Nova explosão de assaltos: Nem com segurança do Estado se escapa

Até dirigentes do Estado escoltados com seguranças devidamente treinados para no último caso darem a vida por eles, estão a ser assaltados pelos seus próprios seguranças.

Um episódio ocorreu no ano 2009 com o então primeiro-ministro Rafael Branco, e o Téla Nón deu a notícia. Um segurança conseguiu roubar importante soma de dinheiro que o ex-Chefe do Governo, tinha guardado na sua residência nos arredores do aeroporto internacional.

Desta vez um segurança conseguiu roubar uma “porrada” de dinheiro que estava depositado numa residência no condomínio Vila Maria na capital São Tomé, onde reside o actual Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

O Téla Nón foi informado no final de junho último por um dos familiares do segurança, sobre o sucedido. O familiar por sinal tio do segurança pediu ao Téla Nón uma entrevista para denunciar a detenção do seu sobrinho, por alegado roubo de dinheiro, «na casa de Patrice Trovoada», declarou o familiar, para depois precisar que «ele (o segurança) não pode ser detido porque dinheiro é de campanha».

Só no dia seguinte o Téla Nón teve disponibilidade para entrevistar o tio, que no entanto já tinha mudado de ideia. «Olha, o rapaz já foi posto em liberdade e o resto dos familiares pediram para não fazer mais a entrevista», afirmou o tio do segurança.

No entanto o Téla Nón apurou que o segurança conseguiu entrar pelo espaço mais privado da casa do Primeiro-ministro através de uma janela. Conseguiu paulatinamente tirar notas verdes dos diversos maços que se encontravam no quarto do homem, que cabia a ele garantir a segurança pessoal e dos bens.

Relatos de fontes seguras colhidos pelo Téla Nón, indicam que num ápice de tempo, o segurança comprou um carro, 4 motorizadas para fazer moto-taxi, construiu uma casa de raiz, e reabilitou a residência de outros membros da sua família. A sua nova casa, foi apetrechada com sofás modernos, talheres e louças de última geração, e outros recheios de conforto.

Os equipamentos adquiridos pelo segurança, acabaram por ser recolhidos no início de julho, altura em que o Primeiro-ministro ainda ausente do país de visita a Estónia, acompanhou a operação de busca e apreensão.

Segundo o tio que falou com o Téla Nón, a operação de apreensão dos bens adquiridos pelo segurança, foi encabeçada por um cidadão de nome vulgar Bala, indicado como sendo motorista do Primeiro Ministro.

Prova evidente de que tais equipamentos resultam do roubo, é o facto, segundo a fonte do Téla Nón dos mesmos estarem actualmente expostos numa residência privada na zona do campo de milho na capital são-tomense, numa espécie de leilão.

Pelo que o Téla Nón apurou a justiça terá sido aconselhada a não levar o caso até o fim. O segurança assaltante que deveria ser punido como mandam as leis, não vai ser julgado, situação que pode reforçar tais práticas no seio dos agentes que garantem a segurança dos dirigentes do Estado.

A alegada impunidade conferida ao segurança assaltante terá sido, segundo várias fontes, para evitar que a poeira se levantasse em torno sobretudo do dinheiro em si.

Infelizmente são factos repetitivos de assaltos aos altos dirigentes do Estado pelos seus próprios seguranças. Já no seio do povo, há bastante tempo que a onda de assaltos, semeou desânimo e fomentou tendência para a prática de justiça privada.

Só nos últimos 15 dias o Téla Nón registou mais de 10 assaltos a residências privadas que foram completamente saqueadas.

No distrito de Mé-Zochi, uma comunidade agrícola produtora de cacau biológico, perdeu mais de 200 quilos de cacau seco que estava guardado no armazém. Os assaltantes, levaram o cacau seco e tentaram sem sucesso arrebentar o cofre da cooperativa de agricultores.

Ainda em Mé – Zochi, nos últimos 4 dias, pelo menos 3 residências foram assaltadas. Televisores, arcas e gavetas de mobiliário que alegadamente guardavam dinheiro foram levados pelos assaltantes. Os assaltos ocorreram durante a madrugada, com os moradores em casa e em sono profundo.

No distrito de Água Grande, o Téla Nón constatou ainda hoje que no bairro da Vila Maria, uma residência ficou limpa, após intervenção dos assaltantes que levaram todo o recheio. O assalto ocorreu no último fim semana.

Segundo ainda as fontes do Téla Nón, durante os assaltos, e para não acordar os proprietários das residências, os ladrões estão a utilizar macacos de viaturas, para descolar as portas ou janelas, e assim realizarem os seus intentos.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Original Responder

    Se justiça não pode punir o ladrão para não levantar poeira,então está comprometido com dono do dinheiro.Dinheiro guardado em casa,é amaldiçoado porque só serve para corromper os desgraçados que vão aí bater porta.Os seguranças deveriam ter manual de ABC como assaltar os dirigentes corruptos.Verdade ou mentira?

    • img
      Atento ao Dossier Responder

      “LADRÃO QUE ROUBA A LADRÃO TEM 100 ANOS DE PERDÃO”…

      • img
        rapaz de riboque Responder

        nem mais quem com ferro mata com ferro morre portanto ai não deve ser condenado muito bem é de louvar quando são assaltados um pobre é que é de lamentar.

  2. img
    Maria silva Responder

    Relativamente ao assalto feito a residência do patrice trovoada ( primeiro ministro ) foi bom que deu se por inserado o inquérito , ….
    E é de conhecimento de todos Santomense ( e não só ) que o patrice trovoada é um defensor ” advogado diga se de passagem” das passoas que escolheram viver destas prática , sendo assim bem cú dividá quiê zuntú.

  3. img
    raposao Responder

    Mais outra tentativa de denigrir o PT e o seu governo…e assim vamos nos neste jogo sujo.

    • img
      Teresa Responder

      Deram-te azeite o que? Que raio. Tentativa de denigrir o Patrice Trovoada. O que mais precisa?

      • img
        Manuel Jorge Santos Responder

        Acho que estes defensores do PT estão cegos. É como os apaixonados que não vêm os defeitos do seu par.Só mais tarde é k caiem na real

    • img
      D´Alva Teixeira Responder

      Meu caro, simpatizar pelos (supostos)feitos de um homem, ate me parece normal, mais uma paixão sega e desenfreada se será essa a qualificação adequada, é AMOR! e na minha terra já aceitamos o Islão mais não suporto os GAYS, tente te informar melhor antes de falares besteira, essa noticia é verídica,a operação teve o carater ultra secreta e coordenada pelo pau mandado Director da PIC,e cão de caça África, e coadjuvado pelos senhores Armindo e Bala, os fies discípulos do PT.

  4. img
    Maria silva Responder

    Quis eu fizer que foi bom terem inserado o inquérito , tendo em conta ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão !

  5. img
    Manuel Alegre Costa Pinto Responder

    Credo! Aonde está o ministério publico para averiguar e saber qual é a proveniência do dinheiro. O Sr. Patrice Trovoada conseguiu este dinheiro aonde? Qual é a fonte de financiamento do Sr. PT? Aonde o PT trabalhou nos últimos 2 anos (2012-2014? Foi bom o que aconteceu com o PT. Ele e o seu ADI são os grandes defensores dos gatunos. O pior está para vir. As coisas estão a bater as portas destes arrogantes e maldosos do ADI. Há dias em S. Gabriel os amigos do ADI assaltaram em S. Gabriel a casa da irmã mais querida do Sr. Afonso Varela. Bem feito.

  6. img
    Vexado Responder

    O primeiro ministro sempre recorre a televisão para apresentar e justificar um ou outro caso. Perante tamanha situação, e dado que o mesmo tem estado a apregoada o princípio da transparência, que deve se prestar as contas, que é humilde e defensor do povo pequeno, que venha recorra a sua casa tvs para explicar o sucedido.
    Há uns cidadãos defensores acérrimo do respectivo primeiro ministros, gostaria de ver a coragem para defenderem publicamente que é mentira o sucedido.

    Há bem pouco tempo houve explicações, caca aos dístico automóveis, sensibilização para os cidadãos pagarem o sisa e etc. O director dos impostos deu a cara. E perante este caso, a direcção dos impostos deve agir em conformidade e apreender o resto do dinheiro ou perguntar ao primeiro ministro de onde veio tamanha receita? Porquê que não declarou e como entrou o dinheiro no país.

    Ou seja o maior infractor, o cidadão incumpridor, o que lesa e lesou o Estado é o primeiro ministro que não declara nada em stp exceto o salário que aufere por ser primeiro ministro, isto se…
    Verifiquem vcs próprios se os transportes do primeiro ministro são portadores do dístico 2015 de stp.

    Bem haja

    • img
      Lambula Responder

      Concordo consigo (Vexado, e logo agora que na nossa televisão (TVS)existe um programa que da inteira responsabilidade do comando geral da policia nacional.

  7. img
    povo pequeno Responder

    Terra linda, mas cheia de bandidos!!! A terra como tem o “maior intelectual” de todos os tempos, também tem o mais ilustre CORRUPTO de todos os tempos.

  8. img
    sotavento Responder

    O telanon as vezes peca um pouco.
    Nao sei porque que nao frisa o nome do tal seguranca o nome do tio para que a noticia seja clarissima.Nao ponho em questao o trabalho do telanon.

  9. img
    Gato Responder

    Como ja foi dito, a vida e um cilco. Todo o facto que se tem ocorrido no presente momento, ja se tinha acontecido no passado recente. Se nao vejamos :
    Na cidade da Trindade o propreitatio da residencial de nome”J” de por falta de certa quantia de dinheiro que o mesmo posera em determinado lugar. O sobrimho do referido proprietario subtraiu-lhe o valor no interior da residencia sem que este desse por conta.Tendo em conta que a situacao da vida do sobrinho teve a melhoria de forma repentina, levou mutivou a desconfianca do tio. Ao deslocar-se a camara escura para verifuicar se tudo estava conforme,este conlcui que o espaco foi invadido e o valor subtraido. O proprietario faz uma paticiopacao a policia, o qual, os especialistas na material do crime( Senhor.Horacio, M.Pade, S. Dada Q.Osso, Avilimo,etc, desencadearam uma operacao que acabou com a detencao do sobrinho do riferodo proprietario. A parte do valor subtraido ja se tinha gasto em artigos domestico. O caso seguiu a barra da justica junto com a parte do valor recouperado. O processo foi registado no periodo da manha, e o jovem implicado foi conduzido a cadeia Central. Tres dias depois, o valor que estava anexado ao processo foi roubado por um dos funcionario do Tribunal. Imediatamente o juiz manda investigar o caso ” aquele funcionario que nao sob defender-se, ficou registado com sendo a pessoa que roubara o dinheiro mas, disse ele: que iria fazer com que o ladrao aparecesse. Dito e feito : 24 horas depois, o tal rapaz fino, filho do fulano e tal, aparece com o dinheiro declando ao de mas colega que teria sido ele a pessoa que teria subtraido o dinheiro do processo.

  10. img
    santana Responder

    Claro que Patrice Trovoada tem todo interesse em que o caso seja abafado, porque num país sério onde a justiça funciona, Patrice trovoada teria que explicar como e onde conseguiu tanto dinheiro, e daria pano para manga. Mais como estamos em São Tomé, o caso não seguiu em frente.

  11. img
    DESCAMIZADO Responder

    Se o Ministério Público existisse na República Democrática de S. Tomé e Príncipe o Senhor Primeiro Ministro, Patrice Trovoada estaria exilado nas terras dos seus amigos em Portugal muito antes das legislativas de 2014. O dito Procurador Samba fez várias viagens fora do País.Viajou para Portugal com dinheiro dos contribuintes Santomenses.Nada fez para inquirir o senhor Patrice Trovoada. Foi UMA PASSEATA. Quando regressou ao País com ar triunfante, trouxe consigo alguns deputados Portugueses seus comparsas.
    A proveniência de tanto dinheiro, pergunta ao conhecido Bala, que vai sempre ao aeroporto buscar somas de valores em notas verde na mala, que nem se quer é revistada pela polícia.Pergunta também ao Banco BGFI.Não me diga você habitante deste País tão pequeno que o Banco central não conhece ou finge em não saber, assim como o Procurador Geral da República.
    O Senhor Patrice Trovoada sempre acompanhado do seu discípulo Senhor Afonso Varela foram reconhecer a República da Estônia, como o fizera Kozovo.
    Um outro seguidor é o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande que mobilizou meia dúzia de pessoas para depois da cerimônia de 12 de Julho andasse atrás do Primeiro Ministro num passar eu. Mesmo assim roubam-no.Um primeiro Ministro que está contra os velhos, esquecendo ele que os velhos também foram novos Criou tanta divisão no Solo Santomense. Destruiu a função Pública.

  12. img
    Original Responder

    O Povo escolhe o dirigente que quer então aguenta com esta escolha.Se não abrir os olhos,alguém tem que esfregá-los com malagueta tuá tuá e depois lavá-los com água e sabão.Povo tem que acordar do sono e ver que os piores e maus exemplos em S.Tomé e Príncipe vem de cima.Nunca fomos governados por gente desta natureza e estou tranquilo porque tudo que tem princípio tem fim.

  13. img
    António Costa Responder

    Srº. Patrice Trovoada, aqui se faz aqui se paga…….

  14. img
    Luizf Responder

    Patrice Trovoada fez tudo para abafar este caso.O Ministerio público deveria investigar este caso, os Sao-tomenses precisam estar esclarecidos. Aonde o senhor Patrice conseguiu esta elevada quantia?O Patrice já tem Banco em sua casa?

  15. img
    Alice Rodriguez Responder

    CREDO, SO EM S.TOMÉ, POVO ACORDA!!!!!!!
    ISSO É MUITA PRAGA, onde é que Patrice viu tanto dinheiro? Será oferta do Kosovo e Estonia? PATRICE NAO TEM NEGÓCIOS QUE DÊ TANTO LUCRO, roça dona Agusta abandonada, loja Francisco cabral abandonada, talvez anda receber lucros provenientes de petroleo, o dossier nao se fala. A novidade do papel do BALA ele também construiu grande casa no fim do ano passado e tudo isso MP e a PIC nao fazem nada.
    OBRIGADA TELANON PELA INFORMAÇÃO

    • img
      filho bicho Responder

      Fala do PT e esquece o BALA ele é jovem,se conseguiu construir temos que dizer graças a Deus, é mais um jovem q não frustrara mais neste pais que esta como esta e que já reconhecemos q jamais será aquilo q sempre esperávamos.
      Onde esta as diversas casas sociais que foram construídas neste pais?Todas entregues a aqueles que sempre tiveram casas do estado e sempre as mesmas pessoas. Por isso meu caro nós q somos jovens, temos q cuidar de nós próprios e não atacar outros jovens como nós.

  16. img
    SOCO Responder

    SÓ VIM LER COMENTÁRIOS…

  17. img
    Adelino dos santos Responder

    Não tinham dinheiro para os miúdos irem participar no campeonato na Suécia por falta de 2800 euros e senhor 1º ministro tem na sua residência maços e maços de Usd que palhaçada sr.pt

  18. img
    Almeida santos dias Responder

    Este DINHEIRO é da venda do BENFICA que o estado comprou por cerca de 3.000.000,00 três milhões de dólares nas mãos do Libanês RAMY,sócio de Patrice Trovoada.

  19. img
    G.R Responder

    Incrível como as coisas sucedem no nosso país. Onde anda o Ministério Público, o Procurador Geral da República, PIC os Indignados? Foram todos comprados pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada, por isso não fazem e nem falam nada. Num país serio este caso traria consigo motivos suficiente para a demissão do Primeiro Ministro. Segundo uma das mulheres do segurança, são somas muito elevada de dinheiro (euros, dólares e outras moedas). De onde saiu todo este dinheiro? queremos que o PT venha explicar sem complicar a origem deste dinheiro. Um homem que diz publicamente que a maioria da população é jovem e que só lhe interessa essa maioria. E os outros? Matamos, deixamos morrer de fome, de doença? Que tristeza,,,,..,,,.,,,,,.,,!!

  20. img
    PP Responder

    Senhor Governo Regional,ficam a saber que dentro em breve terão novidades.

  21. img
    adley Responder

    uma brincadeirinhas dos corruptos que contribuem para danificar o pais.

  22. img
    Eduardo santos Responder

    Para os mais pessimistas rezam a Deus para que o pouco que tem não venha acontecer convosco . Se muitos que nunca trabalhou tem uma economia avultada quanto mais… O tela nom estava tramar o rapaz e agora mesmo que ele peça um emprego vai ser muito deficit até por aqueles que estão do seu lado agora. Bem haja.

  23. img
    Eduardo santos Responder

    Também resta saber se o assaltante sabe que tudo que falou a tela nom ficou gravado porque se as declarações dele der torto ele pode revoltar com o tela nom (jornal).

Deixe um comentario

*