Política

Os argumentos de Pinto da Costa que convenceram o MLSTP a adiar o congresso

Camarada Presidente do MLSTP

Camaradas Conselheiros

Camaradas

Aceitei com agrado o convite para esta reunião do Conselho nacional do MLSTP.

Durante toda a minha vida nunca soube estar ausente quando o país e o partido necessitaram da minha contribuição.

A situação do país e do partido impõem-me uma obrigação permanente: estar disponível, sempre disponível. O momento que o país e o partido atravessam torna essa disponibilidade total e urgente.

Na realidade assisti ao longo de uma vida de militância vários momentos difíceis, em que o destino do nosso país esteve comprometido, pondo em causa uma luta secular do nosso povo por uma vida em liberdade com dignidade.

Soubemos ultrapassar esses momentos sempre com uma participação activa do MLSTP e dos seus abnegados militantes.

Hoje tenho de confessar que nunca estive tão preocupado. Parece que desistimos da luta. Parece que renunciamos trilhar os caminhos que nos conduzam a uma vida com dignidade e com um bem-estar mínimo.

Parece que temos medo de ter esperança. É uma situação muito perigosa. Quando temos medo de ter esperança só nos resta cruzar os braços e voluntariamente ficar sujeitos a escravidão. Quando perdemos a esperança, a divisão instala-se entre nós. Cada um quer apenas saber de si. Cada um quer safar-se sozinho. Cada um está pronto a renunciar a tudo, sua história, sua dignidade, o bem-estar de todos, só para garantir para si e seus próximos, migalhas que são atiradas para o chão.

Camaradas,

Conheço muitos que aqui estão, ao longo dos anos. Mesmo os mais jovens lembram-se com certeza que apesar dos erros, e tem havido muitos erros, o MLSTP sempre esteve no lado certo da história dói nosso país.

Já perdemos batalhas, já registamos vitórias importantes. Sempre estivemos prontos e presentes em todas as lutas. Por mais que queiram, por mais que tentem, ninguém pode apagar o nome do MLSTP na história de São Tomé e Príncipe. Nós estamos sempre aqui porque somos daqui. As nossas raízes deram frutos em todos os lugares, mesmo aqueles sítios onde hoje pretendem acabar com a nossa existência.

Por isso estou aqui. Estou aqui a falar em nome de milhares de militantes, milhares dos nossos cidadãos que olham com muita preocupação o caminho que estamos a seguir.

Estou aqui com um alto sentido de responsabilidade patriótica.

A minha intenção é clara: contribuir para pensarmos num novo caminho para o MLSTP. Um caminho que seja um guarda-chuva onde cabemos nós todos, para garantir um futuro melhor, sem exclusão de ninguém.

Um caminho de unidade da nação. Um caminho que seja construído com todos. É um caminho exigente. É um caminho que nos obriga a ser humildes mas combativos. Não é um caminho fácil. Obriga cada um de nós a colocar os interesses pessoais e de grupo, de lado, para responder aos interesses de todos. Um caminho democrático e transparente, um caminho feito com todos e para todos.

Não estou aqui para frustrar as ambições de uns e outros. As ambições são legítimas. Mas ambições pessoais não devem, não podem prejudicar a ambição de todos.

E qual é a ambição de todos nós, qual é a ambição da grande maioria dos nossos militantes e do nosso povo? A maior ambição de todos nõs é ver um MLSTP forte, que recupera o seu papel de actor incontornável da história do nosso país.

Humildemente vos declaro com a autoridade que me dá décadas de militância : Um MLSTP forte é um MLSTP unido. Um MLSTP unido nos propósitos e na acção política. Um MLSTP forte só pode existir com militantes engajados desde as estruturas de base, passando pelas intermédias com uma liderança construída através do consenso.

O consenso não se consegue mobilizando grupos para chegar ao poder ou permanecer no poder.

Eu saúdo a atitude co camarada Jorge Bom Jesus que tomou a decisão de deixar a liderança e organizar um congresso. Ele facilitou-nos a tarefa.

Um congresso é um evento de mais alta importância na vida de um partido. É um momento em que os militantes decidem o futuro do partido. É o momento em que os militantes mais dedicados, mais bem preparados, reconhecidos pelas bases, se apresentam ao congresso para obter a legitimidade para conduzir os destinos do partido.

Reunião do Conselho Nacional de 17 de Fevereiro

Mas deixem-me dizer-vos uma coisa. Nem o melhor líder consegue resultados se o partido não estiver unido da base ao topo. Unidade no topo não garante nada sem unidade na base. Unidade só no topo não é unidade. Sem unidade no topo a desunião floresce na base.

Sendo assim o congresso não é um processo. O processo começa com o envolvimento das bases. Os militantes têm de estar a par dos principais acontecimentos do país. Os militantes devem conhecer os documentos principais que vão orientar a acção do partido. O principal papel dos militantes não é só aprovar documentos. O principal papel dos militantes é conhecer os documentos, as propostas e as estratégias do partido.

O papel dos militantes é conhecer as propostas dos candidatos, sua conformidade com os interesses e a estratégia do partido, para fazer uma avaliação rigorosa de cada um.

Hoje a exigência é ainda maior. O MLSTP sozinho, mesmo com todos os seus militantes unidos, não consegue vencer uma eleição e governar com estabilidade. O MLSTP precisa de abrir aos outros partidos, à sociedade civil e aos parceiros. Para tanto a credibilidade do partido é essencial. A capacidade de dialogar é imperativa. Abertura, capacidade de diálogo e credibilidade criam confiança, são as receitas para o sucesso do MLSTP.

Estou aqui e hoje(17 de Fevereiro) para lançar um apelo veemente: Vamos organizar um congresso que una o partido que mostre à sociedade que o MLSTP é uma alternativa. Um congresso que envolva todos, um congresso que seja um exemplo de democracia interna e de transparência de processos. Um congresso que seja exemplo da democracia que queremos para o país.

Um congresso que nos orgulhe a todos e que ganhe o respeito da sociedade. Um congresso que mobilize todos os todas. Um congresso que não seja comandado por ofertas e oportunismos de todo o tipo, mas sim pela capacidade de liderança que cada um demonstre no dia-a-dia da vida do partido.

Um congresso não pode ser uma corrida de 100 metros. Um congresso é uma maratona de ideias diversas, discutidas e assumidas pelos militantes. O MLSTP tem um grande património de mulheres e homens, de jovens e mais idosos que se devem submeter ao olhar crítico dos militantes em condições de igualdade e que aceitam democraticamente a decisão soberana dos militantes.

Um congresso é um lugar onde convergem as melhores ideias, as melhores propostas, os militantes que deram provas. Um congresso é o ponto de partida para grandes conquistas, para apresentação das grandes linhas que vão guar os nossos combates em 2026. Temos de escrever páginas de vitória nesse encontro.

Só ganha as eleições os partidos que conseguem fazer da democracia o poder do povo. Por tudo isso estou aqui hoje totalmente disponível.

Peço aos membros do Conselho Nacional que transformem o congresso numa oportunidade para devolver ao MLSTP a sua grandeza.

Peço aos membros do Conselho Nacional que adiem a data do congresso para o final do ano, e que dê poderes e meios a comissão preparatória para organizar todo o processo, sem pressões ou outro tipo de condicionamento inadmissíveis num partido democrático.

Muito obrigado pela vossa atenção

Manuel Pinto da Costa

19 Comments

19 Comments

  1. Jfernandes

    25 de Fevereiro de 2024 at 15:54

    Pinto !

    com a verdade nos engana …

    somos habituados com descursos de professores muito bonitos.
    MLSTP – um partido nnao praticante
    Na pratica sao aqueles alunos que permanecem na cadeira de burro

    A ganancia tem destruido o partido dos camaradas

    Os fracos recursos que o pais consegue e so para destribuir entre os camaradas

    voces comem tudo entre voz

    • Betinho Sem Assunto

      25 de Fevereiro de 2024 at 18:32

      Bruno Margarida é um maluco, meio chanfrado. Não deixa ele entre no partido MLSTP.

    • Rei

      25 de Fevereiro de 2024 at 21:34

      Pinto ou Senhor Doutor Manuel Pinto da Costa? Nos engana ou não nos engana?
      “Pinto!
      Com a verdade nos engana…
      Somos habituados com discursos de professores muito bonitos.
MLSTP – um partido não praticante.
Na prática são aqueles alunos que permanecem na cadeira de burros.
      A ganância tem destruido o partido dos camaradas.
      Os fracos recursos que o país consegue é só para distruir entre os camaradas
      vocês comem tudo entre vós.”
      Diz JFernandes.
      Quando se refere à “aqueles alunos”, está se referindo aos Margaridas do partido “Os Márgas?”
      Os burros? Porquê que o Sem Assunto, Mezedo, Margarida Lopes são alunos burros?
      Explica-te!

  2. Pinto

    25 de Fevereiro de 2024 at 18:21

    A credibilidade do partido MLSTP é essencial. O homem que tem capacidade de dialogar e maturidade política e conhecimento sobre a democracia é Sr. António Nilson. É imperativo ele seja o líder do partido MLSTP no congresso no fim do ano. Gabdulo já não da, tem má reputação e só vai conduzir o partido à derrota. Há poucas alternativas para liderança do nosso partido.

    O Sr. Gilberto Tomé Dias não quer união. Ele é um palhaço; não é uma pessoa séria.
    O Sr. Helder Gomes d’Almeida é amigo fingido. Propaga confusão e é um daqueles totalmente divisionista.
    O Sr. Bruno Miguel de Carvalho Rodrigues, um homem simpatizante de MLSTP que virou-se mulher. Só insulta os outros e humilha o caráter patriótico de MLSTP porque ele o Márga tem outro plano, quer formar outro partido roubando alguns simpatizantes do MLSTP para fazerem parte do partido dos Margaridas (Os Márgas). Os Márgas querem comer dinheiro do povo Santomense, enriquecimento fácil e mais nada para o povo e para o país.
    Por isso e outras razões, a única solução seria, na minha opinião, eleger Sr. António Nilson como o chefe maior do partido histórico MLSTP.

    Os Márgas vão atrapalhar tudo porque não estão interessados na transparência de processos.

    António Nilson é um homem credível e tem respeito e reconhecimento na sociedade Santomense. O único que vai conseguir unir o partido e vencer todas as batalhas.

    António Nilson, homem de grandeza e ideas sofisticadas, homem democrático político forte. Homem pesado. Com este líder africano Santomense não vai haver pressões ou manipulação dentro do partido.

    Camadas! Só com o Nilson é vai dar!

    Muito obrigado pela vossa atenção

    M. Pinto da C.

    • Elmer

      26 de Fevereiro de 2024 at 8:28

      É verdade.
      O que caracteriza Mezedo são os desentendimentos, desavenças, boatos, fofocas, rumores, intrigas, mentiras, confusões e assim por diante. MLSTP precisa de otimismo, e não de interrupção. O Margarida, ele é outro, mesma coisa, farinha do mesmo saco.

  3. Artur Noronha

    25 de Fevereiro de 2024 at 18:34

    Outra vez a velha raposa do Pinto da Costa?

    É impressionante com esse Senhor se acha o detentor de toda sabedoria para dizer o que deve ser feito e o que não deve ser feito no seio do Partido.

    Já sei: ele quer colocar alguém da sua conveniência na liderança do MLSTP

  4. Ni4:2 = Nini

    25 de Fevereiro de 2024 at 19:02

    Eu estou pronto e disponível para lutar fortemente em prol do MLSTP. Temos que politicamente derrubar Patrice Trovoada e pô-lo fora de política da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Não há outra solução, não há outra hipótese para sobrevivência do país, para subsistência do povo, e na salvaguarda da democracia Santomense. Um compromisso sem negociação. Arrumar com esse Patrice em afasta-lo e conduzi-lo fora do país!

  5. Rafael e Posser

    25 de Fevereiro de 2024 at 19:15

    Nilson é um agente de mudança. E um exemplo exemplar sobre o que é liderança. Homem democrático!

  6. Povo Alerta

    25 de Fevereiro de 2024 at 20:33

    O Kaló é o tal cabecilha escrevendo tudo isso. Não é o verdadeiro Nini. Vamos apanhar esse gajo.

  7. Natasha A. V.

    25 de Fevereiro de 2024 at 23:16

    Esse Nini está disfarçado. Deve ser ele mesmo de MLSTP. Diz verdade, rapaz!
    Os Margaridas perderam as brigas contra o tal Nini famoso político forte da Praça da Independência.
    Vocês, Sem Assunto Gilberto Dias, Bruno Miguel Margarida Mãe Joaninha Lopes, Dédé Karspov Mezedo, Batepá Cangolo Santomé Cu Plíxipe, Hodgi, Émery, Mepocóm, e outros incógnitos por cá combatento o Nini mas acabam sempre por perder porque esse Nini é muito forte. Ele está a vos derrubar às esquerdas e às direitas. Mas no fundo quem fica a ganhar com isso tudo é o tal Patrice Trovoada que vocês oponhem-se contra. Os colegas do liceu aos invés se organizem e se unirem-se, não. Lutam uns contra os outros sem lógica alguma e não se percebe a orientação deles. Deixem o Nini em paz. Ele não vai se meter nas vossas sujeiras de corrupção que causou e causam danos ao povo e ao país. Rapaz está longe mas vocês continuam usando o nome dele de forma indevida. Deixem o verdadeiro Nini em paz, minha gente. Ele nem sequer está aqui.

  8. M.L.S.T.P.

    26 de Fevereiro de 2024 at 2:02

    Este é o momento de grande importância para o nosso partido. Quem quiser juntar-se à nós, as portas estão abertas. Os Márgas estão a instalar a divisão entre nós. Condenamos essa conduta negativa deles. Não vamos engajar na discriminação de ninguém. Sozinhos não vamos conseguir. Temos de acabar com a divisão e os insultos ou atitudes negativas de mentalidade divisionista em rebaixar as pessoas que não concordam com todas as propostas da direção do partido. Os debates de ideas é que é saudável em qualquer democracia no mundo inteiro. Queremos mais militantes sem exclusão de ninguém. Quem se arrepender pode voltar. É responsabilidade patriótica de todos os Santomenses salvar esta nação e este povo da miséria.
    M.L.S.T.P. rejuvenesce-se num caminho feito com todos e para todos.

  9. WXYZ

    26 de Fevereiro de 2024 at 2:04

    ATé fim do ano???!!! FOOGUU. Assim é dar muita folga ao Patrice Trovoada. Ha momentos que temos que usar um pouco mais de astucia. Porque camarão que dorme pode ser levado pelas ondas. Como tambem sabemos que pressa convida imperfeição. Um horizonte de seis meses daria muito bem para organizar esse congresso.

  10. Madiba

    26 de Fevereiro de 2024 at 8:37

    Caros camaradas!
    O senhor Pinto da Costa é mais velho da minha mãe dois anos. Se Deus quiser, este ano ela faz 86 anos! Muito de bom e de mau que S. Tomé e Príncipe tem hoje nasceu das mãos deste senhor. Si nosso país hoje está como está, a grande culpa vai para Dr. Manuel Pinto da Costa. De facto, caberá aos militantes do MLSTP saber definitivamente o que fazer com este senhor, pode ser que o seu pensamento ainda vale alguma coisa, para o partido e para o país, como diz o próprio! Mas para alguém que governou um país durante 15 anos, com faca e queijo nas mãos. Não havia greves na função pública, não havia reivindicação, não havia opinião contraria. O governo ditava aquilo que quer, o povo simplesmente cumpria. E ai, se não cumpria. Mesmo assim, o país é este que nós todos conhecemos hoje! Na verdade, um país novo é como uma planta nova. A forma como cuidamos da planta no momento da plantação é a que ela será no adulto.
    Deus, acuda S. Tomé e Príncipe.

  11. António Miguel

    26 de Fevereiro de 2024 at 9:55

    O MLSTP, que teve e tem, em Manuel Pinto da Costa, uma das figuras mais credíveis e emblemáticas da sua fundação, atualmente mais lembra um ninho de ratos, em que cada um procura o seu buraco. Em vez de unir forças, esfacela-as. Pinto da Costa, continua a ser a voz mais atenta e consciente do partido e do país. Mas, pelos vistos, existem algumas ratazanas que o desejam mais morto de que vivo. O Partido da ADI, tem um único patrão, que tem feito do pais, onde nem nasceu nem cresceu, a sua plataforma de obscuras negociatas, passando a maior parte do tempo fora do pais
    Uma das mais descaradas traições ao MLSTP, tem sido a promovida pelo Jorge Amado. Ele que tantas criticas teceu a Pinta Cabra, hoje é um dos seus principais aliados

    O que ele disse de Pinta Cabra – Numa conferência de imprensa em resposta ao balanço de seis meses de governação da ADI, Jorge Amado acusou também o primeiro-ministro Patrice Trovoada de ter feito negócio na compra de um edifício para o funcionamento do Supremo Tribunal de Justiça.

    Jorge Amado ouviu o balanço dos seis meses de governação feito pelo primeiro-ministro e não gostou do que considera arrogância de Patrice Trovoada perante a falta de capacidade para resolver os problemas mais gritantes da população

    , o líder da bancada do MLSTP-PSD, maior partido de oposição, Jorge Amado, que ao longo dos anos tem acusado os dirigentes da ADI, no poder, de serem traficantes de droga, afirmou que este partido nasceu do contrabando de estupefacientes.

    VIRA CASACAS Jorge Amado – Ministro da Defesa e Administração Interna. A única continuidade do actual Governo que se transferiu do anterior Executivo de Jorge Bom Jesus líder do MLSTP-PSD para o actual Governo do ADI liderado por Patrice Trovoada que alegou trata-se de uma continuidade na base da “confiança política” com o novo Primeiro-Ministro bem como o Presidente da República.

    .

  12. Mezedo

    26 de Fevereiro de 2024 at 10:54

    Algumas verdades vem no discurso do Pinto da Costa, mas ainda assim deixa duvidas em querer ter uma comissão para gerir o processo.

    É preciso ver que Pinto da Costa nos últimos anos tem anulado ações do MLSTP, e sabe bem que mais uma intervenção sua seria bloquear partido por mais um tempo.

    Tem que se entender se isso não faz parte da agenda de alguém para mais uma vez bloquear o MLSTP.

    Não existe condições para ir a base, e ele sabe disso o partido só conseguiria reagir tendo uma nova direção eleita que teria responsabilidade em organizar o partido desde a base, e esta direção atual não consegue organizar as bases, logo se pode concluir que não haverá nenhuma evolução.

    É bom que tenham em atenção tudo isto para não afundar mais o partido.

    O PT e ADI não querem que MLSTP organize, então muita atenção aos nossos camaradas.

  13. SEMPRE AMIGO

    26 de Fevereiro de 2024 at 13:10

    Manuel Carvalho,num editorial do jornal Público,escreveu :”A Democracia na América está doente e,sabia-se,oremédio convenconal das eleições jamais seria suficiente para a recuperar.Num corpo político e social com fracturas intransponíveis,sem espaço de diálogo e do compromisso,a braços com uma crise crescente ,desconfiança nas instituições,com uma parte da população fixada na ideia de que a Democracia é apenas um artifício dos políticos para lhe roubar o direito á cidade,é difícil afirmar valores morais,pricípios repúblicanos,ideias de soberania ou de legitimidade baseadas na vontade popular.”Esta reflexão é também válida para STP.Democracia não adaptada ás relidades objectívas e subjectívas de cada um dos países outrora colonizados,é uma autêntica camisa de força.Estamos todos,TODOS,na patriótica obrigação,de ajudar a criar as condições necessárias para que a democracia,poder do povo,nos ajude a crescer,a desenvolver o nosso país.Vamos ter que criar um clima em todo o país ,favorável a fazer de 2024 um ano de refundação da RDSTP.
    Temos que adecuar as estruturas do Estado ás realidades económicas,sociais,estruturais e culyurais de STP.Os patidos no poder e na oposição devem se encotrar,sob a liderança do Sr. PR CARLOS VILA NOVA em busca de onsensualidas salvadoras.É preciso unir os divergentes para melhor enfrentar os antagónicos.

    • Não Somos Amigos, Mas Somos Conhecidos

      27 de Fevereiro de 2024 at 0:24

      Meu caro, Sempre Amigo Betinho,

      A democracia na Rússia não está doente. Morreu ou nunca existiu, um homem pode meter o seu nome na candidatura e vence com quase 99%. Não é possível. Em Portugal, só se houve escândalos políticos, corrupção, demissão de governo, eleições antecipadas, racismo, greves, etc. Estás lá. Que fazes para travar tudo esse mal?
      Existe democracia em STP?
      Não se pode de maneira alguma comprar São Tomé e Príncipe com os Estados Unidos de América (América). A economia de STP não recuperou, não cresceu, o nível de desemprego é muito elevado em São Tomé. A nível de tecnologias se calhar melhor e mais moderno no mundo. A taxa de a alfabetização é muito elevada nos EUA em contraste com STP. Per capita income e qualidade de vida é muito melhor nos EUA do que em São Tomé. USA depois de Segunda Guerra Mundial ofereceu Europa Dez Bilhões de US Dólares para reconstrução dos países Europeus que o Hitler bombardeou. Nomeadamente: Inglaterra, França, etc.
      Seria uma benção de Deus si “América” desse esse montante ou equivalente à São Tomé e Príncipe as ilhas seriam um lugar muito atrativo para se tirar férias porque temos este potencial.

      Uma das razões a política de América tomou um rumo menos agradável é devido o greed, os bilionários e empresas privadas, multinacionais (corporations) tomou poder político e usam o capital deles para intimidarem e destruírem políticos honestos. América não é democracia. América tem origem de judeu-Christian, é uma República. Mas com todos os defeitos que tem, hoje é considerado o país mais rico e mais poderoso do mundo, não só a nível militar mas na inovação, à nível científico, sustainability, environmental protection, e Uma dos países do mundo onde envia-se cidadãos para contribuir nos países em via de desenvolvimento nos development programs. EUA tem bases militares em quase todos os cantos do planeta e no espaço.

      China roubou muitas tecnologias d’America e engaja-se em cyber warfare.
      De novo, as grandes empresas com muito capital fizeram muitos investimentos na China. China tinha mão de obra qualificada, mas não tinha tecnologias, não tinha dinheiro. O Ocidente depositou muita grana na China. Agora, China faz chantagem, e quer invadir Taiwan.
      Porquê tanta maldade?
      Não é um problema singular à São Tomé. Alguém relatava que o problema é ser humano.

      Se América abandonar o mundo tornar-se isolationist, verá tão terrifying quanto evil destructive ou pior o mundo vai tornar. Rússia faz o que quiser, invade e toma território de qualquer país que quiser, China ocupa todos os países de Ásia, etc.

      Pensamos que o mal está muito mal. Não há dúvidas que as coisas vão mal. Mas, se a malta de boa vontade não se esforçarem para consertar esse mundo em nós todos vivemos, tudo isso vai arrebentar.

      Não queremos destruição.
      Vê-se na Europa, chaos social: Portugal, França, Bélgica, Espanha. Protestos e greves, incendeiam lugares públicos com fogo de capim seco, queimam pneus nas estradas. Em Portugal, os professores reclamam mais dinheiro para vencimento mensal, não há habitações suficientes, não integram imigrantes em Portugal ou seja, são excluídos da sociedade Portuguesa, os polícias em greve, os agricultores em greves de uma ponta à outra.

      América tem sido generoso.

      É melhor esquecer Republicanos e Democratas. N’America quem manda são os donos de riqueza, mas o povo Americano vive melhor do que povo Santomense. A economia Americana está a crescer independentemente das guerras na Ucrânia e no Israel, e não esquecendo dos danos trazidos de China com a pandemia de Coronavírus.

      Nenhum país é perfeito. Seria bom se não houvesse exploração e dominação. Mais cooperação e respeito mútuo entre países.

      América tem mais de 200 anos de experimentação na arena política. São Tomé apenas 45 anos, entre eles apenas três décadas e poucos anos na experimentação daquilo que se chama democracia.

      Eu não entendi o motivo do seu comentário quando metes América no meio de um assunto relacionado ao MLSTP.

      América nunca fez mal à São Tomé. Nunca tive conhecimento disso. Se tiveres provas apresente-as.
      América se quiser, pode modernizar e transformar São Tomé e Príncipe num país rico de uma noite à dia.

      EUA mais de 330 milhões de habitantes.
      STP mais de 223 mil habitantes.
      EUA: O Produto Interno Bruto (PIB) d’América em dólares correntes aumentou 6,3%, ou 1,61 biliões de dólares, em 2023, para um nível de 27,36 biliões de dólares, em comparação com um aumento de 9,1%, ou 2,15 biliões de dólares, em 2022.
      STP não tem dinheiro para cobrir o Orçamento Geral de Estado, e depende em grande parte de ajuda externa.

      Há muita coisa para descrever. Não me acho adequadamente competente para debruçar tudo isso, existem pessoas melhor do que eu que podem clarificar a tua interjeição.

      América tem uma história. O percurso histórico não é o mais desejável mas tem havido bons momentos: abolição de escravatura, direitos civis, direito de mulheres ao voto, os negros Afroamericanos podem ser presidente da República o que não acontece em Portugal. EUA um país que deu ascendência ao Dr. Martin Luther King, Jr. País onde a família dos brancos deram vidas para as causas do direitos aos negros, por exemplo, família Kennedy, branco republicano presidente Ronald Regan deu “amnesty” direito de imigração para todos os imigrantes do mundo inteiro.
      País onde os líderes com Malcolm X foi corajosamente ao público reclamar em favor de direitos humanos e direitos iguais e direito civil para todos. E ele não se escondeu com nomes falsos atrás do TélaNón. Activistas foram e vão ao terreno lutar para o povo.
      São Tomé e Príncipe tem futuro. Basta mudarmos de mentalidade e por a máquina a trabalhar.

      Disclaimer: Desculpem-me pelos erros gramáticas ou de ortografia. Não li e não fiz correção antes de publicar. No intervalo achei interessante entrar no site e ler vossos comentários e aproveitei a oportunidade para me engajar e aprender um pouco convosco. Obrigado

  14. Nini

    27 de Fevereiro de 2024 at 0:28

    MLSTP vai ficar bem. É o maior partido de oposição em São Tomé e Príncipe.

    Mas quem atacar América vai dar MaKa!

  15. SEMPRE AMIGO

    4 de Abril de 2024 at 14:44

    A América referida no texto do comentário não é a América(USA)mas,sim,a AMÉRICA LATINA.Sendo assim espero ler o comentário do(a)Senhor(a)”Não somos amigos,Mas Somos Conhecidos”.OBRIGADO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top