Destaques

Presidente da República nomeou Patrice Trovoada como novo Primeiro-ministro e Chefe do Governo

As 11 horas desta terça – feira, Patrice Trovoada, Presidente da ADI, o partido vencedor das eleições legislativas de Outubro último, esteve no Palácio do Povo para se encontrar com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa.

Após o encontro que demorou menos de 10 minutos o Presidente da República fez publicar o decreto número 19, que nomeia Patrice Trovoada como Primeiro-ministro e Chefe de Governo do Décimo Sexto Governo Constitucional, a ser constituído e investido nas próximas horas.

A entrada em funções do Governo legítimo, é a grande prioridade de São Tomé e Príncipe nesta altura, após as eleições de 12 de Outubro último.

Lei na íntegra o conteúdo do decreto residencial – DECRETO PRESIDENCIAL

Abel Veiga

.

 

    28 comentários

28 comentários

  1. Benissilai Pedro de Sousa Bastos

    25 de Novembro de 2014 as 15:29

    Meus parabéns senhor 1º ministro da republica democarttica de ~sao tomé e príncipe, seja bem vindo e espero que governes com sabedoria e muito consenço e não pense em vingar desses que durante 2 anos o persiguio. um bem haja ao senhor e ao seu futuro elenco, conte com nós para o que der e vier.

  2. A realidade

    25 de Novembro de 2014 as 15:30

    Agora é seguir para frente, fazendo as mudanças necessárias para o país poder crescer. O país precisa de gentes comprometidas com a causa do povo pequeno.

  3. Fernando Castanheira

    25 de Novembro de 2014 as 16:49

    Nao preocupes com a situacao agora vigente em Portugal. Quem nao deve nao teme. O Povo precisa de trabalahar e tambem de receber.

  4. Barão de Água Izé

    25 de Novembro de 2014 as 16:55

    Chegou a hora da verdade! P. Trovoada agora tem que demonstrar que tem um projecto para o País e não um projecto pessoal.
    Também está no hora de Pinto da Costa e todos os que o acompanharam e apoiaram nestes anos de pobreza da nossa Terra que se afaatem e reformem, dando lugar a políticos jovens descomprometidos com o passado marxista.

  5. Homem Honesto

    25 de Novembro de 2014 as 17:16

    Parabéns Patrice Trovoada.
    Só a história poderá julgar a história de cada um enquanto agente político.
    Não seja desleal com aqueles que estiveram noite, dia, chuva e sol para que o ADI ganhasse eleições.
    Sucessos.

  6. felicidade

    25 de Novembro de 2014 as 17:24

    os meus parabéns
    tenha cuidado com a facilidade das coisas, pois pode ser uma armação para o futuro. todo cuidado é pouco

  7. Saul Obikwe

    25 de Novembro de 2014 as 17:37

    Deixo aqui um grito de alerta: o País foi saqueado pela troika! A ENASA pagou faz pouco tempo o salário de Dezembro + 13º mês a todos os funcionários e em seguida o director Raul Cravid, militante do MLSTP, foi viajar com a directora financeira, provavelmente para irem negociar contratos que comprometem financeiramente o Estado. O VOR é um instrumento de navegação que está deficiente mas há vários meses que a ENASA não encomenda as peças em falta. E paga adiantado dois meses! Quer os trabalhadores satisfeitos para ficarem de boca fechada? Ou quer “apenas” condicionar a actuação do seu Governo dando a entender que a troika deixou os cofres do Estado cheios?
    Isto tudo é propaganda do governo defunto! Reparem que nas últimas semanas a STP-Press só publica notícias positivas dando a entender que
    a troika deixou o país cheio de dinheiro para Patrice Trovoada governar. A mais escandalosa tinha o título: “S. Tomé e Príncipe reuniu mais de 90 milhões em recursos petrolíferos”. A forma como a notícia está escrita quer iludir o leitor porque parece que neste momento STP tem 90 milhões de dólares. Não é verdade. STP tem recebido cerca de 10 milhões/ano, que já gastou. É o que dá ter a agência de notícias do Estado dirigida por um membro da direcção do MLSTP… que ainda por cima tem sido citado de forma pouco abonatória em casos de corrupção. A verdade que o Povo só vai saber quando o seu Governo entrar em funções é que o país está de tanga. Até ao último dia os troikistas continuaram a comprar carros e a negociar privatizações de empresas públicas. Dos 17 milhões de dólares que Angola disponibilizou em Abril para apoio orçamental só sobra 1 milhão. Para onde foi o resto do dinheiro? Os cofres do Estado ficaram vazios para encher os bolsos de quem?
    Dr. Patrice Trovoada, o nosso País tem que ser reposto na ordem. Depositamos toda a nossa fé no seu Governo.
    Bem haja.

    • Piter Cebola

      25 de Novembro de 2014 as 22:27

      Sr. Obikue, escreva com civilidade. Critique e aponte factos com correcção.
      Faça analise com porpocionalidade e isenção. Não me interessa se quem está na STP-Press é membro da direcção do MLSTP ou não. Quando fala ou critica os órgãos de comunicação social de Estado, sinceramente, deixa de persseguir as pessoas e seja honesto e sério: situações fiascas da Rádio Nacional ou TVS, não se fala?Pra mim, poires, considerada televisão de todos nós. Trata – se pois de factos que a STP-Press, não conheço a realidade em que trabalha esta Agência de Notícias, mas no que se refere a isenção, objectividade pouco ou nada poderemos aponta-la. É dos órgãos de informação mais coerentes do que RNSTP e TVS, não cobriram a campanha do ADI, já não pode dizer da que STP-Press reportou actividades de todos os partidos até PTS e MS (partido de Gilberto Gil) respeitando regrasbasicas de jornalismo. A proposito, aproveito para felicitar também Telanon pelo sucesso no jornalismo online, sobretudo, no plano de coragem. Força Telanon Força STP-Press.

  8. Arroz Subistancia

    25 de Novembro de 2014 as 17:56

    Eu quero aqui dizer que os anti-PT estao agora com muita raiva.

    • Tchuka

      26 de Novembro de 2014 as 13:28

      Arroz S., aonde está o interesse do seu comentario? Qual é a utilidade?
      Em poucos meses, ver-se-a já alguns vestígios do novo governo. Os 4 años serão largamente suficiente para confirmar o que muitos internautas, lúcidos, esclarecidos e inteligentes já analisaram sobre a transição do GC ao PT. O tempo nos dirá!
      Abstenham-se, os que comentam inutilmente, apenas para “dar uma graxadela”, ao ADI,ao LN, PT e companhia. Esses comentários só poluem o site.! Chega…ja votaram, que deixem evoluir a cena política, sem envenenar, pondo uns contra os outros…
      Da diáspora, vai um kandando .

  9. mariana

    25 de Novembro de 2014 as 19:26

    sera q ele vai respeita o PR ? estamos mal .espero ver dubay q ele nos prometeu

  10. xuxanti

    25 de Novembro de 2014 as 20:07

    Espero que o Dr. Patrice Trovoada seja visionario nessa legislatura porque vejo muitas carras que anteriormente ocuparam cargos mas no momento das campanhas não deram o seu sangue nem a sua carras agora estão aparecendo ai na plenaria falo directamente de algumas carras que ja foram Ministro na Epoca do Dr.Patrice mas no momento eleitoral nao deram a suas forças.

    Para esses ai e mellhor ter muita atenção porque so querem cargos e mais nada.

  11. manuel soares

    25 de Novembro de 2014 as 21:35

    Meus caros compatriotas boa noite, Dr Patrice Trovoada parabéns na função que foi agora nomeado,coragem , sacrifício, inteligência, governo competente e versátil, e projectos exequíveis para o desenvolvimento sustentável e harmonioso de STP. Consensos e diálogo permanente sem perder de vista a autoridade do Estado. Um bem haja a todos. Sr presidente Pinto da Costa, seja presidente de todos os santomenses, aja com moderação e por favor termine o seu mandato em paz e seja o garante da Constituição e do normal funcionamento das instituições. Abraço e juízo meus caros irmãos.

  12. Homem do Povo

    26 de Novembro de 2014 as 8:14

    Os políticos são como as fraldas dos bebés, são trocados sempre, pelos mesmos motivos… Kero ver pra crer!

  13. malebobo

    26 de Novembro de 2014 as 8:20

    parabéns dr,patrice, pela coragem que tiveste de enfrentar toda essa calunia, por esses partidos da troika, a justiça divina tarda mas não falha

  14. Espirito Santo

    26 de Novembro de 2014 as 9:45

    Desejo felicidade ao Dr. Patricio, o governo e o ADI.

  15. Estrangeiro

    26 de Novembro de 2014 as 15:17

    Parabens! Então é agora que vai ser construido em São Tomé o maior Centro Comercial da Africa Ocidental? E o porto de águas profundas? E tudo isso com ajuda de ilustres amigos de Kosovo, Guiné, Russia e outros poderes de grande renomé?

  16. Nitócris Silva

    26 de Novembro de 2014 as 15:46

    Bom dia Povo,

    Mais que felicitar o senhor Patrice Trovoada pela sua nomeação como Primeiro ministro de STP, venho apelar ao Décimo sexto Governo que se distinga de todos os outros anteriores governos da legislaturas anteriores.
    Porque:
    É tempo de mudança, mudança essa que deve ser feita de uma forma saiba e temporal para que os abutres repensem o seu papel nas instituições públicas.
    É tempo de rever todo o sistema dos diversos serviços do estado bem como a sua relação entre os serviços e o público.
    É tempo de descentralizar os serviços, para que haja uma melhor distribuição de riqueza no país.
    É tempo de retomar a obrigatoriedade de pagamento de qualquer imposto em contas bancárias, mantendo nos serviços apenas com pequenas quantias de fundo meneio.
    É tempo de melhorar os ordenados no país para que o trabalhador não se sinta obrigado a roubar o dinheiro do povo.
    É tempo de termos as contas do estado mais transparentes, e com uma fiscalização eficiente, nos diversos sectores do estado.
    É tempo de acreditar que temos de apostar na educação e na formação dos nossos filhos se queremos ter gentes educadas e capazes de responder as exigência do nosso século.
    É tempo de repensar o nosso sistema de saúde bem como a sua relação com a política, para que ninguém pense que está acima da justiça.
    É tempo de mudança na saúde, na eletricidade, na luz, na limpeza urbana, na educação, na justiça, no turismo, finanças, é tempo de mudanças.
    Bem vindo Senhor Patrice Trovoada
    Bem vindo Senhor Primeiro Ministro

    Cumprimentos,

    Garra de Urso

  17. arelitex

    26 de Novembro de 2014 as 17:13

    senhor Patrice Trovoada . da minha parte desejo-lhe uma governação ,inteligente e rica em sucessos . sei á partida que vai ser necessário uma governação da sua parte com bastante autoritarismo rigor e sensibilidade para detectar todos os problemas do país porque nenhum pode ficar esquecido . por diversos motivos como por exemplo . o país nâo têm dinheiro ,está numa situação terrivelmente dependente . 95% dos habitantes vivem com muita dificuldade . 5% que pertencem á meia dúzia de famílias que pensam que mandam em STP . fazem vidas de bastante luxo e duvidosas . sei que o senhor vai ter que ter uma equipa brilhante ,porque os problemas sâo muitos . mas por outro lado este país é fácil de por em pé .basta vontade politica e inteligência . o futuro de STP está todo á vista .só para quem nâo quer ver . temos á partida três potenciais económicos , agricultura , turismo e nâo esquecer já de inicio mexer na situação do petróleo . estamos a ser enganados todos os dias . um abraço e felicidades na sua governação .

  18. Eusebio Neto

    27 de Novembro de 2014 as 6:58

    Caro Patrice Trovoada

    Os meus sinceros parabéns e votos de muitos sucessos no cumprimento das nobres funções que o GRANDE POVO SANTOMENSE lhe confiou.

    Acredito que tens consciência da dimensão das responsabilidades que assumiste e que nesses dois anos em Portugal tem sido para ti a oportunidade unica para te capacitares em organização e gestão de uma Nação. Os olhos e ouvidos do povo santomense e do mundo estão dirigidos as tuas actuacoes e os teus comportamentos (entende-se o governo e a própria ADI). Por favor não defraude mais esse povo que, indiscutível e eternamente ficaras a dever mais este voto. Esqueça os teus amigos portugueses e outros e preocupe-se só com o pais que prometeste salvar. Portugal e os políticos portugueses não são par serem copiados! Boa sorte.

  19. NOVA ERA

    27 de Novembro de 2014 as 9:29

    Parabéns Dr Patrice, primeiro ministro legítimo de STP. Sucessos nessa nobre função.

  20. Henry Batista

    27 de Novembro de 2014 as 11:41

    Os meus ao recém nomeado Primeiro Ministro desta Nação, espero que haja: Unidade, Disciplina e Trabalho”. Visto que essas três palavras alcançaremos o tão ansioso Desenvolvimento!!!! Um bem haja a todos!!!

  21. filho bicho

    27 de Novembro de 2014 as 14:39

    Meus parabéns ao Dr Patrice e ao Trovoada e ao ADI

    Agora estamos a espera do prometido, arroz a 13.000,00, internet para todos e o mais caricato transformar as nossas maravilhosas ilhas em DUBAY.

    Forca e espero q n desiatas pelo caminho quando o povo começar a chorar ……….fuiiiiii

  22. Rui de Borges pina

    27 de Novembro de 2014 as 14:53

    Epa aó quero deixar claro um alerta seja p q governo for as forças militares e paramilitares n têm nada haver com a politica as suas missões são especificas é mt triste ver asaltas patenetes militares e paramilitares fazendo aquilo q n devem

  23. stp

    27 de Novembro de 2014 as 15:13

    Alguns dizem é agora P. Trovada vai mudar esse país mas estão enganados… ele sozinho não consegue fazer nada porque a mudança é uma responsabilidade de todos nós. Amudança tem que surgir dentro de cada Santomense para colaborar com o governo isso sim..

  24. Guembu

    27 de Novembro de 2014 as 17:24

    Parabéns PT(fugitivo legitimado)! Sr. já tem o poder q sempre desejou contra tudo e todos. Oxalá q cumpra escrupulosamente na pratica os sonhos vendidos q levaram o pobre povo a apostar em si. Agora estamos todos a espera do pais transformado num pequeno Dubai, pobreza eliminada, melhor saúde, educação, energia, agua e emprego para todos, arroz a dez mil dobras, problemas de saneamento, dos carenciados, velhos e meninos abandonados solucionados, sem se enveredar por ilicitudes.

  25. Grelhador

    28 de Novembro de 2014 as 15:54

    Senhor Gembu, vamos comer você grelhado na brasa, porque você bem grelhado vai deixar de ter ébola que você sempre teve! Toda essa fruta do povo que você comeu, deixando o país e povo na miséria, vamos comer você grelhado também. É para saber!!

  26. Tchuka

    28 de Novembro de 2014 as 22:39

    Afonso Varela, o ex ferviente militante da JOTA, quem lhe viu e quem lhe vê….homem que veio do “nothing”, hoje é um oportunista, interesseiro, corrupto, deshonesto, até dizer basta !
    Vamos a ver como vão evoluir os cambios de ideas, propostas, opiniones etc, entre os membros do governo, entre eles…afirmo , que haverá desentendimento em poucos meses…Varela, Maria T., P.T.,Levy N., Baluba ….isto porque, todos cobicam o poder máximo.
    O tempo fará o resto, do que vai escrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo