Sociedade

Transe geral na Escola Preparatória Patrice Lumumba

A maior escola secundária da cidade de São Tomé, está  a ser assaltada pelo fenómeno estranho em que as crianças entram em transe. O mesmo fenómeno que no ano 2011, provocou suspensão das aulas na escola preparatória da cidade de Guadalupe. Esta tarde cerca de 30 alunos da escola Preparatória Patrice Lumumba, entraram em transe num processo que começou há cerca de uma semana.

Desesperados os alunos marcharam em direcção ao Palácio dos Congressos onde decorre a Conferência Nacional sobre a Educação, para interpelarem o ministro da Educação Olinto Daio, em busca de ajuda para conter o fenómeno misterioso que está a tirar sossego na escola localizada no centro da cidade de São Tomé. Houve escaramuças entre os alunos, encarregados de educação e a segurança destacada no Palácio dos Congressos.

Note-se que em 2011, a escola preparatória da cidade de Guadalupe teve que ser encerrada por causa do fenómeno transe. Um curandeiro que foi contratado para expulsar o mau espírito na escola, acabou por morrer no acto do D´Jambi, após ter trepado um poste de energia no centro da escola de Guadalupe.

Um assunto que o Téla Nón vai detalhar na edição desta quarta-feira.

    58 comentários

58 comentários

  1. lizélia neves

    5 de Junho de 2012 as 19:21

    Deus meus

    • l

      6 de Junho de 2012 as 8:17

      Este fenomino e resultado de termos um ex-padre como ministro de educacao. Os espiritos malignos estao a procura dele e como sabe rezar, entao sao as nossas filhas inocentes que estao a pagar por tudo isso.Este padre esta cheio de pecado, negou a Deus em troca de prazer carnal.

      • estrela

        6 de Junho de 2012 as 14:27

        com tanta maldades no país ,tamos num país em k td se resolve com bruxarias, e uma pena k os mais novos e que pagam pelos pecados dos outros,, isto e uma vergonha para o país ..e de lamentar essa situação.como saotomense sinto-mi triste com td isso

      • Geneleyse

        7 de Junho de 2012 as 1:04

        Ninguém tem o direito de apontar o outro pelas suas escolhas, atribuindo-lhe mais ou menos pecado, julgando-o! Sem querer defender niguém em particular com as suas decisoes,adigo que s pessoas devem aprender a respeitar o outro guardando comentários decadentes! A Democracia transforma-se num «danço» onde tds podem chutar o que lhes aptece, perdendo a noção do respeito pela sensibilidade alheia, valores tornam-se relativos, e é assim que a sociedade vai se descarrilando!

        TODOS QUE POSSAM, QUE A SITUAÇÃO LHES TOQUE MENOS OU MAIS, PODEM FAZER ALGO, ORAR AO DEUS VERDADEIRO, POIS A MALDADE É TANTA, A TEIMA DO HOMEM É TANTA, QUE O MUNDO ESTÁ SENDO ENTREGUE ÀS LEIS E ORDEM SATÂNICAS!
        ORA, COMENTAR SABEMOS TODOS, MAIS FÁCIL AINDA É ATRIBUIR RESPONSABILIDADES AOS OUTROS! AJAMOS, CREIAM NO SENHOR QUE VOS AMA, RECEBAM O SEU PERDÃO, ESPEREM A NOVA CANÃ CELESTIAL, E VERÃO O CURSO DAS VIDAS MUDAR!
        COMO É CLARO, NINGUÉM NADA FARÁ! AH NÃO, O PAÍS QUE SE SEPARA DO TRANCENDENTE PERMITIRÁ MAIS UMA VEZ A INTERVENÇÃO DOS FAMOSOS E ABRILHANTADOS CURANDEIROS!!!!TRATANDO O MAL NA SUA LÍNGUA, E AFUNDANDO-SE CONSEQUENTEMENTE AINDA MAIS, ATÉ ONDE PUDER, NO FUNDO DESSE POÇO DE MALIGNIDADE!

        TRISTEZA

  2. credo

    5 de Junho de 2012 as 20:18

    cada coisa que desce nessa terra….só com jesus de nazaré

  3. Carlos Ceita

    5 de Junho de 2012 as 21:13

    Todas as cortes tem os seus bobos. E nós saotomenses de vez em quando prestamos a esta imagem de bobos da corte neste mundo globalizado e em crise. Um paraíso de equador em plena idade media onde o mito os baias a perseguição de velhotas solitárias por causa de bruxaria, é quem mais ordena.
    So faltava mesmo a circuncisão das nossas meninas para estarmos ao nível do que se faz em países como a Guine Bissau.
    Num país normal e a funcionar seria a segurança social a tomar conta destas crianças pois parece que os país se demitiram da sua responsabilidade.
    Concordo com um interveniente que disse e com razao o pais bateu mesmo no fundo. É uma pena.

    • de coração

      6 de Junho de 2012 as 11:53

      Francamente! Se tivesses lá filhos, não estarias a dizer isso. Trata-se de um problema público muito sério, que o governo devia tomar a sério. Mas estão a fazer ouvidos de mercador.
      Isso devia estar a suceder é no palácio do Patrice.Engraçado, qual seria a reação nossa, do governo….

  4. INCOMADADO COM ISTO

    5 de Junho de 2012 as 21:42

    Montá veio mais ummmmm
    Dessa vez, ele não aguenta, ele morrre e se morrer adêwacongô

  5. amigodoet

    5 de Junho de 2012 as 22:06

    Não terá sido por acaso algum extra terrestre de visita á ilha e que decidiu visitar esta escola para ver com os seus olhos as suas excelentes condições ?

    • Estrangeiro

      6 de Junho de 2012 as 10:17

      Sim, talvez os mesmos, que vao construir o maior centro comercial a Africa Central 😉

  6. Sherlock Holmes

    5 de Junho de 2012 as 22:10

    Já eu acho que é o Mossad que anda por perto

    O pessoal até entra em transe !!!!

  7. BoBo

    5 de Junho de 2012 as 23:09

    Patrice Trovoada tem que mandar para stome os feticeiros dele para avaliarem a situaçao. Aqueles que vieram para campanha.

  8. elder

    5 de Junho de 2012 as 23:34

    é praga ke senhor ministro de educassao esta com ele; pra enviar gente bolsa, sta na m;;;;;;;; so a azer, alma de estudante ke morreu de ome oi atromentar outras crianssas pra ve se ajuda os outros ke stao a sobeviver

  9. Filipe Samba

    6 de Junho de 2012 as 5:42

    Essa introspecção provocada transformou-se num surto periodico de uma doença infecciosa

  10. J

    6 de Junho de 2012 as 5:46

    Vocês andam para aí a fazer comentários da treta esquecendo que o assunto é sério. Muito mais daquilo que podem imaginar.
    J

  11. Santomense

    6 de Junho de 2012 as 5:53

    Gentes, vamos parar e analizar este fenómeno: Apartir de que data começamos a ver isto nas escolas? Creio ser 2010 depois da Nova direcçäo do Ministério… Façam analise se isto näo tera nada a ver!
    Obgd

  12. Elias Diakum

    6 de Junho de 2012 as 6:59

    Que ridículo!

  13. Voz da Razão

    6 de Junho de 2012 as 8:22

    Os dirigentes desse País andam em casas de curandeiros em feitiçarias e consequência disso são as nossas crianças inocentes é que pagam.

  14. Z

    6 de Junho de 2012 as 8:22

    Nos muitas vezes quando a coisa nao nos bate na porta nos ignoramos ou brincamos com a desgraca do outro. Isto que esta a acontecer na Patrice Lumumba nao e brincadeira. E algo muito serio. Ou nos calamos quando nao temos opinioes que possam ajudar ou opinemos para ajudar. E para dizer-vos mais que ontem nessa de transe morreram duas criancas. Por isso a coisa e mesmo seria.

  15. sulila miranda

    6 de Junho de 2012 as 8:36

    Francamente! Porque pensar logo na feitiçaria?
    Já pensaram que um maldoso(a) podem andar pelas escolas, quando bem lhe apetecer a atirar algum producto que provoca isso?
    É que já houve caso desse num país africano e felizmente prenderam o malfeitor. E era um producto tóxico, o que levou as autoridades a tratarem depois, clinicamente todos os estudantes daquele Centro.
    Por isso aconselho as pessoas a montarem vigilância ou colocarem aparelhos de vigilância porque o malfeitor vai voltar ao local do crime.
    Que Deus proteja as nossas crianças!

    • Budo Muala

      6 de Junho de 2012 as 13:31

      SULILA…disseste algo de muita importancia. Podes dizer em que país africano isso aconteceu?

      • Domingos Viegas

        6 de Junho de 2012 as 16:43

        Isso aconteceu em angola. Em várias provincias incluindo a cidade de luanda

    • P. _br.

      6 de Junho de 2012 as 13:32

      Fico feliz em saber que ainda existem pessoas racionais como tu. São dessas análises que precisamos, eu também ,particularmente, descarto totalmente a hipótese de ter sido alguma ação macabra.
      Como disses-t pode haver um mal-feitor,… ou… Pode ser a água da escola que está contaminada com algum microorganismo e está causando este fenómeno.

      • P. _br.

        6 de Junho de 2012 as 13:34

        Temos que pensar em soluções lógicas!

    • carlitos

      6 de Junho de 2012 as 14:23

      Que produto, que pais? se tem a soluçao estamos a espera, nao lance rumores, traga provas!!!!!!!

    • Santomense

      7 de Junho de 2012 as 6:38

      sulila miranda, Também aceito a sua Opiniäo, mas realemente precisamos saber em que País. Pois através da experiência deste quem sabe poderemos tirar partido e caminhar Rumo a resoluçäo dio Problema. Como ja Comentou outro Cidadäo que disse “ainda ontem morreram duas Crianças” ao ser verdade, ROGUEMOS AOS GOVERNANTES E O MINISTRO DA EDUCAÇÄO QUE USE A SUA INFLUENCIA ENQUANTO EIS PADRE… Mesmo näo tendo FILHO,o senhor nasceu da barriga de uma Mulher e certamente tem sobrinhos… TB O Senhor 1o Ministro… FIM D SITUAÇÄO…

  16. zimpa

    6 de Junho de 2012 as 8:39

    Por aquilo que está a passar ,esta situação ,é seria,a escola deve ser fechada imediatamente,o senhor padreco «Ministro» deve imediatamente demitir a Direção toda da escola porque não se admite que um fenómeno deste a equipa da direção abandona a escola e deicha as crianças a sua sorte,sem serem protegidas,isto é grave,vi tudo com os meus propios olhos, a situação foi alarmante em quase todos os pontos da cidade, com riscos de serem atropelados,foi demais,os pais devem dirigir-se a escola e pedir a demissão da direção da escola toda, caso contrario, pedir também a demissão do Ministro da Educação que só tem papas na lingua.

  17. Alain Monteiro

    6 de Junho de 2012 as 8:42

    agora é na escola preparatoria patrice Lumumba…
    isso esta mal!!!

  18. Brigadeiro

    6 de Junho de 2012 as 9:02

    Acho que esta situação, e cada vez mais preocupante, portanto minha gente não vamos brincar com coisas serias, o que será dos estudantes são-tomenses? Tudo indicara que este fenómeno passara de escolas a escolas,quem sabe da proxima vez será no Liceu Nacional e vice-versa! Portanto vamos ter que arranjar a solução concreta e não andar ai a falar de bobagem que não resultara nada. o perigo esta nas mãos das nossas crianças e jovens estudantes.

  19. Mimi

    6 de Junho de 2012 as 10:19

    Minha moidesta opiniao: Alguma coisa de estranha está a acontecer por detrás destes acontecimentos. Uma delas talvez seja o facto do santomense se ter aproximado muito da cultura simultanea (misturada) do Deus e do Diabo, expondo desde cedo as crianças a crenças e comportamentos a estes relacionados. Sendo assim, há uma pré-disposiçao exagerada a transes, uma vez que a sociedade está de tal maneira desviada. Este fenómeno, ao qual nao estávamos acostumados (cresci na cidade de S. Tomé e nunca vi coisa igual), muito comum no continente e em sociedades onde o “vudu” faz parte do dia a dia (Haiti por exemplo) pode também ser parte da proximidade cultural que se vem impondo nos últimos anos a partir do continente africano. Para mim demonstra o fim do progresso, a socidade está enferma e a cura está à beira de ser impossível.

  20. vinia

    6 de Junho de 2012 as 10:23

    Espero bem que consigam resolver este problema ,visto que os adolescentes não podem estar nesta situação de impasse e vivendo do medo de algo subnatural.
    O governo tem que fazer algo de forma a manter a segurança do nossos meninos.

  21. quente

    6 de Junho de 2012 as 10:35

    Patrice Trovoada resolva o problema. Estes curandeiros que o Srº andou a trazer para S. Tomé estão a cobrar. Será que o Srº não pagou aos curandeiros?

    • Safú d'Ôbô

      6 de Junho de 2012 as 14:52

      É isso mesmo desde k o homem entrou no poder que isso tá acontecer. È ele mesmo…Os gaboneses vivem disso. Já ouviram falar de “Kapi”.

    • Figo Porco

      6 de Junho de 2012 as 15:19

      Porquê que isso não acontece na Europa ou qualquer país ocidental desenvolvido?
      Porquê que o governo não faz nada desde que isso começou?
      Porque não se mandam investigar o fenómeno?
      Porquê que só acontece nas escolas?
      Porque acontece só nas escolas básicas?
      Porque acontece só aos adolescentes?
      Se existe um malfeitor a praticar tal acto, porquê que o mesmo faria só nas escolas?
      Porquê que isso não acontece noutros locais de concentração de pessoas?
      Ainda me lembro, no ano passado o Sr. Bispo veio a TVS a dizer: “-Qual mau espírito, qual carapuça”, mas até então nada se fez! Outro indivíduo teria dito que poderia ser um efeito do campo magnético, outro diz água contaminada, outro diz alimentação, enfim.
      Então!

      Temos mania de dar palpites e opiniões em tudo como se fossemos sábios em tudo, mas ninguèm aparece com um argumento e solução convincente.

      Quem deve fazer alguma coisa? Povo ou Estado?

      Nos Países em que o estado exerce o seu papel,protegendo a vida e a saúde das pessoas, estes fenómenos têm solução, mas o nosso Estado balda-se pela vida e saúde das pessoas.Enquanto isso, as pessoas vão se divertindo com os seus comentários “Von Von”.

      • P. _br.

        8 de Junho de 2012 as 4:01

        Concordo plenamente com o teu comentário.., mas um ponto, nós aqui estamos simplesmente pra dar as nossas humildes opiniões, tal como a tua.
        Isto de “porquê isso?” e “porquê aquilo?” e “porquê não se faz nada?”, isto já cabe as autoridades competentes tomarem suas providências.

  22. Filha de papai

    6 de Junho de 2012 as 11:01

    aiôooooooooo
    Agora que é

    Fui

  23. gente da banda

    6 de Junho de 2012 as 12:36

    esse pais vai de mal a pior agora todos os anos tem k fechar escolas por causa do fenomeno santo o k é isso pah coitadinhas das crianças k lá estudam !!

  24. aleluia

    6 de Junho de 2012 as 12:50

    acho que o maior problema de nós os santomenses é criticar demais, apontar demais e não fazer nada. isto que está a acontecer é mto grave chamo a vossa atenção para o fenomeno em causa, apresentem soluções positivas dando a vossa opinião. invez de criticarem o governo pq que não reunemos com eles para ajudar a solucionar o mal…o nosso país precisa de pessoas com capacidade de criticar.

  25. verdade

    6 de Junho de 2012 as 13:03

    deixemos de ser idiotas…este fenomeno nao tem nada a ver com feitiços ou coisas do genero…e o pior é uma parvoice dizer que e culpa do ministro…em vez de pensarmos o porque da situaçao precaria do pais estamos virados pra besteira de bruxas e «vudus»…pensem masé em fazer STP sair da crise de 35 anos.
    este caso poderia ter sido em qualquer País et tenho a certeza que a soluçao seria logica racional

  26. verdade

    6 de Junho de 2012 as 13:09

    voces ficam a dizer feitiçaria..e a dizer que a culpa e do ministro.
    agora respondam-me o que essas crianças vao pensar depois?
    voces querem crianças felizes ou crianças a viverem atormentadas pro resto da vida por causa da vossa ignorancia?

  27. Carlos Ceita

    6 de Junho de 2012 as 13:36

    Li Alguns comentários estes sim verdadeiras tretas mas em todo caso respeitáveis os seus defensores continuam a insistir que o fenómeno se deve a coisas do outro mundo. Tudo o que acontece em São Tome e Príncipe tem causas sobrenaturais. Somos todos amaldiçoados. A maldição é tanta que faz com que até hoje nada sabemos do que é feito do nosso petróleo.
    Eu tenho outra opinião. O que esta a acontecer na escola Patrice Lumumba tem mais a ver com ser humanos terrestres (Terraqueos )do que com Deus, Diabo, marcianos ou ovins etc.
    Quando São Tome e Príncipe tiver intuições fortes e a funcionar, quando o país colocar como uma das prioridade a curto médio e longo prazo questões como segurança social e a protecção da mulher idosos e crianças. Esses transes deixam de fazer sentido

  28. Papagaio

    6 de Junho de 2012 as 13:49

    Minha gente, isto não tem nada haver com primeiro ministro ou curandeiro do primeiro ministros,isto tem haver com educação,educação èsta que começa em casa.Muitos pais supersticiosos consagram seus filhos em entidades ocultas em favor de proteção de vida,mau olhados,prosperidades,e outros favores,esquecendo que mais tarde ou mais cedo teram consequencia gravissima…Foi por isso que DEUS enviou seu Filho Jesus Cristo unigenito para todos aqueles que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna.joão 3.16.Deus abençoa a todos

  29. jilberto

    6 de Junho de 2012 as 13:55

    A degradação de STP é eminente, agora mais esta , mas todos nos sabemos que tudo quanto esta construindo em STP FOI TODO ELE A BASE DE FORÇAS OCULTAS, E CADA UM QUE O FEZ SATISFAÇÃO AS SUAS NECESSIDADES E ESTÃO A SATISFAZER LA E COMO TUDO NESTE MUNDO QUEM PAGA SÃO AS CLASSES INOCENTES E DESFAVORECIDAS QUE TENHO A SALIENTAR É O SEGUINTE ENQUANTO EXISTE OS SOBA DE (MLSTP/MDFM ESTE FENOMENISMOS CONTINUARAM
    OTRO PONTO SO NÃO ENTENDO A ONDE ESTÃO AQUELES PASTORES QUE DIZEM ESPANTAR ESPÍRITO NAS IGREJAS , PK SE ESSES NÃO O FAZEM AGORA PODEMOS VIR A CONCLUIR QUE TUDO ISTO PODERÁ ADVIR DESTAS MESMA IGREJAS

  30. Bengue Dóxi

    6 de Junho de 2012 as 14:02

    Oi Pessoal!
    Eu li vários comentários a cerca desta situação, cada um com sua opinião. Penso que isso que está acontecendo merece uma especial atenção dos nossos médicos e claro, das autoridades. Não sei se aperceberam mas isto pode estar relacionado com algum tipo de alimentação. Porque penso que estando em pelo Século XXI e o nosso povo ainda a acreditar em coisas como transe e espíritos é palhada……Desculpem o jeito, mas é o que penso. Pensem nisso. Bem haja a todos, tomara que pensem em algo mais inteligente.

  31. efpt

    6 de Junho de 2012 as 14:53

    Isto é coisa de chamar psicólogos, psiquiatras, sociólogos… ñ é de chamar curandeiros e matandeiros nem tão pouco estar a atribuir culpas a outros incopententes (governantes),não nestes termos. Tem de se saber a verdadeira causa deste fenómeno e também o que realmente é. Temos de parar de pensar que se batermos com a cabeça na parede, então é o vizinho da frente…
    Isto é mais algo que saiu de uma criança, e pelas lacunas culturais baseadas em crenças e espiritismos se alastrou às outras (efeito dominó).Minha opinião.

  32. Miguel Angelo

    6 de Junho de 2012 as 15:35

    Este fenómeno para- normal que vem assolando o nosso país está ganhando proporções deveras alarmantes, pondo em causa a integridade física e psicológica dos adolescentes e jovens alvo desse fenómeno e não só.
    A minha maior estupefacção não é o acto das pessoas entrarem em transe (ou tomar santo), porque durante o D Jambi (uma das nossas manifestações culturais ) alguns participantes entram em transe, o mais estranho é a forma como este fenómeno tem-se manifestado.
    Parecia que com o passar do tempo a tradição do D Jambi ia morrendo, parecia que a sociedade ia distanciando-se desse tipo de cultura classificada de satânica e primitiva, mas por mais incrível que pareça ela está mais que viva, actuando não no terreno de D Jambi mas no interior das escolas.
    Não se pode continuar a ignorar esse fenómeno ou lhe dar uma importância menor, porque se todos ainda recordam em Guadalupe esta agitação culminou com uma vítima mortal. Não é a primeira vez que esse fenómeno acontece e não podemos trata-lo de ânimo leve, o assunto é sério e poderá fazer mais vítimas mortais se nada for feito.
    Para mim esse fenómeno é a pura demonstração de que a cultura de D Jambi, a forte crença nos espíritos e nas suas capacidade de se manifestar através dos vivos esta mais que presente na nossa sociedade influenciando todo nosso comportamento. Tratando-se de uma questão de fé , de crença nos espíritos e nas suas manifestações faz com que um adulto ou uma criança que tem uma forte crença nesse fenómeno esteja mais sujeitas a manifestar esse comportamento de transe. O santo não ataca todas as pessoas!
    Por ser uma crença, e se ela não é bem vista pela nossa sociedade, a solução é bani-la. Mas como?
    – Evitar manifestações propagandistas feitas por algumas igrejas (Ex. Igreja universal na sua propaganda associa todo problema de uma pessoa imediatamente à actos de bruxaria, levando as pessoas à acreditar ainda mais na existência dos feiticeiros, e quem paga por isso são os velhos pobre que são maltratados, violentados e mortos).
    – Introduzir no programa curricular uma disciplina de formação humana e cristã, ou formação ética e valores sociais e humanos, visando dotar a população de outras crenças e valores.
    É imperativo pensar na formação da nossa sociedade. O fenómeno santo é a clara demonstração que é urgente fazer uma reforma dos valores e ética da nossa sociedade, e o ministério da educação é a pedra chave que nos permitirá melhorar a maneira de estar e pensar do nosso povo.

  33. BMW

    6 de Junho de 2012 as 15:38

    pena que este mal,nao afecta esses politicos aldrabraos,quando estao a discursar para povo.

  34. Naya S.

    6 de Junho de 2012 as 16:26

    Minha gente o certo ‘e que tudo que tem nome existe…. Oque se passa com as criancas na escola tem que haver uma explicacao! Normal uns acreditarem e outros nao, mas o certo ‘e que as criancas estao a sofrer com isso, pra quem pesquisou e esta informado, sabe que esta nao ‘e a primeira vez que isso acontece em Sao Tome, e se sairmos de Sao Tome este mesmo procedimento aconteceu no Município de Itatira BR, e foi exactamente igual (ate sempre mais meninas dq rapazes), e sendo os mesmos sintomas de criancas entrando em transe, Padre e Pastores tentaram ajudar, celebrando uma missa na própria escola e no momento de oracao, o que se viu foi a repeticao da cena por diversas vezes… Em uma determinada ocasiao uma aluna voltou a entrou em transe e mudou totalmente a voz.. Aonde podemos ir buscar… os porque’s? Em Sao Tome esta a acontecer as mesmas coisas. Ha que comecar a pensar nisso tudo ao em vez das pessoas usarem palavras sem anexo, ‘e preciso aprofundar bem as coisas. No tal municipio em BR onde isso aconteceu de facto acabaram por falecer 3 criancas, e aqui em Sao Tome ja disseram que 2 criancas faleceram (sem confirmacoes). Ha que tentar buscar solucoes de todas as formas, seja ela cientifica ou religiosa (oqe quer que seja), desde que a situacao seja controlada… pk o certo ‘e estas criancas estao a sofrer com isso e nao ha de certeza nenhum ser humano ao quer isso que nao sinta na pele aquilo que elas devem estar a passar!!!!

  35. Madalena

    6 de Junho de 2012 as 16:46

    Na antiguidade

    Os mais antigos relatos sobre o que seria mais tarde considerado pelos cristãos como demônios podem ser encontrados nas antigas culturas da Mesopotâmia, Pérsia, Egito e Israel, onde uma diversidade de espíritos era considerada como causadores de doenças, destruição de plantações, inundações, incêndios, pragas, ódios e guerras. Diziam que espíritos com nomes como “O Emboscador” e “o Pegador” estavam sempre prontos a atacar, em todo e qualquer lugar: em desertos e florestas, em porões e telhados e dentro de casas que não estivessem devidamente protegidas com amuletos e feitiços.

    [editar] Cristianismo

    [editar] Bíblia

    “A Tentação de Santo Antônio”, de Martin Schöngauer, retrata Santo Antônio cercado por demônios
    Na maioria das religiões cristãs, os demônios, ou espíritos imundos, são anjos caídos que foram expulsos do terceiro Céu (a presença de Deus), conforme diz em (Apocalipse 12:7-9). O chefe dos demônios, Lúcifer, era um querubim da guarda ungido (Ezequiel 28 & Isaías 14:13-14), que ao desejar ser igual a Deus, foi expulso do Paraíso.

    Porém, quando foi expulso do Céu, a Bíblia nos relata que Lúcifer (conhecido, depois da expulsão, como diabo e satanás, também referido em Apocalipse como dragão ou antiga serpente, fazendo uma referência ao Livro do Gênese) trouxe consigo um terço dos anjos de Deus (Apocalipse 12:4). Não encontra-se na Bíblia cristã qualquer referência ao quantitativo de anjos que acompanharam Lúcifer, mas o livro do Apocalipse diz que o número de anjos a serviço do Criador são “milhares de milhares e milhões de milhares” (Apocalipse 5:11), o que nos fornece uma breve ideia de que muitos anjos estão a serviço do querubim caído, o Satanás, ou Adversário.

    Como punição à sua rebeldia, Deus preparou para Satanás e seus anjos o Lago de Fogo e Enxofre, errôneamente chamado de inferno, visto que são lugares diferentes, onde eles devem ser atormentados por toda a eternidade, e com eles, todos aqueles que não receberam a Salvação, que é pela fé no sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo. Todos aqueles que morrem sem crer em Jesus Cristo para arrependimento e perdão dos pecados são enviados ao Inferno, onde ficarão até o juizo final, quando então farão companhia ao diabo e, junto dele e de seus anjos, serão atormentados com fogo e enxofre por toda a eternidade.

    Devido a vários motivos ou simplesmente por submissão religiosa a Satanás os demônios podem possuir alguém, assumindo inclusive o senhorio sobre o corpo desta pessoa, manipulando suas atitudes e palavras e influenciando fortemente os seus pensamentos. Para os cristãos, o único meio eficaz, utilizado pelos apóstolos, para falir a autoridade de um ou mais demônios sobre uma ou mais pessoas é o nome de Jesus Cristo, Filho de Deus, que segundo a crença cristã é o Nome sobre todo nome, inclusive dos demônios.

    [editar] Espiritismo

    O espiritismo afirma que demônios não existem, na acepção teológica católica. Posto que Deus, ao criá-los, estaria derrogando suas leis e contradizendo-se, tendo em vista ser sua criação igual e simples. Portanto os comumente conhecidos como demônios, seriam espíritos que vagam, em estágio estacionário de evolução, que se distanciaram, por livre escolha, dos princípios divinos da criação.

    Acredita ainda o espiritismo que os espíritos tidos vulgarmente por demônios, exercem influência sobre outros os seres vivos, se permitirem inconscientemente (através de pensamentos ruins, ações negativas, tudo aquilo que vá contra os princípios cristãos) que a influência ocorra, produzindo o fenômeno da incorporação, assumindo então, o espírito estacionário, o papel da personagem fictícia (demônio) passando a agir em seu nome, representando esse papel mitológico. Portanto esses “demônios” seriam, segundo a doutrina espírita, espíritos em estado temporário de ignorância.

    Outras religiões atribuem aos espíritos tidos por levianos o rótulo de “demônio” por não conhecerem a relação espiritual na que estamos imersos.

    [editar] Cristadelfianos

    Para os Cristadelfianos, os demônios na Bíblia são os deuses dos pagãos, isto é, dos não cristãos. Segundo os Cristadelfianos, os antigos gregos acreditavam que os espíritos podiam possuir pessoas e que eram os espíritos dos falecidos que tinham subido ao nível de demônios (semideuses que traziam o bem ou o mal à humanidade). Quando alguém não entendia a causa de uma enfermidade, por não haver causa aparente ou por ser uma doença do foro psicológico, eram atribuídas a demônios. Os Cristadelfianos também não acreditam que os anjos possam pecar.

  36. N.C

    6 de Junho de 2012 as 16:53

    Triste e lamentavel essa situacao.Seja quais forem as causas desse fenonemo,isso exije uma intervensao seria e rapida das entidades governamentais,e religiosas.O Pais ja foi vitima dessa situacao.O que foi feito na altura para por cobro essa situcao?Quais foram as conclusoes(cientificas,sanitarias e religiosas)a que se chegou?Sejam quais as causas desse fenonemo uma coisa e certa,ela arrasca consigo instabilidade psiquica das criancas,faz aumentar o grau de crenca e mito,atrasa e condiciona o ano lectivo e por conseguinte o desenvolvimento e a aprendizagem da crianca.
    Mas o mais triste e vergonhoso e ver fotografias hoje de policias de intervencao rapida na Escola Preparatoria,munidos de armas e bastoes.Pergunto,qual foi a intervencao da policia nessa situcao?Prestar 1 socorros as vitimas?Ajudar a presjudicar o estado psiquico das criancas e aumentar maior instabilidade?Aviolentar as criancas que entraram em transe?Prender e lutar contra os demonios e fantasmas que se apoderaram das criancas?Isso nao era nenhuma revolta popular,nem tao pouco uma manifestacao antigovernamental.Ficaria mais feliz em ver elementos da Cruz vermelha,agentes de saude publica,os ditos Pastores e Padres a prestarem ajuda ao inves dos “ninjas”

  37. 2012

    6 de Junho de 2012 as 17:09

    ¨21 de Dezembro de 2012¨

  38. rapaz de riboque

    6 de Junho de 2012 as 17:12

    santa ignorancia qual fenomeno qual carapusa porque não falam em droga vocês são mesmo uns bandosde ignorantes e burros só sabem aquilo que não devem por isso estão na misséria sabem é só sexo fetiçaria e invejidade burros

  39. menina de cruzeiro

    6 de Junho de 2012 as 19:07

    rapaz de riboque agora tu que estas a ser ignorante e burro….não se sabe ao certo o que esta a passar nas escolas…como foi o caso de príncipe guadalupe…e por último patrice lumumba…por ultimo não…ainda não se sabe até onde isso vai chegar por isso não ande a insultar as pessoas ok….

  40. DEUSA

    6 de Junho de 2012 as 20:45

    Tendo em conta que não foi a primeira vez, é necessário um estudo através da amostra de uma das crianças. O caso carece de uma especial atenção.

  41. fc

    6 de Junho de 2012 as 22:22

    Tamos todos malucos, se por acaso for um problema espiritual, sera q o curandeiro e a pessoa ideal para o expulsar. Ja nao acreditamos em Deus por isso q estamos cada vez pra frente…

  42. Didi

    6 de Junho de 2012 as 22:53

    para quem não sabe criticar não é apontar os erros do outros, mas sim procurar solução com os argumentos que defendam a causa em jogo!! de facto assunto é serio; mas com esses comentários fúteis não chegamos ao lado algum. apontam a culpa ao Padre! acham que ele é o culpado !! todos temos a liberdade de escolha eu padre apenas seguiu o caminho que lhe convinha, não esqueçam que ele é humano e como tal não será diferente de nenhum de nós.

  43. abre olho povo sofredor

    8 de Junho de 2012 as 16:09

    Patrice trovada, tem que mandar vir o sea CURANDEIRO, PARA RESOLVER A SITUAÇÃO, PORQUE SE NÃO PAGOU CURADEIRO Gabones, é mulsumano por interresse, porque só pede dinheiro para igreja e nao vai para igreja, e como carne de porco e bebi vinho e gosta de conhaque e as crianças é que paga.

  44. silverio

    10 de Junho de 2012 as 19:56

    ola a todos, estou em londres eu vi esta nuticia algumas pesoas a que estao chocados isso ai tem que chamar o pradre ou pastor para expulsar este mau expirito que la esta sela nanse lanta obue.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo