Anan Bó vai renascer

Anan Bó é segundo a história é o ponto de referência do início da colonização da ilha de São Tomé, pelos navegadores portugueses. Foi o local onde João de Santarém e Padro Escobar, e os tripulantes das naus e caravelas, terão desembarcado em 1470, e pela primeira vez pisaram o solo da ilha de São Tomé.

Um lugar de valor histórico, que até os finais da década de 90, proporcionava lazer para os são-tomenses. Depois tudo desmoronou, só restou no centro do lugar o marco de descobrimento.

Com financiamento de Taiwan, o Governo deu início na última semana as obras de requalificação de Anan Bó. «Pensamos com esta obra tornar este espaço acolhedor e em condições para nós que cá vivemos em São Tomé, e para aqueles que visitam São Tomé como destino turístico», precisou o Ministro do Turismo, Demóstenes Pires dos Santos.

O lançamento da primeira pedra deu alegria aos habitantes da região norte da ilha de São Tomé. As obras ficam concluídas dentro de 2 meses. O Governo anunciou que o espaço requalificado, ficará sob a tutela da Câmara Distrital de Lembá, que por sua vez deverá contratar um operador privado, para gerir o novo Anan Bó.

A infraestrutura de valor histórico, cultural e turístico renasce pelas mãos de Taiwan. «A prática do turismo constitui a base para o desenvolvimento socioeconómico, e também como forma de promover o nome de STP a nível internacional. É nesse sentido que o Governo Taiwanês financia a requalificação deste ponto turístico», declarou o embaixador de Taiwan Jack Chen.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Maria silva Responder

    Aleluiaaaaaaaaaaa!!!!!
    Realmente uma noticia que eu esperava a anos ( sendo gente de lemba ) tenho muito boas lembraças daquele lugar quando era criança , tempo das festas de datas- marcantes em stp.
    Olha lembro bem que na primeira republica ( tempo de PC ) la era lindo dava gosto, estou a falar porque vi, com olhos de criança mas vi!!!

  2. img
    António Menezes Responder

    Alguém acredita mesmo nestas ditas obras de dois meses? Mais uma obra como a famosa parede do super mercado. Mas não tenham duvidas que isso mudará um dia.

  3. img
    Leopaldo Responder

    Espero que façam, obras com qualidade …. Mas algo de 2 meses …. Não me parece….

  4. img
    xuxanti Responder

    Isso ai vai ser mais uma pintura breve porque nao vejo nenhum projecto de modernização ou de tranaformação desse espaço que é um espaço historico na vida da nossa terra.

    Acho que é mais uma brincadeira de mau gosto.

  5. img
    Tudo o vento levou Responder

    obrigado pela imagem da referida obra!..
    assim nos permite acompanhar melhor os trabalhos efectoado em prol desse desemvolvimento retardado ….

  6. img
    Gerhard Seibert Responder

    Anambó não é o sítio onde João de Santarem e Pedro Escobar terão desembarcado por volta de 1470. Sobre o lugar de desembarque dos primeiros navegadores portugueses não existe nenhuma informação.

    Conforme a historiografia colonial, Anambó é supostamente o lugar onde, em 1486, o primeiro donatário de São Tomé, João de Paiva, teria desembarcado com um primeiro grupo de colonos. Contudo, também neste caso falta uma prova documental.

    Seja como for, esta primeira tentativa do povoamento de São Tomé falhou, provavelmente devido à falta de produtos alimentares e doenças tropicais.

    O padrão que fica em Anambó é relativamente recente, pois foi lá colocado durante a ditatura salazarista.

    Gerhard Seibert

Deixe um comentario

*