Economia

2023 foi um ano económico fraco e 2024 vai ser de retoma garante o Banco Central

Américo Ramos, governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe fez o balanço do ano económico de 2023 e registou debilidades e crises.

«A não existência de um programa com o FMI, na conjuntura mundial actual, foi a maior limitação para a nossa economia», afirmou o governador do Banco Central.

A economia contraiu 0,3% no ano que terminou, quando o Banco Central previa que 2023 seria um ano de recuperação económica.

Consequência da inexistência de um programa com o FMI, Américo Ramos disse que o nível de captação de recursos externos foi o mais baixo de sempre. «O que determinou a fraca execução do orçamento geral do Estado, e limitou a capacidade do Banco Central de dar resposta às necessidades ingentes de financiamento da balança de pagamentos».

A recessão económica em 2023 ficou marcada também pelo aprofundamento da crise das reservas cambiais e pelo maior endividamento das famílias são-tomenses.

As contas negativas do último ano, não tiram optimismo ao banco central. 2024 é indicado como o ano da retoma da economia. «Para o ano de 2024 a unidade macro-fiscal prevê uma recuperação de 2,9% e manutenção do crescimento económico moderado no médio prazo», assegurou o governador do Banco Central.

Segundo as projecções do Banco Central a taxa de inflação que se situação nos 17% deverá baixar neste ano novo para 10,2%.

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. Jojo

    3 de Janeiro de 2024 at 5:32

    Uhmmmmm

  2. Madiba

    3 de Janeiro de 2024 at 9:50

    A falta do acordo com FMI, parece-me uma clara incompetência deste governo, a somar a muitas outras. Quando se governa com excesso de vaidade dá nisto. Nós os santomenses deixámos para trás um governo altamente incompetente. E, de repente estamos perante um outro. Lamento muito esta situação inédita nos governos de Patrice Trovoada. Que eu saiba nunca ninguém publicamente apelidou os governos de Patrice de incompetente. Nem a oposição. Mas desta vez até o cego vê. Passar mais de um ano a negociar um acordo com o FMI, depois de tantas viagens ao exterior? Afinal, todas essas viagens para quê? Afinal de contas como justificar essas viagens sem sentido! E o Ministro da tutela não se demite porquê? Eu, também no lugar de FMI, jamais assinaria um acordo com alguém que anualmente eu teria que lhe pagar 11 milhões de dólares para combustíveis. Ainda mais com uma empresa altamente deficitária que, a maior parte de gasóleo que entra na empresa de eletricidade, tudo cai automaticamente no saco roto.

  3. Emerito

    4 de Janeiro de 2024 at 13:25

    A previsão de crescimento efectuado pelo banco central, para o ano econômico 2024, é ilusório porque o orçamento geral ainda não foi aprovado, pelo que não podia fazer previsão do mesmo. Há não ser que fizeram com fundamento em orçamento anterior em duodécimos.

    Como pode o banco central fazer uma previsão quando a economia está em recessão e há falta de consumidores? Quem vai investir se não há investidores? Os comerciantes estão encerrando lojas e muitos estão abandonando o país.

    Ou seja, nada indica que a economia cresça e não fizeram comparação com período homólogo referente ao ano 2022.

    Só o vaivém do primeiro ministro é um défice para o OGE!

    O Governo do ADI é ilusionista, reflectindo a incompetência generalizada e quadros fracos.
    Pessoas sérias nunca são chamadas ao poder.

  4. Edson Neves

    6 de Janeiro de 2024 at 0:06

    O ano 2023 foi fraco ou o governo fracassou? Não conseguiu controlar a inflação, controlar os juros, atrair investimentos nacionais e estrangeiros, reduzir a taxa de desemprego, industrializar o país e fazer a economia crescer. Para o ano será o mesmo argumento usado pra justificar a incompetência na gestão do país. Em 2023, logo que foi feito a previsão irreal para o crescimento da nossa economia, deixei as minhas impressões questionando as ações do governo para alcançar essa meta, houve um bosta que fez a defesa do ministro justificando que até a União Europeia havia revisado a previsão anual do crescimento econômico. E agora? Vai justificar o que? Como? Ninguém que tem noção da economia liberal concorda com a forma como estado santomense intervém na economia e diga-se de passagem não e só esse governo! O governo precisa acordar e deixar de desculpas, fazer sua obrigação de casa. Pensou que o IVA por só faria milagre econômico! Não fez e jamais fará sem uma política económica seria. Sem malha rodoviária, ferroviária pra escoar produtos, sem portos, aeroportos,diversificação da economia, eficiência na prestação de serviço publico, linha de crédito com juros baixos, combate a corrupção, transparência , equilíbrio na balança comercial, e tantas outras ações concomitante não haverá crescimento econômico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top