Patrice Trovoada, indicado pelo partido ADI para ser primeiro-ministro e chefe do XVIII governo constitucional, a ser constituído nas próximas semanas, continua a desenvolver contactos no estrangeiro, para atrair ajuda pública e privada para o país.
«São Tomé e Príncipe é um país que vai precisar grandemente da comunidade internacional para recuperação de uma situação financeira que é muito preocupante», afirmou Patrice Trovoada após reunião com o Presidente da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló.
Recebido pelo Presidente da Guiné Bissau no palácio presidencial em Bissau, Patrice Trovoada disse que Umaro Sissoco Embaló é seu amigo. O Chefe de Estado da Guiné Bissau também declarou para os serviços protocolares da presidência que o visitante era seu amigo, e que deveria ser bem tratado.
«O Presidente Sissoko é um chefe de Estado com bastante experiência a nível internacional. Era importante visitar um amigo, e um estadista que tem bom concelho para São Tomé e Príncipe», precisou Patrice Trovoada.
Segundo Patrice Trovoada, a vitória do seu partido ADI e com maioria absoluta nas eleições legislativas de 25 de Setembro, aumentou a responsabilidade, e reforçou o compromisso em busca de soluções para os problemas do povo.
«Estou preocupado com a necessidade de traduzir essa alternância em acções concretas e rápidas….O que é preciso é começarmos a trabalhar. Antes mesmo da tomada de posse estou a trabalhar», declarou para a imprensa guineense.
O próximo Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, disse em Bissau que já percorreu quase meio mundo em contactos com autoridades e instituições internacionais, em busca de apoios e parcerias em prol de São Tomé e Príncipe.
«Estive em Bruxelas, estive em Lisboa, em Paris, estive em contacto com as instituições de Bretton Woods (FMI, Banco Mundial), e com o Banco Africano. Precisamos só da tomada de posse para formalizarmos tudo e entrarmos numa fase muito mais concreta para corresponder a vontade das populações manifestada no dia 25 de Setembro», pontuou Patrice Trovoada.
Combate a fome, e a contenção do custo de vida foram as principais promessas eleitorais de Patrice Trovoada. Durante a última semana de campanha eleitoral, em que esteve presente no terreno, o Presidente da ADI, detalhou as medidas de urgência que pretende implementar para combater a fome e conter o aumento do custo de vida.
Em declarações ao Téla Nón durante a campanha eleitoral na localidade de Changra, disse que ao ser Primeiro-ministro uma das acções urgentes, seria propor aos parceiros internacionais a reafectação dos recursos alocados ao país, para novas frentes consideradas de emergência.
Abel Veiga
alberto lima
1 de Novembro de 2022 at 9:01
Finalmente.
Até que enfim.
Papa Patrice vai acabar com a fome em S.Tomé e Príncipe
Vai melhorar vida de todos os Santomenses.
Ele prometeu não subir combustível,
E arranjar emprego para toda gente que está desempregado.
Viva papá.
Jorge Barros Cravid
4 de Novembro de 2022 at 8:11
O texto começa logo no seu primeiro parágrafo com uma inverdade. O partido ADI não tem capacidade para indigitar ou orientar Patrice Trovoada a coisa nenhuma.
Os militantes todos do ADI são meros discípulos ou seguidores do Patrice Trovoada que se comporta em grande chefe inquestionável perante o seu séquito.
Esta de que o Patrice já fez um périplo por vários países e ter contactado instituições porque está muito preocupado em resolver urgentemente problemas do país é tudo falácia que só convence mesmo seus fanáticos seguidores e discípulos. Cá por mim ele o Patrice Trovoada já retomou as suas viagens que gosta muito de fazer e sem explicar direito e em fórum próprio o que faz e os resultados concretos.
Outra coisa é que o senhor Patrice Trovoada deve procurar descolar se desse tal seu grande amigo que é o Umaro Sissoco Embaló que pelo que eu sei e que todos quantos bem informados saberão é um mau homem e visto como lacaio da França e do seu presidente Macron e consequentemente do Ocidente. Ele é tido como um traidor das causas dos países africanos. Procurem informar se sobre o que pensam os seus pares africanos da sua região e as populacões acerca dele.
O Patrice Trovoada que nos deixe de enganar que tem um grande amigo que é um grande estadista e etc na pessoa do presidente da Guiné Bissau que só ntem muitanou grande experiência na ditadura e repressão e outros males.
O Patrice Trovoada todos sabemos é um grande viajante e não haverá mal nisto se ele fizer as suas diversas viagem em passeio e distração por sua conta própria. E se ele fizer as viagens por conta do erário público ele deve explicar ao povo de São Tomé e príncipe o que vai fazer e depois explicando em fórum próprio todas as suas ações enquanto Primeiro Ministro e governante em chefe deste país que é São Tomé e Príncipe e não sua quinta com os seus serviçais. Porque nesta Quinta se alguém é mais Serviçal devia nser ele quem o povo escolheu para dirigir da melhor forma os assuntos desta Quinta ou deste país.
santomé cu plinxipe
1 de Novembro de 2022 at 10:37
Papá chegou …………Viva
Margarida Lopes
1 de Novembro de 2022 at 13:09
Tal como PT-ADI diz que ganharam com a MAIORIA ABSOLUTA podemos confirmar com a CERTEZA ABSOLUTA que se o Patrice TROVOADA regressar para STP de novo, ÚNICAMENTE para retomar mais uma vez (e/ou continuar) o cargo de primeiro ministro,pois que nunca entregou a PASTA, o país vai ACENDER,e lá a ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL vai começar a se interessar de perto sobre a realidade política DRAMÁTICA são-tomense sobre este individuo.
BASTA, CHEGA,STOP ao ABUSO deste marmanjo foragido que usa e abusa de STP carregado de todo o des-RESPEITO. É DEMAIS, desta vez vamos pôr um termo DEFINITIVO a este DESAFIO de mau gôsto…ele sabe que nenhum são-tomense GENUÍNO e PATRIOTA está do lado dele, só meia- dúzia de falsos que é comprou com umas míseras dobras é que têm vociferado para deixar a impressão que trata-se de um numero de pessoas ora que não…a não ser que Abel Bom Jesus e o Pindó e meia-dúzia de gatos pingados representam a maioria.
Aquele situação que o Patrice TROVOADA sempre desejou ver em STP (como ele tentou criar várias vezes, chegando mesmo a dar ORDEM ou DIRETIVAS ao seu ex braço direito Lévy Nazaré ), tem risco de se concretizar brevemente.
Vamos continuar a trabalhar, simplesmente.
Fuba cu bixo
1 de Novembro de 2022 at 19:04
Margarida Lopes sheê você ta com dor você esta com dor de quê? Respeita papá Patrice faxavor.
Fuba cu bixo
1 de Novembro de 2022 at 13:19
Papá Patrice é a nossa salvação homem de e ação homem com experiência para alavancar o nosso S.Tomé e Príncipe, viva papá Patrice trovoada.
Pedro Costa 2
1 de Novembro de 2022 at 15:03
Ok.
Para dar resposta ao povo! Papa chegou, fome acabou. Sinceramente!
Esperem sentados
Papá Chegou Fome Agravou
1 de Novembro de 2022 at 17:18
Mesmo depois destas viagens todas o Papá vai ter que continuar a viajar pelo mundo fora para trazer comida para os filhos.
É assim que os pássaros fazem .
Bem feito— A maioria de quem votou para o ADI são um bando de preguiçosos, vivem de mãos esticadas e por isso vão é suxar no dedo
Observador Atento
1 de Novembro de 2022 at 18:19
Du bla-bla-bla! De novo essa economia de maos estendidas e o povo na expetactiva da vinda do Messias para salvar STP! Em vez disso deviam incentivar o valor do trabalho, por o trabalho no centro do debate nacional! A producao de riquezas tangiveis, como o de cacao, cafe, produtos de agricultura, turismo que serao mais viaveis para este pais. Em vez disso estao a tranformar as rocas em patrimonios nacionais e esperar “papa para Trazer dinheiro da ajuda international”!Muito triste! Podem esperar…esse dinheiro caira nos bolsos dos corruptos no poder!
Pinta cabra
2 de Novembro de 2022 at 8:26
Nada de drama, cada um ao seu tempo. Não vimos nenhum são-tomense GENUÍNO e PATRIOTA, que tenha deixado uma marca firme e consistente desde a independência até hoje, não venham com hipocrisia. Sempre detestei ver a ADI na oposição, porque esta é fraca nesse papel, por outro lado, sempre amei ver o MLSTP/PSD na oposição, a fome do poder e da ganâncias dos camaradas faz com que façam uma boa pressão política como oposição.
Acredito que nessa conjuntura de ADI no poder e MLSTP/PSD na oposição, o país terá indelevelmente melhorias significativas no saneamento básico, na governação, e na transparência.
Não adianta chorarem muito, façam mais ações trabalhem melhor, ajudem as pessoas que têm dificuldades nas diferentes localidades, aproximem-se do povo, não vêm esperar eleições para atirar migalhas nas reuniões em baixo de casa, sejam mais construtivos nas críticas (pinta-cabra)????, só sabem insultar, são burros, podres e pobres de espírito, vão estudar um pouco mais para saber trazer ideias e projetos sustentáveis para o país, pois, se for para insultar de pinta-cabra qualquer um pode fazer, e isso demonstra que vcs os “camaradas” salvo alma que não merece, são zeros à esquerda.
!!!
mezedo
2 de Novembro de 2022 at 10:00
Veja a onde ele foi, Guine Bissau onde a ditadura esta implantada e enraizada,
esperemos que não traga essa atitude para STP, porque aqui é diferente, não admitimos ditadura.
Margarida Lopes
2 de Novembro de 2022 at 20:58
Pinta Cabra, pauvre type…quel imbécile sans vergogne déguisé et sans identité, sans créativité. Você é um cara daqueles que a sociedade humana lamente de ter como membro,seja mais você oáre de imitar ou de repetir estúpidamente” genuíno, patriota fora do contexto do seu medíocrecomentário de m*rda, tenha ideias claras com conteúdo mais SÓLIDO. Não sei quem você quer defender( talvez a sua própria pessoa PT/ em pinta cabra), ou um associado daqueles que recebe diretivas ou seja que é téléguiado, enfim, um manipulando – manipulador.
Desgraçados e safados terminam mal!
Margarida Lopes
3 de Novembro de 2022 at 2:16
Mezedo concordo no que diz, mas acrescentaria que na Guiné-Bissau o povo tem a consciência e o conhecimento que estão vivendo na DITADURA, ai passo que o povo são-tomense vive na DITADURA mas não tem consciência, provávelmente que é devido a falta de conhecimentos políticos de guerrilha e de militância, pois que STP e Cabo-Verde foram os 2 ÙNICOS países das ex colónias que recebeu a INDEPENDÊNCIA como presente graças aos países que lutaram por eles.
A diferença que existe entre estes 2 países Guiné-Bissau e STP é o povo…o povo bissau-guineense é valente destemido e luta para terminar com a DITADURA, ora que o povo são-tomense é PUXA-SACO e falso e está fazendo tudo para trazer de novo a grande DITADURA para o poder.
Outrossim, na Guiné o povo faz a sua própria justiça porque sabe não há JUSTIÇA e que os bandidos são protegidos pelo sistema no poder por razões familiares ou de MÁFIA, ora que em STP o povo não existe justiça mas o povo se resigna. Por exemplo, se fosse na Guiné que o nosso amigo Jorge dos Santos tivesse sido assassinado o povo já teria feito justiça aos executores e mandatário do mesmo jeito violento e cruel que mataram o Barboy.
Eís a única diferença entre as duas DITADURAS.
Pierre Faleiro
3 de Novembro de 2022 at 19:06
GUINE BISSAU? Este gajo é um fantoche. BAJULADOR africano.
Margarida Lopes
14 de Novembro de 2022 at 0:44
Este “gajo é um fantoche, um BAJULADOR”, referindo-se ao presidente da Guiné-Bissau, pay attention porque é o grande SÓCIO do vosso mestre guru-ADI Patrice TROVOADA o foragido que nunca entrega a pasta e que regressa de 4 em 4 anos