Sociedade

PIC já prendeu 3 homens que pertencem ao bando armado que roubou dinheiro da CECAB

A Polícia de Investigação Criminal está a desmantelar a rede de assaltantes fortemente armados que no passado dia 1 de Novembro assaltou a carrinha da cooperativa de cacau biológico na zona de Monte Forte e roubou cerca de 44 mil euros.

A PIC, já identificou 5 elementos do grupo. Dos 4 que operaram encapuzados no dia 1 de Novembro, na estrada picada de Monte Forte, dois continuam a monte, com destaque para o líder do grupo o jovem vulgarmente conhecido por Micau. Este nasceu em São Tomé, mas segundo a PIC, viveu alguns anos em Cabo Verde de onde terá fugido para São Tomé, por causa de crimes aí cometidos.

Micau( a direita na foto) é  o chefe do bando, que tem consigo a maior parte do dinheiro roubado, incluindo as metralhadoras AK-47 e caçadeiras de cano cerrado utilizadas no assalto, foi militar do exército são-tomense. Facto que segundo a polícia justifica a destreza que demonstrou no manuseamento das metralhadoras durante o assalto a carrinha da Cooperativa de Cacau Biológico.

Está a monte, junto com Brauni (na foto à esquerda). Mas  a Polícia garante que está em curso uma operação de caça ao líder do bando. A PIC pede a colaboração da população no sentido de identificar o senhor Micau, através da fotografia exibida neste artigo.

Dos 3 assaltantes que já estão sob a custódia da polícia de investigação criminal, dois já foram conduzidos a cadeia central. Apenas Edjaik Moreno de Sousa Pontes, de 31 anos, esteve a ser ouvido esta sexta – feira pela PIC. O Jovem em causa é um dos assaltantes. Nasceu em São Tomé, mas passou boa parte da sua vida em Portugal, onde segundo a Polícia acabou por ser expulso e enviado para São Tomé, devido a prática de vários crimes, nomeadamente participação em roubo de viaturas e consumo de drogas.

Edjaik Moreno de Sousa Pontes(na foto), já tinha recebido a sua parte do dinheiro roubado, mais de 100 milhões de dobras. Comprou vários electrodomésticos, como geleira, aparelhagens, televisores, colocou antena parabólica na sua casa na zona de Chácara, arredores da capital São Tomé. E guardou outra parte do dinheiro num garrafão. Aliás a sua namorada também presente nas instalações da PIC, confessou que foi ela quem teve a ideia de esconder mais de 60 milhões de dobras no garrafão.

Delinquente confesso, Edjaik tinha na sua posse um pedaço da caçadeira que foi cerrada para aumentar o poder de fogo da espingarda.

Foi o assalto a mão armada mais grave que já aconteceu no mundo rural são-tomense. Aureliano Pires, Presidente da Cooperativa de Cacau Biológico, também presente nas instalações da PIC, preferiu não recordar o dia do assalto.

O Presidente da CECAB  estava na carrinha quando, ele e outros dois colegas foram surpreendidos por homens encapuzados, que saíram do mato empunhando AK-47. Tomaram a carrinha, fizeram tiros para o ar. Abandonaram a carrinha mais ao norte em Anan Bó, e fugiram com mais de 44 mil euros, pertencentes aos agricultores de dezenas de comunidades agrícolas.

Aureliano Pires, apenas agradeceu o esforço da PIC, que está a desvendar o assalto. Falta deitar as mãos sobre o líder Micau e Brauni ambos actualmente a monte.

Abel Veiga

    40 comentários

40 comentários

  1. Rui castro

    15 de Novembro de 2013 as 19:58

    Deus é grande!
    Estes senhores devem ser enviados para os países onde há guerra, já que foram militares e de la apreenderam manusear as armas e usam este saber para cometer crimes tão bárbaros, manchando o nosso país de coisas nunca vistas na nossa sociedade, sou de opinião que lhes oferecessem uma oportunidade ou manda-os para linha da frente da guerra num país onde há necessidade ou lhes enviem para os bosques na luta com os leões pode ser que eles consigam vencer. Porque a nossa cadeira mesmo que lhes sejam aplicados a pena máxima não basta. Vão engordar comendo, bebendo e ainda gozando de bons sonos a custa dos contribuintes e quando sair voltam a cometer os mesmos crimes e da próxima vez quiçá, alguém perderá vida a gostos deste maléficos homens sem o mínimo de escrúpulo.
    Só devo agradecer a PIC e não felicitar porque só fizeram o trabalho que lhes são pago para fazer.
    Estou convosco, quando forem a busca dos líderes devem ir preparados para o que der e vier estes homens são perigosos e quando é assim antes eles que vocês. Para o bom entendedor poucas palavras bastam!

    • Vivi

      18 de Novembro de 2013 as 16:39

      E o cumbú, onde está? Recuperaram muito pouco cúmbu…

  2. a chave

    15 de Novembro de 2013 as 20:51

    A caça tem que ser verdadeira, mismo asim como caçam aos porcos.

  3. Poilcia (PORTUGAL)

    15 de Novembro de 2013 as 22:10

    Parabéns aos meus colegas e compatriotas da Policia em S.Tomé pelo trabalho que fizeram com maior rapidez e eficácia.

  4. luisó

    15 de Novembro de 2013 as 22:17

    Bom trabalho.
    Espero que ao abrigo das cooperações entre Países as diversas policias e governos troquem informações sobre estas expulsões para países de origem porque assim torna~se mais fácil apanhar estes tipos.

  5. HLN

    15 de Novembro de 2013 as 22:59

    Parabens o serviço da Pik, irmãos STP é um país insular apenas uma capital não vale a pena fazer cenas dessas como voçês vêm nos filmes ou noutros países.

  6. Germias

    16 de Novembro de 2013 as 0:18

    O pior vem ai vai ser enviado para s.tome mais dois delinquentes que terminaram de cumprir a pressão na cadeia inglesa,estes são especialistas em assaltos ao multibanco junto com alguns comparsas da Romênia atenção Pic irão chegar na próxima semana ja tem a ordem para abandonar o pais e irão ser acompanhados por polícia britânica

    • pirilampo

      16 de Novembro de 2013 as 12:00

      pois isto ai ta de mal pra pior pois sao tome uma terra calma e pequena ….. ate quando estes tipos iram tirrar a trancuilidade de nos de de mts q ca passam pois iram coromper mts jovens.pq mt querem ter carros de luxo casas com pcina , abrir garafas e garafas nas descotecas pois fica duvida de onde vem td este dinheiro.pq no meu ver tds estes q sao repatriados pra ca deveriam por fotos dele ou chamar a comonicaçao social pra os apresentar mas nao os fasens pq maior parte destes casos sao tds betinhos( ou seja filinho de papai) mas sao tomé poderoso nao dorme e a verdade vem sempre a tona deus abençoi sao tomé i

      • paulo de brito

        18 de Novembro de 2013 as 6:00

        A sua opinião é desfasada da relidade e esbarra com o direito num estado democratico. O que tu queres é fofoca.

        • Ah, pois!

          19 de Novembro de 2013 as 12:33

          Numa democracia verdaeira os preseos devem ser tratados com dignidade. Isto é, alimentação adequada, higiene a altura, ausência de castigos corporais e psicológicos e esperar que eles saiam para matarem a quem eles quiserem. Muitas vezes matam bons trabalhadores e pessoas conscienciosas com responsabilidade de criar famílias. A seguir esses presos devem voltar à cadeia e ser bem tratados. Não é isso a democracia? Se não é, está a ser. Onde iremos parar? Era trabalho forçado e disparo contra quem fugisse.

  7. comentador

    16 de Novembro de 2013 as 0:21

    Gostei da foto do Micau Tem pinta de cantor e não de ladrão.

    O Brauni parece segurança dele

  8. Rui Couto Campos Nunes Guimarães

    16 de Novembro de 2013 as 0:25

    Merecem ser preso têm que trabalhar e não roubar.

  9. Gandu

    16 de Novembro de 2013 as 2:41

    Tem que pegar esses malandros que com forças para trabalhar preferem roubar.
    Vão trabalhar ao invés de roubarem, desgraçados.

  10. lede di alami

    16 de Novembro de 2013 as 8:20

    VIVA…agora deveriam ser queimados vivos…e o minimo pra quem rouba dinheiro de quem realmente trabalha em sao tome..

  11. jay barros

    16 de Novembro de 2013 as 8:49

    consequencia de ma covernacao

  12. Aurelio Espirito Santo

    16 de Novembro de 2013 as 9:06

    Obrigado a pic por ter mostrado que mesmo com as dificuldades estão a trabalhar, mas este caso tem muita coisa por esclarecer e espero que Tela Nom venha a nos dar a conhecer das coisas .

  13. GS

    16 de Novembro de 2013 as 9:16

    tem qser,e como vai ser agora,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  14. Londrino c

    16 de Novembro de 2013 as 9:39

    E preciso reconhecer que STP, nao e este STP de 10 anos atras se assim posso pegar anos para caracterizar.
    Nos estamos a viver uma nova era em que a Globalizacao nao deixou STP de fora.
    As conseguencias da educacao atraves da midia social afectou tambem a populacao de STP, o exemplo e este que em cada dia temos outros tipos de noticais nos jornais e na TV.Pois ainda estou supresso como governo STP ainda permite que uma Associacaoa como CECAB faca pagamentos face-a-face aos agricultores sabendo que STP vive uma era de que bancos estao a emitir cartoes bancarios e aonde as pessoas no dia de hoje que deseja fazer negocio tem que ter uma conta bancaria.
    Muito sinceramente nao entendi tambem como esses indivuduos souberam do plano organizacional de uma associacao como a CECAB!

  15. Edmar Barros

    16 de Novembro de 2013 as 10:18

    Meus caros, é mais uma prova de eficácia dos trabalhos dessa polícia que infelizmente não tem sido amada pelos nossos governantes, peço desculpas as almas não merecedoras. Mas que é certo, está polícia merece mais atenção. Desde de 1994 que os agentes desta polícia, tem vindo a demostrar o bom trabalho, isto digo eu e com provas pessoais. São 19 anos de milagres humanos( onde também fiz, faço e farei parte. Meus senhores. Deixemos de egocentrismo.Tenhamos visão positiva. Reconheçam o esforço desta polícia e zelem por ela. Acho que é melhorv ficar por aqui, porque muito teria eu a falar a favor da PIC

  16. PATRIOTA DA NAÇÃO

    16 de Novembro de 2013 as 11:55

    Dou os meus parabéns aos elementos da P.I.C envolvidos nesta operação, a vossa instituição criou mais visibilidade e confiança do povo santomensse graças a vosso profissionalismo.

    Ao Governo deste maravilhoso pais:
    1-Vocês têm que definir qual é o nível de polícia de Investigação criminal querem no pais.
    2-E que grau de eficácia espera ter desta polícia com as condições que têm neste momento?
    3- Para quanto tempo mais continuaram a fazer milagres, por a suas vidas em risco para defender bens alheios e não serem reconhecidos por isso?

  17. Diogo Vaz

    16 de Novembro de 2013 as 14:30

    Pela foto acho que este Micau é de Diogo Vaz , por isso senhores da pic averigua melhor por pode ser que ele foi ali esconder

  18. armando

    16 de Novembro de 2013 as 14:51

    Excelente trabalho o da PIC. Todavia, devo salientar que a PIC nao tem ao longo dos anos tido atencao, respeito e rigor merecidos da parte do governo; talvez por receio que estes tambem investiguem crimes de colarinho branco. Nenhum Pais desenvolve sem uma boa Policia e nao fiquemos ai ao inves de adaptarmos as leis a nossa realidade a plagiarmos leis portuguesas e aplicarmos diretamente em STP. Com este tipo de criminalidade, meus senhores… PAU NELES… e da brava. Ben haja PIC.

  19. bernardino zola

    16 de Novembro de 2013 as 15:31

    meus senhores muito obrigado eu como cidadão santomense residente em Portugal tenho muita raiva dos nossos estados porque gostaria de saber onde eles virão arma AK se a só nas forças armadas tem k saber donde veio arma se eles ñ morava na terra veio donde é porque alguém deu eles sem duvida faz justiça como deve ser quem deu merece matar envés deles esses pais esta com muitos corruptos eu já fui militar ay de vc desviar uma arma das força já vê colegas tomou muita pancada devido arma agora Civil tem tem arma ak em casa coisa triste desculpa + temos k ser sérios xão

  20. deus è grande

    16 de Novembro de 2013 as 18:14

    por favor agentes da pic come esses gajos corpo por favor como manda lei entrar esses bandidos com borrachas

  21. Cucuia

    16 de Novembro de 2013 as 19:32

    Não riem da desgraça dos outros. Talvez fizeram isso por falta de emprego. Meus irmãos emprego ta dificil e leva um individuo a fazer certas coisas só Deus é que sabe. Por isso não julguemos. Vão pagar pelo crime mas não devemos tirar foguete.

  22. djaziel afonso

    16 de Novembro de 2013 as 21:03

    é assim que apolicia deve agir

  23. Vitalina

    17 de Novembro de 2013 as 2:18

    Sinto muito por está situação:o rapaz que está ao lado do Macau é sander ñ brauni,como conheço bem o sander El foi influenciado a meter num crime deste eu nen estou acreditar pk El nunca roubou nada de ninguém,eles cometeram um crime muito grave e vam pagar por ISO,agora digo quando diz podiam ser queimado são pessoas burras que ñ tem formação nenhuma,pk ñ é com vossas família,o pic está lá pra investigar ñ pra comer eles corpo porque ñ são animas são ser humanos e ficam a saber que todos ser humano comete Eros,devem dar graças a Deus que ñ mataram ninguém,foram fazer ISO por necessidades pk cunheços muito bem o sander eu tive a pouco em s.tmé passei maior tempo cOm el,El era o motoqueiro que me levava a tudo lado,fico muito triste por está situaçao

  24. Vitalina

    17 de Novembro de 2013 as 11:22

    Se vocês tem trabalho e consegue dar os vossos filhos pra comer nen todos nos temos a mesma sorte,como dis o Armando e deus é pai por favor mau neles pk roubaram falar asim,mas nunca se esqueçam que tenhem filhos irmãos família,pk hoje acontece no meu amanhã pode ser no teu,kem ñ roba mata ninguém é perfeito,vocês são pessoas de má língua,nos devemos ajuda mas com bons sentido ñ enforcar a quem já esta enforcado ok,fizeram muito mal mas nen puriso vamos desejar mal a eles existir leis eles já está pagando pelo mal que fizeram,Deus que os proteja de ma língua vossas e que cadeia servi de lição pra nunca voltatem a cometer os mesmo Eros,eses homem do pik ñ investiga mas sim mata de purada aonde ki ISO chama-se de investigação,pk se eles investiga-se so ñ matava de purada de serteza que todos eles já seriam prezos fica aqui a informações ,espero que tudo se resolva da melhor maneira

    • l

      17 de Novembro de 2013 as 18:09

      Desculpe Sra. Vitamina. Podes dizer-me em que língua a senhora escreveu? Santa paciência!

  25. nambuangongo

    17 de Novembro de 2013 as 11:32

    Parabem a PIC pelo trabalho efectuado. Viva STP.

  26. tela mu

    17 de Novembro de 2013 as 12:37

    Sim falta de trabalho e ja asaltavam fora do país?são ladroes bandidos e drogam pancada forte neles q abram a boca pra falar onde se encontra o jefe deles.

  27. nenho

    17 de Novembro de 2013 as 20:48

    a historia mi absorvera

  28. wilsa

    17 de Novembro de 2013 as 22:59

    wilsa minha gente eu cinto muito a pessoa ki cometeu este crimi como sander e brauni eu seu ki foram influenciado mas sei ki tem ki paga por iso a justiça tem ke ser feito homem na terra deus no ceu manda para sempre cada gue ti jide somos filho de deus a vida deles ta na mao do shr jesus cristo

  29. malebobo

    18 de Novembro de 2013 as 7:52

    meus parabéns a pic,pela prontidão que tiveram em mostrar a vossa sabedoria a nação

  30. 3 macucu

    18 de Novembro de 2013 as 8:23

    Eu jà estive na duvida se o pic nao fizesse esse bom trabalho ,porque nosso STP é muito piqueno para coisas dessas eu tenho muita confiaça nesses senhores da pic força e coragem ,e que estado STP desse milhores condiçoes de trabalho a pic dar caros de servoço, materias suficiente para eles trabalharem nas melhores condiçoes força senhores da pic

  31. Caçô Mançu.

    18 de Novembro de 2013 as 10:56

    Essas e outras acções do PIC, devem ser devidamente vistos num dos Conselho de Ministros, para definir o devido tratamento a serem dados pela autoridade estatal santomense. Outros desses sacrifícios entregues a serem mortos, sem compensação. Este é o meu ponto de vista, em relação a questão em causa. Obrigado pela atenção dispensada.

  32. rebelde

    18 de Novembro de 2013 as 11:58

    os polcais de stp devem preparar para combater os criminosos que vem d fora. estes sao os mais agressivos podem levar o pais o caos.

  33. carla marques

    18 de Novembro de 2013 as 23:24

    parabens a pic é preciso ter atençao ao aeroporto e a saida de barcos pq estes meninos sabem o k fazem pq pelo que entendi so os naturais foram presos pois os criados fora do país estao a monte burros dia menos dia vão ser apanhados o país é peq e so tem duas saidas ou por mar ou pelo ar e como duvido que nadem ate ao continente africano e que sejam passaros para voar é uma questão de tempo, sou a favor da pena de morte par essa gente em praça publica

  34. fodebudu brito

    19 de Novembro de 2013 as 19:53

    dinén pó

  35. X

    20 de Novembro de 2013 as 10:00

    Falta o sr. Jelson mulato e o grupo. Roubam caros em Portugal p/ vendê-los em S.Tomé. Andam aí na lavagem e na burla…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo