Economia

Banco Central emite obrigações de tesouro para dinamizar o mercado financeiro

É a primeira vez que o Estado são-tomense usa este mecanismo de financiamento, que o Governo justifica como sendo um mecanismo que vai dinamizar o mercado financeiro. 

Obrigações de Tesouro são títulos da dívida pública de médio e longo prazos lançados. Empresas e pessoas singulares podem adquirir os títulos da dívida pública. O valor mínimo de licitação é de 500 mil dobras, cerca de 20 mil e 408 euros. O tempo máximo de maturação do investimento é de 2 anos.

Genésio da Mata, ministro das finanças fez o lançamento do novo mecanismo financeiro na terça-feira, nas instalações do Banco Central.

«Constitui uma nova oportunidade de investimento no país, enquanto introduzirá ao nível da gestão da tesouraria do Estado um mecanismo com custo mais adequado» referiu o ministro das Finanças.

Através da emissão das obrigações do tesouro do Estado, o Governo pretende dinamizar o mercado financeiro. «Irá promover uma maior eficiência em termos de gestão financeira», reforçou.

Empresas, e investidores singulares foram convidados para participar no lançamento do novo mecanismo financeiro criado pelo Governo.

Note-se que em julho de 2023, o ministro Genésio da Mata reuniu-se com as empresas privadas, e anunciou que o governo iria pagar a avultada dívida que acumulou junto as empresas do país, através da emissão das obrigações de tesouro.

Tudo indica que o executivo vai deitar mãos sobre parte do capital, que vai arrecadar com a venda dos títulos da dívida pública, para resolver a dívida das empresas privadas. Na altura Genésio da Mata, disse que o pagamento da dívida do Estado para com as empresas privadas, vai dinamizar a actividade económica.

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Mezedo

    31 de Agosto de 2023 at 14:20

    Praga é de mais que Ministro tão jovem esta a parecer o vôvô de mais de 70 anos.

    Esse truqui de negocio é para enganar os menos esclarecidos. Todo dinheiro que estado angariar com esse negocio PT vai roubar todo e fugir.

    E mais as empresas que o Estado Santomense deve se investir ou seja receber Titulo de Tesou não vão pagar porque é para descontar as suas dividas, isso significa que quem comprar esses títulos podem perder seus dinheiro porque Estado não vai ter como devolver dinheiro.

    Tomem cuidado com esse jogo.

  2. Paulo Durães

    1 de Setembro de 2023 at 10:59

    Licitação mínimo de 20mil e 408euros?
    Uma pessoa singular conseguirá obter essas obrigações? Valha-me Deus.
    Essa licitação é somente para alguns gatos pingados fora de STP. Não sei como será possível dinamizar o mercado financeiro com valores de subscrição tão elevado.
    1-Qual é o real objetivo desse propósito?
    2-Querem realmente dinamizar o mercado ou fazer showoff?

    #QUEREMOS UM HOSPITAL JÁ!!!#

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top