Vice – Presidente do MLSTP que leu comunicado do partido está entre a espada e a parede

A saga persecutória e de represália do Governo contra quem ousa criticar a sua acção, está a atingir nível preocupante para a sobrevivência da democracia no país. Américo Barros(na foto), Vice-Presidente do MLSTP e Director do Banco Central, é uma das vítimas da saga.

O Jovem quadro é director de Mercado e Gestão de Liquidez do Banco Central. Foi eleito no Congresso extraordinário do MLSTP como um dos vice-Presidentes do partido. Na última segunda – feira, leu para a imprensa o comunicado da comissão permanente do seu partido. Uma posição oficial do maior partido da oposição, que transformou Américo Barros, num alvo a abater pelos caças do Governo.

Foi processado judicialmente pelo Primeiro-ministro, junto com o seu partido, e poucas horas depois da leitura do comunicado do MLSTP, entrou em marcha um processo que visava a sua demissão do cargo de Director de Mercado e Gestão de Liquidez do Banco Central de São Tomé e Príncipe, ou até mesmo lança-lo simplesmente no desemprego.

Aliás na declaração a imprensa na quarta – feira, o Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, deixou entender que Américo Barros ia ter problemas por ter lido o comunicado do MLSTP. «Um  director de um banco que é um funcionário tem que assumir. Ou quer fazer política ou quer ser director, de uma administração em que o Chefe máximo da administração é o Primeiro-ministro. Ele vai a televisão insultar e difamar o Primeiro-ministro? Ele tem que assumir as suas responsabilidades», afirmou Patrice Trovoada, no prenuncio da exoneração do quadro do Banco Central.

Certo é que quando o Primeiro-ministro fazia tais declarações no Palácio do Governo, na quarta – feira, no Banco Central de São Tomé e Príncipe, tinha sido posto em marcha a operação de exoneração de Américo Barros. O Téla Nón apurou que a Governadora do Banco Central, está ausente do país. Segundo a fonte do Téla Nón, as instruções de Patrice Trovoada, para que Américo Barros fosse demitido, foram transmitidas ao sociólogo Álvaro Santiago, que é vice-governador do Banco Central e membro da Direcção do Partido ADI de Patrice Trovoada.

O Téla Nón sabe que Álvaro Santiago, recorreu ao gabinete jurídico do Banco Central, onde os dois juristas ao serviço da instituição bancária, rejeitaram a proposta de demissão. «Ambos os juristas do Banco consideraram ilegal demitir o funcionário», assegurou a fonte do Téla Nón.

Mesmo assim, Álvaro Santiago, terá convocado na quarta-feira o Conselho de Administração do Banco Central, para encontrar uma saída que satisfizesse alegadamente a solicitação do Chefe da Administração Pública de São Tomé e Príncipe. O Conselho de Administração reuniu-se de forma desfalcada. Para além da Governadora Maria do Carmo Trovoada, também o administrador Eugénio Soares, está ausente do país.

Dos 3 administradores presentes na reunião do conselho de administração convocada para demitir Américo Barros, o Téla Nón apurou que Edite Deus Lima e Fátima Leite, votaram contra a proposta de demissão. Só valeu o voto solitário e minoritário do vice-governador e militante do ADI Álvaro Santiago.

Américo Barros, poderia assim ter sido, demitido das suas funções, num processo fora da lei, violador da liberdade de pensamento e de expressão, e até mesmo dos direitos humanos. O Vice-Governador que recebeu a ordem para agir, sentiu que não tinha sustentação legal suficiente para aplicar a represália.

O Téla Nón sabe que para dar volta a situação, e implementar a ordem de represália, rapidamente o vice-governador Álvaro Santiago conseguiu criar uma Norma de Aplicação Permanente para o Banco Central, mesmo nesta quarta – feira dia 10. Com essa norma criada instantaneamente, Américo Barros, é colocado entre a espada e a parede. O quadro do Banco Central e membro da direcção do MLSTP, que cometeu o crime de ler para a imprensa o comunicado do seu partido, tem 48 horas para escolher entre ser Vice-Presidente do MLSTP ou Director de Mercado e Gestão de Liquidez do Banco Central. Américo Barros leu o comunicado do MLSTP na última segunda-feira dia 8.

Cala-te ou serás demitido”, é o slogan de tremor e temor que domina a administração pública, sob mando do seu CHEFE. Ainda recentemente o Téla Nón relatou o que aconteceu com um deputado, que ousou criticar a acção governativa no parlamento. Foi imediatamente expulso do seu emprego.

No entanto o Primeiro-ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada na conversa quarta – feira com os jornalistas presentes no Palácio do Governo garantiu que «Somos uma democracia».

 

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Lei da Rolha Responder

    PET está abusar deste país e deste povo. Agora, não se pode falar mais??? Xê, foi o PET na campanha presidencial acusou Pinto de ditador. Credo PET homem manda com tempo Deus(ALa) manda para sempre.

    • img
      Cartas na mesa Responder

      Lamentavelmente me sinto triste com a falta de cultura e conhecimento em que o MLSTP/PSD e seus sangue-suga de merd…durante muito tempo mergulhou este povo, e a todo custo insiste teimosamente em faze-lo e vocês cegamente colaborando,por isso o paìs nunca mais conseguio arancar por causa disto.Ora vejam…se realmente o PT tem feito oq alguns dizem, porque não mostram nunca e nunca as tais provas que sempre dizem ter para sustentar as tais acusações? conforme diz o ditado (mata a cobra e mostra o pau)!é tão simples como isso,porque assim como contra facto não há argumento,texto sem contexto é pretexto para erezía.O senhor AMERICO BARROS é um grande mentiroso digo-vos isto dentro do contexto que ele mesmo e o seu partido criaram, quando antes de mais uma vez mostrarem o nivel a baixo de zero que são,eu estive na sede no Riboque-Capital, eles (AMERICO e a comitiva),me perguntam se eu e o meu colega na qualidade de pessoas da comunicação social (informação) porventura não consiguimos aranjar-lhes algumas provas para sustentar o comunicado que estavam a preparar, por exemplo daquilo que ten-se dito que o PT tem visitado pela noite dentro os navios que estão âncorados na baía de ANA-CHAVES? E claro que dissemos que não, porque não existem.Isto é simplesmente uma aberração.Tirrem vossas conclusões.De que provas ,verdades eles falam? Abram os olhos.

    • img
      País da treta Responder

      PT durante esses 2 anos já quadruplicou a sua riqueza a custa de STP, já roubaste que chega, peça demissão e vai embora para Gabão. Olha não se esqueça de levar Varela consigo. Varela lambe bota, traidor até Manel-Sanzinha que tanto lhe ajudou ele traiu, esse sem carácter juntamente consigo fazem bons negócios da china. Vocês dois juntos conseguem vender muitos gizes brancos para os alunos cheiram e ficam malucos.

    • img
      Cauteloso Responder

      O problema não é que não se pode falar muito. O grande problema é que em S.Tomé e Príncipe, a maior parte dos políticos são fracos. Como é possível uma pessoa que trabalha numa estrutura como é o banco central, ainda por cima com o cargo que tem, de maneira nenhuma não pode vir ao público ler uma acusação dessa contra o seu própio patrão que é o Primeiro Ministro mesmo que tivesse provas que não acredito que tenha porque para ter provas tinha que ser o Ministério Público a envestigar. Com essa palhaçada, chego mais uma vez a conclusão que o MLSTP não tem perna para andar muito menos, para fazer frente ao Patrício.O Sr Américo Barros foi tão infantil em não pensar que um Político tem que ter muitas cautelas quando abre a boca.O culpado disso tudo é a direção do partido encabeçada pelo Sr Jorje Amado que tem que assumir toda responssabilidade por essa besteira.

      • img
        Jerónimo de Sousa Pontes Responder

        Por que razão, o Sr. Barros do Banco Central tenha que estar entre a espada e a parede?
        Querem então dizer-me que o banco onde o Sr. Banco trabalha é empresa do Senhor Primeiro-Ministro?
        Do meu ponto de vista, se o comunicado do seu Partido Político tiver matéria para crime, que sejam os tribunais a tratar do assunto. Não vejo em como juridicamente o Sr. Barros possa ser afastado por motivos políticos. Então os outros que estão a acusar o MLSTP do Parido, têm o mesmo sangue a pulsar-lhes nas veias.

      • img
        Democrácia Responder

        Tem certeza que intencionava dizer ´´ PATRÃO ´´ … Patrão na ´´ COISA PÚBLICA´´ ? ISSO SIM SE CHAMA CAUTELA!

  2. img
    Quase la Responder

    O povo tem-se esquecido de pedir conta ao Sr. Patrício Trovoada. E ele aproveita para se esquecer que foi eleito pelo povo para servir o povo e não para “massacrar” o povo.

    Estas atitudes que violam as leis e põem em causa a democracia, sem falar na redução de qualidade dos serviços públicos, devem ser tidas em conta pelo PR Pinto da Costa.

    Não entendo como poderá o PR querer a estabilidade quando a outra parte tem a posto em causa sistematicamente.
    Sr. PR, o país precisa sim de estabilidade mas rumo ao desenvolvimento e não uma estável pobreza.
    Precisamos de uma democracia estável e não de uma ditadura estável onde o cidadão vai ganhando medo de expressar as suas ideias.

    PR. Não queremos estar estavelmente pobres e amordaçados.

    O Sr. PR acredita que estará servindo o país deixando que a democracia seja sufocada quando tem poderes para travar essas anormalidades?

  3. img
    Povo põe, Povo Tira Responder

    Essas são regras que impera no Gabão, falou matou. Na versão Santomense é falou, desempregado!
    Quem mandou vocês votarem no Gabonês. Tenho pena dos seguidores do PET, quando este cair e pegar avião pirar-se daqui!
    Não pense que PET nunca mais vai cair, até Kadafi, Sandam e outros que julgavam ser todo poderoso caíram de forma vergonha e humilhante.
    Tudo que inicio tem fim…

    • img
      a verdade Responder

      A culpa nao do Patrice mas sim do MLSTP q tirou esperanca ao povo STP, a um ditado no nosso forro, (Mixidagi manda muala ve ba te home). O povo esta a procura do melhor mas infelizmente encontrou o pior. Demos oportunidades ao MLSTP nada foi feito, ao PCD nada foi feito, MDFM nem conseguiram arrancar, entao tentou-se apostar no ADI, ate entao acredito q o Patrice tem qualidade pra governar STP mas ele e muito orgulhoso, arogante, o gajo nao entende da nossa cultura, ele pode e governar Gabao, Nigeria, Angola, paises esses com sistema semi-ditador…

  4. img
    Deixa governo trabalhar Responder

    Quem comigo nao ajunta espalha
    Deixa governo trabalhar
    fui

  5. img
    maria chora muito Responder

    Patrice, você é um gajo muito fixe. Põe esses bandidos do MLSTP, PCD e do MDFM na miseria e com fome. Eles quando estão no poder não fazem NADA para os seus,e levam muito tempo para decidir uma coisinha. Olha essa Angela Viegas, quando foi ministra. Credo mulher!!!!. O PCD até nomeou Dulce ministra da saude. Nando Rita secretario de Estado, Hoje, eles ficaram ricos e muitos não querem saber do PCD para NADA. Por favor põe os gajos todos com fome e a pedir esmola. De resto, atrvés da tua instruções o Banco Central ja mandou proc essar os gajos todos no tribunal, por dividas. É assim que se governa. Quando Filinto dizia-lhes isso, que o poder é para ser exercido, eles não queriam ouvir. Agora aguentam!!! FUI

    • img
      Mbé Za Responder

      Oi maria chora muito !
      Tu escreves como se fosse a Bokita do P T.

      Com todo Respeito és ignorante em matéria de Democracia. e se falarmos de direitos humanos pior ainda. Desculpe a Sinceridade.

      Não sei onde fica a Liberdade de Expressão num pais que o Sr. Primeiro Ministro a menos de uma semana disse que é democrático, mas que se tu falares qualquer coisa contra o Governo es automaticamente posto no olho da Rua.

    • img
      Maguita Responder

      Oi maria chora muito !
      Tu escreves como se quizesse algum taxo com o P T.
      Com todo Respeito és ignorante em matéria de Democracia. e se falarmos de direitos humanos pior ainda. Desculpe a Sinceridade.
      Não sei onde fica a Liberdade de Expressão num pais que o Sr. Primeiro Ministro a menos de uma semana disse que é democrático, mas que se tu falares qualquer coisa contra o Governo es automaticamente posto no olho da Rua.

    • img
      E.Santos Responder

      Não sei se será isso Maria. Mas uma coisa é certa os políticos São-tomense têm de reaprender a viver. Está-lhes a custar mas esta vai ser a oportunidade que o país têm para mudar a mentalidade instalada de salve-se quem puder, de usurpação a todo o vapor do bém público, de que só quem está metido no sistema é que safa na vida.
      O Patrice está a ser arrogante? Se calhar sim. Mas com essa gente tem de ser levada com rédea curta. Muita confiança gera libertinagem, gera anarquia, gera ladruisse.
      Estes senhores nunca fizeram nada senão enrequecer os seus bolsos em nome da defeza dos interesses do povo. E enquanto isso, o povo sempre andou na miséria. Agora é miséria para todos. Todos temos de trabalhar, se quisermos ter algo. Acabou o favoritispo político. Está-lhes a custar, eu acredito. E muito. Mas temos que disciplinar o país. E só o conseguimos com algum autoritarismo. Toda gente sabe que preto não é para ter muita liberdade. Dão-lhe a mão ele toma braço, peito, cabeça e se possível degola.
      Vamos colocar ordem no país. Eu apoio. Seja lá o que o Patrice estiver a fazer, pelo menos´é só ele. Não um bando de larápios, ladrões mafiosos escondidos atrás de capa de políticos.

      • img
        Fókótó Responder

        Isto é tão simples como isso” Ninguém pode nem deve ser condenado antes que seja provado a sua culpabilidade”.
        O Patricio nem nenhum detentor de órgao de soberania nao pode porque nao deve mandar demitir qualquer que fosse servidor de função publica ao seu belo prazer.
        São uns dos principios básicos do direito da cidadania.
        Quem opinar contrariamente, em desonestidade intelectual, estará prestando serviço a outrem a troco de algo.
        Tenho dito

      • img
        Quase la Responder

        Sr E. Santo
        Concordo consigo no que diz respeito a responsabilidade. Realmente deve haver pedidos de responsabilidades para que a democracia seja transparente e com fundamento sólidos. Todos têm direito a expressar o que quiser sem esquecer o dever de se respeitarem mutuamente. Se não for verdade devem ser responsabilizados sim, pois o que disseram é muito grave. Mas sendo verdade, força nisso MLSTP e que o Sr. P. Trovoada seja também responsabilizado a medida da gravidade do assunto.

        Sr. E. Santos, agora é que fiquei um tanto confuso com a sua abordagem. Se eles (os do MLSTP) não acusaram o governo mas sim a pessoa do Patrice Trovoada, quem planeou a demissão do Sr. Américo Barros? Foi a pessoa do Trovoada ou o governo? Será que a pessoa, P. Trovoada, o acusado, estaria a abusar do poder (governo) para resolver os seus gravíssimos problemas pessoais?
        Bem-haja.

        • img
          E.Santos Responder

          Meu caro. È possível dissociar o Patríce trovoada do Governo, mas como deve entender é difícil dissociar o Patrice trovoada do Primeiro Ministro. Ao proferir acusações contra o PT está automáticamente a proferir acusações contra o PM.
          Isto esclarece a sua dúvida?

  6. img
    paparazzi Responder

    Mistura e muita mistura se realmente o homem for exonerado das suas funções cabe o mlstp defende lo.como.o Patrice não pode misturar militância e competência.o homem não leu o comunicado no banco daí que o responsável e mlstp.contrário mlstp terá que fazer tudo para por cobro e defender os seus

  7. img
    santola Responder

    e assim vai o nosso são tomé é melhor calar???????

  8. img
    Mimi Responder

    A lei laboral nao se aplica ao Banco Central?

  9. img
    Mimi Responder

    Este é um saso de justiça laboral, criminal ou ambos?

  10. img
    Mimi Responder

    Ditadura!

  11. img
    B. E. Santo Responder

    ONDE ESTA O PRESIDENTE DA LIGA DOS DIREITOS HUMANOS NESTE MOMENTO (BAIA), ACHO QUE DEVERIAS IR A TELEVISÃO DIZER ALGUMA COISA SOBRE ESSE COMPORTAMENTO DO SENHOR PRIMEIRO MINISTO.

    Assim vamos a longe, não se esqueçam que STP é de todos os santomenses, sem destinguir a sua cor politica,religião, cor, nivel social, etc.

    Não devemos ter memoria curta, quando o MLSTP/PSD esteve no poder o Americo Ramos, o Agostinho Fernandes, o Levy Nazaré eram mandachuva da direção das finanças e eram de outra cor politica e não lembram como o Levy falava na sua geração esperança, nada les aconteceu na alutura porque eles e outros são santomense de sangue e de solo, isso é que era a democracia.

    Devemos ter em conta que estamos na democracia e quem não consegue governar na democracia deve deixar o lugar para os outros (o mesmo Patrice Trovoada disse na campanha para as presidenciais que o presidente da Republica não sabe o que é a democracia)acho que é acontrario isso é democracia?

    mandar demitir um cidadão nacional por ele ser de opnião contraria a si é muita vergonha senhor Patrice, se todos andarem a criticar não teremos mais ninguem a trabalha na função pública.

    O senhor falou do passado em 1977, ano em que muitoas que votaram em sim, ainda não tinham nascido e não quero voltar a essa fase porque ja passou e o senhor tem tendencia a voltar a esse tempo.

    fico por aqui e confesso que fiquei muito triste e vejo a minha esperança frustrada.

    VIVA A DEMOCRACIA
    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESÃO
    VIVA STP.

    • img
      E.Santos Responder

      Meu caro. Se a memória não me falha, nem o Américo, nem Agostinho e nem o Levy alguma vez acusaram publicamente e sem fundamentos palpáveis algum Membro do Governo. Eles não eram manda chuvas das Finanças. Eles eram funcionários do Estado com função de Direcção e tiveram o bom senso de mesmo não partilhando da mesma forma de pensar do Governo (cor partidária) nunca criaram condições de indisposição para com qualquer deles a tal ponto que poderia deixar de fazer sentido depositar neles a confiança na execução das suas atribuições enquanto Directores do Min. das Finanças.
      Se você estiver na sua empresa e de repente entrar em contradições claras e evidentes com o Conselho de Administração, a ponto de um acusar o outro, acha que faz sentido, manter o seu vinculo laboral nesta empresa? Se for um funcionário com cargo de responsabilidade, passa pela sua cabeça que este conselho de Administração vai continuar a depositar confiança em si, depois de um comportamento tão leviano? Não, pois não. Deixa de haver condições de convivênvia.´´E isso que vai acontecer a este jovem. Não está em causa a sua liberdade de pensar diferente. Este é o exercício da democracia. O que aqui está em causa é a leviandade com que o Jovem vem em nome de um partido proferir acusações gravíssimas a respeito do seu chefe.
      Temos de disciplinar o país. O MLSTP deveria investigar bem o assunto e passar a bola aos jornalistas antes de vir proferir acusações sem fundamento. Assustar o Povo fazendo-o crer que tem um PM que trafica crianças, drogas ou outras coisas ilícitas. As pessoas têm de ser responsabilizadas pelos seus actos.
      É assim em todo lado. Só em STP é que quem faz mal é condecorado. É preciso acabar com isso.
      Há incompatibilidade funcional. E é incompatível um fulano ser de um partido e assumir uma função digamos de responsabilidade por outro partido quando o próprio é o primeiro a desconfiar deste. O Mais correcto seria ele próprio recusar-se a fazer parte desta equipa. Por convicção já que quer ser político. Não se pode estar em todod o lado. E isso não é erseguição, não falta de democracia. É uma questão de confiança e convivência pacífica e benéfica para o trabalho que se propõe fazer.

      • img
        José Luís Responder

        Meu caro

        Vocês está a confundir as coisas. Vê-se a partir do seu raciocínio a forma como grande parte da elite política encara a coisa pública neste nosso país. Da forma que falas, comparando o estado com uma empresa, partes do príncipio que o Estado é do Patrice Trovoada e ele pode ,muito bem demitir, a torto e direito, toda a gente que lhe tenta criticar. Onde estamos???? O estado Sãotomense não é propriedade do Patrice Trovoada e nem a pessoa que o criticou é trabalhador do Patrice Trovoada. O senhor deveria saber isto. Isto é elementar meu caro. Se estivessemos perante a empresa do senhor Patrice Trovoada este poderia fazer o que pretende fazer demitindo o referido trabalhador. Só que meu caro, o estado de S.Tomé e Príncipe não é propriedade do Patrice Trovoada nem o referido vice do MLSTP é trabalhador do Patrice Trovoada. É assim que interpretam o papel do estado cá npo país???? Estamos tramados…

        • img
          E.Santos Responder

          Não meu caro. Você, como a maioria dos são-tomenses só conseguem ver pessoas e não instituição. O PT é PM. E enquanto PM ele é uma instituição. Esta instituição que é nossa, pois fomos nós que o elegemos para tal, não pode ser enchuvalhada a torta e direita como caba um bem entende. Manda a lei da hierarquia que o funcionários de uma instituição se respeitem e funcionem segundo as orientações do seu supeior hierárquico.Quem quereria trabalhar com alguém que não o respeite? Em tudo há regras. Há forro próprio para acusação e deve haver figuras próprias para o fazer, munido de factos que o justifiquem. Sob pena de nos tornarmos um país anarquico. Liberdade de pensamento, direito a fazer crítica não pode confundir-se com libertinagem, falta de respeito à instituições e por aí fora. Percebe isto.`´E de todo incompatível voc~e desrespeitar a tua instituição e continuar a trabalhar com ela como se nada se tivesse passado. Que confiança é que existe entre as pessoas? Que garantia é que é dada de que essas pessas que não respeitam a sua instituição vão fazer o trabalho com zelo e respeitando a orientação do seu superior? Não existe, pois não. Logo, se queremos o desenvolvimento deste país, nem a nós satifaz a existência de quisilas entre funcionários das nossas instituições, que haja anarquia nas nossas instituições. Tem de haver liderança e esta só existe se houver respeito. Percebe?

  12. img
    Mimi Responder

    Daqui a nada vêm as rusgas, escutas, enfim… Porque se nao se pode falar publicamente passa-se a clandestinidade. E depois vem a PIDE dos tempos modernos. Chama-se a isto democracia?

  13. img
    Deixa governo trabalhar Responder

    O poder é para ser exercido.
    Plenamente

  14. img
    santola Responder

    melhor explicar sem complicar do que “deixe o governo trabalhar”.
    êfata ji-bô “deixe governo trabalhar”

  15. img
    mina di Célivi Responder

    O Sr “Boca Balança” é uma vergonha publica!

    • img
      José Luís Responder

      Isto está a atingir os limites de intolerável. Como é possível que num país que se auto-intitula democrático um autor político não pode fazer uma crítica ao primeiro-ministro, quer na Assembleia Nacional quer no contexto da luta inter-partidária? Mas pra onde vamos, min ha gente?? Isto já é uma ditadura???? O senhor Patrice e o seu ADI já fizeram isto com uma jornalista, Conceição Deus Lima, com um deputado e agora com um vice-presidente de um partido. Onde o homem quer chegar???? Em que país estamos??? Ele pensa que está em casa do país dele ou na sua quinta? Como é que uma pessoa que critica a conduta do MLSTP aquando das supostas movimentações de barco nas nossa águas, no regime de partido único, que denunciavam perseguições políticas e uma forma de ditadura, pode hoje em dia, em pleno contexto democrático, estar a fazer exactamente igual ou pior do que naquele contexto histórico????? Este homem está bem da cabeça???? Ela sabe o que é democracia??? Isto está a atingir limites inultrapassáveis. O senhor Presidente da República não pode andar a fingir que é cego, surdo e mudo. Há limites que, ultrapassados em democracia, podem ter consequências para todo o povo e consolidação do projecto democrático. Por favor façam alguma coisa antes que este homem estique a corda até ela rebentar…. O país não é dele… Digam-lhe isto, por favor…

      • img
        E.Santos Responder

        Não confunda. Não foi uma crítica. Foi uma acusação. E gravíssima por sinal. E eles não acusaram o Governo ( o Estado São-tomense). Acusou a pessoa do Patrice trovoada.
        Acho que sim, tem de responder em Tribunal. tem de ser responsabilizados pelo que disseram.
        Pensar de forma diferente é o exercício de democracia. A Formação do pensamento político, da gestão da coisa pública.
        Proferir acusações sem suporte não é democracia, é libertinagem, é falta de responsabilidade.
        E com isso só querem mesmo criar condições para desistabilizar o país, a ver se conseguem deixar o governo cair e voltarem ao poder para nos lixarem ainda mais.
        Antigamente podiam não estar no poder, mas como já eram da cúpula, um membro do conselho de Administração aqui, um assessor alí, um negócio com governo prejudicial para o povo ali ia sempre saindo para estes senhores mamarem algum e dava para levar a vida e sustentar a pedofilia reinante.
        Agora a fonte secou…estão aflitos. Mas olha, tem de ser. O País tem de avançar.

        • img
          Quase la Responder

          Concordo consigo no que diz respeito a responsabilidade. Realmente deve haver pedidos de responsabilidades para que a democracia seja transparente e com fundamento sólidos. Todos têm direito a expressar o que quiser sem esquecer o dever de se respeitarem mutuamente. Se não for verdade devem ser responsabilizados sim, pois o que disseram é muito grave. Mas sendo verdade, força nisso MLSTP e que o Sr. P. Trovoada seja também responsabilizado a medida da gravidade do assunto.

          E. Santos, agora é que fiquei um tanto confuso com a sua abordagem. Se eles (os do MLSTP) não acusaram o governo mas sim a pessoa do Patrice Trovoada, quem planeou a demissão do Sr. Américo Barros? Foi a pessoa do Trovoada ou o governo? Será que a pessoa, P. Trovoada, o acusado, estaria a abusar do poder (governo) para resolver os seus gravíssimos problemas pessoais?
          Bem-haja.

  16. img
    transe Responder

    - Quando você bate alguém coração reia
    - Quando você dá outro corno você ri atá traz de orelha
    - E quando você recebe, ficarás com dor do peito, o que não é bom para comer não dá outro para comer, o que mi faz mal também ti faz, uma coisa é certa o mundo dá volta. Fui

  17. img
    Bodon Kulu Responder

    Acusação com mentiras é calúnia e passível de punição, ao menos que peça desculpas publicamente.
    Anda, não custa nada e é digno de um cavalheiro.
    Homem que é homem não bebe o leite, come a vaca.
    Homem que é homem não come o ovo, come a galinha.
    Fui.

  18. img
    Amadora lisboa Responder

    Sua excelência Dr. Manuel Pinto da Costa faça qualquer coisa. O PT está abusar de todos nós inclusive da Sua Excelência. Aonde está Minsitra ou Minstro de saúde que ele prometeu 15 dias depois? Já passaram vinte dias. Será que o indicado é um gabonês? S. Tomé já não tem quadros competentes? O patrice trovoada é um rancoroso nato. Convivi com ele durante muito tempo. Este Pt é mafioso e mau. Sua Excelência Pinto da Costa o Patrice Trovoada, o pai, a mãe,a familia Trovoada em geral odeiam-lhe. O Patrice Trovoada, nas conversas que tem com os seus comparças Mario Bandeira, Afonso Varela, Levi, Oscar Meseiros, etc deseja morte ao Sr.

    • img
      Dos Santos Responder

      Abel Veiga este tipo de comentarios tu publicas,outros com melhor caracter nao publicas porque? Gostas e de guerra.

    • img
      Dos Santos Responder

      Meus amigos meus colegas(sou da geracao do Americo Barros)nao assume responsabilidade de ler estes comunicados,entrega estes comunicados a velha guarda do MLSTP.Porque a corda corta no sitio mas fraco.Porque que Jorge Amado nao leu?

  19. img
    Normany Dais Responder

    Ao ser verdade os factos discritos pelo jornal Téla Nón é urgente que o governo se explique perante a nação. Estamos num sistema democrático, é natural que a oposição critique o desempenho do governo. Pareci-me no mínimo preocupante que sempre que alguém critica o governo é demitido ou pressionado a demitir-se das suas funções. Isto é um sinal claro de falta de cultura democratica e tentativa de coacção inaceitável num sistema democratico.

  20. img
    ZE PEDRO Responder

    Somente quem não quer ver é que não vê que o Patrice Trovoada está a enganar os são-tomenses….

  21. img
    Deixa governo trabalhar Responder

    governo quer trabalhar

  22. img
    Felado Responder

    Cada um deve assumir a sua responsabilidade
    Se o senhor acusou alguém de estar a fazer operações secretas no país, também não deve ter meddo de ir ao tribunal explicar como esta operação tem estado a decorrer. Eu também gostaria de saber, como é que o PT tem realizado esta operação.
    Agora, vir ao público e denunciar alguém, e o ofendido quando mete o caso na justiça, todos começam a dizer que é ditadura, então assim não vale. Neste sentido, qualquer dia, eu também vou a Rádio e a Televisão informar que o senhor Abel Veiga também se encontra metido em negócios sujos no país, para ver qual será a sua reacção.
    Meus caros. Basta de impunidade, de insultos e de acusações sem fundamento. No dia que eu acusar alguém sou eu o primeiro a pôr-me à disposição da justiça para todo o esclarecimento.
    Porque é quje o senmhor Abel não publica as declarações do IMAP, ENAPORT, Capitania e Guarda Costeira.
    Meu caro Jovem do MLSTP Américo Barros. Tenha cuidado, porque os podridões de MLSTP vão te sujar.
    Abra os Olhos

    • img
      original Responder

      Amigo,acha que IMAP,Capitania,ENAPORT responderam alguma coisa? Enaport por exemplo só complicou tudo ao dizer que os homens estão a dever 300.000 dólares logo á partida e pergunto: que raio de empresário são? Capitania está a controlar movimentacão dos barcos também está a controlar os negócios? Até agora ninguém deu resposta de concreto o que está a passar e 1º Ministro vem entreter o povo com acontecimentos dos anos 70 isto é esclarecimento solicitado por MLSTP?

  23. img
    Santola Responder

    Os nossos políticos sempre abusaram de poderes que têm ou acharem que tem…mas de uma coisas é certa, o nosso país sempre foi comandado pelo o partido MLSTP/PSD e está como está não mal nem bem, mas sim péssimo.Nem na oposição têm força para impedir quase tudo que tentam fazer o governo…Deixem trabalhar o governo para ver o eles valem. Senão como diz o slogan povo põe povo tira…até quando meu lindo e maravilho STP… Fuiiiiii

  24. img
    Santosku Responder

    Se isto voltar acontecer sinceramente o Povo será forçado a sair as ruas para por fim esta onda de desmando do sr. 1.º Ministro. Espero que o MLSTP e outros Partidos de Oposição não cruzam os braços porque isto é uma poucva vergonha. Qualquer cidadão independentemente do acargo que ocupa tem todo o direito de falar, ainada um Vice-Presidnte do maior partido de oposição. Já basta deixem este Governo cair estão com medo de quê.

  25. img
    Santosku Responder

    Corrigir, “ainda e Presidente, pouca”

  26. img
    perobag Responder

    So existems 2 regime.
    DEMOCRÁCIA
    DITADURA
    QUAL O DE S.TOMÉ E PRINCIPE E PRINCIPE, agredecia a resposta dos Senhores Politicos, que nao se pode expressar livremente, e que logo é demitido do cargo.

    • img
      mina di Célivi Responder

      R: o nosso é “Ditamole”!

  27. img
    vive ku sa ni governo nom Responder

    Tudo isto significa abuso e arrogãncia do Senhor Patrice Trovoada.Antes eu tinha admiração no senhor como politico,pensava que o senhor seria uma pessoa seria,mas pelo que se constata é que o senhor,bem como os membros do teu dito governo, não passam de grandes arrogantes e abusadores do povo.Pensam que não devem informar ao povo determinadas verdades porquem já fazem-se de donos deste pais,mas esqueceram que tudo tem um fim e eu acredito que haverá um fim,esqueceram o que aconteceu com Kadafi e ourtos teus amigos Patrice Trovoada.Por outro lado a tua politica é de fachada,tomaram determinadas medidas como por exemplo:carros de estado depois das 18horas,devem ser guardados, mas o que se assiste é que PET,tomou esta medida sou para tentar agradar ao povo, e muitas outras situações que como intelectuais que somos estamos dando conta,dizem que reduziram as despesas, esta é uma utopia,continuam comprando viaturas que em nada justificam para as funções que exercem e para as actidades que realizam, porque sabemos que os nossos ditos dirigentes são de Gabinete e em nada justifica um Pais pobre como este,com imensas dificuldades em termos financeiros e sobretudo depender quase totalmente da ajuda externa,continuar a viver de luxo,em modormia os seus dirigentes.Vejamos a viatura de estado que comprou o Ministro de Finanças?Qual é o preço desta viatura?Quantas viaturas dessas foram adquiridas pelo governo de Patrice Trovoada?Quase todos os Ministros tem carrinha e ainda alguns adquiriram jeeps de estado.Realmente este Governo é de VABU, COMO AFIRMOU O DEPUTADO!
    Em vez de investirem nos recursos humanos,como formação aos quadros,aos jovens,aos estagios, as casas socias,estão entretendo o povo com viagens constante dos membros do governo,com compra de viaturas,entretendo o povinho com pequenos burracos que estão tapando nas estradas e pequenas iluminaçoespublicas,sinceramente,convenhamos senhor Patrice…
    Convenhamos,embora não sou politico,porque ser politico em STP é uma aberração,uma vergonha,é ser bandido,mentiroso,por isso não anseio a ser-lo.Alias isto não é inteligencia,porque aquele que usa o pais, o poder,os recursos publicos para seu bem pessoal,não éinteligente, mas sim é um ……………………….

  28. img
    maria chora muito Responder

    Meu caro Patrice,
    Sabemos que a corda corta no seu ponto mais fraço, precisamente no coitado Americo Barros, fiho de João quem é????.
    De forma a evitar a partidarização da Administração do Estado, nós as Marias propomos o seguinte.
    ” Fica vedada / interditada aos dirigentes politicos ( membros do Conselho Nacional e da Comissão Politica) de TODOS os partidos politicos o exercicio de funções de direcção ao nivel da Adminitração Central do Estado “.
    Com esta decisão acabas com toda essa gente parasita que existe e esta amarrrada como cabra ao nivel do aparelho central do Estado, a começar precisamente pelo Banco Central. Podemos começar a elaborar a Lista, dos que devem abandonar imediatamente as suas funções:

    BANCO CENTRAL

    1) Maria de Carmo Trovoada/MLSTP
    2) Maria das Neves / MLSTP
    3) Elsa Pinto ( Presidente é ELA)/MLSTP
    3) Arlindo Carvalho / PCD
    4) Alvaro Santiago,( Boca Balança) / ADI
    5) Edite ( Vice-Governadora) MDFM
    6) Eugenio Soares / MLSTP
    7) Senhora, mulher de tal SIMÃO, que foi Ministra de Fradique / MDFM
    8) Angela Viegas / MLSTP

    AVISO: Vamos todos completar a lista dos que devem deixar a Administração Pública, por razões de incomptabilidade partidaria.

    Cipriano Barreto / PCD já foi para casa
    Pires NETO / MDFM também já foi prara casa

    • img
      Juventude Revoltada Responder

      Então o Próprio Patrice tem que ir para casa. Ele é dirigente do ADI. Faz parte da estrutura de partido e mesmo tempo é 1º ministro chefe de administração publica, só pode fazer politica?!? Não vamos misturar as coisas, se não mer… muito.

    • img
      Principe em 1º Lugar Responder

      Patrice tentou humilhar o nosso Presidente Tó Zé Cassandra. Ele a população, saimos a rua para não permitir que este Ditador humilhasse o nosso Presidente.
      Vocês lá da ilha da corrupção o que estão áspera para saírem a rua, pois não vocês são trapaceiros, uns vendidos, sem amor entre vós.
      Aguenta. Isso também servirá de lição ao MLSTP ou PCD um dia se voltarem a poder para tratarem de trabalhar para povo e não limitarem só a roubar e enriquecer os seus bolsos.
      Respeitar o povo, Patrice está aproveitar o fraco que foi, esses anos de rega-bofe do PCD e MLSTP e ele sabe que povo cansou-se. Por isso está a tirar partido disso!

    • img
      Santana Grande Responder

      Esta senhora Maria do Carmo Trovoada continua no Banco Central? Credo!!!! Eesta senhora não sabe fazer outra coisa na vida???? É só tachos, é só cargos políticos, é só negócios dos bancos???? Até quando que isto vai acabar???? Não existem pessoas mais competentes que esta senhora neste país? Eu conheço jovens com mais competência que esta senhora que deveriam ocupar este lugar. Aliás esta senhora é uma das culpadas pelo estado actual do país, tendo em conta que ela sempre ocupou cargos políticos neste nosso país com o mesmo grau de incompetência? Já deveria estar na rua e a fazer outras coisas. Mas neste país…

  29. img
    maria chora muito Responder

    Sem dó, nem piedade, manda todos para casa. Os que são dirigentes partidários não podem estar na estrutura central do Estado. Isso é elementar!!!! Se os maguitas e os Mbé Za não sabem disso, podem pedir assessoria externa.

    • img
      Mbé Za Responder

      Maria Chra muito!

      Me lembra que está nesse Governo que não faz Politica!
      o Sr. Primeiro Ministro ja está na campanha a fazer que mesmo sendo Muçulmano, foi pra Festa Guadalupe,
      Todos os dias tem movimentações na Cede do ADI, e o que não falta lá são os Ministro do Governo.
      Se for pra mandar os dirigentes Partidários pra casa, primeiro tem-que dar Exemplo!
      Esse País não é de que está no Poder, mas sim de Todos Santomenses.
      Onde ja se viu, você não poder falar de coisa errada na sua própria casa.

  30. img
    REVOLUÇÃO A VISTA Responder

    «Um director de um banco que é um funcionário tem que assumir. Ou quer fazer política ou quer ser director, de uma administração em que o Chefe máximo da administração é o Primeiro-ministro. Ele tem que assumir as suas responsabilidades», afirmou Patrice Trovoada, no prenuncio da exoneração do quadro do Banco Central.

    QUE VERGONHA!!!!! O PATRICE DEVIA TER UM POUCO DE VERGONHA QUANDO PROFERE ESTAS DECLARTAÇÕES PUBLICAMENTE.AFINAL SOMOS UM PAIS DEMOCRATICO ,LIVRES E INDEPENDENTE OU NÃO?ABRAMOS OS OLHOS MEUS IRMÃOS!
    O Téla Nón sabe que Álvaro Santiago, recorreu ao gabinete jurídico do Banco Central, onde os dois juristas ao serviço da instituição bancária, rejeitaram a proposta de demissão. «Ambos os juristas do Banco consideraram ilegal demitir o funcionário», assegurou a fonte do Téla Nón.
    PIOR VERGONHA!!!!! O CAPANGA DE JOÃO SANTIAGO,(BOCA BALANÇA) MESMO SABENDO QUE INCORRE NA ILEGALIDADE ,DEMITINDO O JOVEM QUADRO SÃOTOMENSE,FUNCIONARIO DO BANCO CENTRAL,PELO FACTO DE LER O SIMPLES COMUNICADO DO SEU PARTIDO,FAZ DE TD POSSIVEL E IMAGINARIO PARA DEMITI-LO MESMO ASSIM.
    Dos 3 administradores presentes na reunião do conselho de administração convocada para demitir Américo Barros, o Téla Nón apurou que Edite Deus Lima e Fátima Leite, votaram contra a proposta de demissão. Só valeu o voto solitário e minoritário do vice-governador e militante do ADI Álvaro Santiago.
    A SRªEDITE DEUS LIMA ,E A SRª FATIMA LEITE,EM NOME PESSOAL E DE TDS OS SANTOMENSES,PARABENS PELA FORMA TÃO DIGNA E CORAJOSA ,DE REPUDIAR A TAMANHA VERGONHA,E IRRESPONSABILIDADE DISCARRADA DO SRª PATRICE TROVADA ,QUE A TODO CUSTO TENTA INSTALAR O MEDO A AGITAÇÃO E O ODIO NO SEIO DOS SANTOMENSES.
    NÓS DEVERIAMOS RECORDAR O PASSADO,OS COLONOS PARA TIRAREM PROVEITO E ROUBAR TD ,DAS SUAS COLONIAS,FORAM FAZENDO O MESMO QUE ESTA A FAZER O SRº GABONÊS PATRICE TROVADA,VIRANDO NÓS CONTRA NÓS ,AI É TD MAIS FACIL. (MONOPOLIZO TD SÓ PRA MIM)ABRAMOS OS OLHOS!!!!
    “Cala-te ou serás demitido”, é o slogan de tremor e temor que domina a administração pública, sob mando do seu CHEFE. Ainda recentemente o Téla Nón relatou o que aconteceu com um deputado, que ousou criticar a acção governativa no parlamento. Foi imediatamente expulso do seu emprego.
    PERANTE ESTE CLIMA INSTALADO NO NOSSO PAIS ,HA TD UMA NECESSIDADE URGENTE DE PORMOS COBRO A ISTO ,SOMOS PAIS DE FAMILIA,E NÃO PODEMOS CONCORADAR QUE NOS TIREM O PÃO DO NOSSO FILHO INJUSTAMENTE,POR CAUSA DA NOSSA LIBERDADE DE ESCOLHA.
    É URGENTE QUE O SRº DEOTDATO CAPELA,O PROMOTOR DA (CIP),A QUEM ADMIRO E TENHO MUITO RESPEITO,PONHA ESSA ORGANIZAÇÃO A FUNCIONAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL,OU PEGAMOS NA ARMA,E COMEÇAMOS A MATAR.AFINAL DE CONTAS QUEM ESTA A INCUTIR A VIOLÊNCIA NAS NOSSAS CABEÇAS ,É MESMO O SRº PATRICE TROVADA COM SUAS REPRESARIAS E VINGANÇAS.

    • img
      Emiliano da Trindade Responder

      Caros leitores

      Sou um leitor assíduo do TELANON, mas tenho notado de algum tempo a esta parte, certos leitores agrupados numa rede em prol ao MLSTP, influenciando sempre nas avaliações dos comentários dos eleitores que escrevem assuntos reais e por serem reais, pensam que vão em contrário as aspirações do MLSTP, então avaliam em negativo ao favor do MLSTP. Só o cego não nota isso .E isto não se faz.São grupos de indivíduos intelectuais ao favor do MLSTP mesmo que esse partido nesses ultimos anos já não é o mesmo de outrora.A prova concreta aos olhos vistos,hoje verifica-se que as grandes imenentes figuras de realce do MLSTP, já não dão cara, mesmo assim esse grupo que faz parte dessa rede, defendem iresposávelmente ao mando desse partido. Essa rede está identificada. Oportunamente os nomes aparecerão .

  31. img
    REVOLUÇÃO A VISTA Responder

    SÓ PARA DIZER, QUE AS PALAVRAS ACIMA REFERIDAS, SÃO TIRADAS NO COMUNICADO DO SRº PATRICE TROVADA,A BANCO CENTRAL ,ORDENANDO A CABEÇA DO JOVEM QUANDRO SÃO TOMENSE(FUNCIONÁRIO DO BANCO CENTRAL)

  32. img
    REVOLUÇÃO A VISTA Responder

    QUE FORMA TÃO COVARDE DE FAZER POLITICA SRº PATRICE TROVADA!!!!!!!!!!!!
    FRANCAMENTEEEEEEEEEEEEEEEE

  33. img
    Idalecio stock Responder

    Pois eh , depois o sr. Primer quer dar uma Licao de democracia.pena dos santomenses que votaram nesse partido.Povo desperta porque este sr nao tem boas intensoes ,,, cuidado. Chana.

  34. img
    Ancrajoty Responder

    Aonde e’ que se viu demetir um cidadão nacional
    só por ter criticado um primeiro ministro? Só mesmo na ns terra. Pergunto quem e’ o PET que
    não podem criticar? Queres implantar Ditadura no ns pais? se tens este projecto vai a tua terra. Vossa Exc. se tivesse vergonha demetia a si próprio pela tanta vergonha e mal que esta a fazer
    o POVO de STP. Clupa na’ sa’ gibo fa’ mussanda’
    clupa sa’ di pema cu da’ bo lugue’ di subli.

  35. img
    aua ué Responder

    O Patrice Trovoada está a tentar é criar revolta nas pessoas. Ele tinha dito que o Pinto da Costa deveria apanhar aula de democracia nas mãos do pai dele, Maria das Neves, Rafael Branco, etc. E agora? Quem tem mostrado o dote de ditador? Patrice Trovoada é tão vigarista que ele nos corredores lá da sede de governo falou da hipótese de demitir Dr. Osvaldo Vaz 1º Vice-Presidente do MLSTP e Director Geral da ENCO e da SONANGOL. Ele é tão maldoso que se esqueceu de que Dr. Osvaldo Vaz foi indicado pela Sonangol e que a Sonangol é maior accionita da ENCO com cera de 77%. O Patrice nem sabia de que a Sonangol é accionista maioritario da ENCO e que a Sonangol-S.Tomé é 100% da SonangoL. Ele não sabia e como não sabe muitas coisas da governação isto porque é um turista e irresponsavel.

  36. img
    Leopaldo Responder

    1.º O Jornal Telanon antes de mais deveria ser imparcial…
    2.º O Sr Américo, tem que ver que é garoto…a atitude arrogante demonstra que quer poder a todo custo…MLSTP tem muitos mais velhos que não dão a cara e você esta dando de chico esperto e vai aleijar.
    Antes de lê qlq comunicado, procura primeiro a veracidade dos factos e não estar a falar besteira.
    3.º Estamos a confundir liberdade de imprensa com falta de respeito.
    4.º Para cargo que ocupa o Sr America no Banco Central, não deveria estar a fazer politica suja…..
    4.º O PM tem razão… o Sr Américo tem que aprender a estar na sociedade….

  37. img
    aua ué Responder

    Sr. Leopardo aqui é mundo. Não há nada que dure toda vida. O ADI vai deixar de ser poder mais tarde ou mais cedo. E vamos ver! O Dr. Osvaldo Vaz leu algum comunicado? Porque é que o PT, ventilou a hipotese de afastá-lo da ENCO. Eu conheço o Dr. Patrice Trovoada, Sr Leopardo de certeza não lhe conhece ou então é lambebotas dele. O PT, quer fazer de S.Tomé um país como Gabão, quem fala desaparece ou morre. Mas S. Tomé é DEus grande.

  38. img
    aua ué Responder

    Sr Leopardo, a TVS e a Rádio Nacional são imparcial? A RDP-África é parcial?

  39. img
    maria tira ponha Responder

    concordo plenamente com atitude do PT,è pela rais k se corta os males,o senhor americo barros è k tinha k ser mais esperto,ao vêr k isto tudo ñ passou de um terreno escoregadiu k o MLSTP lhe preparou,meu carro tu ainda ès bèbè nesta politica suja do MLSTP,se ñ pores à pau com o cargo k assumiste,ainda vaõ te leixar,porque k os viteranos =n derao a cara logo tu,ponte à paù com estes macacos velhos.ja te vai servir de liçao,mais mesmo assim como inocente ploro por perdao,

  40. img
    fiánguinhon di bôdôdáua Responder

    Sinceramente.Eu quando vi e ouvi o vice presidente do partido MLSTP(Américo de Barros) a ler o comunicado crítico através da RTP-AFRICA,fiquei logo com a sensação de que iria haver chatices.Porque neste país não se pode criticar nem tão pouco dar opiniões contrarias das que supostamente são verdadeiras.Infelismente tem sido assim já há algum tempo.Essa maneira de penssar dos governantes( sr. todo poderoso, invejosos e rancorosos)de São Tomé e Principe é bastante antiga e arcáica.Na minha opinião, em 1ºlugar,se houve alguma violação de regra (lei)quem deve ser processado é o MLSTP,porque o sr. Américo de Barros, simpesmente servio de portavóz do comunicado, na qualidade de vice presidente do partido e não como funcionário do Banco Central.Em 2ºlugar, onde é que andam os outros lideres deste partido?não dão a carra? vão deixar que o jovem se queime sozinho? eu conheço e acompanho este jovem a largos anos. É competente e não tem pápas na língua.Por isso é não lhe gramão.
    Força Américo,infrenta esta cambarda de ignorantes e covardes, sem medo. certo.In

  41. img
    Isidoro Porto Responder

    Os santomenses não devem continuar a usar uma Democracia de dois pesos e duas medidas. Isto é próprio do ser humano, mas a política é uma ciência. E nenhuma ciência usa dois pesos e duas medidas para formular as suas leis e regras. Politiquice sim.

    O que se passa, na minha modesta opinião, é que muitos internautas pautam por dois pesos e duas medidas. Senão vejamos:

    1. Recentemente, uma Ministra em plena PRESIDÊNCIA DIRECTA (existe esta figura na Constituicão da RDSTP? Em que artigo? Peço exclarecimentos aos nossos constitucionalistas) pediu a autorização a Sua Excia o Presidente da República paa que se ausentasse.

    Não tendo sido autorizada pelo Presidente, ela ausentou-se por sua própria iniciativa e responsabilidade. Todos nós achamos o acto de indecoroso, por ser uma Titular de Cargo Público devia obdiência ao Presidente, que apesar de não ser o seu chefe directo, merece por parte dela o devido respeito e solidariedade institucional. E qual foram as consequências imediatas?

    a. O Presidente chamou imediatamente o Primeiro Ministro (Chefe Directo da Ministra) para o seu Gabinete.

    b. Dado a gravidade do seu comportamento, o Primeiro Ministro aconselhou-a “democràticamente” a pedir a sua demissão.

    c. Ela por sua vez submeteu o seu pedido de demissão ao seu Chefe Directo, (e não ao ADI, o Partido que sustenta o seu Governo),

    d. Este, o PM, “democràticamente” aceitou o pedido e encaminhou-o para o Presidente da Republica para a devida promulgação. Tudo feito com base de respeito institucional e numa democracia exemplar.

    e. O Presidente aceitou o pedido e foi um representante da Presidência a TVS ler o Comunicado de Exoneração da Ministra pelo Presidente da República, quando ao meu ver, foi uma Demissão a seu Pedido. (“exoneração” e “demissão ao seu pedido” são figuras administrativas bem diferentes).

    Todos nós fomos solidários para com o nosso Presidente da República, por se tratar de uma Instituição do país que merece o devido respeito.

    Choveram dezenas de comentários repudiando a attitude da Ministra, inclusivé, muitos emiscuiram na vida privada e familiar da Ministra insultando-a e o seu o seu marido.

    2. Chegados até aqui, fiquei convicto de que a sociedade santomense estaria a mudar para melhor, que ela estava a moralizar-se

    Passados menos de dois meses, caso idêntico acontece com a Instituição Primeiro Ministro, Chefe do Nosso Governo (não propriamente com o Patrice Trovoada como indivíduo).

    Um seu subordinado, alto funcioáario do Banco Central (nas vestes do Alto Dirigente de um Partido da Oposição, vem ao público (na TVS) denunciar más práticas governativas de um Governo que ele próprio faz parte. Onde anda a solidariedade institucional?

    Como cidadão, como político, ou como elemento da sociedade civil, ele tem todo o direito de criticar, denunciar ou mesmo insultar a Instituicao Primeiro Ministro. Mas, neste caso concreto, primeiro deveria pedir a sua demissão antes de tomar esta posição. Não tendo se demitido antes, é isonerado depois. Não há voltas a dar.

    Diz o velho ditado: UM CAO NUNCA LEVA DOIS OSSOS AO MESMO TEMPO. Na Democracia também.

    O referido Partido tem muitos altos funcionários, isentos de responsabilidades governativas. O referido Partido tem Porta-Vóz ou Acessor de Imprensa que poderia muito bem ler tal Comunicado. Porque não o fez? Por provocação? Por incapacidade? Para que servem os Porta-Vòzes?

    Num quadro semelhante ao que acontecera com a Instituição Presidente da República, em que todos nós nos solidarizamos com a mesma, outra Institucao Primeiro Ministro é desrespeitada e acusada por seu subordinado governamental, de exercer actividades Ultra-Secretas, lesivas ao País, o mesmo ao tomar as medidas identicas às tomadas pelo Presidente da Republica, em caso semelhante que todos nos aplaudimos:
    1. O céu desaba sobre RDSTP;
    2. Deixa de haver Democracia em RDSTP;
    3. Agudiza-se a Ditadura em RDSTP;
    4. Os cidadãos deixam de ter direito a expressar as suas opiniões;
    5. As leis laborais foram pisoteadas;
    6. Os activistas dos direitos humanos têm que entrar em acção;
    7. O Presidente tem que demitir este Governo;
    8. Enfim, enfim,enfim.

    STP deve pautar por um peso e uma medida.

    Se as faltas de respeitos ao Presidente da Republica por parte de uma Ministra quer do ADI, quer do MLSTP, quer do PCD ou do MDFM ou de qualquer Partido sem acento Parlamentar deve merecer um veemente repúdio de todos nós, ao ponto de aplaudirmos a sua demissão, como medida correcional, do mesmo modo, uma acusacão tão grave, de um alto funcionário do Governo do nosso Primeiro Ministro deve merecer o mesmo repúdio e tratamento igual ao da Ministra, quer seja ele do ADI, MLSTP, PCD MDFM ou qualquer outro Partido sem acento parlamentar.

    NA RDSTP, A DEMOCRACIA JAMAIS DEVERA SER MÃE PARA O PRESIDENTE DA REPUBLICA EXONERAR E MADRASTA PARA O PRIMEIRO MINISTRO NA SITUACAO IDENTICA. DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS Ė POLITIQUICE.

    Isidoro Porto
    12/10/12

    • img
      E.Santos Responder

      Nem mais. Subscrevo sem tirar uma virgula. temos de disciplinar o país e não confundir democracia, liberdade de expressão com anarquia e libertinagem. Cada um, maior de 18 anos deve ser responsabilizado pelos seus actos.

  42. img
    Isidoro Porto Responder

    Acabei de ler noutro Jornal Digital que este Sr é de facto, o Porta-Vóz do tal Partido da Oposição.

    Sendo ele, alto funcionário do Banco Central, acumulando as funções de Vice-Presidente da maior força de oposição e ao mesmo tempo o seu Porta-Vóz, ele estará permanentemente em rota de colisão com o Governo, sempre que o seu Partido vier ao público denunciar irregularidades do mesmo. Isto não resulta numa convivência sã com o chefe do “Prato” onde ele come.

    Passará a vida inteira a “cuspir” no prato em que ele come todos os dias. Isto só pode ser uma provocação.

    Ele ao aceitar esta função de Porta-Voz, não foi suficientemete inteligente ou aceitou-o como provocação ao PM

    O melhor é pedir a sua demissão ou de porta-Vãz ou do Director do Banco. Postas assim as coisas, o Cargo de Vice-Presidente do Partido não serã o problema.

    A incompatibilidade “moral”, está no facto de ele ser o Porta-Vóz e vir sempre ao público com a tal “BOCA-SUJA” sempre que o seu Partido quiser dar o seu “show”.

    O meu conselho é: pedir a demissão por razões pessoais e va ocupar apenas doPartido para prepará-lo convenientemente para a Victória nas próximas eleições.

    Ai sim, podera ser compensado com o cargo de Ministro.

    SEJAMOS COERENTES.DANDO DOIS PASSOS PARA TRAS E TRES PARA FRENTE.

    LEVAR DOIS OSSOS AO MESMO TEMPO, NEM O CAO FAZ.

    Isidoro Porto
    12/OUT/2012

  43. img
    Barão de Água-Ize Responder

    O Sr, Patrice e o seu Governo só tinham que explicar e apresentar provas que nenhuma ilegalidade foi cometida na história dos navios.

  44. img
    torresdias Responder

    UMA VERDADE CONSTATADA!
    Caros compatriotas o Srº. Patrice E. Trovoada natural de Gabão, infelizmente 1º, Ministro desta República não tem alma nem tão pouco tem sangue, o que lhe alimenta é seiva identica ao de carranguejo, por isso acreitem que nem seus filhos ele reconhece, e preparem-se que mais coisas que custa-se acreditar ele irá emplementar para manter no poder.
    O poder que este povo de pessoas humanas humildes lhe conferiu vai lhes custar Agua nas Barbas.
    A ver Vamos ainda estamos no documentário o filme vem aí está perto.

    • img
      Dos SANTOS Responder

      Eduardo dos Santos,tbm e filho dos pais santomens como nos diz a historia mas nem por isso ele trata Angola como inteado,nao sou de Partido nenhum mas que o MLSTP esta atissar faisca para haver fogo isto e uma verdade;e isto so esta a por em causa o pao de cada dia de cada um, que conseguiu com muito esforco acabar seu estudo e regressar. Por favor senhores voces ja fizeram o que tinha que fazer deixa os outros trabalharem esperam eleicoes e fazem politica clara sem calunias.Isto faz com que niguem acredite mas em voces(MLSTP)

  45. img
    torresdias Responder

    Aqueles que não sabem e ainda estão na sua onda perguntem os elementos do partido UDD, conhecem a casta do Patrice Trovoada

  46. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Os comentarios de Maria Chora muito, é irónico. Não merece comnetário.
    Gente! A atitude do Patrice é apenas provocação. Não viram que ele andou a atacar o PCD como o PCD é capaz de mobilizar e fazê-lo cair em dois tempos e não qiz fazer isso, querendo dar-lhe tempo para que ele diga quem é, afroxou e o MLSTP está a cair no seu logro. Veja o que o PT está a fazer com o PR no que toca a nomeação do novo Ministroda Saúde. Tudo é provocação. O PT já não tem saída. Ele sabe. e agora está fazendo a sua capamha, simuilando Conselho de Ministro nos distritos.
    Gente! Depois de ele fazer todos os levantamentos, atiçar a fome de esperamça no espírito daqueles que mais votam e que menos conselho ouvem e que só vêem dinheioro, face a miséria e apresentar orçamento com essas procupações, o que fazer no Parlamento? Vai chumbar! E PT vai dizer: Eu quero fazer e eles (MLSTP e PCD) não me deixaram. São vossos inimigos.
    Cuidado.
    Aonde está o Porto de Águas Profundas?
    São questões que se deve colocar já na boca do povo.
    Antê óla bilá ê!!!!!!!

  47. img
    Féde ká Dóxi Responder

    O Boca Balança, não é inteligente nem parece quem trabalhou no tempo colonial. Embora o colono tenha tido atitude que teve, mas a verdade é que ensinou trabalhar.
    A forma de ele cumprir as ordens do seu Chefe, é mandar instaurar um processo disciplinar ao Américo Barros,para saber aonde está a culpa deste, precedido de um inquérito. Depois apresentaria o resultado ao seu Chefe PT. Mas como todos são uns burros!!! Eis o resultado.
    Nunca se pode demitir ninguém de um cargo sem um processo disciplinar. Como sabem que o homem tem razão então têm medo do resultado do inquérito. Toma que é teu.
    Se puserem o homem na rua sem um inquérito, acho que o povo deve sair a rua. MLSTP deve agir desta forma. Com as regras que o Boca Balança vai ditar no Banco, o que não pode nem deve fazer unilateralmente, porque ele não é Governador do Banco, o mesmo tb não poderá jamais falar em nome do seu Partido públicamente, enquanto Administrado do Banco.

  48. img
    pantufas Responder

    o Que dá isto é misturar a função pública com politica….

  49. img
    Anjo do Céu Responder

    EScurpulosamente Américo tem que definir as suas posições.Ele está a defraudar o governo e não só indiretamente anda a fragilizar os trabalhos do Banco e corromper e travar desenvolvimento.Ele tem todo direito de discutir no conselho nacional, comissão politica ao nivel interno do Partido, agora dar cara é absurdo.Onde estão esses bastioes do Partido que comeram durante esses anos?Eles é que são espertos não dá cara pra comer em todas as bocas e lançam esses novos para se queimarem.Américo tem qu aprender diferenciar Politica e Chefia profissional publico

  50. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    Em matemática,os resultados tira-se no final das contas.
    Não há temporal que perdure o tempo todo.O bom tempo sempre aparece depois.
    Povo Santomense o nosso sofrimento terminará.
    Tenhamos coragem.
    A fome,miséria,prostituição obrigatória por necessidades financeiras dos/das jovens,o fumar leamba,o alcoolismo,a criminalidade,trafico de crianças para venda no estrangeiro,ameaça nas nossas águas,frustração total das pessoas,droga,este ministerio publico etc….estão com dias contados.
    Todo principio tem fim.

  51. img
    peter Responder

    ok todo mundo ja criticou ja se chamou de nomes e de tudo que queriam chamar o nosso Primeiro Ministro.
    mas irmao de sao tome porque que o Armindo tomba nao e Primeiro Ministro de Saotome??amigo Armindo desculpa de citar o teu nome respeito lhe.
    e porquee que Dr Manuel Pinto Da costa e AINDA presidente, cada um nasceu com a sua estrela, o Patrice nasceu com a estrella de ser leader em sao tome e vai continuar a liderar porque ele nasceu com a graca de deus todo poderoso.
    es pobre e fofoqueiro porque a tua mentalidade e ja assim.

  52. img
    stp = condomínio fechado Responder

    1º Acusação de outrem sem provas materiais é difamação, logo o PM tem o direito de usar o mecanismo judiciais para processar o seu autor.
    2º Acumulação de funções Públicas e Políticas, não poder ser impedimentos só para alguns sectores, órgãos e departamento do estado. Se é lei, é aplicável a todos, sem excepções.
    3º A justiça é feita pelas entidades “competentes”, e não pelo Governo, ou membros do partido do governo.

    não é necessario ser um sabio ou ter um mestrado ou doutoramento….para os funcionamentos minímos de um ESTADO DEMOCRÁTICO…..
    é sempre bom ter estas materias à baila, para de outras que são corridas pelo lápis azul.

  53. img
    meymadra Responder

    Não sabia que ter liberdadade de expressão é acusar sem provas a outros.
    Sejamos honestos, todos temos direito a palavra e a critica, mas ninguem tem o direito de injuriar o outro.
    Liberdade não significa libertinagem.

  54. img
    J.Rosário Responder

    A visita misteriosa do P.M ao navio ancorado nas águas de S.Tomé,tem contornos duvidosos assim leva a conconcluir o comunicado do MLSTP.Peramte essa denúncia que espero não ser politiquices,manifestação de fraqueza e uso de métodos de chantagem política para a reconquistaa de imagem .Que o MLSTP não esteja a usar esse método como estratégia de evitar a queda livre rumo ao abismo.O MLSTP a constatar algo errado na visita ensombrada do P.M deve solidificar a sua acusação exibindo elementos reais.dígnos de fazer convencer/alertar o povo da eminência de ameaça que esta prática poderá por em causa a nossa democracia. Apresentem informações:onde,como,horas,meio de deslocação,identificação do navio,pessoas envolvidas…e se houver matéria para por em causa as ações do P.M que reunam mais situações elucidativas do mau funcionamento do governo e apresentem uma moção de censura ao governo,um primeiro cartão amarelo,quiça vermelho. Quanto ao jornal Téla-Nom que faça um jornalismo de investigação ,ouvir as partes,apurem os fatos e apresentem-nos versões do alvo dessa e muitas outras acusações que recaem na pessoa do P.M. Não é aceitável que o sr. P.M ,pATRICE E. Trovoada(PET)use a prepotência,autoritarismo exonerando o porta-voz do MLSTP.Tambem sou de opinião de se separarar os cargos :se ocupar função de deputado que seja remunerado para exercer apenas esse cargo e não atribuir cargos de admnistração/gestão de setores públicos.Outra referência,os corruptos têem como habito clamar pela inocência usando as mais valiosas peripecias e que resultam e consequência disso, a culpa morre solteira e corda tende a partir-se na parte mais fraca e sacrifica-se alguem.As informações secretas do estado quer boas ou más ficam guardadas e invioláveis e só são violadas as das vitimas,esta pratica no estado de direito é incorreto.Pois não há fumo sem fogo ou então por favor façam uma política decente ,credível e não arrastem o povo para a incerteza.É comum dizer-se :luta de touros ,os que sofrem são as ervas,casa onde não há pão ,todos ralham e ninguem tem razão(falta de regras,lei justa).Apelo ao Téla Non que investigue essa visita misteriosa ao navio e busque informações entre as partes envolvidas.Aguardo o desenrolar desta peça teatral e ansioso em conhecer novos cenários.Saibamos separar as águas e façamos de S.Tomé Príncipe um país próspero,despido do fardo corrupção,manobras irresponsáveis,negócios ilicitos e trabalhem em prol de um povo livre ,livre de injustiças .As oposições que se consideram verdadeiras defensoras das causas dos que as elegeram chegou a hora de deixar de ser coniventes com o eixo do mal. Bem haja,João do Rosário.

  55. img
    J.Rosário Responder

    ou melhor:perante,reconquista,têm

  56. img
    Aristides Barros Responder

    Até este momento ninguém conseguiu parar a chuva. A democracia em STP já está implantada e não há nenhum Patrice Trovoada que a poderá impedir.Ou que nos desempreguem todos pois, continuaremos a falar sobre o que achamos que está mal no nosso STP. O senhor PT tem todo o seu direito de ir a justiça se for defamado e puder prová-lo. Mas tentar impedir desta maneira que as pessoas falem, não irá conseguir.

  57. img
    Mario da Costa Responder

    Depende ong, como dizia a minha falecida mãe!
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! também para lembrar um colega meu!
    A corda corta no sitio mais podre, por isso não comparem as situações de Levy, DavY e outros tantos na altura eram reis, razão pela qual foram absorvidos pelo ADI.
    Quando se em cargo de confiança, temos de ter moderação e pôr os pés bem no chão!
    Fica o aviso.
    Demita-se e acabou! Sou do PCD, no tempo do Daniel Daio, não é esse PCD de agora.

  58. img
    fuzileiro.......... Responder

    concordo plenamente contigo meymadra, liberdade de expressao nao e acusar os outros…. porke que o MLSTP nao pede uma autorizacao do PM para fazer uma visita a aqueles navios.. e acaba logo com tudo isso..?……….

  59. img
    Sempre a subir Responder

    Falando de MEDO DE REPRESÁLIAS, o ministro da educação O. D. proferiu uma palestra recentemente no ISP, onde ele comparava o nosso país com os piores ou seja os mais fracos na escala educacional só para dizer que somos melhores. Quase todos os professores acharam aquilo ridículo na perspectiva de desenvolvimento, quem quer crescer se compara com quem está acima e não abaixo ou em guerras, secas, calamidades e fome. A não ser que queira seguir naquela triste direcção. Falou de mestrado para os professores em que Governo só pretende apoiar com menos de 16% de total da formação, o que levou a maioria dos professores a desistir já na fase da dissertação e outras coisas que pode-se considerar trivial. A verdade é que ele só recebeu ELOGIOS E BAJULAÇÕES no momento, para depois vir-se ouvir inúmeras críticas lá fora no fim da palestra. Enfim… estou observando… pode ser que ainda saia algo de bom que ninguém está a prever por isso mesmo achando muito estranho quero ver onde é que isso vai dar.

  60. img
    Leopaldo Responder

    Américo fica quieto….foi apenas uma chamada de atenção….
    És jovem e tens um futuro pela frente….MLSTP apenas esta te usando… seja mais esperto…. deixa o Rafael, Posser, Couto, Osvaldo serem porta voz do partido…. És garoto e fique quieto no teu canto….
    São Tomé é um Pais muito complicado…

    • img
      Dos SANTOS Responder

      As entidades santomenses ja confirmaram o objectivo desses barcos.E agora?Coitadinho(Americo)caiu na ratoeira.Em nome do povo Saotomense gostaria que PM perdoa-se o rapaz pelo erro cometido.

    • img
      Zé Macúlú Responder

      É pra ele (Américo) abrir o olho… Problema dele é querer ser ministro, fica quieto rapaz, vai aguentando o teu tachinho quieto, está a correr meter em coisas que não tens certeza …

  61. img
    ÔSSÔBÔ Responder

    Nesta matéria, custa-me muito entender!
    Existe democracia no país?

  62. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Leopaldo são pessoas como você que faz o país não mudar,o tal dito de 1º ministro não pode misturar as coisas,são Tomé tem um ditado que se diz o homem quando escolhe de mais,acaba por escolher demónio,vocês têm um diabo a governar

  63. img
    Antonio Responder

    Ate qunado teremos um banco central independente?

  64. img
    CT Responder

    Sou um húmilde estudante de 1º ano de Curso de Licenciatura em Direito. É inademissivel esta vontade do senhor 1ºMinistro, que coloca em causa o nosso Estado – Direito. Senhor PT, para sua informação vamos sair a rua para manifestar contra esse estado de coisa que o senhor e o seu governo tem criado, nível de vida deterriorou e ninguém fala nada… o senhor esta a violar as leis da República. Porquê este ódio Patrice… é politica?

  65. img
    Fernando Responder

    Reflexão

    Durante esta semana decorreram no nosso país factos e contra-factos que em nada engrandecem a nossa dimensão de santomenidade.
    Senão vejamos, a interpelação ou crítica de uma formação politica não pode, a nosso ver, desencadear acções que trazem à nossa memória o passado triste da nossa vivência enquanto entidade geopolitica. Como explicar a interferencia direta do governo contra um membro de um partido político, propondo a demissão do cargo que ocupa na administração do Estado, porque seu partido tivera uma opinião que não agradara ao chefe do executivo e do qual se limitara a ler. Ora, será que na confecção do dito comunicado, não houvera participação doutros funcionários do Estado? Para se ser coerente, dever-se-ia “propor” que todos os funcionários que pertencem ao MLSTP deveriam ser demitidos, pois não têm a liberdade de criticar membros do governo, considerados, os intocáveis. Há em tudo isto, uma grande confusão entre governo como entidade condutora dos negócios públicos e a administração que representam um conjunto de orgãos instituídos para a consecução dos objectivos de Governo.
    Apercebemo-nos agora da apetência em voltar-se ao regime ditatorial de então, tantas vezes evocado e verbalmente condenado. A ditadura não é julgada pela personagem que a pratica, mas sim pelo método que se emprega. Apelamos enquanto cidadãos, a que a já nossa débil democracia, se muna de instrumentos que impeçam esta triste situação.

  66. img
    Silvio andré neto Responder

    Tira sim este merda deste Americo Barros
    não me lembro deste cão no meu tempo do liceu quando terminei a 11 classe em 89″90
    um anos depois ausentei me de STP ate hoje.

  67. img
    Deus Afonso Responder

    Parabens, MLSTP, ta fazendo o seu papel de oposição, mas, uma coisa é certa, Democracia não exixte em STP, Eu venho orando pedindo a Deus, pois STP so vai dar o primeiros passos
    ruma ao desenvolvimento, quando os governantes tiverem JESUS no coração. so assim, se nao mudar, o caracter dos governantes, nunca STP nudará, COITADOS DA GENTE, QUE SOMOS POBRES.

  68. img
    Barão de Água Ize Responder

    O Sr. Patrice é um aprendiz de ditador.
    Por ter milhões que nãose sabem a origem, porventura declarou os seus rendimentos e de onde lhe vem o apoio financeiro no Tribunal Constitucional, acha que pode ser o novo autocrata, tipo 1ª República, mas com pintura modernista gabonesa ou nigeriana. Ganhou o gosto e capacidade de dominar pessoal e psiquicamente muitos Sãotomenses,que ainda não ganharam coragem de pensar pelas suas cabeças, ou seja não pensar com a “cabeça do dono”. Patrice deve ganhar novamente humildade, dedicar-se aos seus negócios onde ganha tanto dinheiro e deixar de ser uma perturbação na sociedade Sãotomense.

  69. img
    Santos eduardo Responder

    ADI ganha eleições com 26 deputados forma governo e trabalha com muitos da oposição os que pensam que são donos de STP assaltam o poder forma o governo põem todos elementos do ADI fora da administração do Estado e sem direito a palavra e com 26 deputados no parlamento ninguém comentou nada porque tantos comentários agora ainda faltam três anos e pouco vão fazer outra coisa espera novas eleições e ganharem fazem o melhor mas deixa trabalhar governo tudo isso significa medo de alguém que está fazendo os que outros não fizeram e podem contar que ainda falta muita coisa a mudar porque o futuro pertence a outra geração. Um bem haja.

  70. img
    Dos santos 1 Responder

    Mais oito anos para o Adi e Patrício bom dia ou boa noite a todos

Deixe um comentario

*