ADI – denuncia “Intuito maldoso do MLSTP”

O maior partido político do país, a ADI, reagiu ao posicionamento do MLSTP, sobretudo a decisão de solicitar ao Supremo Tribunal de Justiça a investigação da denúncia feita contra Patrice Trovoada, como financiador e mandante do Golpe de Estado de Julho do ano 2003. «A manifestação do MLSTP de sua intenção de apresentar uma queixa-crime no Supremo Tribunal de Justiça contra o Senhor Primeiro Ministro e Chefe do Governo, na sequência das acusações falaciosas e de ocasião de um soldado do extinto Batalhão Búfalo, após o Primeiro-ministro ter apresentado na Procuradoria-geral da República uma queixa-crime contra aquele renegado e o próprio Ministério Público ter já aberto um inquérito com vista a esclarecer cabalmente as denúncias feitas, revela bem o intuito maldoso peculiar ao MLSTP e os seus eventuais interesses num assunto delicado, cujos contornos interessam a estabilidade política interna e a própria segurança do Estado», diz o comunicado do partido ADI.

No comunicado que deu entrada na redacção do Téla Nón, o partido ADI, exorta a justiça a esclarecer o caso. «O Secretariado Nacional do Partido ADI exorta os competentes órgãos de justiça no sentido de tudo fazer para esclarecer com a maior brevidade este assunto. No que respeita ao Senhor Primeiro Ministro e Chefe do Governo, uma vez o assunto remetido à justiça, que continue focado na sua missão de mudar o país, lutando sem complexos contra os vícios instalados e resolvendo os problemas básicos do país», sublinha a ADI.

O partido no poder, fez outra exortação. Pediu ao Primeiro-ministro, que use as prerrogativas constitucionais para garantir a segurança de cada cidadão nacional e do próprio Estado. «O Secretariado Nacional do Partido ADI exorta o Senhor Primeiro Ministro e Chefe do Governo a usar de todas as competências e instrumentos que a Constituição da República e as leis lhe conferem para a garantir a estabilidade social, a segurança individual de cada cidadão e a Segurança do nosso Estado», pontua a ADI.

O comunicado da ADI de duas páginas tece várias outras considerações. O Téla Nón coloca a disposição do público, a cópia que foi enviada a redacção do jornal. – Clique – COMUNICADO ADI 23.08.2017-1

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    explicar sem complicar Responder

    Ninguém já não cai na vossa artimanha sr Levy Nazaré e companhias.

  2. img
    Manuel Vicente Responder

    Que Trapalhada!
    ADI é vítima. Coitada
    Não defendo o Mlstp, mas posiciono-me junto a milhares de vitimas do desmando do Miguel Trovoada e do seu filho Patrice Trovoada. Eles com a cumplicidade de alguns outros bandidos, utilizaram a vitória da oposição ao Mlstp em 1990 para tomar conta do país começando a dividir todos os sãotomenses e marginalizando toda a gente que não obedecesse cegamente aos caprichos deles.
    O que é que pretende o ADI? Dizer que tudo estava bem e agora é o Mlstp ou a oposição é que estão a desestabilizar o país? Quem organizou, animou e apoiou o tal golpe de Estado? Queremos saber o que é que realmente passou.É Tudo.
    Um partido “democrata”, liderado pelo maior “democrata africano” devia defender o país, juntar-se ao Mlstp e a todos as forças politicas do país para investigar as origens desse golpe e tomar medidas para que o mesmo não volte a acontecer. Esta é que devia ser a postura do ADI e do seu governo, em vez de tentar confundir a opinião pública, com falsos comunicados de um Secretariado Nacional que não existe. Todos sabemos que o ADI é apenas o Patrice que com dinheiro paga os que eles dizem ser militantes. Um partido que se interessa pelo país deveria ter vergonha do que está a acontecer e NUNCA deveria tão descaradamente impedir os seus cidadãos e a nação de querer saber a verdade obstruindo por todos os meios a liberdade de imprensa que os sãotomenses com sacrifício conseguiram.
    Isto é o que o ADI e um GOverno sério deveriam fazer se eles fossem o que deviam ser. Mas como eles são o que são, vejamos o que dizem:
    - “….Após o Primeiro-ministro ter apresentado na Procuradoria-geral da República uma queixa-crime contra aquele renegado e o próprio Ministério Público ter já aberto um inquérito com vista a esclarecer cabalmente as denúncias feitas, revela bem o intuito maldoso peculiar ao MLSTP e os seus eventuais interesses num assunto delicado, cujos contornos interessam a estabilidade política interna e a própria segurança do Estado»

    a) A Procuradoria e o Ministério Público alguma vez esclareceram alguma coisa? A Procuradoria não tem um edital à procura do Patrice para averiguações sobre acusação de crimes cometidos durante o governo anterior? Os barcos? o que é feito dos 30 milhões de dólares? Etc Parece que a Procuradoria nunca esclareceu nada e claro está que é menos capaz de esclarecer CABALMENTE;
    b) quando o Patrice Trovoada e o Varela levaram ao TRIBUNAL INTERNACIONAL o Pinto da Costa, então Chefe de Estado, Alcino Pinto, então Presidente da Assembleia Nacional, Gabriel Costa, então Chefe de Governo, esse acto não tinha contornos que interessavam a estabilidade política interna e a própria segurança do Estado? Não mancharam assim o nome de São Tomé e Principe?
    - “ …intuito maldoso peculiar ao MLSTP”. Onde é que está o intuito bondoso do ADI?

    Que miseráveis são esses Trovoadas! Deixem que a coisa se explique sem trafulhices e expedientes tao baixos.

  3. img
    Patrice d Oliveira, Carvalho, Bandeira, Nazaré, Vila Nova Trovadao. Responder

    A ADI só passa tempo a acusar, insultar e fazer-se de vitima. Vão mazeh responder no tribunal. Fla só….
    Deu ou não deu golpe de Estado?
    Financiou ou não golpe de Estado?
    Mandou matar ou não?

    A ADI é uma facao ou partido político? Isso parece mais uma fracção do k um partido político, pork numa fracção ninguém pode contradizer o chefe.

  4. img
    Original Responder

    Antes de dar início à minha explanação,gostaria dizer que O ADI não é o maior partido político em S.Tomé e Príncipe.Os que têm lá são alguns militantes e um bando de vira casacas,camaleões,lambe botas,troca tintas
    bufos,bonecos de corda,pessoas que funcionam com controle remoto como presidente da república e assembleia,pgr,pedintes,fanáticos em
    vassalagem,submissos,etc,etc,etc.Com estes elementos não acho que representam o maior partido em STP.

    Entrando no assunto,diria que é preciso ter descaramento,cara de pau e de lata para vir ao público com esta manifestação e com desculpas de que o Patrice continua focado na sua missão de mudar o País,lutando sem complexos contra vícios instalados e resolvendo os problemas básicos do País.Tudo bem e resto? Vocês não gostariam que vosso messias estivesse livre disto?Quando o livro foi publicado porquê que não processaram o escritor? É justo ter um 1º Ministro suspeito de mandar dar golpe em democracia e mandar executar 3 figuras públicas?Vocês estão loucos?Estão a lidar com pessoas da vossa laia? a justiça local não vai dar em nada nem na África do Sul porque a mulher do Mugabe agrediu modelo no hotel em África do Sul e quando estavam a preparar para julgá-la o Governo imediatamente atribuiu imunidade à mesma,deitando tudo abaixo.Este assunto deveria ser entregue ao INTERPOL e vosso chefe nunca mais teria um sono de 5 minutos.Vocês queriam que MLSTP batesse palmas como batem cegamente? Um chefe que manda dar golpe e manda matar,é bandido e criminoso e seus seguidores só podem ser também bando de bandidos.

    Se voçês têm TVS, Rádio Nacional,RTP África facebook nas mãos,porquê que recorreram a Tela Nom que é um Jornal vosso inimigo nº1 para expor esta babuseira? estão a ver como Jornal é bom? preparem que brevemente vai aparecer mais coisas destas e digo-vos que caldo já começou a entornar.

    Espero que este pequeno digestivo vos faça sentir bem e almoço vem aí.

  5. img
    maria de nazare Responder

    Apenas para dizer bom dia aos compatriotas e dizer para permanecerem focados nos factos:
    O facto é que o próprio Secretário Geral do Partido ADI, não acredita mais no seu mentor e nas suas próprias palavras, mas, tem que justificar o seu cachet….
    O facto é que a turma do ADI já está no desgaste, a excepção do Líder que continua na acumulação da caixa forte, para manter os seus súbditos sossegados.

    O facto é que, para o azar, nem a CHINA está a conseguir convencer a ninguém que trará dinheiro para o cofre de Estado, senão algumas migalhas que inicialmente nos atiraram…..
    Anda pligo, estão em parampas….
    Vamos continuar atentos e focados nos nossos trabalhos e dar o melhor de nós…o país é nosso, os nossos filhos “moram” aqui, e temos que garantir o futuro deles….
    Assim como veio, também irá, temos que conservar o que é nosso….
    Viva a Democracia
    Viva nós….
    Bem aja

  6. img
    ADEUS A ULTIMO SUBREVIVENTE Responder

    CHE CHE é o quê mais? já ficaram maluco? coisa ainda esta para vir, ahhhh agora Piter Lopes e Escritor Nigeriano esta ao serviço do MlSTP? começam a subir avião com vosso chefe porque os santomense já não vos quer como patriota, Vocês são fraccionista ganancioso.

  7. img
    EX Responder

    Só digo quem não deve não teme, se ele nada fez e nada mandou então qual a diferença se for na PGR ou STJ ?
    Não importa onde ou quem terá o processo, se ele nada tem haver com isso.

    Ou como PGR é vossa filial há de fazer as macaquisses e nunca mais isso anda.
    E o STJ é um Órgão Independente agora comandado por gente seria e que não lambe as botas de ninguem e nem pede favores, estão com medo que o processo ande?

  8. img
    verhaverdade Responder

    Estado Direito e Liberdade,Soberano

    Vai haver o momento em que a maioria absoluta vai rondar os 99.9 % e os 90 %(é que não chegamos a tocar-mos aos 100 % porque há problema com as gerações Santomenses, que dificultam a compreensão de consciencialização daquilo que nos é objectivo…”soo primo”…antes de 1975 = % > dos pais com 20 a 30 filhos, e complica…). Nós os Santomense temos aí um desafio, para o desenvolvimento,em cada passo que nos é dado solicitado fonte própria da consciência, daquilo que podemos fazer,somos numero de habitantes. E necessitamos de compreender, este momento, o que fazer com as FONTES ENERGÉTICAS que nos chega à todas localidades do país “instalação das correntes eléctricas, canalizações de água”.

    O que fazer com os policias de investigação criminal que perdem toda capacidade factual e racional da competência de investigação e atira a matar, que não são (MP, FM,OS), quando à hospital para tratar os doentes, e ministério publico e tribunal para ajuizar as acções criminosas, o que fazer com os nossos policias de segurança publica que entra em conflitos com os militares por falta de comprimento da legalidade da lei, em duas instituições da soberania, onde deve atribuir os seus servidores os melhores principio dotado para melhor servir a nação.

    E hoje não podemos deixar de ver há verdade! Durante os 40 anos do nosso crescimento,devíamos estar bem capaz de compreender consciencializar que muitos que passaram pela Rússia ex: URSS,Cuba, Germany,França,Portugal,Brasil,Macau e alguns pela China, e tantos outros países,e tiveram resultados excelentes na conclusão das suas licenciatura- a que consciencializar, ao fazer o nosso caminho caminhando há muitos pedregulho, e fazemos o descalços e só por si obriga a muito sacrifício. E que 1 % ,2 % dos “só primos” não comprometa as maiorias absolutas proveniente das urnas.

    É preciso ter em atenção! FONTE DE ENERGIA, electricidade, para beneficiar-mos dele o homem teve que dar ao trabalho cientifico, Á é uma dádiva da natureza em que o homem teve que dar ao trabalho para ter com melhor qualidade para consumo humano.dai a consciência de o que fazer com as fontes de energia que nos vai chegando!
    NO parlamento há pessoas que tem família em todas dimensão do nível social! Então as famílias das com “poder” façam tudo com consciência para não complicar o desenvolvimento da nação!

  9. img
    adi a comer no prato que sempre cuspiu Responder

    PARABÉNS TELA-NÓN pela tolerância.
    Estou a morrer de riso ao ver um comunicado de ADI no TELA NON.
    Isto quer dizer que Tela Non é o MAIOR e MELHOR.
    Perseguem tanto este Jornal mais o seu Director,
    Para onde enviaram o comunicado para ser Publicado?
    Porquê?
    Porque ninguém mais em STP quer ouvir Radio Nacional e TVS de ADI e Patrice Trovoada.
    ADI a cair como mama da velha.
    VIVA O NOSSO TELA NON.

  10. img
    vicente Responder

    Ao ver e ler o artigo retrospectiva de waldyner Boa Morte da chegada de Patrice Trovoada a S.Tomé depois de dois anos de ausencia do pais acompanhados dos deputados portugueses e o comício na descida de Riboque a frente do mercado movo e esperança que o povo Santomense depositou neste Mentiroso, Rancoroso, e Ignorante só me vem a mente uma unica resposta. ” o culpado fomos nós que confiamos demasiado nas falacias de LEVY NAZERÉ E O SEU GRUPO com mentiras de todos os tipos no seu explicar para complicar.
    Como dizia o meu Avo “Pedon clupaê, nancê tê lazon Nancê, ala omali ca bazá nom ca bê uê di Budu.

  11. img
    Vexado Responder

    O partido ADI, sempre recorrendo as lagrimas de mulher ofendida. Chora, chora, esperneia porque viu beliscada a sua bolacha de ouro.

    Então, o Primeiro ministro ordenou todas as figuras do partido a emitir um comunicado de apoio ao “culto do lider”? Como levy não quer aceitar a cultura do culto imposta no seio do seu partido, recorreu ao cargo que exerce para manifestar o dito “apoio”

    Levy que o faça na sua pagina do facebook.

    Outro ponto: Os jornalistas da TVS leram o comunicado do secretario geral na integra ao contrario, censuraram o comunicado de imprensa do MLSTP ao maximo, passando aquilo que lhes interessava.
    MLSTP, tem aqui uma oportunidade impar de recorrer ao CSI e pedir indeminização ao Director da TVS.

    Só assim, ele comerçará a exercer as funções como manda a lei.

    Patricio tempestade tem habitos feios dos dirigentes africanos.

  12. img
    Aurora da Trindade Responder

    Sera que alguem tera a coragem de dizer ao ADI de viva voz que esse partido esta de tangas? Cuidado que o Patrice ja esta a arrumar as malas….. Reparem bem que nem a mulher dele nem os filhos vivem em S.Tome, e ele simula ser primeiro ministro deste pais. Ja viram ele alguma vez participar nos festejos da independencia ?

  13. img
    E. Tavares Responder

    No passado o ADI faz uma queixa contra Pinto da Costa, Gabriel Costa e outros dirigentes de altura sem nenhum fundamento e hoje que alguém acusa o Patrice Trovada de ser mandante de golpe de estado 2003 e tentar assassinar respetivamente Fradique de Mineze, Pinto da Costa e Óscar Sousa o MLSTP tem todo direito de mandar levantar um inquérito para averiguar a veracidade das acusações. Portanto trata-se de duas pessoas que levantou esta acusação, um escritor Nigeriano que no seu livro e Peter foi amigo do Patrice Trovada.
    Podemos aceitar a hipótese de ser MLSTP por detrás da acusação do Peter,mais como o MLSTP pode convencer o escritor Nigeriano a menter no seu livro? Se mentiu, Porquê o senhor Patrice Trovada e o ADI não acusou o referido escritor por difamação.
    Daí e todas as pessoas que estão a defender o PT por favor respondem me.

  14. img
    adi a comer no prato que sempre cuspiu Responder

    TELA NON,
    Por favor meter ordem e disciplina nos vossos serviços.
    Onde está assinatura de quem assinou este documento?
    Quem representa o secretariado de ADI?
    Não tem rosto? Está com medo de dar cara porque?
    Porque sabem que neste comunicado só tem palhas e nada que se aproveita.
    ADI falar em ódio,rancor,perseguição,difamação!!!!!!
    É o que ADI mais sabe fazer é sempre fez.
    Por isto a administração central e o país está como está.
    Próxima vez Tela NON,
    Não tem assinatura, Nao tem publicação e ponto final.
    Que mandem o comunicado para o DEBATE AFRICANO para ser lido por Abílio Neto.

  15. img
    Maria Responder

    O livro de David Oladipupo Kuranga, publicado em 2013 resulta da sua tese de doutoramento ,dirigida pelo professor Roy Licklider, nos EUA em 2010.

    A tese pode ser encontrada na internet- rutgers-lib-27459_PDF-1.pdf – na pagina 85, esta uma alusao a Patrice Trovoada como provavel financiador do golpe de 16 de Julho de 2003.

    Portanto desde de 2010 que estas informaçoes foram tornadas publicas.

    Nao fora a aversao que STP parece ter aos trabalhos de investigaçao cientifica, talvez, até, um estudante saotomense em pos-graduaçao, pudesse eventualmente aprofundar a questao. Assim poderiam argumentar de outra maneira, evitando ter que cair em querelas partidarias. Fica a dica para as Universidades de STP.

    Desde 2010 que esta informaçao foi tornada publica.

    na pagina 61, o autor disserta sobre os “Bufalos”. Alias da pagina 51 à 92 é dedicado todo um capitulo a Sao Tomé e Principe

    • img
      Original Responder

      MLSTP é que encomendou o livro?
      MLSTP é que escolheu a tese do escritor?
      MLSTP é que relacionou figura dos Búfalos com PT?
      MLSTP é que mandou matar Pinto da Costa,Fradique e Óscar?
      Vocês sem querer estão a enterrar-se na lama defendendo um caso que um cego vê.Em vez de olharem para dentro do vosso partido fazer um trabalho de casa junto ao vosso ídolo, estão a entreter o público com uma matéria tão delicada e ao mesmo tempo estão a fazer grande favor aos Santomenses divulgando este plano macábro cada vez que insistem nisto.Sai à rua e
      pergunta quantas pessoas assistem vossa estação de tvs e RN?
      Já viram que só vocês acreditam em vós próprios?
      Abel,não dá para criar uma tipografia com apoio dos nossos leitores para imprimir estas notícias de forma a serem mais divulgadas tendo em conta que muita gente não tem internet?
      Estas notícias têm que estar acessível ao povo miúdo eleito por PT.

  16. img
    Original Responder

    MLSTP é que encomendou o livro?
    MLSTP é que escolheu a tese do escritor?
    MLSTP é que relacionou figura dos Búfalos com PT?
    MLSTP é que mandou matar Pinto da Costa,Fradique e Óscar?
    Vocês sem querer estão a enterrar-se na lama defendendo um caso que um cego vê.Em vez de olharem para dentro do vosso partido fazer um trabalho de casa junto ao vosso ídolo, estão a entreter o público com uma matéria tão delicada e ao mesmo tempo estão a fazer grande favor aos Santomenses divulgando este plano macábro cada vez que insistem nisto.Sai à rua e
    pergunta quantas pessoas assistem vossa estação de tvs e RN?
    Já viram que só vocês acreditam em vós próprios?
    Abel,não dá para criar uma tipografia com apoio dos nossos leitores para imprimir estas notícias de forma a serem mais divulgadas tendo em conta que muita gente não tem internet?
    Estas notícias têm que estar acessível ao povo miúdo eleito por PT.

  17. img
    Felisberto Espirito Santo Responder

    Se duvidas existissem sobre o alegado financiamento do golpe de estado de 2003 por parte do PT quando este utiliza o termo ingrato em alusao ao PL. Ficou claro que o PT esteve em conluio c o PL.

  18. img
    verdade Responder

    Abel,
    Penso foi um grande erro ter publicado esta noticia. É que o comunicado, alem de não estar assinado, não leva, nem o cabeçalho nem o carimbo que identifica o partido ADI. qualquer um pode ter escrito esse texto que não validade nenhuma e não deveria servir de prova desta noticia. Penso que o Télamon já uma reputação e uma abrangência muito grande para cometer este tipo de erro.

  19. img
    Martelo da Justiça Responder

    Afinal o ADI já manda comunicado para um PASQUIM que sempre criticou? Já reconheceu a importância do TELA NON? Onde é que para o PARVO? Qualquer coisa vai mal com esse Partido. Decididamente estão desorientados! Quando se começa a reconhecer o mérito do adversário é porque o Rei vai nu. É motivo de reflexão para aqueles que ainda acreditam no ADI.

  20. img
    Martelo da Justiça Responder

    Se não estou no erro, não vi este comunicado do ADI nem na página do Partido na internet nem no Jornal digital “O PARVO”, porque será?

Deixe um comentario

*