Governo demite conselho de administração da EMAE e põe fim as actividades da Autoridade das Zonas Francas

A decisão do conselho de ministros, que derrubou o conselho de administração da empresa de água e electricidade, assim como os titulares dos cargos de direcção, anuncia o regresso de Raul Cravid para a Direcção Geral da EMAE. Quanto a Autoridade das Zonas Francas, terá sido simplesmente banida.

A empresa de Água e Electricidade, já conheceu cerca de 10 directores gerais, mas a crise persiste. O Primeiro-ministro que anunciou recentemente a assumpção de medidas para travar a crise de energia eléctrica que regressou ao país, reuniu o conselho de ministros e decidiu pôr fim as funções do conselho de administração da empresa.

Junto com o conselho de administração caíram também o corpo directivo da empresa. O Tenente-coronel Óscar Sousa, nomeado director geral da EMAE em 2009, caiu. Óscar Sousa, dirigiu a EMAE num dos piores momentos da empresa. No ano 2009 São Tomé e Príncipe conheceu a pior crise de electricidade da sua história.

Foi sob a direcção geral de Oscar Sousa, que em 2010, a EMAE conseguiu melhorar a situação energética no país, com a recuperação dos grupos de geradores que estavam avariados na central térmica de São Tomé, e liderou todo o processo que permitiu a construção da nova central térmica de Santo Amaro, que trouxe estabilidade no fornecimento de energia ao país ainda em 2010.

Mas a direcção da EMAE, não resistiu ao novo ciclo de crise de energia que começou em Setembro de 2011. Geradores avariados ou a precisar de manutenção urgente nas centrais térmicas da capital e de Bobô Fôrro, terão precipitado a queda da direcção geral e do conselho de administração da EMAE.

O Conselho de Ministros anunciou uma nova equipa que deverá assegurar a gestão da empresa durante um período transitório. Uma decisão que confirma o regresso de Raul Cravid, para o cargo de Direcção Geral da EMAE. Antigo Ministro da Administração Interna, foi também Secretário-geral do partido MDFM-PL. Força política que abandonou em plena campanha para as eleições legislativas de 2010.

Raul Cravid, conhece a EMAE onde desempenhou as mesmas funções há cerca de 7 anos, antes de ter sido demitido do cargo, por alegada má gestão da empresa. Os trabalhadores também conhecem muito bem Raul Cravid. Conhecimento mútuo que poderá desta vez, ajudar a EMAE a reerguer-se do abismo.

Neste novo período de liderança da EMAE, Raul Cravid, conta com 4 colaboradores directos nomeados pelo Governo. Danilo Lima na qualidade de Director Comercial, Mário Lourenço Sousa como Director Financeiro, Homero da Graça Boa Esperança como Director de Energia e para a direcção de Água foi nomeado Abel Vila Nova.

No que concerne a Autoridade das Zonas Francas, a decisão do Governo limita-se a por fim a todas as actividades da instituição, não é indicada qualquer alternativa de direcção ou coordenação para o dossier zonas francas.

Arzemiro dos Prazeres, vulgo Bano, Director da Autoridade das Zonas Francas, que recentemente deu uma entrevista ao Téla Nón sobre o estádio actual dos projectos, vai seguir as seguintes orientações do Governo, em relação as Zonas Francas. «Dar por finda a comissão de serviço de todos os seus órgãos, e consequentemente suspender todas as suas actividades devendo os seus quadros regressar aos seus postos de trabalho de origem», anunciou o conselho de ministros.

Nota de destaque vai também para o silêncio do Conselho de Ministros, em relação a assinatura do Acordo de Partilha de Produção de Petróleo, no bloco 3 da Zona Económica Exclusiva com a Oranto Petroleum. Acordo assinado na passada quinta – feira.

Abel Veiga

  1. img
    Francisco Castanheira Responder

    O Raul Cravid tambem nao deveria estar nas actividades p[ublicas. Queremos cara nova, individuos sem vicios de corrupcao.
    Pinto da Costa deveria ter uma palavra.

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Lê e aprende. Pinto é Presidente. Não pode interferir com a gestão do executivo.
      Em stp as pessoas misturam muito a as coisas.
      O Raul também esta indiciado como corrupto, por isso deveria-se nomear alguém com competência-Licenciatura de Gestão de Empresa, ou Engenharia Industrial.
      Raul nem licenciatura tem…

    • img
      m Responder

      O que o Raul Cravid fara melhor que o Oscarito? Este Raul andou na antiga Uniao Sovietica mudando de cursos, vodka e vadias, e nao chegou a concluir formacao nenhuma.Pecam-lhe a copia de diploma para verem. Para que ele fosse valorizado no pais, apos o regresso a STP, comecou ele proprio a boatar que foi treinado pela KJB.
      Perguntem o Joao Cravid, seu irmao.
      Alias o homem foi demitido da EMAE devido a ma gestao.
      Desta vez esqueceram-se do Barbosa “da Enco”. Esta dupla e formidavel.

  2. img
    Izidro B.M. Responder

    Outra vez este Raúl Cravid. Não é este senhor que desviava milhares de litros de combustível para o Fradique e outro seus amigos e contribuiu para desgraçar a EMAE? Credo Deus, Pai Todo Poderoso!!!! É isto que o Patrice Trovoada chama de mudança? É esta a mudança? É esta a transparência que o país precisa? Uma pessoa que já provou que não tem aptidões para gerir uma empresa com calibre da EMAE nem outra qualquer, pode ser sistematicamente recompensada por motivações de natureza política ou de defesa de interesses do senhor Patrice Trovoada e do seu grupo? É este o país que queremos construir? É esta a transparência que queremos construir no país? Sinceramente!!!!! Tenho muita pena do meu país. Estamos completamente desgraçados. O povo tem de sair para rua e correr com esta gente do poder.
    Não bastava a assinatura de um contrato com uma empresa Nigeriana para exploração do petróleo na nossa exclusiva sob um manto de secretismo e falta de transparência que ninguém percebe, agora, somos de novo surpreendidos com a promoção de uma pessoa que já demonstrou total incompetência e corrupção, na sua anterior passagem pela EMAE, para dirigir de novo a referida empresa. Que destino colectivo nos reserva? É para isto que eu votei no ADI? É para isso que o país pediu mudança? O senhor Presidente Pinto da Costa deve dar um muro na mesa e acabar com estas poucas vergonhas caso contrário estaremos todos mortos em menos de 20 anos. O povo já não suporta tanta humilhação, tanta incompetência, tanta falta de escrúpulo, tanta falta de vergonha, tanta burrice, tanta má-fé, tanta trapalhice, tanta falta de transparência nos assuntos do Estado que é de todos nós. É muita humilhação para um povo ter de suportar dirigentes e estadistas tão pequenos, tão estúpidos e burros.
    Chega! Chega! Chega!
    Izidro Boa Morte

    • img
      Manuel Alberto Lombá Responder

      Não votaram no ADI?Agora aguentem!!!

      • img
        gt Responder

        nao sejas triste

        • img
          OP Angola /STP Responder

          Alegação clara e contundente meus caro gt para reforçar existe um ditado que diz: Contra fatos não há argumentos, espero que o povo cobre transparência do executivo que claramente demonstra controvérsias concernente aos propósitos iniciais

        • img
          OP Angola /STP Responder

          Alegação clara e contundente meu caro gt para reforçar existe um ditado que diz: contra fatos não há argumentos, espero que o povo cobre transparência do executivo que claramente demonstra controvérsias concernente aos propósitos iniciais

    • img
      Kua Skaby Responder

      Bem feito, votou no cowboy, agora o filme é este. Yuri da cunha cantou assim: Chupa la.. ayuê,ayuê,ayuê,ayuê,ayuê… chupa la…
      Viva o cowboy, que granda filme!

      Patrice você é forte, mais Raul é viantêlo vé.. Enganaste no numero da porta.. Cuidado…….

  3. img
    UeBeto Responder

    Senhor Patrice, por favor, não nos decepcione mais…Eu acreditei muito em si, e realmente tenho estado de acordo com varias das suas acções, mais desta vez tomaste a pior decisão desde que começaste o seu mandato, e te asseguro que isso não vai levar a emae a lado nenhum; talvez só vai afundar-lhe mais do que isso.O raul cravid já demonstrou, e não só numa ocasião, que não é honesto nem competente, então porquê reconduzi-lo de novo a esse posto?? Por favor senhor Primeiro Ministro, da um passo atráz na sua decisão e escolha um outro profissional para esse cargo, ainda tas a tempo. Sugiro que faças uma sondagem junto a população e verás que 90% estará de acordo coma a minha sugestão…Não te acorbades, resolva essa questão e estaremos cá pra te apoiar, mais do contrário, se deixares esse senhor nesse posto, podes desde já não contar com o meu apoio para a próxima, e de ecerteza que perderas muito mais apoios alem do meu..Um bem haja..

  4. img
    Carlos Ceita Responder

    É uma pena e não é somente o caso de São Tomé e Príncipe que os governos busquem confiança político-partidária e não a competência.

  5. img
    truquim deçu Responder

    Lamento, tanto jovens e quadros nacionais que chegaram ao país , o senhor patrice não tem olhos pra ver e vai escolher outra vez esse corrupto, homém que nunca o seu saco enche, para outra vez voltar a encher mais um saco? o dinheiro de muitos que contribuiem para cofre do estado vai sendo mais uma vez disviado pelos aqueles que nada fazem pra esse país? quem é o Raul Cracid? será que não existem gente copitente neste País?
    só tem que ser Oscar sousa, Raul Cravid ,Julio silva Tomé vera Cruz os ditos senhores que ja deram provas da magestão na EMAE ? se o senhor Patrice esta mesmo intereçado de acabar com corrupção, por favor não promova os corruptos.
    Fazendo isso o senhor ja mais dexará de ser mais um corrupto que o povo elegeu.

  6. img
    DM Responder

    Na verdade é a própria EMAE que deveria ser demitida de São Tomé e Príncipe. Essa empresa tem problemas estruturais que em grande medida independem da capacidade administrativa da diretoria. Ainda mais num país onde as pessoas assumem cargos para os quais não estão tecnicamente capacitados.
    O governo deve ter bom senso e perceber que energia gerada por geradores elétricos não é a melhor alternativa para STP.
    Quanto ao fim da Autoridade de Zonas Francas, já não era sem tempo. Aquilo era uma palhaçada. A única plataforma de negócios que foi criada foi a do Bano e seus colaboradores. Hoje esses vagabundos estão certamente bem mais ricos as custas do país. Amanhã vai dizer que o povo tem inveja da capacidade dele de fazer negócios, como já teve a audácia de dizer certa vez no parlamento.
    Acredito que em STP ainda existem mais orgãos falidos de função que devem ser extintos. Um deles é o exército. Para quê serve aquilo? Somente para pesar o gasto público. Deveria ser extinto e selecionado os melhores para criação de uma polícia militar com no máximo 100 agentes devidamente capacitados.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Caro DM, discordo de vc quanto ao Exército.
      Ele é importantíssimo para proteger o Estdo diante das várias tentativas do Delfim de fomentar golpes de estado. O homem não desiste. Já está com idéias novamente na cabeça…

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Zonas Francas: Caiu a farsa!!

  7. img
    folha nova Responder

    tudo isso tem um proposito…. o 1º ministro sabe qual é …. tudo para irritar…fui….

  8. img
    Mé-Zochi Responder

    O primeiro ministro conseguiu se superar.

  9. img
    Pénéta Responder

    Simplesmente REVOLTANTE!!!!!!!
    Falta de seriedade é o maior mal que nos atrapalha o desenvolvimento.
    Então este país não dispõe de mais quadros para assumir a gestão da EMAE, ao ponto que têm que recorrer ao RAUL??? Cruz Credo! Ah, não merecemos isto!!! Senhor Primeiro Ministro, tenha dó desta terra!

  10. img
    MÉ SOLO Responder

    RAUL OUTRA VEZ?

    Sr. Primeiro Ministro esta não é a mudança que o povo Santomense esperava para a EMAE, esperavamos uma nova direcção com um DIRECTOR GERAL que pudesse erguer a empresa e pelo menos minimizar os graves problemas existentes da EMAE.

    Sr. Primeiro Ministro, a EMAE precisava sim de mudança,uma Segunda ou Terceira,fazer marcha atráz é conviver com os males que enfermam a empresa e não kerer o seu crescimento.

    Sr. Primeiro Ministro, se não sabe ao menos devia ter a hulmidade de investigar as qualidades de Raul Cravid como Gestor, gestor como Raul temos mtos, para EMAE, esperava-se um Gestor mais competente exemplar, trabalhador, honesto, humilde e de cara lavada.

    Sr. Primeiro Ministro, há outra forma de pagar favores, e não desta maneira. Assim o Sr. esta a promover a incompetência e afundar com a empresa e o país.

    Sr. Primeiro Ministro, os Santomenses que votaram no ADI fizeram-no convencidos que o Sr. iria fazer diferença, o Sr. continua a disiludir os Santomenses com as suas acções.

    Sr. Primeiro Ministro, lhe confesso que o Raul Cravid não terá tempo para dar conta de recado e resolver os graves problemas que a EMAE enfrenta. mutio recentemente provou que é mau gestor e que não é sério.

    Sr. Primeiro Ministro vai esperar para ver.

  11. img
    MÉ SOLO Responder

    RAUL,

    GOSTAVA DE CONHECER O RIO ONDE LAVAS O CORPO E O ÒLEO QUE PASSAS.

  12. img
    Voz da razão Responder

    Tal como diz o Sr. Uebeto, eu também acreditava muito no governo do Sr. Patrice Trovoada. Acreditava na mudança, mas isso não é mudança é “vira o disco e toca o mesmo”. Esperava ver um jovem quadro e uma equipa mais inovadora nesta empresa para tirá-la dessa falência que vive há anos e com uma produção de serviços miserável. Isto é mesmo flagrante aos olhos dos mais atentos. Dar tachos aos amigos. “Jobs for the boys”. A população está a espera que este governo faça alguma coisa já há um ano e é isso é k se vê. Daqui a 3 anos o povo fará justiça. Depois não fiquem atrapalhados durante a campanha.

  13. img
    Liberdade Responder

    Agencia nacional do petroleo, será quando?
    Jorra ou não jorra petroleo.
    Basta!!

  14. img
    Voz da razão Responder

    Não há mais ninguém pra gerir EMAE? Credo!….Tantos quadros formados nesse País? Porque não valorizam a competência, meus Srs. O k me admira é k acredito que há membros do governo que esteve contra a antiga gestão do Sr. Raul e hj participa na indigitação deste Sr.? Já não acredito neste País.

  15. img
    Pénéta Responder

    Dizem que o Raul é cambão do Vila Nova!!! Mas, Vila Nova, tem cara de quem não mistura as coisas. Ou será?…. Xê, mas não viram mesmo outra pessoa??? Só o Raul?? Incrível!

  16. img
    Pénéta Responder

    Gostaria de saber qual será o salário do Raul. Pois porque na primeira passagem, parece que o salário não estava longe dos 4000 USD… ou será Euros????

  17. img
    kua li piá Responder

    Senhor Primeiro Ministro,Patrice Trovoada,o Senhor tem como lema “Deicha-nos trabalhar” mas para o que se pode notar é alguma trapalhice na tomada de decisões do conselho de Ministros.Penso que o conselho de Ministros está a gozar com a população.Colocar uma pessoa como Raúl Cravid na gestão provisória duma empresa dessa envergadura.numa empresa em que ele já foi Director,é sinal de gozo.
    Por isso O Senhor Primeiro Ministro está a nos dar o direito de suspeição do seu mandato.Elegemos o ADI,MAS NÃO PARA BRINCADEIRA.POR ISSO ESPEREMOS QUE O SENHOR JUNTO AO CONSELHO DE MINISTRO REVEJE ESTA SITUAÇÃO.CASO CONTRÁRIO ESTARÁM AFUNDANDO E NÃO GANHARAM A ELEIÇÃO PRÓXIMA.VOS ADVIRTO.

  18. img
    Malébobo Responder

    De todas as decisões tomadas por Sr.Primeiro Ministro, essa nomeação do Raul Cravid é pior, Patrice Trovoada o teu tempo está no fim, as pessoas que votar em se , esta perdendo a sua confiança, como alguem que tivesse coragem de acabar com corruptos, mas no fundo esata alinhado este grupo obrigado

  19. img
    Malébobo Responder

    Patrice trovoada tu podes acreditar que receberá em breve este prémio de nomeação de Raul Cravid,

  20. img
    Malébobo Responder

    Eu sou militante do ADI, mas Patrice Trovoada os teus dias estão contadas, não vamos adimitir esta falta de respeito, nomear um inviduo que senhor conhece de antemão como bandido, mafioso,

  21. img
    palito Responder

    Ainda bem que hà gente como o srº Raul…………

  22. img
    MEU DEUS Responder

    ONDE IRÁ O OSCARITO DESTA VEZ ? SERÁ EMBAIXADOR ? MINISTRO ? ENASA ? ENAPORT ? POLICIA ? FASTP ? UDSP ? UPDE ? A VER VAMOS.

    • img
      Fijaltao Responder

      Meu Deus! sabes onde vai o oscarito? Ele deve ir já para reforma e sriar um pequeno negócio de uma banca para vender cacharamba!

    • img
      Fijaltao Responder

      EMAE, tem lá um bom Engenheiro! O Engenheiro Pedronho, se é que este ainda está em S.Tomé!

      Talvez, como este não tem partido nem toma banho de macumba e nem lava com óleos esquisitos, não dão importância ao homem!

  23. img
    Santomense 100% Responder

    Coitado do povo santomense. Não merecem isto. Raúl Cravid outra vez ? Sinceramente, este Patríce Trovoada só tem lata .Isto é que se chama transparência ? Bom é de compreender, os dois são da mesma família : ganster e mafiosos . Assim o Patríce terá mais uma vez o gasóleo garantido para sua propriedade em praia das conchas. Pocha mas que raio de país e de povo palerma ! Até quando minha gente ! O Pinto está a dormir ? Ou continua ainda preguiçoso ? Pinto desperta e salva este povo nas mãos destes malabaristas ! A ver vamos

  24. img
    paparazzi Responder

    adi ja começou a mostrar cansaço com a nomeaçao desta equipa para emae o 1ºministro ja esta a dar provas de nao dar conta de recado ate o final de mandato.se esta aprovaçao foi feita no conselho de ministro eu acho que os membros que compoem o governo nao estao a ser serio com eles mesmo.porque deveriam opinar ao 1º ministro que raul cravid nao seria a mais valia devido o seu passado a frente dos destinos da emae.tenho dito

  25. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    …esse país tá lixado e adiado….!!!!!

  26. img
    DaoSaa Responder

    E porque não reformar todos esses malandros todos???? Visto ter muitos recém formdos….Fui

  27. img
    doSantos Responder

    Estive em Sao tome de ferias fiquei a saber que so empregavam pessoas para este cargo homens formados ;por isso queria saber onde formou o Raul Cravid,e se formou em que ramo.

  28. img
    "Amor com Amor se Paga" Responder

    De todas as decepções que Patrice já provou em mim, está é a única que não estive áspera, Patrice a cada dia que passa vou ficando mais triste consigo. Sei que pagas um favor com outro favor. A nomeação de Raul Gravid tem a ver com apoio que ele te deu nas eleições presidências, mais Patrice aqui se faz aqui se paga… Agora sei como é que queres acabar com a corrupção, provendo todos os corruptos. Patrice o nosso país cheio de jovens formados só porque muitos não são de teu partido você deixa os de lado para promover Raul Gravid!? Tenha santa paciência. Digo lhe uma coisa, nunca mais votarei ADI, não sou vosso militante mais votei no ADI porque queria me ver livre de Rafael Branco, mais estou francamente arrependido… Raul Gravid!? mais valia deixar Oscarito!

    ADI never more…

  29. img
    Gé Borges Responder

    Caros Eleitores,
    Há anos que acompanho o problema da Central Eletrica (EMAE) em STP, e nunca paro de perguntar… o porquê de tudo isso??!!!!
    Porquê que a EMAE é uma Empresa falida? E porquê que a EMAE tem tido tantos escandalos financeiros?!!!! E não paro mesmo…
    Estão enganando-nos (Povo), porque eu ainda não vejo razão de boa fé, transparente, desta Empresa, como umas quantas neste País, ser Empresa insolvente (DESCAPITALIZADA)… Sabendo que ainda tem PESSOAIS dentro desta INSTITUIÇÃO ganhando uma BURLA de dinheiro… e a Empresa Continua falida, sem conseguir dar e/ou Prestar um bom Serviço Electrico.
    Só me ajudam a pensar o porquê….
    Porque acho que temos PESSOAS ERRADAS NOS LUGARES ERRADOS…
    Acredita este País vai ser dificil de mudar para melhor… mas não IMPOSSIVEL
    BEM HAJA STP

    Gé Borges

  30. img
    Ludmilo Aguiar Responder

    A falata de Luz eletrica não somente da direcção, mas tb passa pela falta de tecnicos especializados em area de gestão de redes locais. Este é um problema grave portanto é nisto que o governo deve centralizar. A Direcção tb influência mas o tecnico é aquele que executa os trabalho de terreno. Tb quem sou eu para ensinar pai nosso ao vigalho.Mas mesmo assim fica aqui a minha contribuição.

    • img
      Mimi Responder

      Uma empresa falida como a EMAE nao se ergue com troca de cadeiras. E preciso ter politicas estabelecidas, conforme normas de gestao de empresas, e depois agir de acordo para salvar a empresa e dar credibilidade a mesma. De resto… quantas vezes nao se mudou a gestao da EMAE? Esta e so mais uma…

  31. img
    Vicente Pereira Responder

    O Sr. Cravid esteve na EMAE na altura em que não havia praticamente luz em São Tomé, no entanto, continuava-se a fgastar 200 mil litros de gasóleo por mês. PAra onde ia esse combustível?

    Isto só tem solução com uma gestão profissional. Que tal pedir à EDP portuguesa que nos ajude? Mas sem interferências políticas.

  32. img
    sulila miranda Responder

    Bem visto, só pode ser paga de favores… mas isso não me interessa… só me preocupa o facto de num cenário como este em que actualmente vivemos, o 1 Ministro tome uma decisão dessas… Porque ele é conhecedor do curriculum da pessoa em causa e como político sabe de antemão da possível reação dos quadros santomenses… e se o faz é porque precisa de um alibi para a confusão,manifestação, derrube de governo, etc. Por isso excelência, caia sozinho sem precisar dessas artemanhas que só prejudicam a parca economia desse país!
    Já há alguns anos atras, um poplítico me disse: cada povo tem os dirigentes que merece! mas acho que o meu povo já teve tudo do pior que podia ter e pagou umpreço muito alto,hoje já nada mais tem a pagar!.
    Por isso estou certa do seguinte, ou a excelência destitui o amigo ou cai, sozinho e pelas suas actitudes, porque felizmente esse povo já não está de olhos vedados!

  33. img
    A voz de um Oparário Responder

    1º Ministro tem que voltar atrás com essa nomeação.. Errar é humano, por isso deve urgentemente corrigir o seu erro… Raul Gravid não serve para dirigir nada mais em STP. Raul não tem curso superior, a que dar oportunidade a quem tem, promova a nossos jovens Licenciados dá- los formação, temos que aprender com outros, olha para Cabo Verde. Quem é Presidente de bolsa de valor de Cabo Verde? É um jovem com formação superior… Raul teve a sua oportunidade de estudar, preferiu boa vida… Então não pode ser premiado, já teve premio que chega e basta.
    Começa a preparar os nossos jovens para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva… Além de Raul não ter um curso superior já deu prova que é corrupto.
    O senhor 1º ministro pediu voto com argumento de fazer mudança em STP, pois isso não é mudança isso chama se favorecimento politico ou seja o homem fez campanha, agora vou ter que lhe premiar por isso.. Vou lhe dar um conselho, paga esse fulano uma quantia em dinheiro pela campanha que fez e demita o urgentemente…
    Não podemos aceitar coisas dessa, STP não é sua casa, senhor não pode usar o nosso país como moeda de troca de favores… O país é nosso por isso respeita a opinião dos outros, Raul Gravid não senhor 1º Ministro…….

    • img
      Gé Borges Responder

      Meu Caro ”A voz de um Operário”
      Não sei se entendo, ou me faz entender… acreditando que a Fulana e Tal que mencionas é melhor que os Outros “Velhinhos”, por que na minha opinião pessoal… Acredito que nem o Senhor, nem mesmo o Senhor Primeiro Ministro, o que querem é abusar com este “ainda” nosso País… nossa Gente… isso sim. E pergunto, será que não existe mais Pessoas Competentes nessas nossas Ilhas?!!! Porque, para a informação, existem muitos com vontade de querer levar este nosso “ainda” País para frente.
      Não é pessoal… mas acredita… quem comete erros sequentes, e enormes… não corrige facilmente.
      Bem-haja STP
      O Ouro e a Prata se faz do Trabalho… STP DESENVOLVIDO É POSSIVEL.
      Gé Borges

  34. img
    santa catarina Responder

    Falar é facil.Emitir opiniões sem responsabilidade tambem é facil. Mas Tomar dicisões é dificil.Agora temos tantos bons a hora da verdade não vemos ninguem.
    Mas vale a pena tomar uma má dicisão do que não as tomar.
    Vamos em frente isto não para por ai. Temos que ter coragem ir lutando.

    • img
      Voz da razão Responder

      Quando temos a consciência que a nossa decisão foge a objectividade, estamos a nos revelar um lider néscio(…)Ser lider competente é saber decidir sem laivos de imprudência.

  35. img
    Antonio Santos Responder

    Enfim, sabem de uma coisa. Pessoas com formação superior, sim, esses é que deveriam ser Directores, pois o pais està formando gente pra quê?
    Sabem, passam pelas empresas, directores sem formação e particularmente para sectores como agua e electricidade, contabilidade e outros, enfim.
    Olhem, digam-me qual é a formação de base do antigo director? E dos outos la dos varios sectores, nem vos digo.
    Discordo com O Sr Isidro B. quando diz que o Sr Pinto da Costa deve dar um murro na mesa pra acabar com isso. Muito engraçado, eu é que não esqueço quem é o Pinto. Quem promeveu tudo esse espirito em STP? Voltou depois de todo esse temop estando em repouso, ñ vai fazer nada , se fizer vai ser mal feito. Eles dizem que o povo os elegeu e depois fazem o que vai na cabeça.
    Mimi tens razão, mas eles ñ vão te ouvir, mas pelo menos fica escrito.
    Por outro lado ñ vai ser a EDP que vai nos salvar, ñ, em Portugal eles têm o seu problema, ou ñ estamos a acompanhar o que passa em Portugal?Olha o Sr Presidente de Madeira vai vos insultar ainda mais.
    Meus senhores o problema ñ é tecnico, é politico, pois os politicos ñ têm capacidade para gerir o Pais. Infelizmente os politicos é que têm vindo a traçar politicas , e é mesmo assim.Existem pessoas sim, idonias e com nivel e capacidade para gerir e levantar a EMAE mesmo com os milhões de divida que tem com a Banca e ENCO.
    Gerir essa empresa não é nada de outro mundo, mas so se o Estado quizer. Esses motores, essa rede, assim como a agua, é possivel sim fazer algo de bom, mas so se os politicos sentarem e resolverem de uma vez fazer algo de bom. PERGUNTEM SE NÃO SABEM E POR FAVOR TRABALHEM. Mas é preciso sermos transparentes e não estarmos a celebrar contratos com os amigos e levar o dinheiro para os bolsos, é preciso definir metas e trabalhar. celebrar contratos como Bobo Forro, credo…. Perguntem como estão os contratos? Mas isso os politicos ñ vão fazer. Trabalhar serio, leva tempo, tera melhores frutos, mas ñ resolve problemas dos amigos e logo em meses, por isso, voçês desculpem, tudo isso é bla bla e ñ vai dar em nada. Esse povo vai sim votar em pessoas erradas, como ficou demonstrado nas recentes eleições, por isso tem de mamar.Até breve, mas vamos continuar a escrever.
    Sei que alguns politicos que têm peso nesse STP vão ler, pois eles tambem lêm o Tela Nom, irão rir, gosar, enfim, mas um dia on povo que esta na m.. podera fazer algo.

  36. img
    A verdadeira Responder

    Se voltaram a nomear Raul Cravid, como Director Geral da EMAE, é porque ele fez um bom trabalho quando lá estava.
    Qual o vosso problema? Gostariam estar no lugar onde ele se encontra?
    Boca de sal e malagueta, é perigoso…
    O menino tem sorte. Deixa cada um viver… ya…..

    • img
      Voz da razão Responder

      Isso não é ter sorte, é ser negociante. Infelizmente o Sr. P. Trovoada caiu nisso. A mudança de um lider não é porque ele deixou ou não de ser competente. A mudança deve ser feita para evitar vícios, promover nova dinámica e ter novas ideias. Isto é um dos princípios de uma gestão estratégica eficaz.

  37. img
    MEU DEUS Responder

    DEVE HAVER ROTATIVIDADE NOS CARGOS

  38. img
    MEU DEUS Responder

    O DIRECTOR GERAL DA EMAE GANHA CERCA 90 MILHÕES DE DOBRAS. MEU DEUS, ONDE JÁ SE VIU ?

  39. img
    Anonymous-stp Responder

    Tantas pessoas a espera so de 1 oportunidade sr. Raul a gastar e renovalas sempre filh. d m..

  40. img
    lino Responder

    Não sejam tolos, meus senhores!!!
    Tanto comentário para nada.
    Ou andaram muito tempo destraido.
    Os senhores não sabem que o Raúl Cravide é um amigão do Pinto da Costa?!!!!
    Não sabem isso?
    Quem lançou o Raúl?
    Esta história não é de agora, meus amigos.
    temos aqui a influência do Pinto da Costa.
    Quem tem padrinho na cozinha……..

  41. img
    lino Responder

    esta decisão vai de encontro as necessidades de o Patrice ter mais gasóleo de borla em casa.
    O esquema está montado.
    O Raúl não o vai deixar cair.
    Do resto, para que serve a nossa indignação!!?
    Para nada.
    Aquilo está…salve-se quem puder.

  42. img
    Comentador Responder

    P: Porquê que só agora é que vieram contar toda essa historia?
    R:Porque antes, a situação lhes convinham. Como foi destruída essa boa vida de sorna, vêm com toda essa história para se tentar defender. Temos que começar a acabar com bandos de preguiçosos que vivem a custa do povo.

    Apesar de não acreditar nesse governo, foi uma atitude sensata, pensada para bem de STP.
    Porque esses senhores só andavam lá na EMAE a ganhar/ usufruir grandes dinheiro do povo santomense, sem fazer nada. O conselho administrativo inexistente, têm carro do estado, combustível, cartão de recarga e ainda senha de presença que dava para pagar salários à 10 ou mais pessoas.
    Esse conselho administrativo só estava a arruinar o tesouro público e, como sempre, quem paga a factura é o povo.

  43. img
    H. A. Azimute Responder

    Estranha-me essa indignação patética, que tem merecido a nomeação do Sr. Raul Cravid, para à Direcção Geral da EMAE. Pela minha estupefacção, o povo deu a 2ª oportunidade ao “predestinado” o tal que nasceu unicamente para ser Presidente da R. de S. T. P., não obstante à sua má governação, a ditadura e o declínio socioeconómico do país. Pois bem, porque não dar também a 2º oportunidade ao Sr. Cravid? Como é óbvio, essas duas personalidades, de uma forma ou de outra, um mais que o outro, prejudicaram gravemente o país, daí a necessidade de sabermos discernir com pragmatismo as nossas opiniões e convicções de uma forma coerente. “Não ao dois pesos e duas medidas”

  44. img
    MALDINHA Responder

    É preciso ter coragem neste País, os pobres já estão mais pobres por causa da facturação aldrabada da Eme,esperemos que Senhor Raul tenha consciência e pena do povo porque se ele fizer o que fez com MDFM é uma pena

  45. img
    E.R.A Responder

    Ja falaram de gerador avariado e factura aldarbada!! Mas ninguem falou do prepagamento que resolvia grande parte dos problemas!! Mais uma ves esses politicos quiseram manter o esquema com os seus amigos e n beneficiar o povo de stp. os recursos existem so e preciso usalos!!!

  46. img
    Barão de Água Izé Responder

    Três pontos que deviam ser obrigatórios cumprir pelo Governo: Energia e Água fornecidos 24 sobre 24 horas sem quebras ou falhas; Hospital principal a funcionar com todas as valências médicas e qualidade de serviço respeitando a dignidade do doente.

  47. img
    raposa Responder

    Venho de muito longe, por isso so agora junto-me aos que me antecederam.Dr. Patrice, eu sou seu fã,Raul Cravid e meu amigo pessoal, mas a frente da EMAE outra vez? Aconselho o sr. a procurar o historial desse homem.Não digo mais nada………

Deixe um comentario

*