00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Patrice mandou emprestar 30 milhões de dólares a uma empresa chinesa alegadamente a margem das leis

Desde o dia 20 de Julho do ano 2015, que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, assinou um mandato, em que deu poderes ao ministro das Finanças Américo Ramos para assinar acordo de crédito com uma empresa da República Popular da China designada “China International Fund Limited”.

Segundo o mandato assinado por Patrice Trovoada a empresa chinesa com morada em Hong Kong, deveria emprestar ao seu Governo o valor de 30 milhões de dólares, para construir uma cidade administrativa na ilha de São Tomé e alojamentos para funcionários públicos e a juventude.

O acordo de crédito a que o ministro das Finanças Américo Ramos foi mandatado a assinar, foi celebrado também no dia 20 de Julho do ano 2015 e segundo o texto do acordo o valor de 30 milhões de dólares deveria ser depositado na conta número 9520-599713-973 – SWIFT: CGDIPTL, da Caixa Geral de Depósitos em Portugal, e com o endereço – RUA JOÃO XXI – 63 -1100 – 300, Lisboa.

O acordo até agora secreto, apesar de bulir com o futuro de cada cidadão são-tomense, uma vez que se trata de uma dívida contraída pelo Estado, ainda não foi implementado. Desde o ano 2015 até a presente data nenhuma cidade administrativa começou a ser construída no país.

Mas, o que o Téla Nón registou como sendo grave, é o facto do acordo de crédito financeiro entre o Ministro das Finanças Américo Ramos a mando do Primeiro-ministro Patrice Trovoada e a empresa chinesa China International Fund Limited, ter sido realizado a margem de todas as leis da República, com destaque para a Lei-quadro da Dívida Pública, que tem como um dos objectivos regular os processos de endividamento público, garantindo as necessidades financeiras do Estado.

No seu artigo primeiro ponto número 2, a lei da Dívida Pública, deixa claro para que finalidades o Estado são-tomense pode contrair empréstimos. «O Estado pode contrair o empréstimo para as seguintes finalidades:

a)     Financiar o défice do Orçamento Geral do Estado;

b)     Manter o saldo credor na Conta do Tesouro num nível determinado pelo Ministério encarregue da área das Finanças;

c)     Conceder empréstimos a governos locais, empresas públicas e qualquer outra entidade para fins de financiamento de projectos que tenham sido previamente aprovados pela Assembleia Nacional;

d)     Cumprir obrigações no âmbito de garantias pendentes do Estado;

e)     Refinanciar dívida pendente do Estado ou saldar um empréstimo antes da data de amortização;

f)      Proteger ou eliminar de imediato os efeitos causados por um desastre natural, ambiental ou qualquer outra emergência nacional;

g)     Atender os pedidos do Banco Central de São Tomé e Príncipe de emissão de títulos de Dívida Pública com o único propósito de apoiar os objectivos da política monetária; e

h)    Qualquer outra que a Assembleia Nacional venha a aprovar.

Exactamente a alínea H da Lei da Dívida Pública, coloca o acordo de crédito financeiro assinado entre o Governo e a empresa chinesa, numa situação difícil. Uma situação de alegada ilegalidade e de falta de transparência.

Até esta sexta – feira dia 17 de Junho de 2016, a Assembleia Nacional, não aprovou nem teve conhecimento, segundo apurou o Téla Nón, de qualquer acordo de crédito assinado pelo Governo e a sociedade chinesa com sede em Hong Kong, e que se chama China International Fund Limited.

Outro artigo da Lei da Dívida Pública que denuncia por si só, o acordo de crédito do décimo sexto governo constitucional e a empresa chinesa, é o 51. «As operações de assunção da dívida por parte do Ministério encarregue pela área das Finanças só podem ser mediante a autorização do Conselho de Ministros, através de um decreto do Governo publicado no Diário da República».

Um procedimento que desde 20 de Julho de 2015 até a presente data não ocorreu.

Com o dinheiro alegadamente já depositado na conta da Caixa Geral de Depósitos de Portugal, a lei da dívida pública de São Tomé e Príncipe, continua a por em causa o expediente secreto do Governo.

É que o diploma estabelece ainda que as operações de substituição da Dívida Pública ou de assumpção da dívida pelo Ministério encarregue pela área das Finanças não podem ser efectuadas sem a aprovação da Assembleia Nacional e a promulgação do Presidente da República, onde a proposta é submetida pelo Ministério encarregue pela área das Finanças e que as modificações dos empréstimos ou convenções da Dívida Pública contraídas pela República Democrática de São Tomé e Príncipe são submetidas à aprovação da Assembleia Nacional.

Consulte a lei - DR-n.º-2-de-17-de-Janeiro-de-2013-LEI-Nº-1-2013-DIVIDA-PÙBLICA

No entanto pelo que diz o acordo de crédito de 30 milhões de dólares, cujo valor foi transferido para a conta do banco português, o Estado são-tomense deverá pagar o empréstimo financeiro até 2036. O Estado vai pagar, mas as suas instituições com responsabilidade na matéria, nomeadamente a Assembleia Nacional, não conhecem o acordo que atribui responsabilidades a todos os são-tomenses em termos de pagamento da dívida.

Aliás, nesses processos, segundo apurou o Téla Nón, até o Ministério Público normalmente costuma emitir um aviso ou visto, dando garantias de legalidade ao processo.

Desta forma o Estado são-tomense no seu todo não é reconhecido pelo acordo, resta saber se o FMI conhece os meandros do mesmo.

De recordar que no ano 2014 o Estado são-tomense rubricou acordo com uma empresa chinesa desiganada “Guangxi Hidroeclectric Contruction Bureau”, vencedora de um concurso internacional, para realizar obras de alargamento da cidade de São Tomé. Em Outubro de 2014 a empresa Guangxi Hidroeclectric Contruction Bureau, lançou a primeira pedra para dar início ao prolongamento da cidade de São Tomé por sua conta e pelos seus riscos.

No entanto o projecto foi travado pelo Décimo Sexto Governo Constitucional liderado pelo Dr Patrice Trovoada, que considerou o mesmo como não sendo prioritário. Uma decisão que pode envolver São Tomé e Príncipe, em processos noTribunal Arbitral Internacional uma vez que o acordo assinado com a Guangxi Hidroeclectric Contruction Bureau, respeitou todos os procedimentos exigidos pela lei são-tomense de adjudicação de obras públicas.

O leitor tem acesso ao Mandato do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, a orientar o seu Ministro das Finanças Américo Ramos no sentido de assinar acordo de crédito financeiro com a empresa chinesa “China International Fund Limited” – Mandato0001

O Leitor deve também consultar o acordo efectivo de crédito assinado pelo Ministro das Finanças - Acordo0001

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    derley.pietro Responder

    Lanço um desafio ao sr Abel da Veiga, pesquise verifique a quem estão a ser entregues as obras de estado!todas as obras são entregues as mesmas empresas porque? Porque estão a dar avultadas luvas aos diretores e ministros e presidentes de camara.
    As obras travadas por este governo são todas aquelas onde ainda não houve acordo de luvas.
    É uma vergonha a construção em STP ninguem respeita projectos os fiscais recebem avultadas luvas para tudo passar o país esta afundado numa corupção desmedida.
    Quanto ao dinheiro da china ja esta nos bolsos de alguem tudo neste país, cai em saco roto, não há uma justiça com braço forte contra a esta elite dominadora .
    Este país nunca vai sair daquilo em que se encontra

    • img
      Abilio Neto Trovoada Responder na RTP Africa Responder

      Este Patrice Trovoada com a sua faccao ADI nunca gostou deste pais. Nao se compreende como eh k ADI assim este tipo de acordo cheio de vicios. Isto eh cadeia directo. Eh ser ladrao, nao ha outro nome. Ladrao vive na cadeia. Agora perguntamos, quem eh mais corrputo em STP? senhores de ADI acham mesmo que 30 milhoes de USD constroi uma cidade mais apartamento para jovens e funcionarios publicos? Agora ja estamos paulatinamente a conhecer a historia dos 5 barcos e tb conhecer os gatunos de ADI.

  2. img
    STP Alerta Responder

    Quá na sem fá, quá sa pamba!
    Mais podridão deste governo está à caminho, é por isso que querem o poder absoluto, para que essas coisas passam sem que as pessoas com responsabilidades e honestas ficam a saber. Isto sim é trabalhar para o povo pequeno. O Ministro Américo, o Sínico, que vai a TVS-ADI explicar sem complicar.

  3. img
    Democrático Responder

    “A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos”

    O país está endividar-se a margem das leis!
    1- O valor da China “International Fund Limited” foi depositado nesta conta 9520-599713-973,na Caixa Geral dos Depósitos (CGD) e está a render juros a favor dos parasitas do Patrice Trovoada;
    2- De igual modo, segundo o Ministro da Economia e Cooperação Internacional, a União Europeia (UE) doou 2.5 milhões de €(Euros) à São Tomé e Príncipe, em Dezembro do ano Passado, o valor em causa foi depositado num banco comercial em Portugal, a margem da Lei para ser depositado nas contas dos Paraísos fiscais, a favor dos parasitas do Patrice Trovoada;
    3- Segundo o Ministro da Economia e Cooperação Internacional, o país irá beneficiar do valor de 4 milhões € para próxima conta do Patrice Trovoada no banco comercial Português;
    4- Questões? 1º Qual é a posição do Presidente da República, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Nacional e sociedade civil perante este facto que condiciona o desenvolvimento do País?

    5- Explicar sem complicar:
    São Tomé e Príncipe vai ser vendido por Patrice Trovoada, Américo Ramos e Outros.
    Os paraísos fiscais são territórios do mundo em que a incidência fiscal sobre aplicações financeiras é reduzida ou inexistente. Os paraísos fiscais são, ainda, apontados como responsáveis por muita da “lavagem de dinheiro”, isto é, a introdução de ganhos ilícitos ( provenientes de corrupção, extorsão, tráfico de droga, armas e seres humanos, entre outros) no sistema mundial. Estes paraísos fiscais são um resultados da globalização, já que só se tornaram possíveis com a desregulamentação e desmaterialização do sistema financeiro, e cresceram com as novas tecnologias de comunicação que facilitaram os movimentos de capitais.
    Alguns territórios reconhecidos como “paraísos fiscais” são: Andorra, Anguila, Barbados, Belize, Ilhas Bermudas, Chipre, , Bolívia, Emirates Árabes Unidos… Djibouti, Dominica, Mónaco, Hong Kong, Koweit….Ilhas Maurícias etc.
    Como vai ser montada essa estrutura da loucura do Patrice Trovoada:
    1º O parceiro de desenvolvimento, credores, doadores irão financiar grande projectos de investimentos em São Tomé e Príncipe, e essas transferências serão feitas via bancos comerciais, onde o Ministro das Finanças, Governadora do Banco Central e o executivo (PT) tem todo o controlo de capital (dinheiro);
    2º Criam pólos de clientes fantasmas em diversos países, nos quais serão creditados nas contas desses clientes individuais, o dinheiro que o país irá beneficiar ao longo da governação do Patrice Trovoada,
    3º O país vai criar ricos e multinacionais através de corrupção em escala em detrimento da riqueza do país (ou seja, o desenvolvimento do país vai estar adiado),
    4º A nível externo, São Tomé e Príncipe eleva o índice de corrupção e perde credibilidade a nível externo.

    Povo de São Tomé e Príncipe sejam visionaria do futuro deste país, votei no ADI mas hoje estou decepcionado com atitude do Patrice Trovoada e o seu sistema.

    “A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos”

  4. img
    Dubai Responder

    A brincar,a brincar o país está a afundar-se em dividas.
    Grande herança que Patrice Trov está a deixa para o país.
    Na hora de pagar esss divida, esse homem vai alugar um jato e bazar da ilha.

  5. img
    Por isso querem Presidencia para venderm o pais? Responder

    Ministro Americo no minimo deve pedir demissao pelo tamanho da corrupcao e ser rapidamente respondido no Ministerio Publico.

  6. img
    Povo quer 30 milhoes de dolares de volta!!! Responder

    Nem senhor Patrice Trovoada nem senhor Ministro de Financas todos devem ir directamente a cadeia. Grandes corruptos. Andavam aqui a mandar bocas e agora vao ter k responder no tribunal e ao povo este acto nas urnas no dia 17 de julho. Afinal eu nao sabia k Americo Ramos e bandido assim. Patrice Trovoada, teu lugar e cadeia. Eh por isso k senhor quer ganhar eleicao a todo custo para vender este pais. Com esta denuncia agora k povo tem oportunidade de saber e conhecer quem eh Patrice Trovoada. Vai explicar no vosso explicar sem complicar este grande roubo.

  7. img
    Revoltado com ADI Responder

    PT fui lhe buscar ao aeroporto, andei a pé desde do aeroporto até chegar a cidade, dei lhe todo meu apoio votei no ADI em teu nome, na esperança que de facto querias fazer e ser diferente dos outros! Mais devo dizer que estou muito mais muito arrependido por tudo que fiz. PT vais pagar a minha culta! Desafiei até a minha mãe dentro de casa, final ela tinha razão quando dizia que teu sorriso é falso e que tens pinta de grande bandido… PT nunca mais votarei para si!

  8. img
    Insastifeito Responder

    Quem sou para acusar sem provas.
    Contudo, confio no trabalho do telanon.
    A questao que se poe é:
    Sr: Presidente, o sr n pode fazer nd em prol da transparencia?
    O sr n tera como fazer frente a essas vergonhices que estao a rolar solto por aqui?
    Meus deus, meu deus, meu deus.
    Desacato atras de desacato, desordem atras de desordem, gente mata gente e nd acontece, violencia domestica aos montes (Ate hoje homem STP, pensa que a mulher é sua propriedade), chegamos a um ponto em que ser dessas ilhas, ja n é uma benção, começa a tornar se uma maldição.
    Deus que me perdoe por isso.
    Triste de mais isso tudo.

  9. img
    Abenildo Oliveira Responder

    DEIXE-NOS TRABALHAR.
    Não nos atrapalhem,palhaços.
    E com o Evaristo Carvalho vai ser muito melhor.
    Vamos sim,transformar S.Tome e Príncipe em verdadeiro DUBAI.
    Aliás, já iniciamos como podem ver. O país está a desenvolver.
    Viva Patrice Trovoada.

    • img
      Cadeia ja e agora! povo quer 30 milhoes USD de volta... Responder

      Senhor Abnildo. Nao metas nisso. Nao defende bandido. Acho k senhor eh homem muito serio para vir aqui defender teu nome. Senhor acha normal este acordo? Dinheiro de emprestado ao Estado nao eh para depositado na conta privada na Caixa Geral de Deposito, mas no minimo na conta do Estado santomense no banco central portugues. Quem assinou para outra parte? Nao se sabe quem. Senhor ja foi governante. Mas senhor acha mesmo este eh um acordo de emprestimo? Eh melhor ficar sossegado e ir explicar no explicar sem complicar, na TVS – Televisao dos Satanas, RDP Africa, forum africa com Abilio Neto e tb comentador da analise da semana, comentador mas sim comentator na Televisao dos Satanas. Isso sim fica senhor melhor. Povo quer 30 milhoes de volta. Por isso vcs kerem a todo custo ganhar eleicoes com pau mandado?

  10. img
    Ladrao vive na cadeia Responder

    STP Real. Realmenete o povo agora ficou a saber quem eh Patrice Trovoada. Um babido e desgracado que veio para desgracar esse pais. Que tipo de acordo eh este? Como eh que senhor Patrice manda assinar um acordo sem conhecer o assinante que represanta a outra parte? Quem fez aquela rubrica a representar a parte chinesa? Como eh que senhor Ministro Americo Ramos assina um acordo deste tipo? Um acordo desta envergadura nao pode estar redigido numa so pagina e com o cabecalho com timbre do pais que se usa na funcao publica? Um acordo deste tem que ter duas versoes. Aonde esta a versao em Portugues? Porqueh que o acordo nao obdeceu as leis e nao passou na Assembleia Nacional? Agora o povo ja sabe porqueh que o Patrice Trovoada quer um Presidente Pau Mandado…Ele quer Pau Mandado para vender e roubar este pais. Diabo t leva para infermo cono voce veio desgracar o nosso povo, nosso pais…!

  11. img
    Lesada do ADI Responder

    Mais uma prova que é preciso que as pessoas sintam as responsabilidades que têm quando decidem pegar num boletim de voto e colocarem a cruz no nome de um partido ou de um “Pau Mandado” qualquer…. Podem é a estar a destruir/hipotecar o vosso futuro. E mesmo quem decide não votar é estar a deixar que os outros decidam por eles. E se este outros forem como aqueles que votaram no ADI, como eu no passado, o resultado é o mesmo. E por isso que eu repito. Já não voto em nada que tenha patrocínio dos Trovoadas.

  12. img
    alberto matias Responder

    Uma mensagem importante de um cidadão Santomense atento e preocupado com a situação de S.tomé e Príncipe.
    Uma batata quente para as mão do:
    FMI
    Banco Mundial
    Parceiros de cooperação Multilateral e Bilateral.
    RDPAfrica. :

  13. img
    Estou Triste Responder

    Há informações que dão conta que PT já retirou da conta 10 milhões de dólar. O dinheiro segundo informações foi parar a uma conta de PT nas ilhas Bermudas…

  14. img
    Sagres Responder

    Essa notícia evidência o quanto o Patrice Trovoada é um desastre para São Tomé. Temos que pôr um basta nesse gajo de qualquer jeito. Será que os licenciados e pessoa com mínima consciência que estão ao lado do Patrice não prevê o desfecho dessa banda desenhada????? Podem querer safar os vossos bolsos estando ao lado do Patrice (como vocês mesmo dizem) mas façam de forma respeitosa com o nosso povo e a nossa/vossa família.

  15. img
    Original Responder

    Este Senhor mais cedo ou mais tarde vai desgraçar este País por completo na barba dos seus seguidores e outros que não são.
    Até sinto vontade de vomitar com esta notícia.

  16. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Eu só quer uma explicação se o governo vez o empréstimo está tudo bem porquê que o dinheiro foi depositado num banco português (caixa geral deposito) e não em um banco credível de São Tomé isso vem mais uma vez me da a razão de confiar neste governo nem confiarei aonde vai parar a nossa terra só Deus é quem sabe e quando ganharem as presidenciais vão consumar os factos e o país serra vendido e de isso eu não tenho duvida quando é parecera pessoa de consciência para trabalhar para bem estas deste povo a nossa situação é muito triste estamos a enriquecer uns e a empobrecer a maioria e é essa maioria que vota para os políticos para ficarem mais ricos

  17. img
    Escola da Máfia Gabonesa Responder

    Patrice Emery Trovoada, foi o nosso melhor aluno! Passou em todas as cadeiras do curso ” O melhor Malandro” com distinção e honra, depois deste feito foi logo promovido ao lugar do chefe da máfia! Por isso vocês la em STP,não estão preparados, para enfrenta as investidas do nosso melhor aluno! Vocês não têm ideia daquilo que nosso menino de mente brilhante, é capaz de fazer. O melhor estar para vir… monsieur Patrice, le Grand bandi…

  18. img
    Maria Silva Responder

    O Patrice trovoada vai nos deixar bem pior de como nos encontrou, não duvidem …
    Somos pobres , porem o tipo irá nos deixar miserável e consequentemente num estado falhado também !
    Pior que ele são os verdadeiros santomenses que estão feitos com ele , e como não bastasse há pessoas com cara de pau que o defende , dos que já foram governos em stp é facto que deixaram a desejar , mas o Patrice trovoada comparado com os outros o tipo é doutorado ( outros níveis e outras dimensões ) no quesito malandragem .
    Sumù ê livlà ancá n’boca di cassô ê

  19. img
    Sintoma Responder

    Governo mais corrupto que STP já conheceu. Pior é que ainda querem a presidencia para continuarem a fazer as falcatruas a vontade.

  20. img
    Quero melhor pra S.Tomé Responder

    Todos nós sabemos k o PT n vale nada, so lhe falta a presidência pra concluir o seu objectivo, objectivo esse de afundar S.Tomé, nos vender. Vou ta de olho pra ver o fim da história

  21. img
    Tá ligado Responder

    O grande Madiba, numa das suas escrituras,disse o seguinte :
    Se eu não deixasse na prisão, o meu egoísmo, o meu ódio, jamais haveria uma África de Sul unida e desenvolvida.
    Nós os Santomenses, votamos para o PT, por causa do ódio que muitos sentiam, ou sentem pelo o PR. Nós continuaremos pagando, por esses erros, mesmo que o ADI venha a cair, nós teremos que nos arcar com as consequências.
    o PT não fará nada para o nosso país, muito de nós viajamos, conhecemos o mundo fora, mas enquanto estivermos a deixar esses sentimentos ruins nos governar, ele(PT), fará o que quiser.

  22. img
    Carolina Fernandes Responder

    Alguém consegue um exemplar do comunicado da 19ª Sessão do Conselho de Ministros, do dia 06 de Junho de 2015?
    Se alguém conseguir, pode postar nas redes sociais para melhor apreciação da tamanha falta de respeito do Patrice Trovoada, atrevido e convencido que Somos Todos Patetas “STP”.
    Vamos ver que expedientes farão o Procurador Geral da República, o Presidente da República e a Assembleia Nacional, perante um crime inconstitucional desta envergadura.
    Por coisas menores a Dilma foi para casa.
    Em STP, o que é que vai acontecer?
    Estou aqui no meio do povo pequeno, comendo o meu peixe pequeno cheio de espinhas, a espera da decisão de Pinto da Costa.

  23. img
    Futssal Responder

    Onde esta o Ministerio Publico de Samba… o PR deve demitir esse pseudo PGR que so sabe perseguir oposicao mesmo sem confianca ao PM pois este e o suspeito.
    E inspecao do MP foi soft para fazer ingles ver e para justificar inspecao persecutoria de juizes que nao fazem jogo do PT.
    Um pais de faz de conta sem Policia Judiciaria…so pocarias…PIC nem existe. Essas sao lixo.
    Como apelar a Comunidade internacional p isso tudo…Cabo Verde Portugal CPLP ajudem STP!!!! So landroes a dar cabo de um povo.

  24. img
    democratic Responder

    Américo Ramos e o Patrice Trovoada devem estar na cadeia. Muita bandidagem por contar! Quer viver, verá. O país não é, e nunca foi do partido ADI, o país pertence aos Sao-tomenses. Todos os cidadãos que cometem crimes financeiros públicos e gestão danosa da coisa pública devem ir à cadeia. ADI criou um sistema de corrupção em grande escala nacional e Internacional para benefícios individuais em prejuízo de São Tomé e Príncipe.Sou mãe, filha desta terra: Presidente da Republica, Ministério Público, Procuradoria-geral da República, Sociedade Civil Organizada, Tribunal Internacional investiguem esses atos para bem do nosso povo,da nossa nação e dos nossos filhos. Muita corrupção: Américo Ramos Patrice Trovoada não têm rendimentos para concentrar tanta riqueza dentro e fora do país. O país continua a receber doações e a endividar-se para satisfação das necessidades individuais. O sistema está ratificado em toda a administração pública, diretores aliados ao governo para beneficiar de comissões destas corrupções e muitos apresentam sinais exteriores de riqueza pela corrupção ativa. Quem viver, verá!

  25. img
    Madiba Responder

    O que simplesmente quero saber: o dinheiro entrou ou não entrou na conta do acordo. Acontece que uma notícia destas envolvendo altas personalidades do Estado, num país tão carente, falando de milhões aos olhos de tantos famintos, não se pode brincar às modas das pré-campanhas! Retire-me, por favor a expressão «alegadamente depositado» e coloque «seguramente depositado». Ou o jornalista investigou ou não investigou. E se não investigou na totalidade que não publicasse apressadamente!

    • img
      Admirado Responder

      Costuma se dizer, onde a fumo a fogo! A noticia esta aqui, agora cabe aos sr* responsaveis pelos acordos, justificarem a mesma!
      E digo mais, gracas ao telanon ainda temos a possibilidade de ouvir os pros e contras e as verdades meia ditas em STP!
      Imaginem STP sem o telanon e a presidencia neste momento?
      Transparencia e algo com que n se deve brincar!
      Sr ministro, nos aguardamos justificacoes!

  26. img
    STPAlerta Responder

    Até agora ninguém do ADI veio explicar o sucedido. Este sim é o país real, cadê os lambebotas?
    O PT come o pão os seguidores ficam com as migalhas e o povinho que acrwfitq fica com cheiro do pão.
    Cadê os indignados? já estão todos encaixados nos tacos.

  27. img
    STPAlerta Responder

    Algum tempo tivemos STPTraiding 1 de 5 milhões agora temos STPTraiding 2 de 30 milhões, só que este Patrice e Américo Ramos estão a comer sozinhos e ponho a mão no fogo que dentro de mais 6 meses cairá outra bomba com o artista principal Patrice Trovoada.

  28. img
    Quilixe Furtado Responder

    Sejamos srios!
    Num caso desses o Ministerio Publico ja deveria entrar em acao

    • img
      Original Responder

      Este País tem Ministério Público?Pelo que sei há um edifício com este nome e está encerrado.

  29. img
    Guê tela non Responder

    O que passa no nosso país é uma desgraça para todos nós. Agora imaginem se o candidato de ADI ganhar a eleição presidencial o que Patrice Trovoada ira fazer neste país! São Tomé e Principe hoje é uma Sociedade Privada de ADI e o seu chefe. Roubam e fazem o que quiserem e ninguém pode fazer nada.
    Mas o povo deve abrir os olhos e ver o que esta a passar agora e imaginar o que acontecera depois se eles tomarem o poder total do país.
    Vamos para com isso no dia 17 de Julho, porque em nennhum lugar de mundo não ha um governo que desta forma aberta e sem castigo pode roubar a um povo que da mesma forma é muito pobre e cheio de dívidas.
    Deus é muito bom e penso que o castigo destes diabos tera um fim brevemente.
    Vamos camaradas e por fim de trabalho e roubo destes ladrões que estão no poder.

  30. img
    GUMUÇU Responder

    Se isso não der em nada…Pinto da Costa não pode ter voto dos santomrnses, porque ele só faz de conta que é PR. Ele tem que demitir o PGR já se nada fingir que faz… A oposição que não existe tem que tentar existir exigindo uma comissão de CPI. O PT tem que ir ao Parlamento explicar isso senão tem que ser demitido. Isso somado com interferência no órgão de soberania os tribunais para fazer o que quer no país (ditadura), já justifica que o PR demita esse bandido de PT. Mas compreende-se que ele não quer criar confusão para caçar votos…é triste que as coisas sejam assim….é que o PR nunca diz nada! Anda a fazer de conta com medo do PT para Povo não se revoltar contra ele…Que raio de país! STP não existe…isso é uma farsa de Estado….MP em que o PGR só está a safa, fazendo curriculum, fingindo que nada existe…COMUNIDADE INTERNACIONAL É CULPADO….NUNCA DENRIA DEIXAR QUE UM ESTADO EXISTISSE ASSIM…. Seremos o pior país do mundo?! Ah Cabo Verde terra sabi….Deus proteja esse país….
    NÃO SE CONFUNDAM….PORQUE EVARISTO É PAU MANDADO DO LADRÃO DO PT, TUDO QUE SE DIZ DO PT APLICA-SE AO EVARISTO, EMBORA ELE PRÓPRIO NÃO SEJA TÃO BANDIDO COMO O PT. ESSE EVARISTO QUE DISSE QUE NEM QUERIA SER PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL PORQUE QUASE QUE O EMPURRARAM PARA LÁ IR… VAI SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA!? CREDO! METAM LÁ QUALQUER PESSOA NUNCA PT DISFARÇADO DE EVARISTO….BANDIDOS.

  31. img
    Puro Santola Responder

    Gostaria de perguntar ao Sr. Abel Veiga se quando o Governo da Troika estava no poder comentendo falcatruas e assinando acordos descabidos aonde estava o senhor para escrever artigos denuncinado isso tudo, sera que tambem estava recebendo os bolos que estavam dando, onde estava o senhor quano esse mesmo governo recebeu 17 milhoes de Angola e nao se sabe o paradeiro do dinheiro. Porque que quando o assunto é Patrice o senhor sempre esta diposto a detona-lo e como é com os teus comparças de MLSTP e PCD nao dizes nada nem fazes nada?….Sera que tens algum problema com Patrice ou so tas fazendo o seu trabalho de jornalista e sera que o trabalho que fazes se pode considerar de jornalismo ou perseguição a uma pessoa? Deixo esse desafio ao Senhor Abel Veiga.

    • img
      KUNDÚ MUALÁ VÊ Responder

      Meu caro, julgo que esse Pais tem dono que somos todos nós, por isso, não vem com essas coisas. caso o senhor sabe de alguma falcatrua do 15º governo constitucional que divulgue +pois o povo quer saber!
      Ao menos que nos diz a verdade que o senhor faz parte do grupo. que também está desgraçando esse País.

  32. img
    Paulo pedro Responder

    Enfim…o exc senhor dro Agapito Dias..do Banco Mundial ..Bem tinha razão fortes vpara demitir, como assessor especial de PT. Homem honesto k ker ajudar São Tomé.Como é independente e financeiramente e friso intelectualmente honesto, não aputou com essas sujidades…e malabarismos.

  33. img
    Matumbo Responder

    Como não bastasse os 3 Girador supostamente Novos que fizeram tanta publicidade no país”ja ficámos há saber que nenhum funciona””os Barcos fantasma que TVS andou uma Semana a publicitar já foram entregue ao Dono outro foi vendido para um português em Gabão””sem falar de outro Grupo de Girador que o tal de Ramy libanês comprou com 40 Anos de vida””e está no bobo foro “”

  34. img
    derley pietro Responder

    O presidente da republica que chame a comunidade internacional para fazer uma auditoria as contas do estado, as contas do pm, as contas pr, as contas dos agora ministros e anteriores, as contas dos actuais presidentes de camara e anteriores.
    Os doadores de dinheiro a stp que cortem todos os apoios. Proibam os altos dirigentes de sair do pais enquanto tudo não estiver esclarecido. Essa gente come bue de dinheiro e o povo cada vez vive mais na miseria, so apoia esta governação quem esta recebendo luvas.
    Este país precisa se com urgencia de acabar com a corrupção
    Este país não produz nada, depende do exterior com esta corrupção vamos perder toda a credibilidade
    Venha uma auditoria estrangeira

  35. img
    Um País melhor Responder

    Eu sinceramente ao ler este artigo fiquei perplexo. Si isto for verdade temos todos que fazer alguma coisa. O povo arcará com as consequências. Ja estamos cansados com impunidade. Alguma coisa tem que ser feita para servir de exemplo. Cada dia que passa a população fica mais pobre e encontramos mansões e mansões. Aonde aparece todo esse dinheiro? Trabalhado que não é. Ja estou a trabalhar na função publica a dez anos e não consigo fazer um quarto. Muita brincadeira. vou fazer historia ainda nesse país.

  36. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Considerando os comentários já apresentados, resta-me apenas perguntar: Qual a posição do Dr. Manuel Pinto da Costa? Qual a posição do Procurador Geral da República? Convenhamos, meus Senhores. É muita fruta para um cesto. Muita denúncia com dados factíveis e que nenhuma decisão é tomada. Por isso, defendo e defenderei sempre que o caminho do Pinto da Costa é casa, já e agora. Não pode ser. Senhor Pinto da Costa, ponha investigação a funcionar.

    • img
      Admirado Responder

      Mesmo quando o individou roubou e descaradamente na televisao afirmou que roubou e que foi foi sorte que deus lhe deu pela porta estar destrancada, descrevendo com detalhes o que havia encontrado e como havia roubado nd fizeram, o sr realmente espera que façam agora? Tenho minhas duvias! Mas o tempo tudo dira.
      Para o bem de todos, esperemos que isso tudo n passe de um mal entendido.
      Eu daqui vou orando com força, porque sei que tambem vou pagar essa factura.

  37. img
    Mané Mané Responder

    O Abel Veiga tem toda legitimidade de informar aos Santomenses sobre a situação que joga com vida de todos.

    O que eu não entendo, é como é que ainda existe pessoas tão sega nesse país que não vê o comportamento deste Governo.
    Nunca em São Tomé um Governo governou sem dar satisfação aos outros órgãos de soberania.
    Um verdadeiro santomense, que tem noção e que preocupa com os outros santomense não estariam a defender como alguns defendem essa fação.
    Acreditem ou não mas vamos sofrer de verdade.
    Bem aja aos todos que ainda pensão no bem desse povo.
    Vamos ajuntar a cabeça porque dependendo do resultado do dia 17/07
    Ou inferno poderá chegar a este país

  38. img
    Explicar! Responder

    Caros Senhores,

    Face aos documentos apresentado pelo Tela Non, também partilho a ideia de muitos que me antecederam que é urgente o Governo vir esclarecer ás dúvidas dos contornos desta operação.

    No entanto, vejo que os leitores têm questionado porquê que o valor foi transferido para uma conta no Banco no Estrangeiro!!
    Penso que esta questão não é crucial, nesta operação, se não vejamos, como funciona o pagamento internacional:

    1- Os Bancos para receberem ou enviar fundos, abrem uma conta no outro Banco (conta Nostro) e o Banco que domicilia a conta chama-se de Banco Correspondente.

    2- Através deste Banco Corresponde é que os Banco que operam no nosso mercado conseguem efectuar operar no mercado de pagamento internacional, ora recebendo valor desta conta e outras vezes ordenando pagamento através desta conta.

    3- No caso em apreço, a conta indicada da CGD deve pertencer a uma das Instituição Bancária a operar no mercado em STP. Assim que for creditado nesta conta na CGD, o Banco cá deve creditar o valor na conta do Governo em STP. Pela regra o BCSTP e o Banco do Estado, deve ser naturalmente este a tratar desta operação.

    4- Estando o valor na conta do Governo cabe agora instruir o seu Banco (BCSTP) como quer movimentar a conta e este por sua vez dará instruções ao Banco Corresponde (CGD).

    Assim processa quaisquer fundos provenientes do estrangeiro tanto pelo diverso Governos e mesmo para qualquer cidadão a residir em STP.

    Termino a afirmar que precisamos de explicações do Governo e deixo a seguinte pergunta:

    A conta indicada é ou não do Banco do Estado (Conta Nostro de BCSTP na CGD)??

    Cumprimentos,

    • img
      Maria de Fatima Santos Responder

      Espero que a conta seja do Estado para bem da “seriedade” apregoada pelo XVI Governo. Mesmo assim (i.e. mesmo sendo do Estado) ele (o Governo) tem que explicar à naçao o porquê de tantas manobras secretas, apressadas e sem nexo. Seria mais digno e sensato governar sem tantas curvas; afinal há legitimidade suficiente e muito óbvia para o fazer.

  39. img
    STPAlerta Responder

    Este governo do ADI é mesmo uma comédia mas bem esperto, quando lhes convém vão a Assembleia pedir autorização legislativa e quando é para conseguir verbas ilegais para o ADI o parlamento e outros orgaos de souberania nao existem, exemplo: novas notas de dobras; 30 milhões de dolares; todos negocios ilicitos com os barcos.
    Non cá Ubá?!…

  40. img
    Guida Gostosa Responder

    O sorriso da desgraça de São Tomé e Príncipe!

  41. img
    Mané Mané Responder

    Nas vésperas da campanha para eleições presidências, vimos assistindo varias inaugurações propositadamente propagandistas.
    O Povo deve dizer basta a essa manobras de enganamento, porque o objectivo é claro o poder absoluto para ditadura final.

    Assim torna mais fácil encaixar os 30 milhões e facilitar outros negócios, sujos as escuras.

    Povo tem que abrir os olhos porque isto não é brincadeira.

  42. img
    totalmente decepcionado com ADI Responder

    Perante tais factos,não há argumentos que os superem. Isto está muito grave,o Procurador e o Presidente da República devem tomar medidas imediatamente ou o povo deve sair a rua para pedir demissão do governo. Endividar-se um País não é brincadeira, é coisa séria, porque amanhã nós vamos pagar e os senhores do governo com vida mulata,a gozar de nós. Um País sério o Américo Ramos nunca deveria ser Ministro e ainda das Finanças! Muita brincadeira! O Américo é mais negociata do que Ministro, juntamente com seus colaboradores imcopetentes e malandros fazem deste estado o que bem quiserem. Senhor PT,eu já votei em si,principalmente nas eleições passadas,esperando do senhor transparência na coisa pública,boa gestão,Organização da Administração Pública,acabar com luvas que os senhores directores e chefes vão recebendo,somos lúcidos,não somos parvos senhor PT!Agua e energia sim senhor é boa coisa,mas senhor PT,a corrupção está num nível que o senhor sabe,porque o senhor é cúmplice disso tudo,pensei que o senhor nesse governo teria Ministros exemplares,mas o que se assiste e o que nós sabemos é que este teu governo não vale nada! Americo Ramos Ministro? MUITA BRINCADEIRA!Vou ficar por aqui,porque tenho tanta coisa para falar que prefiro ficar por aqui,e os senhores que não pensam que eu sou da troica,estou altamente revoltado com a vossa política má,corrupta,de enriquecimento ilícito,de falta de transparência,de falta de um governo sério e exemplar,de falta de liderança,de falta de amor aos outros, aos colaboradores ,etc.Por isso o meu voto e de muitos meus,principalmente aqueles que me escutam não será vosso! O que é vosso está guardado! Fui,estou a espera que a urna abra! Abraços senhores poderosos de ADI e PT e Américo Ramos que está a individar o país desta forma! O senhor AMERICO Ramos é Economista, agora pergunta-se: Como um Ministro das Finanças vai endividar o país desta forma? Que crescimento sustentável é este?

  43. img
    Filho de povo Responder

    Sres da ADI e o chefe do governo Patrice Trovoada. Deixem de gozar com o povo deste tão lindo e pobre país. A situação económica e financeira que se esta a viver no país já esta malíssima e vocês ainda roubam assim desta forma ao seu povo$30 milhões para os vossos blsos?
    Voltam o que roubaram ao cofre do Estado e pode ser que vocês não serão castigados. Sejam um homem firme como dizem pelo menos agora.
    O vosso final sera no dia 17 de Julho, espero que assim seja. Votar para vocês é dar a vocês mas uma possibilidade de amnhã vender este país ou transforma-lo numa Propriedade privada de ADI e sócios.
    Eu espero que os santoenses estão a ver o que esta passando no país e desta forma nas eleições saberão a quem entregar os seus votos. Vocês hoje estão a fazer coisas más para o seu proprio povo.

  44. img
    já é demais Responder

    Sâo Tomé Poderoso, por favor ilumine este maravilhoso país destas barbaridades que são cometidas consequentemente no mandato do ADI. Este governo esta a deixar o nosso País de rasto!!! Como pode ser possível este episódio de empréstimo de 30 milhões de dóllares?
    Qual a reação do Ministério Público, Tribunal de Contas, Partidos políticos da oposição, Sindicatos, Sociedade Civil e Outros?????

    O Povo ja parou para refletir que o ADI, sempre que está no poder,o senhor 1º Ministro, passa o tempo todo a viajar dizendo que vai a procura de meios? Aonde param estes meios que nunca entram para o cofre do estado? No entanto, todas essas viagens são pagas pelo Estado Santomense e nunca se vê nenhum benefício senão quando ADI quer fazer a sua campanha enganando os coitados.

    A Administração Pública neste País está uma vergonha. A maioria de funcionários público, recebe um misérável salário. Quando alguns corajosos reclamam, aparecem os senhores Ministros titulares das pastas nos referidos sectores, a fazer reunião com os funcionários, dizendo que tem que ser feito algum sacrifício porque o País não produz e não está em condições de aumentar salários. Outros funcionários que tentam enfrentar dizendo algumas verdades, são postos de parte com sançoes disciplinares ou então expulsos do Sector!!

    Lamento dizer mas como pode este governo ser tão desonesto e cruel ao ponto de exijir sacrifício dos coitados funcionários enquanto os mesmos vão pedir verbas em nome do Estado Santomense para campanha eleitoral e para guardar placas nos cofres pessoais ou distribuir entre os comparsas?

    Será que o Povo vai eleger um Presidente do ADI para continuar neste insulto silencioso? Aí minha gente vai ser sem dúvidas um caos e Adeus São Tomé e Príncipe!!! é preciso muita reflexão antes que seja tarde demais!!

  45. img
    Juropiga Responder

    Senhores leitores, nada neste artigo confirma a verdade, pode haver a intencao sim para a construcao, mas so se ve provas de um documento de autorisacao ao Ministro das Financas, falta a prova da tal Empresa ha confirmar o empréstimo, com um carimbo da Empresa ou qualquer coisa parecida e nao uma simples assinatura, falta o recibo a provar o deposito,nada se ve da parte da tal Empresa!!! Quando se publica uma noticia destas tem se que provar bem os factos, porque em sertos Paises,a publicacao desta noticia tera consequencias graves,quem a publicou tera que provar a verdade, caso contrario tera que ser punido e o Jornal tambem..

Deixe um comentario

*