00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

OGE 2017 – MLSTP adverte Patrice no seu gabinete

O maior partido da oposição o MLSTP foi o primeiro a ser recebido na tarde de segunda – feira pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada no seu gabinete, para dar a conhecer as linhas de força do Orçamento Geral do Estado ara 2017.

Aurélio Martins, Presidente do MLSTP, disse que o Chefe do Governo, foi advertido de que se o plano de execução do Orçamento Geral do Estado do ano 2016, não for apresentado na Assembleia Nacional, o maior partido da oposição rejeitará a discussão da Proposta de Orçamento para o ano 2017. «O Governo até agora não apresentou o plano de execução orçamental de 2016, o que é mau para a governação. Dissemos ao senhor Primeiro Ministro que caso não fizerem a apresentação do plano de execução orçamental de 2016, não iremos participar na discussão do Orçamento para 2017», declarou, o Presidente do MLSTP, no átrio do Palácio do Governo.

O MLSTP recordou que a lei obriga que trimestralmente o governo apresente no parlamento o plano de execução do orçamento. «Segundo a lei das finanças públicas, trimestralmente o Governo deve apresentar o plano de execução orçamental ao parlamento, o que não aconteceu», frisou.

Para o MLSTP não justifica debater o orçamento de 2017, sem conhecer o que foi o orçamento de 2016 em termos de execução prática. «Na discussão do Orçamento do Estado para 2016 o governo informou que havia 98% de verbas disponíveis para alimentar o orçamento o que não aconteceu», reforçou..

O finca-pé do maior partido da oposição, provocou reacção do ministros das finanças Américo Ramos, que esteve presente na reunião. «Ficou a promessa do senhor Ministro das Finanças de ainda hoje fazer a entrega da execução orçamental de 2016», afirmou Aurélio Martins.

Mas o Presidente do MLSTP, começou a sua intervenção com um alerta. «Em primeiro lugar gostaríamos de dizer ao país e ao mundo que São Tomé e Príncipe está de mal a pior»..

Depois veio a manifestação de enorme preocupação por causa das palavras de Patrice Trovoada ditas durante o encontro. «Dizer ao país e ao mundo a nossa preocupação pelo que ouvimos o senhor Primeiro Ministro dizer de que 2017 vai ser um ano muito difícil. Vai haver muitas contenções e para nós o MLSTP é muito preocupante»..

O maior partido da oposição contestou também o facto da Proposta de Orçamento Geral do Estado para o ano 2017, vir a ser apresentada a Assembleia Nacional com atraso de mais de 30 dias. Segundo Aurélio Martins, a lei obriga que a proposta do OGE seja entregue ao parlamento o mais tardar no dia 30 de Outubro de cada ano.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Quidide Responder

    Aleluia! Iola uó… agora estou convicta de que temos a oposição a funcionar.

    • img
      rapaz de Riboque Responder

      caro amigo esta oposição é igual ao actual governo esteve no poder a tantos anos pergunto eu o que fez de bom? fez sim muita coisa boa em proveito dos governantes e familiares e amigos esta oposição é exatamente igual ao actual governo veja só a riqueza dos ex governantes cá e fora do pais estamos muito mal não temos politicos a altura

  2. img
    Paulo Andrade Responder

    O populismo de Patrice Trovoada
    É no que dá ter um Primeiro Ministro populista, vendeu tanta promessa na campanha e aqui está, espero que o povo saiba sentenciar em 2018…. e agora que não existe o Pinto da Costa para servir de bodi expiatório!

  3. img
    Joy boss Responder

    Ora um bem haja a MLSTP pela iniciativa… oposição terá que colocar o governo contra parede… muitos parabens a MLSTP

  4. img
    kwa dana Responder

    Meu povo sofredor, meu amado povo, meus irmão Santomenses. Está na altura de nós povo pequeno abrimos os olhos e sancionar e Patrice Trovoada e a sua mafia organizada A.D.I, esse partido esta a destruir o País. Antes de Patrice Trovoada ser eleito ele andava a criticar o Governo troika. Prometeu povo mundos e fundos. Hoje, País está péssimo, aumentou desemprego, criminalidade, prostituição, falta de respeito, promiscuidade. Corrupção generalizada. Demos o individuo poder absoluto e ele anda a brincar com o povo. Está na altura de sancionarmos esses malandros. Vamos abrir os olhos com malandragens e falar barrato de Patrice. Estou a gostar da postura da oposição, aperta ai os gajos. Aurélio Martins, estamos consigo. Nesse momento crucial apelo a os verdadeiros militantes do M.L.S.T.P/PSD, povo que tem amor a Pátria, jovens, adultos, vamos unir e combater a Máfia do Sr. Patrice Trovoada…… Juntos numa só voz……..

  5. img
    Paulo Alcantara Responder

    Muito bem Aurélio Martins, aperta esse Patrice Trovoada. Oposição está a fazer bom trabalho. As vezes a melhor arma pra combater bandidos é no silencio e saber agir no momento certo. País está mal, eu votei no Patrice Trovoada hoje eu estou altamente arrependido. Sempre que esse homem está no poder País fica mal. Homem Governa com obra Diabólica. Família Trovoada é desgraçada. Tal Pai tal filho.Povo abri os olhos éeeeeeeeeeee

  6. img
    MIGBAI Responder

    Minha gente.
    Finalmente temos um governo que está a ser verdadeiro e sensato.
    “Vai haver muitas contenções e para nós o MLSTP é muito preocupante»” diz Aurélio Martins, Presidente do MLSTP.
    Mas minha gente, por favor, um pais que não tem dinheiro, não tem nada de nada, que vive de esmolas/doações dos governos estrangeiros, de comida enviada pelos estrangeiros, tem obrigatoriamente de ser um pais de contenções nos gastos que faz.
    Eu sei e todos sabemos que o MLSTP quando estava no governo gastava o que recebia de estrangeiros e gastava mais do que o que recebia.
    Por isso minha gente sejamos sensatos, temos que viver com o que temos, pelo que contenção nos gastos só nos fica bem.
    Se não temos não gastamos e pronto.
    Queriam a independência, pois aqui a temos, e agora cara alegre.
    Viva a dependência e a mendicidade junto da comunidade internacional.

    • img
      seabra Responder

      …ô fedorento Migbai Veil à carga!

  7. img
    Crisostemos cupertino Responder

    Meus camaradas.

    Fidel Castro foi uma personalidade muito importante, tanto para a nossa libertação, como para a construção da Nação santomense.
    Nós fomos apoiados de varias formas, quer interna(apoios no domínio das pescas, saúde, agricultura, construção civil, educação) externa nas organizações internacionais, bolsa de estudos entre outros.

    O homem morre, o Governo não faz nada, nem um acto público, nem, sequer orienta a Rádio e Televisão pública para respeitarem a menos um período senão um dia de luto, prescindindo de programas muito alegres, em memoria desta ilustre figura?

    Que tamanha ingratidão e ignorância deste nosso muçulmano e do padre Olinto?
    Vocês ao ser bem recebidos no Inferno.

  8. img
    José Frota Soares de Frota Responder

    Boa tarde meus compatriotas.

    Como é que foi possível o Senhor Primeiro não se apresentar a execução Orçamental de 2016,três em três, quando a lei é clara neste aspeto.
    Tanta querela ou choraminga para tentar confundir o povo.
    Onde é que estavam os partidos da oposição?
    Todos a dormir a sombra da bananeira.
    Todos os anos estamos sempre a espera de doadores internacionais,
    será que não tenhamos soluções internas de modo a aliviar este constrangimento.
    Soluções:
    1ª Extinção das forças Armadas do exercito.
    2º Diminuição de importação de arroz
    3ºDiminuição da utilização de combustíveis fosseis.
    Em substituição disto:
    1º Uma guarda costeira forte.
    2ºImplementação de cultivo de produtos locais.
    3ºUtilização de energias renováveis.
    Fui.

  9. img
    SÓ COM CRISTO Responder

    Caro(a) MIGBAI
    Concordo consigo que deva haver sim contenção quer seja para um País pobre, quer seja para um País rico. O que decepciona as Sãotomenses e os Sãotomenses, são as promessas que o PT fez ao povo e que hoje está fazer o contrário. O pior está a tirar o País do leve-leve que já tinha e a pô-lo, pra trás-trás. País independente é ver o emprego a aumentar, é ver empresas e ser criadas e não insolventes, é ver o serviço de saúde a melhorar, é ver água potável para toda gente e não apenas “povo pequeno”, é governar sem vingança, sem ódio, sem revanchismo, é ver a justiça a funcionar, enfim viajar menos, ouvir as pessoas, ser democrata, aceitar criticas e ser honesto. Isso sim. O povo está a espera há 2 anos. Antes faziam de Pinto da Costa, o bode expiatório como bloqueador do desenvolvimento, agora é dificuldade económica internacional. A crise internacional começou em 2007 e nós estamos em 2016. Quando fizeram promessas, tinham cabeça aonde? Talvez sofram como dizia o outro, de disfunção cognitiva não temporária, mas sim permanente. Em 2018, RUUUUUAAAAAAAA.

  10. img
    Tungo Responder

    Meus caros
    Recentemente, ouvimos na boca de Sr. Ministro Chefe do governo que tínhamos q fazer sacrifício com questão financeira do País, num período de dois a três meses, e que ñ seria necessário entrarmos em pânico, agora pergunto será que o ano que si avizinha iremos ter outro sacrifício?.
    Porq contenção é sacrifício, criada pelo governo e submetido a população, credo DUBAI que ñ chega, quem deveria ter feito contenção como exemplo é o Chefe do governo com suas viagens.
    tds valores do apoios dados foram para aonde.

    Só com Cristo..

  11. img
    EX Responder

    O país não desenvolvia devido a forças de bloqueio, agora que está tudo nas mãos do ADI, vem dizer que 2017 será difícil, andou dizendo que o problema do país era Pinto da Costa, agopra sem ele vêm pedir sacrifício.
    Haja Paciência

  12. img
    DUBAI DE " DAÍ QUE" Responder

    Hoje a execução orçamental não é mais apresentado no parlamento.
    Vão la ver no site, disse o Javali Levy Nazaré.

    • img
      Jonys Sands Responder

      Enfim, estes são dirigentes que temos, sem sentido de responsabilidade o homem que estudou mas não sabe fazer bom uso da palavra, “Vão la ver no site” esta frase não foi apenas uma ofensa aos partidos da oposição mas sim ao cidadão em geral.Depois dizem que são deputados…são sim uma vergonha para o País no mundo fora.

  13. img
    Guadalupe Responder

    Sr MIGBAI é inteligente para P que lhe P.
    Só hoje é que tomou conhecimento que STP vive de esmolas do estrangeiro?
    É preciso ter paciência consigo sr…
    Outro inteligente para P que lhe P é o rapaz de Riboque.
    Mas afinal o ADI está no poder para emitar os êrros dos anteriores governos?
    Até onde eu sei não foi esse o projecto durante a campanha eleitoral…
    Senhores deixem de pensar com cotovelo e tiram as máscaras dos nomes que usam nestas crónicas.
    Não existe nomes para vos caraterizar! Que pena pela falta de juízo.

    • img
      MIGBAI Responder

      Sr.ou Srª “Guadalupe”.
      Por favor tenha V.Exa., isso sim, um pouco de inteligência e leia de novo o que foi escrito por mim.
      O que afirmo, é que finalmente temos um governo que entendeu que temos que avançar com contenção de gastos.
      Claro que a contenção de gastos tem que ser a todos os níveis, onde se possam conter os gastos, tal como: Viagens ao estrangeiro, militares, mordomias a chefias e deputados, etc.etc..
      Provavelmente efetuar uns gastos a mais na saúde, educação e assistência social.
      Se “Guadalupe” é analfabeto e não sabe ler, mais um motivo, para exigir contenção em certas rubricas orçamentais e reforço de outras, nomeadamente a da educação, de forma a ser-lhe ministrado um curso intensivo de interpretação de textos.
      Saber ler não é unicamente saber ler palavras mas sim saber o significado das mesmas quando inseridas num texto.
      Por fim, eu uso o nick name que entender e não é da sua conta.
      Embora eu não tenha o mínimo interesse em saber quem é “Guadalupe” acontudo porque não se identifica você com nome completo ou número de telefone ou endereço (caso o tenha)?
      E para terminar, não sei a quem se dirige quando fala em falta de juízo. Estou crente que deveria estar a meditar no que tinha escrito anteriormente e acabou por lapso em escrever os seus pensamento dirigidos a si próprio.
      Passar bem!

  14. img
    Saco Azul do ADI Responder

    Meu Deus!
    Patrice Trovoada em vez de ir a assembleia apresentar e discutir a execução orçamental, OS DEPUTADOS É QUE DEVEM IR A INTERNET tomar conhecimento???????????
    Não dá para acreditar.

  15. img
    FÉDÈ KÁ DOCHI Responder

    Francamente q o q está acontecendo em STP assemelha-se a autentica novela! Vejam só:1- o PATIFE prometeu DUBAI ontem, hoje faz apelo a CONTEÇÃO (aperto de cinto); 2- Impede os outros de viajarem, mas viaja com MILHARES DE EUR para tratar dos seus negócios; 3-Ontem falava da FORCA DE BLOQUEIO, hoje q já tem o PAU MANDADO mergulha o povo na maior miséria; 4-Faz propagandas baratas sobre a liberdade, VEDA O ACESSO IMPRENSA aos PARTIDOS DA OPOSIÇÃO; 5-Abate os mais competentes do governo, deixa o de Agricultura q nem NONO ANO tem em pleno seculo XXI…. terá continuidade

  16. img
    Guadalupe Responder

    Uma vez pensar assim então vou lhe louvar da forma como quer que o diga:
    “Anteriores Governos de STP já mais tiveram contenções nas dispezas. Finalmente surgiu o governo do ADI que entendeo a necessídade de conteções de despezas em STP”.
    Mas entretanto ao longo das respectivas governações nunca houve um alarido que soasse tanto como nos tempos do experiente governo do ADI ao ponto de FMI, BM e outras entidades financeiras internacionais virem chamar atenção relativamente a dívidas externas e outros males económicos no País. Os elevados custos e escaces de alimentos básicos importados que não são do seu conhecimento foi e de que maneira ultrapassado, fazendo recordar a de 83.
    Agora esta feliz!

  17. img
    Guadalupe Responder

    Sr MIGBAI. Não ha tempo para perder com mediucres. Adeus

  18. img
    Guadalupe Responder

    Sr MIGBAI. Não há tempo para perder com mediucres.
    Adeus

Deixe um comentario

*