Política

Caso 25 de Novembro : Advogado do único sobrevivente diz que o Juiz impede a defesa

Migues João um dos advogados de Bruno Afonso, vulgo Lucas acusa o Juiz que vai julgar o caso no dia 25 de setembro de negar a defesa do arguido o acesso ao processo-crime.

O advogado diz que o Estado são-tomense pretende desta forma evitar que seja provada a inocência de Bruno Afonso.

Bruno Afonso, é o único sobrevivente da acção de tortura e morte que aconteceu no quartel do exército no dia 25 de Novembro de 2022. Há duas semanas que está em liberdade para ser presente a julgamento no dia 25 de Setembro.

Na sexta-feira 15 de setembro, Lucas foi ao Tribunal da Primeira Instância para cumprir com a medida de coação decidida pelo Juiz. Duas vezes por semana tem de se apresentar no Tribunal.

O arguido está preocupado com a sua segurança. «O que me preocupa é a garantia de segurança nossa com esse julgamento, porque não só eu pode correr perigo, mas sim todos os que podem ir ao julgamento podem ter problema», desabafou.

Questionado pelo Téla Nón sobre as causas do sentimento de insegurança, explicou que «os militares que eu identifiquei na justiça como actores da chacina, foram todos promovidos. Isso deixa-me com medo», precisou.

Mesmo assim prometeu contar toda a história de 25 de novembro de 2022 durante o julgamento. Bruno Afonso diz que se sente ameaçado porque é a única prova viva, do que aconteceu no quartel do exército.

«Sou inocente. Não entendo como me torturaram tanto ao ponto de eu ter ficado um homem inválido», reclamou.

No entanto, o advogado do arguido acusa o Tribunal de tudo fazer para impedir que a inocência do cliente seja provada em julgamento.

«O Estado são-tomense tem  tirado todas as garantias de defesa ao Lucas. Há 3 semanas que fiz um requerimento ao Juiz pedindo o processo para consulta. Depois do despacho que marca a data de julgamento o arguido tem 15 dias para apresentar a contestação, e este prazo termina hoje(sexta feira», referiu o advogado.

Segundo Miques João, «o juíz não entregou o processo. Assim como foi orquestrado os acontecimentos de 25 de Novembro, assim está a ser orquestrado passos para impedir que Lucas possa garantir e provar a sua inocência».

A justiça são-tomense suspeita que Bruno Afonso, é um dos orquestradores da alegada tentativa de golpe de Estado. É acusado pelo Ministério Público da prática de crime de alteração violenta do Estado de Direito na forma qualificada.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Margarida Lopes

    16 de Setembro de 2023 at 19:20

    Bruno Afonso ” LUCAS”,tome todas as precauções necessárias para lidar com estes fdp de criminosos assassinos, que foram já preparados e comprados pelo pior fdp desgraçado de STP, o Patrice TROVOADA. Pedimos-lhe encarecidamente que grave tudo,TUDINHO com detalhes sobre este maquiavélico TROVOADA-massacre do 25 de novembro de 2022, o bárbaro e violento tratamento de tortura que foi reservado a muitos cidadãos são-tomenses, cujo 5 deles( você é o único sobrevivente que eles querem eliminar)morreram atrozmente após as pancadas, na presença do próprio Patrice TROVOADA que acabava de ser empossado como 1° ministro ,depois de 4 anos de fuga de STP( foragido pela 5a vez,no fim de cada mandato de PM sem nunca entregar a pasta). Por esmola, enviem para o exterior( diáspora)a tal gravação completa sobre o sucedido violento do crime assassinato,com os nomes e graus/cargos de cada um dos executores presentes para acrescentar no 📂 dossier CRIME,para poder ganhar tempo no procêsso da justiça internacional sobre este ASSUNTO que infalivelmente terá lugar (também) fora de STP, cujo arguido principal é o mandatário PATRICE TROVOADA, ARMINDO, CARLOS VILA NOVA, JORGE AMADO e outros capangas criminosos. Ainda estámos longe do 10, dos 20, dos 30 anos do crime assassinato do 25/11/2022 em STP.
    QUI VIVRA VERRA!

    • VAI TU

      18 de Setembro de 2023 at 18:21

      Acho minha Senhora, que alguma coisa em si, nega ter discernimento, para analisar os factos.
      Este Sr. Luca, é CULPADO por tentativa contra o Estado.
      Se foi o PM ou outro, a pagar para ele estar naquele sítio e aquela hora e depois denúnciar militares, é porque é CULPADO, agora que cuspa tudo que sabe.
      Seja PM, PR ou outro ele tem que dizer quem o contratou. Se foi um dos que foram assassinados, esse de certeza disse quem estaria a por trás

  2. Carmén TROVOADA

    16 de Setembro de 2023 at 19:33

    Lucas, faça-nos o favor de dizer a verdade, tudo o que sabe sobre estes assassinatos do dia 25 de novembro de 2022, no quartel onde esteve presente o 1°ministro Patrice Trovoada, que acabava de ser nomeado.
    Não tenha medo porque há presenças de quem de direito” direito do homem “para vigiar o bom desenrolar do procêsso judiciário. STP não está completamente desemparado tem-se tomado muito cuidado porque a situação é preocupante a nível internacional, embora possa se pensar que a negligência é total.
    Estámos ATENTOS…sabemos que o JULGAMENTO não vai se limitar apenas em São-Tomé, acompanhámos este dossiê com muito interesse.

  3. José António

    16 de Setembro de 2023 at 21:42

    Vi num dos trechos da entrevista do Lucas a dizer que no dia 25 ele estava numa festa de Noite Jovem e foram lá buscá-lo para torturá-lo
    Esta é conversa para boi dormir. Quantos jovens estavam nesta festa de noite jovem. Porque é que prenderam-te e não prenderam outros tantos jovens que estavam nesta festa. Tu és politico? Tu és algum agente? Porque é que os militares foram te prender se tu não tens nada com isso. Como não prenderam outras pessoas.
    O senhor Mike João quero ser esperto, mas é um homem mediocre, pois pensa que defender alguém consiste em falar alto e boberias.

    • Carmén TROVOADA

      18 de Setembro de 2023 at 10:50

      José António Varela, dá a cara…2° dizem ,que você serve de mulher para o seu mestre Patrice TROVOADA, que pela mesma ocasião também consome a sua parceira, porque pelo que parece o PT come e tem gôsto pelo azedo e pelo amargo…satisfaz-se nas duas ratoeiras.
      O Patrice Trovoadinha deve pedir ao bruxo dele para lhe dar força sobre-natural para poder aguentar o amargoso que está no caminho dele…e por longo momento. Desejámos-lhe muita coragem, a ele, ao Afonso da Graça Varela e alguns poucos desgraçados que fazem parte dos MATADORES de HOMENS.
      J.A. quem é um grande fdp?

  4. alberto costa

    18 de Setembro de 2023 at 17:21

    Patrice Trovoada viajou para um mês estar fora do país, devido o julgamento previsto para 25/Setembro proximo.
    Ele sabe bem o que está a fazer.
    Já está tudo coxinhado com uma possível invasão dos militares envolvidos nas mortes após o massacre no quartel.
    Lucas…muito cuidado e peça desde já a protecção das Nações Unidas para o julgamento.
    Está perigosíssimo.
    Viu que Patrice já bazou né.
    Porquanto Vila Nova foi ao Príncipe fazer férias, Celmira Sacramento também já viajou para exterior.
    Quem é presidente interino do país agora é Abenilde d’Oliveira.
    Mer** muito éééhhh.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top