Avaliadas em mais de meios milhão de dólares, a aquisição das 18 viaturas topo de gama está segundo o MLSTP inscrita no orçamento geral do Estado. Jorge Bom Jesus garante que a aquisição foi feita desde agosto do ano 2023 e no quadro da cimeira da CPLP realizada no país, mas as viaturas nunca chegaram a São Tomé.
«Há uma rubrica no orçamento geral do Estado para este feito. O dinheiro saiu, houve pagamentos. 6 meses depois não sabemos o paradeiro dessas viaturas. Gostávamos de saber porquê que não houve concurso público?», interrogou Jorge Bom Jesus.
Segundo o MLSTP, o contrato assinado entre o governo e uma empresa estrangeira, e sem concurso público, indica que a encomenda deveria chegar ao país no prazo de 30 dias. No entanto o documento de despacho das viaturas diz que o destino final é Libreville, a capital do Gabão.
«Porquê que o BL dessas viaturas tem como destino final Libreville- Gabão e não São Tomé e Príncipe. O governo tem o dever de dar explicações sem complicar a todo o país e ao MLSTP enquanto oposição», frisou o líder da oposição.
O maior partido da oposição contesta também o silêncio do Ministério Público e do Tribunal de Contas, face ao recurso interposto pela sua bancada parlamentar, que pediu aos dois órgãos de fiscalização das contas públicas e da legalidade um parecer sobre o caso da privatização da administração dos portos e da empresa de eletricidade.
«Até este momento não sabemos de nada como se houvesse uma cumplicidade, uma conivência geral. São sinais claros de recuo da democracia. Abre-se um caminho fértil para a corrupção desenfreada», denunciou Jorge Bom Jesus.
A oposição acusa o governo de falta de transparência. «Gerir a coisa pública não se faz como se tratasse de um negócio privado», pontuou.
O MLSTP considera que a democracia está a ser ameaçada, e deu o exemplo da Assembleia Nacional, onde a oposição foi excluída dos postos que segundo a lei deve ocupar. Quase dois anos após o arranque da nova legislatura, o MLSTP ainda não conseguiu ocupar o cargo de segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, como determina as leis e o regimento da Assembleia Nacional.
Abel Veiga
EX
4 de Abril de 2024 at 10:04
Enfim Humm, so la
Jose Rocha
4 de Abril de 2024 at 10:56
O presidente do MLSTP JBJ que não se faça de Santo que de Santo não tem nada. Sabemos que está por tras das manobras maquiavelicas dos sindicatos para prejudicar as ações do governo. Torne publico todas as provas que tem na sua posse relativamente as tais 18 viaturas que incriminam o governo e o actual PM.
Falar e apresentar documentos fiaveis que atestem a veracidade do que dizemos é a unica forma de provarmos que somos serios. O Ex PM JBJ que nos apresente todas as provas que tem para analisarmos.