosso petroleo. Assim estariamos a falar de transparencia. Pelo visto, a empresa nigeriana ja ganhou o concurso.Isso cheira corrupcao.

      • img
        Pumbu Responder

        As informacoes relacionadas com o petroleo santomense criam depressao no seio do povo. Estes dossiers estao cheios de canalhices. Esse petroleo ja parece ser propriedade privada de uma duzia de RAPAZES que de tao ricos que ja sao, andam a brincar com a nacao. Viva a seriedade dos nossos dirigentes!

  2. img
    jp Responder

    Empresas fracas o que augura problemas ” à posteriori”

  3. img
    Osama bin Laden Responder

    Conceição Lima por favor envia uma “III carta pá Apolinário” a informa-la no nosso português de tudo que está acontecer na agência nacional de petróleo.
    Informa a ela porque ele precisa de saber,acho que ela não sabe que andam a comer muito dinheiro naquela agência sem fazer nada, se não ela já teria respondido as 2 cartas que foi enviada e teria já regressado ao país para pôr tudo na ordem.
    Muito obrigado.

    • img
      Ate quando nosso São Tomé e Principe Responder

      Ate quando?
      Tudo que se passa nesta agência é uma fachada. Não sei o que este petróleo nos trouxe que ate hoje pessoas estão la ganhando 30.000 dólares (30.000 x 5000 = Orçamento geral do estado para próximo ano) por mês(Salário conhecido, nem se fala de bónus). Um pais + que pobre com mais de 60 poços de petróleo e ate hoje não se explora nem 1. Eu já havia comentado uma noticia parecida que no meu ponto de vista, nem que se colocassem empresas pequenas a explorar 1 ou 2 para começar mas que pelo menos garantisse pão para todos os filhos da terra. Mas como todo negocio para eles tem que ser bem feito, logo não pode porque eles ainda não ganharam o dinheiro deles.
      Manda quadros estudar em Angola, deixa aqui no pais a andar para cima, para baixo como doido e ainda diz “Angola não tem qualidade para formar quadros no petróleo.” Eu pergunto, quem tem? São Tomé? Portugal?
      Um pais que explora petróleo a mais de 30 anos não sabe como deve formar seus quadros?
      Ou quando não diz que Angola não sabe formar quadros o “Comandante- Piloto” diz: Vocês têm que esperar uma oportunidade, eu quando vim do meu curso na Líbia fiquei 6 meses esperando São Tomé para me mandar para Angola estagiar. É esta a conversa deles, tudo isso porque querem encher a barriga e ficar cada vez mais rico a rir da cara do povo que esta cada vez mais pobre e doente de tanto sofrer.

      Cá entre nos? Para que serve aquela agência de Petróleo?
      So deve ganhar quem esta trabalhando. O que a agência de petróleo gera para o posso Sãotomense? O que foi feito com 123 milhões de dolar que a chevron pagou a São Tomé pelo bloco 1?
      Para que existem Pessoas representando São Tomé na Nigeria? Gomes e companhia.
      Vivendo a custa destes bónus, fazendo fortunas e rindo do povo

  4. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    LEMBRAM-SE DESTE POVO QUE TANTO SOFRE NA HORA DA PARTILHA.

  5. img
    Polvo Paul Responder

    Fogo epa, convida a PetroBraz, sanangol, a GALP para trabalharem nisso, deixa de fazer esses concurso que só serve para meia dúzia de pessoas ganharem dinheiro e comer verba de bónus do contrato.
    Os brasileiros têm a melhor tecnologia de exploração em água profundas.
    Já ando a ficar fartos dessa vossa capacidade de gestão.

    • img
      edy Responder

      Tens toda razao rapaz, preto e mesmo uma M.com tantas empresas de renome e no mercado ja a alguns tempo como citas-te, os cabroes estao a tentar comlicar as coisas.

      • img
        Pumbu Responder

        o petroleo esta nas maos de caloteiros!

  6. img
    edd Responder

    aaaahhh rrrisoooooo, cuidado com empresas fantasma?
    Essas empresas vao meter stp mas no fundo.

  7. img
    Ze Maria Responder

    Esses senhores da Agencia Nacional de Petróleo não têm o que fazer?
    Convidam o Téla Non para apresentar informação incompleta, que em nada acrescenta a sociedade.

    Que tal informar o valor proposto e o destino a ser dado com os resíduos do petroleo.?

    Que tal apresentar projeto para em caso de acidente (explosão) como ocorreu no golfo do Mexico o país não ficar em prejuizo (ter a sua fauna distruida).

    O que deveriam informar ao povo, fazem questão de manter em segredo. Nomes que não interessam-nos é que convidam a imprensa para divulgar.

    Se os senhores da Agencia Nacional de Petroleo não têm o que fazer, o Téla Non tem. Deixe o Tela Non se ocupar de noticias sérias e não de banalidade.

    Tudo mantêm em segredo. Porque não divulgam o salario que esses senhores administradores ganham, já que esse dinheiro vem do bônus de petroleo, dinheiro que é de todos os são-tomenses.

    Quem não divulga o que é do interesse social, não é amante da transparência.Divulgem o que realmente interessa a sociedade.

  8. img
    Mimi Responder

    Cheira a Gato! Onde e que andam as verdaderias empresas da Industria do Petroleo? Pq razao nao estao interessadas no concurso? Cheira a Gato!…

  9. img
    Madalena Responder

    OLha em STP, quase que não se falava mais de petroleo.
    Porquê?
    A questão veio a Baile com o nosso governo.
    Deus no ajude.
    O que del Rei!!!
    Kidaleooooo, Kidaleeee

  10. img
    suave Responder

    se sao industrias pequenas ou empresas pequenas, pois só demonstra a falta de confianca que eles atribuem ao pais (governantes) de sao tomé e principe.

    só me surprende que se havia propalado pelo pais que quando em marco o rafael foi a londres anunciar os blocos, pois se havia dito que a sala de stp, estava geia de investidores e empresários. (tudo mentira)

  11. img
    Moreno Responder

    A mim me surpreende o facto de nao haver nenhuma empresa de exploracao petrolifera conceituada , como por ex: a elf aquitaine, total , texaco, agip …. sera que essas ditas empresas que se nos apresentam sao crediveis? sera que existem? vamos estar muito atentos com esse negocio, porque se e que exite petroleo de verdade ele pertence ao povo de STP e nao ha um par de cidadaos de STP.o petroleo , os beneficios do mesmo e para o bem do povo de STP.O povo de STP e muito humilde mas a trajectoria como pais independente esta a ser tao anormal que nos obriga a por de lado um pouco a humildade , a passividade e a sermos um pouco mais perspicaz, um pouco mais agressivo nao fisicamente , mas sim na nossa forma de aceitar e crer nos nossos dirigentes.a agencia nacional do petroleo,creio eu estar ja ultrapassada, o novo governo deveria dar um pouco de atencao a esta agencia , fazer uma remodelacao dos seus componentes,fiscalizar tudo que foi feito durante esse tempo todo,as contas, os contratos, os montantes se e que ha montantes.felizmente existem pessoas em STP, serias , honestas que podem quanto a mim gerir bem esta agencia.

  12. img
    Kidaleo Responder

    deixa ver se conheço.
    AFEX- AFRICA DO SUL
    ORANTO-NIGÉRIA
    OVERT-NIGÉRIA
    GALE-MONTREAL
    GEMA-ESPANHA
    penso que a Nigéria pode ganhar,vamos a luta.

  13. img
    Felado.... Responder

    Por favor minha gente e meu povo, assim não dá, é preocupante haver pessoa a pensar assim, minha gente a Agencia Nacional do Petróleo não gere o dinheiro de Petróleo, aquela instituição é um orgão Regulador, todo o dinheiro de Petróleo, vai para o cofre de Estado, veja si de uma vez por toda saibam isso, por favor… Espero ter contribuido para esclarecer…

  14. img
    Carlos Ceita Responder

    Estaremos perante um Déjà vu? episódio II de um filme que já tínhamos visto e revisto? Será um novo ERHC2? A ver vamos.

  15. img
    Osama bin Laden Responder

    Minha gente dá uma vista de olhos neste link tirado do jornal visão http://www.cstome.net/visaosabado/desporto18.htm
    Vê em que estado Manuel Dendê deixou a nossa Federação de Futebol.
    Apesar da notícia do Tela Nón não ter nada ver com isso, julgo que todos devíamos ter conhecimento disto, 12 anos de Dendê na federação o resultado é este.
    Triste STP

  16. img
    zémé Responder

    fracamente, este pais perdou credibilidade total. este é o unico resumo valido desta situação. As grandes empresas têm medo dos nossos politicos e governates, tem de iqual forma medo desses terrorista de sague frio, ninguem vai querrer negociar na terra dos corruptos.

    triste fim para uma terra santa com tanta belesa e homens sabios sem oportunidades.

    S. Tomé poderoso toma conta desses perversos.

    • img
      Pumbu Responder

      falado e bem dito.

  17. img
    Madalena Responder

    Precisamos de
    DITADURA, mais tarde ou cedo.
    Vamos ter ditadura nesta democracia, não se admite. A miseria. Um Piloto de ATR, inativo ser um gestor de petroleo. Quem confia nestas gentes. ISSO é GRAVE!!!
    Oferecem ao homem um Avião. Retira-me este senhor, faça as contas com ele e agradeçe-o pelo trabalho feito. Recruta cerebro, como dizia uma amigo, recruta um esperto, para dizer expert Nacional.
    EXiste!!!!

  18. img
    Osama bin Laden Responder

    Transferência prevista no OGE para 2011 para agência Nacional de petróleo:

    “0100 TESOURO 2400 Transferência para Agência Nacional do Petróleo Nacional 6.000.000.000,00 Dbs”, feito o cambio para euros vem a dar qualquer coisa como 245.000,00 mil Euros.

    Enquanto resto de população está a passar fome, lindo serviço que vocês prestam ao país.
    Fonte: Direcção de orçamento de STP.

    Independência tomada em 12/07/1975 só serviu para vocês, é preciso ter muita coragem. Isso não pode ficar assim, alguém tem que fazer algo.

    • img
      Pumbu Responder

      alguem tera que fazer alguns canalhas correr com as calsas nas maos.

Deixe um comentario

*