Night ARMADA

Armas de guerra como AK47, catanas e facas, foram apreendidas pelo comando da polícia do Distrito de Água Grande numa pequena operação realizada na madrugada do último sábado na discoteca africana.

A Polícia diz que fez uma mega operação na madrugada do último sábado, mas analistas em São Tomé, consideram que foi uma pequena operação. Seria mega operação de fiscalização dos homens e mulheres que se mergulham na NOITE são-tomense, se outros centros nocturnos da capital também fossem alvos da operação policial na madrugada de sábado.

Aí sim, tudo indica que o número de armamento de guerra apreendido, poderia ser muito maior, tendo em conta a capacidade financeira de homens e mulheres que frequentam, uma determinada discoteca da capital, que por sinal não foi alvo da operação.

Na operação da madrugada de sábado na discoteca Africana, a polícia nacional revistou as viaturas estacionadas nos arredores da discoteca e apreendeu uma arma de guerra AK-47 e mais três carregadores cheios de munições. Também foi apreendida uma arma de guerra de fabrico russo, Makarof com o carregador repleto de munições. São armas que só podem ser utilizadas por forças militares. Machins ou catanas, punhais e outras armas brancas também foram apreendidos.

A operação policial, foi realizada após o assassinato alguns dias antes, de um jovem nos arredores da discoteca. O jovem foi assassinado por um grupo de três outros jovens, a golpe de garrafa de cerveja que perfurou a região abdominal.

Por outro lado, na última reunião do Conselho de Ministros, o governo anunciou que decidiu aprovar um diploma que visa não só disciplinar o uso de armas de fogo na posse de particulares, como também controlar a sua posse e utilização.

O Conselho de Ministros, diz ainda que o diploma aprovado adopta mecanismos que facilitam o registo das armas de fogo na posse de particulares, e conforme os caso, a recolha e ou destruição quando não se revelarem necessárias à defesa pessoal do seu detentor ou proprietário, ou ainda ao exercício de quaisquer actividades no seio das forças de segurança e manutenção da ordem pública.

O Governo avisou que decorrido o prazo estabelecido, sem que a regularização tenha lugar, reafirma a sua inabalável determinação em identificar os infractores e levá-los à justiça, numa aplicação estrita da lei em vigor sobre a matéria.

A operação policial do último fim-de-semana, veio provar que em muitos casos, os homens e mulheres são-tomenses habituados a sair de casa meia-noite ou nas primeiras horas da madrugada, para se “tarracharem”, acabam por entrar na noite são-tomense, com missão de combate. Nas viaturas, guardam armamento de guerra, que no caso de haver motivo para começaram a cuspir fogo, pode arrasar por completo os centros da NIGHT.

No balanço da recente reunião do Conselho de Ministros, o Governo reconhece que há disseminação de armas de fogo no seio da população. Note-se que São Tomé Príncipe conheceu duas situações de golpe de estado militar e uma sublevação armada da polícia nacional. Situações em que alguma quantidade de arma de guerra, pode ter saído do controlo das autoridades.

Abel Veiga

  1. img
    Mimi Responder

    Nota dez para o controle de armas de fogo! Do jeito que a sociedade esta caminhando, nao se pode mesmo ter armas em maos erradas.
    Entretanto, em relacao aos machins, espero que estes sejam apreendidos só à noite mesmo, uma vez que durante o dia muitas sao as pessoas que dele precisam para a agricultura.
    Por outro lado ainda, a arma do crime da semana passada foi uma garrafa de cerveja. Por isso, alem das investidas para o controlo de armas de fogo e outras, que concordo sejam feitas, espero que a policia esteja mais presente nao como uma policia repressiva mas com agentes que imponham confianca e seguranca publica.
    E mais, precisa-se de dar muita atencao ao consumo e comercializacao de drogas uma vez ao se instalar na sociedade transforma-se num cancro incuravel. Ja bastam os problemas naturais de pobreza. Que nao haja a droga tambem como praga em S. Tome e Principe!

  2. img
    Sum Megingo Bolo zete Responder

    É como país esta nóm Molé..!!

    • img
      Zé Cangolo Responder

      Não amigo. O País não está assim. Peno que as institutições envolvidas nesta pequena operação actuaram tentando ter excesso de protagonismo e acabaram por criar um grande alarido no seio da população. Deveriam ter feito a mesma operação em segredo e em vários lugares de risco para depois apresentarem o balanço periódico (trimestral, semestral ou anual). Actuar acompanhados pela Comunicação Social foi uma má ideia, agora as pessoas que têm armas ilegais hão de guardá-las a sete chaves. Por outro lado a Procuradoria Geral da República tem que abrir um inquérito para apurar as responsabilidades dos implicados, os civis não podem ter armas de guerra.

  3. img
    Colomba Responder

    Em que é que ficamos?
    Foi uma pequena ou mega operação?
    As discotecas e outros centros nocturnos em S. Tomé são para as pessoas se divertirem ou para “jogos de guerra”?.
    A notícia foi uma novidade para mim.
    Cumprimentos.

  4. img
    Francisco Ambrósio Agnelo Responder

    Já faz tempo que este tipo de operação não é feito no País. Nos tempos idos, fazia-se a operação STOP, cujo objectivo era impedir a penetração dos inimigos. Essa operação ajudava no controlo das armas seja elas de que natureza fosse, deixando o cidadão seguro, e ao merecer da confiança das autoridades. Esta prática foi caindo por terra, dando margem para que cada um adquirissem os seus materiais a qualquer custo. O homem São tomense sob dar à devida cobertura aos homens São tomenses. A aquisição deste material exclusivo, tão importante para um sector que é a força armada, merece a condenação. Isso demonstra quão as pessoas tornaram selvagens num País tão nobre como o nosso. Que as autoridade saberão dar os devidos tratamentos ao caso.

  5. img
    Lupuye Responder

    E absolutamente necessario controlar as armas nas maos dos militares. Sao esses que estao passando as armas as populacoes. Nao se esquecam que se um homem tem nas maos uma arma e muito facil usa-la porque ele se sente mais forte e poderoso.
    Agora que drogas, prostituicao e outros estao entrando em Sao Tome, a aquisicao de armas de fogo para protecao do que e “seu” e da sua zona de acao tambem vai-se proliferar. So os policias, guardas, guardas noturnos autorizados e pessoas do genero deviam usar armas de fogo. Nao precisamos disso em Sao Tome, pais pacifico, sem violencia do genero.
    A melhor forma de resolvermos os problemas e conversando ou levando o assunto a policia e ao tribunal. Mas se tivermos que recorrer a violencia, continuemos como vinhamos, resolvendo as nossas querelas a punho, as pedradas e pauladas (mesmo que isso nao seja a melhor solucao aos problemas). Evitemos as armas de fogo pois que elas matam muito facilmente e depois damos “o mal empregado”. Mas sera muito tarde.

  6. img
    NINA Responder

    MEU DEUS…

  7. img
    JACA DÓXI Responder

    A carrinha do Mitsubishi L200 do Adelino Izidro tem duas armas AK47, façam uma operação STOP e vocês (a polícia) vão apanhá-las.

    • img
      cumade Responder

      Tinha meu caro Jaca Doxi. O gajo escondeu as armas assim que o seu guardar “espalhou” a perna do yon ladlon em monte macaco. Mas tenho a acrescentar que muita gente tem armas de guerra em sua posse. Os politicos (ministros, juizes, membros influentes dos partidos politicos, etc) no exercicios das funcoes usam essas armas como defesa pessoal. Infelizmente, depois de deixarem esses cargos essas armas nao sao recolhidas e ficam nas maos desses, que muitas vezes,sao negociadas para homens de negocios nacionais e estrangeiros, perdem simplesmente, sao roubadas nos carros ou roubadas por catorzinhas.Sera que as forcas militares e paramilitares tem controlo dos paios de armamento? Entao como explicam de onde vinham as granadas que eram usadas para matar peixe nas praias mais remotas?
      E necessario um controlo muito cerrado sobre o uso de armas de fogo de grandes calibres ( as armas de guerra).

  8. img
    Rebas Moris Responder

    quem tem armas são pessoas ligadas ao Poder, nomeadamente os ex colaboradores do Miguel trovoada, ex colaboradores do Fradique e os actuais colaboradores do Patrice trovoada,os colaboradores do rafel Branco ect etc. Comecem por eles

  9. img
    olho grande Responder

    queria dizer boa imagem

  10. img
    Adlander Aragão Responder

    É muito bom saber que as nossas policias estão tentando trabalhar noutras árias exentas de aprenção de motorizadas dos coitados motoqueiros frutos da pobreza do país, infelizmente só tomam essas decisões, depois de perdas de vidas humanas, se me lembro bem sempre que ha algum acidênte com perda de vida, as nossas policias fazem opeção stop, agora como é agreção numa discoteca ai estão eles dinovo, menos mal, mais quero deixar um concelhos aos nossos policias, precisam de fiscalizar tudo que diz respeito a infração de ordem publica , não só os motoqueiros, mas tb à casos desses , pessualmente já presenciei brigas na rua com agentes da policia acistindo, e só actuando depois de haver agreção. por isso mesmo meus senhores mão no trabalho!

  11. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus amigos
    Na na nossa República das Bananas de São Tomé e Príncipe (RBSTP) tudo é possível. Não consigo entender como é que um país que nunca esteve em guerra civil, armas de fogo esteja andar de mãos em mãos? . Como podemos pensar investir no turismo uma das grande indústrias para o nosso desenvolvimento dando essa péssima imagem de um país sem garantias de segurança, corrupto e sem credibilidade?

    Abraços

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Carissimo Carlos Ceita,

      Tocou num ponto fundamental, o Turismo, sem segurança e autoridade do Estado podemos esquecer esse sector e alguma esperança nele para o nosso desenvolvimento.

      Nao é em vao que o Turismo Caboverdiano ressentiu com algumas ondas de criminalidade, sobretudo os crimes de sangue.

      STP pela dimensao e caracterizaçao social, so deveria ser permitido o uso e porte de arma as forças de segurança, e mais ninguém. Politicos e afins, o cidadao normal nao precisa de arma, a nao ser que as forças de segurança nao garantam a seguridade no arquipelago. Aqui vem ao de cima, a assumpçao da incapacidade de as proprias forças de segurança cumprirem as suas missoes e a razao da sua existência.

      Haja logica!!!!

      Saudaçoes,

  12. img
    Ze Mulato Responder

    Discordo veementemente! O povo Santomense deve ter o direito de uso e porte de armas de fogo sem interferencia ou regulamento do estado (governo). Este direito deve ser “Direito Constitucional” do povo de Sao Tome e Principe. Objectivo: defender e proteger a riqueza e o patrimonio nacional.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_emenda_da_Constitui%C3%A7%C3%A3o_dos_Estados_Unidos_da_Am%C3%A9rica

    A Segunda Emenda:

    “Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser impedido.”

    • img
      Tluki Sun Deçu Responder

      Para defender arma de fogo nas mãos da população só podes ser zé mulato mesmo. Não se esqueçam que ele foi um grande traidor da pátria São-tomense. A polícia está a fazer um bom trabalho.Só espero que façam também noutros centros de diversão noturna e não só nos arredores da discoteca africana porque muita coisa ruín se passa camufladamente na nossa cidade como droga e jogos de dinheiro em plena praça pública e as vezes a luz do dia.

      • img
        l Responder

        Cidadao Saotomense idoneo tem direito a posse de armas para defesa pessoal e da sua propriedade. Essas sao licenciadas e controladas pela policia nacional. Os calibres tambem sao controlados pela a nossa PN de acordo com a lei vigente. O que esta em causa e o uso de armas de grandes calibres como AK47, Makarov, TT, etc, armas de grandes calibres destinadas ao uso exclusivo das forcas armadas. Nem a policia deve usar essas armas e e por isso que ultimamente vemos policias com metralhadoras de calibre menor.

  13. img
    Edson Francês Responder

    Este tipo de operação deve permanecer. Acho inadmissivel que cada invididuo tenha em sua posse armas de guerra como o AK47, pois o nosso São Tomé e Principe é muito pequeno para esses tipos de coisas! Daqui a pouco estaremos como a Libia ou Iraque aonde todo mundo tem armas de combate em sua casa! Um bem haja a policia distrital de Agua-Grande!

  14. img
    Edson Francês Responder

    Digo mais, todos os individuos tendo em sua posse ilegalmente armas como AK47, Makarof e outros tipos de armas devem ser presos e julgados. Hà que se saber sobre a verdadeira origem dessas armas!

  15. img
    Gé Borges Responder

    Meus Caros
    Já estamos na altura neste País para controlar as armas de fogo que estão na posse dos “Civis” e outros individuos alheios…
    Porque existem muitos Individuos que têm na sua posse mais de 3 armas de fogo (Armas de Guerra) guardados nas suas residencias, e não sei porquê!!!
    Ou essas mesmas pessoas pensam fazer mal a sociedade que temos?!!! Porque se é para guardar a sua residencia ou algo parecido, não é necessariamente mais de 2, e pior… são ilegais, sem nenhum papel ou documento de controlo e nada.
    Os ex.Militares, os Para-Militares… e outros Cidadãos…
    As Entidades Competentes têm que intervir neste sentido…

    Bem Haja São Tomé

    STP rumo ao Desenvolvimento

    Gé Borges

  16. img
    E.Santos Responder

    Unidade, Disciplina e Trabalho.

    Está na hora de fazer valer a Disciplina no país. Disciplinar o povo que o PCD ajudou a tornar indisciplinado e mau a custa de tanta corrupção e arrogância que intalaram no país.

    Este foi o resultado do “salve-se quem puder”, a lei da selva em que nos mergulhamos nos últimos 20 anos.

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Meu Caro,

      Com toda a razao, os ultimos 20 anos desembocou nisto e as consequências sao estas e outras por apurar.

      Um dos objectivos do programa deste governo é repor a autoridade do Estado, por ordem e garantir que o cidadao se sinta seguro.

      Vamos a ver como o Governo resolverá essa situaçao de impunidade, insegurança e riscos que esta sujeita a populaçao. É preciso passar das palavras a acçao, tornar visivel e perceptivel os desejos e as intençoes.

      Sendo Ilhas a tarefa nao se afigura dificil e impossivel, pelo contrario, a natureza fisica ajuda imenso.

      Saudaçoes

  17. img
    GENERAL Responder

    O direito ao uso e porte de armas de calibre para defesa pessoal é legítimo num país como STP onde a polícia é ineficiente.
    vários são os casos de pessoas que vivem em zonas remotas dos nossos distritos, em que quando precisam da polícia para resolver um problema, polícia diz que não tem meios, não tem agentes, não tem viaturas, etc, mil desculpas para não se deslocarem ao auxilio. como vão estas pessoas defenderem-se?
    Obrigado

    • img
      ngstp Responder

      é de frisar que nenhuma arma de guerra tem direito a legalização?

  18. img
    Joscon Responder

    Sobre a noite dos arruaceiros

    Ao analisar de forma clara e inequívoca esta situação, fico ao mesmo tempo perplexo e estarrecido. A situação é deveras preocupante. Antes de mais, vamos analisar calmamente os factos que estão por detrás destes comportamentos desviantes e anómalos.

    A visão que me foi transmitido pelo comum cidadão São-tomense na outrora, mostrava que o povo era cordato, pacífico, sensato e prudente. Parece-me que estes elogios desapareceram dentro do actual panorama social do povo do homem São-tomense, logo os valores morais, culturais, cívicos e de cidadania, estão prestes a desaparecer de forma exponencial. Penso que a este facto, deve-se em certa medida ao fenómeno de mundialização ou globalização, a falta de representatividade das autoridades nas acções do quotidiano, a falta de um poder judicial forte, a falta noção da civilidade, a falta de solidariedade e de companheirismo.

    A sociedade São-tomense está a desestruturar de forma paulatina, por isso, urge pôr cobro a esse estado de entropia e de caos que ameaça a estrutura social do povo São-tomense. Vamos analisar a situação de forma clara, objectiva e transparente:

    De onde vieram estas armas? De contrabando ou tráfico de armas? Dos militares e das formas armadas? Como é que as armas de guerra foram parar nas mãos dos civis? Quem pois a disposição do cidadão comum as armas citadas anteriormente. Porque que essas armas são usadas como meio de intimidação, de prepotência e de poder?

    Creio que em São-tomé e Príncipe, o cidadão comum conhece todos aqueles que são portadores deste tipo de armamento. Todos aqueles que possuem grandes parcelas de terras ou roças, altas figuras do poder e correlegionários e, alguns civis bem abastados possuem armas na sua posse. O fenómeno está próximo de uma epidemia.

    Não vamos ser cínicos, nem tão pouco hipócritas, em dizer que fulano possui e sicrano não. Há um fechar de olhos nesta sociedade cada vez mais hipócrita e cínica.
    Penso que as autoridades policiais devem obrigatoriamente intensificar as rusgas todas as semanas, a partir da quinta-feira e prolongar-se até ao domingo, junto das discotecas e outros lugares similares, com teste de alcoolemia ou de bafometro, instalando operações de stop dentro das principais artérias da cidade e de periferia, a todos os veículos e condutores e, sem excepção. Espero que as noites de tarraxinha e outros ambientes dançantes e de gastronomia não se transformam em tragédia.

  19. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus amigos e em especial ao Celso Junqueira que acertou no exemplo do que está a acontecer ao turismo dos nossos irmãos caboverdianos em consequência de episódios de violência. Porque é que o turismo é importante para nós. Ainda há pouco os médicos fizeram greves e o governo respondeu de que o país não possui recursos para satisfazer as exigência desta classe. Para ser verdadeiro ambos tem razão (Governo e os médicos). O salário auferido pelos médicos é indigno para quem estudou para um curso tão exigente. Como não considero o salário mínimo nacional suficiente para levar uma vida com dignidade.
    Por outro lado o país nem ontem nem agora dispõe de recursos suficiente isto já sabemos. O que é que nos produzimos em milhões de dólares para exportar? O cacau ainda é o nosso principal diamante.
    Sempre importamos mais do que exportamos.
    Como disse o articulista Ludmilo Tiny sobre básico da economia, não é necessário ser guru da economia para concluirmos que é preciso criar riqueza para poder distribuir. E nós temos onde podemos criar a riqueza/Recurso que tanto desejamos. (Turismo, Agricultura e pesca). Ao invés de estarmos constantemente a lamentar a falta dele e em muitos casos maltratar os sectores onde reside os desejados recursos. Então deveríamos ter um plano visão estratégica e sobretudo vontade politica para estes sectores e avançar decididamente com ajuda dos países amigos e com experiencia na matéria.
    Agora no nosso leve-leve não vamos lá.
    Sobre a segurança propriamente dita fiquei chocado com o que li do Ze Mulato.
    Meu caro num país a sério digno deste nome regido pela lei e constituição, só os militares e outras forças como a polícia e guarda nacional possuem armas de fogo. E porque é que eles os militares tem de ter armas de fogo? Para proteger a população e o solo pátrio soberano em caso de uma invasão externa. Outros como a polícia tem armas de fogo para garantir a segurança desta mesma população. E os militares que possuem estas armas não podem andar aos tiros pois estão subordinados ao poder político oriundo da população. Se estas regras básicas da constituição não existissem cairíamos num caos/anarquia total. Um faroeste. Um pouco como se vê na Somália. Cada um tinha a sua arma de fogo e fazia justiça por suas próprias mãos. Quem consegue viver num país assim. Não gostaria de viver num país assim.
    Outra regra básica diz que qualquer cidadão civil só deve possuir armas de fogo mediante uma licença. Os militares que entreguem ou vendem armas a população civil tem de ser penalizados de acordo com os regulamentos militares e deve ser expulso da corporação.
    Não sendo advogado estarei aqui humildemente para aprender um pouco mais do que eles tem a dizer sobre esta matéria.

    Abraços e hoje excepcionalmente um pouco mais longo o texto.

  20. img
    JACOBINO Responder

    Força policia nacional!!! O povo apoia acções como esta.
    Agora é necessário saber se isso é tesao de mijo ou é mesmo para valer.
    Acho que a polícia fica a ganhar se o produto da multa de cada operação desta uma percentagem fosse para cofre estado e posteriormente canalizado para o comando para insentivar os nossos agentes e desmotivalos a serem mendigos e corruptos.
    O comando tem homens com formação superior no ramo policial que podem mudar o rumo da ordem pública santomense.Já se nota na nossa cidade capital a aplicação do saber dos jovens quadros da policia.Mostrem que o tempo de vicente e candô já é passado!!!Força comandante Geral!!!E os comandantes distritais.

  21. img
    Ze Mulato Responder

    O Presidente de Sao Tome e Principe, Manuel Pinto da Costa e o Primeiro Ministro, Patrice Emery Trovoada estao em mau caminho. O povo deve ter armas! ponto final

    Se atacarem o povo, voces irao ter problemas serios comigo!

  22. img
    Occupy Agua Grande Responder

    Garanto-vos que o povo da Republica Democratica de Sao Tome e Principe ira por fim a antiga amizade com o Pinto da Costa e o Patrice Trovoada!

    o povo = 99%

  23. img
    Ze Mulato Responder

    Revolucao para combater “STP Government crackdown on guns.” Temos que comecar a ocupar (protestar) nos estabelecimentos do Estado e do governo–reactivar a nossa revolucao de ideais o mais breve possivel!

  24. img
    Povo Responder

    O comando da polícia do Distrito de Água Grande violou o direito fundamental do povo Santomense! A polícia está completamente errada!

    http://home.nra.org/classic.aspx

    Medida ilegal: “Armas de guerra como AK47, catanas e facas, foram apreendidas pelo comando da polícia do Distrito de Água Grande numa pequena operação realizada na madrugada do último Sábado na discoteca africana.”

    Irá correr muita tinta sobre isto, quer a nivel nacional, regional, e internacional. As pessoas implicadas nesta “mega operação” ficarão arrependidas.

  25. img
    Almeida Paquito Responder

    Isso ainda não é nada. Arma é capim em stome. Abuso é tanto que coisa esta a vir. Choro muito. Pena que nós que estamos fora temos la familia. Greve dos médicos é um pequeno sinal. repara que os doentes estavam do lado deles, Estranho não!

  26. img
    Filipe Samba Responder

    Não faço comentario nem replica, porque o pior é a guerra civil que a segunda república nos incutiu.
    A natureza respeita as leis da evolução e os Politicos as leis revolucionaris.

  27. img
    olho grande Responder

    Armas de guerra como AK47, catanas e facas, foram apreendidas pelo comando da polícia do Distrito de Água Grande numa pequena operação realizada na madrugada do último sábado na discoteca africana.

    esta informação é falsa, ou mal formalizada porque a discoteca africana possui detector de metal e todos os clientes são revistados antes de entrar para a discoteca e aquela arma nem se quer seria preciso um detector, a policia de agua grande tem feito um trabalho algo exagerado chegando a ser negativo. levando informações falsas a comunicação social

  28. img
    FOLHA FRDE Responder

    Depois de varias transicoes governamental e algumas tentativas de GOLPE DO ESTADO,e desmantelamento da policia NIJAS,a populacao passou a ser dono dos armamentos que deveria estar no quartel,e com desespero da populacao santomense essas armas serao utilizadas para mudar rumo deste pais que esta a ser governado a favor dos ladres e nao do povo.

  29. img
    ngstp Responder

    como é possível um civil ter na sua posse uma arma como AK47?
    Será que depois de apreendidas os indevidos que a tiveram foram presos, será que foram submetidos a interrogatório, para saber como e onde conseguiram uma arma de tamanha destruição?

  30. img
    Major-General Baga Tela Responder

    Este já não é pais. O actual governo promete e não consegue fazer nada. esta apreensão de algumas armas é apenas um grão de areia. Que os polícias comecem a fazer isso nas discotecas frequentadas pelos chamados peixes gordos. E esta operação deve ser extensiva a viaturas destes senhores. Sá assim é que se pode dar esperança a este povo cheio de frustrações. Imagine só o poder faz aquilo que apetece, delapida os bens públicos os responsáveis fazem dos sectores de respectivas casas. Na Rádio Nacional o director envia para portugal com tudo pago,passagem, subsídios e mais o filho menor e um Sobrinho em detrimento dos trabalhadores. Que país é este.

  31. img
    zé cabra Responder

    este Zé Mulato deve ser um anormal não fala em trabalhar as roças mas sim em destabelizar o pouco que resta de um país que está a beira do abismo. Cadeia com o bicho

    • img
      Zé Mulato Responder

      Zé cabra escreves a palavra “destabelizar” depois de frenquentares universidades em Lisboa, Portugal e na Inglaterra? Credo!

      Tu deves ser anormal.

      Assim se escreve:

      destabilizar
      ou
      desestabilizar

      Manda vir, Cabra! és mesmo um cabra que só parte tudo, bicho. Ao invés de cadeia, quando te apanhar, vou levar-te ao meu centro de reabilitação, instrução, e formação em patriotismo Africano.

      Património do povo é património do povo!

      Ninguém tem o direito de roubar o que pertence ao povo Africano, em geral, e o que pertence ao povo Santomense em particular. ponto final. Sr. Cabra, eu vou instruir-te de como utilizar armas de fogo.

      Igualdade na distribuição de riqueza do povo–para todos, não só para os corruptos, elite, e os Ocidentais. A riqueza da terra pertence ao povo! A riqueza do país pertence ao povo!

      • img
        Ze Mulato Responder

        quiz dizer “frequentares”

      • img
        Zé Mulato Responder

        Meu povo, o Nilson esta convosco!

        Guardem as vossas armas num lugar bem seguro! Juntos, vamos nacionalizar a riqueza do povo. Os recursos naturais da terra como o petroleo, a gas natural, entre outros, sao ofertas de Deus para todos os Africanos.

        Manuel Pinto da Costa ja nao da! O homem esta velho e cansado. Se bem que ele, se calhar, e’ melhor que Evaristo panhonho, o Pinto, por outro lado, nao vai fazer nada.

        Fiquem tambem muito atentos com o Patrice Trovoada. Vigia-lo bem vigiado—todo passo dele! Ele querera se candidatar a Presidencia da Republica de Sao Tome e Principe dentro de cinco anos. Nao votem nele! Nao lhe deixem ser PR—tal pai, tal filho; roubo, interesse pessoal, e atraso da terra. Patrice Trovoada nao e’ amigo do povo! nao queremos isso!

        Guardem as vossas armas bem guardada!

        Juntos, vamos nacionalizar o que e’ do povo!

        Juntos vamos nacionalizar as rocas e as nossas lindas praias, o nosso espaco aereo e maritimo para promover agricultura, turismo, pesca, e controlar quem entra e quem sai de/para Sao Tome e Principe.

        Abuso acaba ou nao acaba?

  32. img
    rapaz de riboque Responder

    em certas coisa concordo com o zé mulato mas não vamos entrar em violencia temos que tentar tudo em paz porque não temos condições para conflitos

  33. img
    Nilson Responder

    Parece-me que vou destruir com Manuel Pinto da Costa e Patrice Trovaoda, politicamente.

    O poligamista Ze Cabra e’ um parvo. Eu dei-lhe uma surra bem dada, mas o homem ainda nao aprendeu a licao. Ate hoje o ignorante com mentalidade fraca dele decidiu nao falar mais comigo. Quem e’ Ze Cabra para dizer isto ou aquilo sobre Ze Mulato? Ze Cabra nem se quer nasceu em Sao Tome ou no Principe!

    O assunto de uso e porte de armas de fogo dever um assunto interno que so os Santomense podem debater, nao estrangeiros como Ze Cabra, Patrice Trovoado, ou outros elementos da elite com multiplas nacionalidades. Esses individuos nao fazem juramento a bandeira de Sao Tome e Principe e so usam Africa para roubar recursos naturais para lhes beneficiar em detrimento do povo Africano, em beneficio dos pulas (Europeus, Ocidentais). O que esta em jogo e’ a riqueza do povo Santomense.

    Desde do ano 1990 que se fala sobre o petroleo em Sao Tome e Principe. Qual e’ o paradeiro do lucro deste negocio? E’ mais de duas decadas que se fala da exploracao do ouro negro em STP.

    Manuel Pinto da Costa e Patrice Emery Trovoada estao a enganar o povo Santomense! Dizer que precisam de mais oito (8) anos para pesquizar o petroleo? Credo! Porque^ nao dizer verdade ao povo? Onde esta o paradeiro do dinheiro de petroleo? Porque^ tanto tempo? Porque^ falta de transparencia? Vai enganar macaco! Imoral… Observa-se ausensia de auditoria, inspeccao, e regulamentos.

    Pergunto: como e’ que o povo Santomense vai ficar disciplinado quando ele ve^ governos corruptos, imputentes; autoridade do Estado sem credibilidade, elite de gatunos, Presidente da Republica velho cansado que esta perdendo conviccao? Tudo isto e’ uma fuba-com-bicho> STP esta’ de pernas para o ar. Nos vamos ter que varrer e limpar a casa!

    Esse idiotas nao sabem que a riqueza de STP deve ser compartilhada com todos os Santomenses?

    Ze Cabra, respeito e’ bom. Deverias estar e’ calado! Com mulheres e homens honestos d’ Africa, vamos ajustar as contas com doentes poligamistas imoral emocional.

    Existem pessoas que vao dar mais armas ao povo Santomense para proteccao de seguranca de familias Santomenses e patrimonio nacional de Sao Tome e Principe e patrimonio d’Africa.

    Tem que haver transparencia na gestao de petroleo, gas natual, e outros recursos naturais que pretence ao povo Santomense.

    Eu vou dar ao povo o que lhe pretence. Com o povo Santomense, juntos, vamos nacionalizar o bem do povo; todo riqueza do povo sera posta ao dispor dos Santomenses. Meu povo, guarda vossas armas bem guardada!
    Manuel Pinto da Costa teve sorte em vencer essa eleicao presidencial porque ele roubou e usou minha mensagem de combate a corrupcao. Que e’ que esta Pinto da Costa a fazer para combater a corrupcao em Sao Tome e Principe? Ele esta tentado fazer paz com os inimigos. Pinto da Costa e’ parvo. Inimigo jamais sera teu amigo mesmo se lhes dar cargos, regalias, e dinheiros. Olha o caso de Obama. Beijou cu de oposicao deu tudo no fim, a oposicao odeiam-no e querem correr com ele for a de Casa Branca. Pinto da Costa tenha um pouco de perfil de homem com dignidade. Patrice Trovoada e’ inimigo do povo Santomense. Nao vale a pena tentar amizade com a elite. O povo poe, povo tira. Tenham conviccao e tenham principios decentes e dignos de respeito!

    Guada arma bo ben guadado! Guada arma bo ben guadado!

  34. img
    barão de água-izé Responder

    A melhor arma em STP devia ser a justiça.
    Que vale “caçar” armas se o crime do contentor que feriu gravemente um cidadão cabo-verdeano, está por esclarecer e os responsáveis por punir?

  35. img
    Ocidentalização Responder

    Ocidentalização

    Uma vasta maioria do povo Santomense (São Tom é and Princípe) não está
    feliz com as autoridades do país que estao contra o uso de armas de
    fogo para protecao pessoal que legìtimamente protegem e defendem as
    suas crianças e famílias. Esta é uma outra repressão do Estado proveniente/emanada do
    governo Santomense. Esta accao ilegal da parte do Estado Santomense é considerada violação flagrante doss direitos humanas a “autodefesa.” O povo esta realmente aborecido com isso. As criancas,
    mulheres, pessoas idosas, e todas as famílias Santomenses devem estar
    protegidos contra tipos de mau character (individuos maus). “O povo Santomense bem armado e bem regulamentado, sendo necessária à segurança de um Estado livre, o direito do uso e porte de armas de fogo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocidentaliza%C3%A7%C3%A3o

  36. img
    ze cabra Responder

    este zé mulato deve estar mesmo mal com a vida, para estar assim tão desesperado .Mas como é uma pessoa anormal doente mental temos que tolerar: ele não sabe o que diz nem o que escreve por isso é feliz força meu irmão assim vais acabar mal

  37. img
    lucas Responder

    que pais é este meu deus a policia trabalhou bém e estão assim poça que gente ignorante meu deus que se matem eu ca vou sair de cá o mais depressa força policia descarrega sobre esses bandos de bandidos a começar pelo ladrão do zé mulato ja esteve preso e o lugar dele é na cadeia

  38. img
    lucas Responder

    ele fala assim porque somos todos burros caso contrario ja esta no jardim das tabuletas

  39. img
    MANUEL PENHOR Responder

    ESTE HOMEN DE FOLHA FEDE ESTA COBERTO DE RAZAO,

Deixe um comentario

*