Sociedade

Ladrões de gado foram castigados pela população de Santa Catarina  

Os 4 homens que pretendiam roubar porcos na Vila de Santa Catarina, no norte da ilha de São Tomé caíram numa emboscada montada pela população local.

Tudo aconteceu por volta das 2 horas da madrugada de 23 de abril. Segundo a polícia nacional os 4 homens usavam armas de fogo e motorizadas furtadas para realizar o crime.

Reincidentes na prática do crime de furto de animais em Lembá, desta vez tiveram azar e foram severamente espancados pela população.

« Ao chegar ao local, a Polícia assumiu o controlo da situação e em conjunto com os Bombeiros, conduziu-se os suspeitos ao Centro de Saúde de Lembá, na Cidade de Neves, a fim de receberem os primeiros socorros, pois eram visíveis várias escoriações», refere o comunicado da Polícia Nacional.

A polícia explica que após os devidos cuidados médicos, os homens que procuravam gado durante a madrugada em Lembá foram conduzidos ao comando distrital da polícia.

Esta segunda-feira será emitido o auto de notícia, e os 4 homens serão entregues ao ministério público.

«Os suspeitos estão a salvo, e não houve vítimas mortais, como veicula-se nas redes sociais», alerta a Polícia nacional.

O roubo nas parcelas de terra agrícola, nas residências, no campo, na cidade e nas ruas não para de aumentar na ilha de São Tomé. As vítimas reclamam que as autoridades, polícias e magistrados, não sancionam os assaltantes. Com a autoridade do Estado cada vez mais ameaçada, a justiça privada agiganta-se na sociedade são-tomense.

«A Polícia Nacional apela os cidadãos para que não tentem substituir as autoridades policiais e judiciais», refere o comunicado da polícia de ordem pública.

Numa altura em que o custo de vida aumenta, e a fome ameaça as famílias, o ímpeto pelo furto é grande, e a insegurança pública é maior.

Abel Veiga

9 Comments

9 Comments

  1. Semedo Guimaraes

    24 de Abril de 2023 at 6:18

    MLSTP, BASTA, PCD e familiares dos gatunos safados, por favor façam manifestação e reclamam pela violação dos direitos humanos praticada pelos donos dos animais contra os gatunos assumidos, em frente às NACOES UNIDAS. Alertem a toda comunidade nacional e internacional que tem havido violação grave dos direitos humanos contra os ladrões de gado em STP. Se de facto ossantomenses estão determinados a acabarem com o roubo em STP, as autoridades judiciais devem sentenciar o corte das mãos direitas destes gatunos por ser a primeira vez a serem apanhados. Em caso de reincidência devem ser cortadas as mãos esquerdas, pois os culpadaos do aumento da crise e da fome não são os alvos dos roubos. Tenho dito.

    • Carlos Junior

      24 de Abril de 2023 at 11:11

      STP até parece uma selva, sem justiça ou respeito pelos direitos humanos. Está errado furtar ou roubar, seja la o que for, contudo é deploravel este tipo de justiça pública. Sociedade confusa, desorientada e sem futuro.

  2. Célio Afonso

    24 de Abril de 2023 at 9:24

    Tudo resulta da má governação. Desmantelaram as antigas empresas agrícolas que davam emprego a milhares de famílias, não criaram condições econômicas, financeiras nem materiais para os novos possuidores investirem e obterem bons resultados nas parceladas roças.
    Resultado: o desemprego aumentou de forma galopante. O estado não tem como garantir emprego a todos e aqueles que não conseguiram uma parcela para se desenrascarem e sobreviverem têm que roubar!
    É uma pena!

  3. Fôrro Cacau

    24 de Abril de 2023 at 10:42

    😂😂😂
    Afinal os julgamentos populares nas nossas ilhas são comuns. Pensava que tinha acontecido no 25 de novembro a mando do PT. Afinal não. Nós santomenses temos uma veia de polícia – acusador – julgador – e castigador.
    É tudo uma questão cultural. Não metam política no assunto.
    O que é certo é que o assunto foi resolvido…e bem.
    😂😂😂😂

  4. SEMPRE AMIGO

    24 de Abril de 2023 at 15:06

    Xeeee!!!Nao da pra perceber.Depois do que ja aconteceu,sera que se esta ainda a espera do julgamento para mostrar a cara dos ladroes__A nao ser que se esta querendo respeitar…osDIREITOS HUMANOS.Que confusao!

  5. Mezedo

    24 de Abril de 2023 at 15:53

    OS gatunos foram roubar pessoas que estão a promover as suas crias, não tem nada haver com o assassinato no Quartel encomendado por seu chefe.

    Devias ter vergonha de tecer esses comentários ou talvez sejas também um gatuno como teu chefe.

    • WXYZ

      24 de Abril de 2023 at 17:38

      Oh meu caro, tortura e matança sempre existiram em S.Tome e Principe ate que aconteceu o caso 25 de Novembro no quartel em que muitos estão torcendo para que o PT venha a ser o mandante.

  6. Gentino Plama

    24 de Abril de 2023 at 17:12

    Presados cidadãos
    É com o sentimento de angústia e frustração, que vos dirijo estas palavras, ciente de que, a mesma sirva como o ponto de mudança de atitude, que quanto a mim, já ultrapassa a barreira do razoável, refiro ao facto que, nos tem acontecido no País. Acredito que caso dessa natureza não é novo, pois, a mesma prática causa revolta não para os autores, mas sim, para os com as quais partilham as mesmas identidade. “ ser São-tomense”. Permita que vos diga, que, apesar do Vladimir Putin ter sido condenado na qualidade de criminoso de Guerra, este, terá dirigido palavras ao mundo, tratando-lhe por irmãos. Ao proceder assim, entende-se que existe no seu seio, afetividade; o amor ao próximo…« mas, todos sabemos que ele é um dos piores que existe». Tomando o conhecimento que 4 jovens, que de forma deliberada terá praticado o roubo, e, ter sido apanhado pelos populares, e que, foram violentamente agredidos… a imagem prova. Porém, o referido ato, é condenável a todos os níveis. Todavia, não é legal ( Lei) reprimir o criminoso ou infrator, cometendo crime. Portanto, ao intercetar o ladrão, deveria de imediato chamar as autoridades para qua procedessem a entrega, salvaguardando a integridade física dos mesmos.
    Como já se sabe, os invasores foram brutalmente agredidos, num claro comportamento da selva, onde impera a lei do mais forte. Nem os populares, nem pessoa singular, está autorizado à agredir quem quer que seja. Cabe a polícia proceder a detenção e a condução a esquadra, e daí ao tribunal, se assim justificar. Á agressão poderá resultar em grave lesão e que paulatinamente poderá resultar em morte, ou a incapacidade. A falta de condição hospitalar constitui o outro fator que, contribuirá para a morte lenta, se a lesão não for antecipadamente diagnosticada. Agir sim, mas com alguma prudência.
    Xi mon na pega lodraon fá, ça punda ê na escá futafa: Magi à na cá défa, punda bô ca poge bila ça culpado.

  7. Mepoçom

    24 de Abril de 2023 at 18:35

    Mesmo no tempo em que as grandes empresas agrícolas eram canais de empregos muitos preferiam gatunagem do que trabalho digno, mas, um aqui outro acolá,muita gente criava, cultivava. Hoje, com a destruição em massa das grandes roças e abandono das pequenas glebas, ninguém quer fazer mais nada, senão a vida ilícita, aqueles que querem trabalhos honestos devem unir em milícias para neutralizar os vadios, ladrões, deixar de lado os direitos humanos, senão a sociedade vai colapsar e ninguém é autoridade vai conseguir dominar a desgraça eminente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top