Vacina contra gripe H1N1 em Junho

Com apoio da OMS, o ministério da saúde pretende em 15 dias vacinar 16 mil pessoas contra o vírus H1N1, causador da gripe suína. Eduardo matos director dos cuidados de saúde, anunciou para Junho o início da campanha de vacinação que terá alvos bem definidos.

16 mil doses de vacinas contra a gripe H1N1, faz parte do donativo da OMS a favor de São Tomé e Príncipe. O surto da gripe suína que deflagrou no arquipélago no inicio de 2010, provocou pelo menos duas mortes, mas segundo a direcção dos cuidados de saúde, a doença já está controlada.

Em Junho o serviço nacional de saúde vai utilizar as 16 mil doses de vacina, para proteger grupos populacionais bem definidos. Mulheres grávidas, crianças menores de 5 anos, pessoas portadoras de doenças crónicas, e os profissionais de saúde são os alvos da campanha de vacinação. «Ainda este mês vamos receber cerca de 16 mil doses de vacinas. Já recebemos alguns equipamentos para vacinação e a verba disponível pela OMS já está garantida», explicou Eduardo Matos na qualidade de director dos cuidados de saúde.

São Tomé e Príncipe não tem meios para diagnosticar o vírus H1N1. O laboratório sub-regional de Yaoundé – Camarões tem sido a referência nacional para a despistagem do vírus. A prevalência da gripe A em alguns países vizinhos, obriga as autoridades sanitárias do país a estarem vigilantes. «Com a gravana(estação seca) aumenta os casos de infecção respiratória, e na sub-região africana em alguns países o surto da gripe H1N1 está a começar agora», salientou Eduardo Matos.

O programa de vacinação contra a gripe A em Junho vai demorar 15 dias.

Abel Veiga

  1. img
    Eduardo Neto Responder

    1-Eduardo Matos ja faleceu
    2 .H1N1-2009 e causador da gripe pamdemica A, nao gripe suina
    3 grupos alvos no primeiro lugar de vir os tecnicos de saude, por se adoencerem ???
    Obrigado Eduardo Neto

  2. img
    NELSON Responder

    na europa e america ja se descobrio que a istoria da gripe nao paçou de um fiasco.muitos ja recusarao as vacinas e sao tome suposta mente sem dinheiro compra resto dos lotes recusado pelo resto do mundo.so entendo uma coisa mais ums senhores diretor vai vir comprar 4×4 posca ou comprar umas belas quinta para andar aus tiros de noite com populaçao local que o elegeu.e biba stp.

  3. img
    ela Responder

    não tem cabemento esta vacina,ñ deixa de ser mais uma treta,pra desviu de fundos. abra os olhos povos ñ aceita a vacina nenhuma,é só contrair mais duênças. beijos adoro meu povo da stp

  4. img
    mariana salvaterra Responder

    vacinas.A Europa ficou com grandes stock. desta vacina devido a ganancia do lucro dos concórcios.. e depois a populacao europ. recusou-se devido nao haver estudos suficientes e os efeitos culáterais foram graves e houve casos de 100 mortes e um numero de aleijados… com 2 mortos em s.tomé !.. pesso aos governantes do nosso país que ponderem a meditar melhor neste assunto . já que a pressao europeia irá ser sem escrúplo de escoar os seus estoques em africa.OS FRANCESES, SUECOS E outros mais conhecedores da fisica e quimica foram os mais regeitaram serem vacinados boa sorte para o povo amado.

  5. img
    Eula Responder

    Descordo dos comentários acima citados.Antes da implementação da vacina na sociedade, vários estudos foram realizados e os sucessos ao longo dos estudos foram satisfatórios.
    A vacina é uma forma de mimetizar a incidência de morbi-mortalidade principalmente em populações de riscos (crianças, grávidas e portadores de doenças crônicas).
    Acompanhei de perto em 2009 e início de 2010 as situações dos pacientes que portaram a doença, e não é nada agradável o trauma vivido tanto para os pacientes como para os seus parentes, e não gostaria que esta calamidade acontecesse em nosso arquipélago.
    A OMS disponibilizou a vacina para todos os países (desenvolvidos e em desenvolvimento).
    Nós os santomenses que enquadramos no grupo de países onde as condições de saúde são de difícil acesso, portanto a melhor forma é PREVENÇÃO e não aguardar as gravidades.
    ORIENTO todos a tomarem a vacina. Eu graças a Deus tive a oportunidade de toma-la em março/2010 e estou satisfeita.
    Até então não vi nem ouvi nenhum caso de efeitos endesejaveis decorrentes da aplicação da vacina, além de discreta dor local de duração imediata semelhante ao que acontece com todas as vacinas de aplicação subcutânea. Vamos deixar de ignorância e dar mais valor a Saúde, vida da população com extremo respeito. Agradeço a compreensão, e peço desculpa pelo mal entendimento.
    Atenciosamente. Eula

  6. img
    mariana salvaterra Responder

    com todo o respeito sr d. eula eu nao sou uma pessoa ignorante,pelo contrário,e também é um facto que morreu ao todo cem pessoas onde vivo na europa e em portugal cerca de 5 mulheres gravida perderam a crianca dias depois de terem apanhado a vacina.nao acredito que a senhora nao saiba porque nós vivemos in “global vilege” com RTP.pt de certeza que a senhora tem noticiais dos efeitos culáterais mais se quizer oculta-los faca o como que quizer mas nao se trata de ignorancia.

  7. img
    Filho de Deus Responder

    SÓ AGOARA ÉÉÉÉÉ A GENTE ESTAVA A ESPERA DOS NOSSOS PARCEIROS PARA NOS AJUDAR NA COMPRA DAS VACINAS E SÓ AGORA É TIVEMOS A CONFIRMAÇÃO DELA, POR ISSO É QUE VAMOS ARRANCAR COM A VACINAÇÃO EM JUNHO, OU SEJA COMO PRENDA AS CRIANÇAS POR SE TRACTAR DOS MÊS DAS CIRANÇAS……

  8. img
    mariana salvaterra Responder

    em tempo sr. d. EULA aí vai mais alguns factos 1. o nome da lab. que produz a vacina é “NOVARTIS” 2.decorre um inquerito aberto no parlamento ingles para apurar porquê, que org. mundial da saúde “WHO” decretou a “PHASE 6″ fase 6 de pandemia,3.quem ganhou e se foi as companhias farmaceuticas.4 Austrália e nova Zelandia constataram que a forma da era “Mild FLU” “Gripe ligeira” 5. o lucro da Novartis foi 8% em 2009 custou a Franca 600 milhoes de euros $739 milhoes de dólares 515 milhoes de libra esterlinas .7.está a se apurar a polémica das de acusacoes entre o parlamento e os fabricantes.8. quanto o caso dos efeitos culaterais o Dr.o Guillain-Barré fala duma forma rara de desordem no sistema nervoso que estraga os nervos e infraquece e provoca paralesia. na Suécia 1000 casos graves estam em estudo e morreram mais um dezena em portugal 5 mulheres gravidas perderam o feto e noutros paises também. 94 milhoes de vacina nao foi usada, conclusao vai a “BBC” ou “daily telegraph” se quiser saber mais
    meus respeitosos cumprimentos

Deixe um comentario

*