Opinião

Afinal o que é que querem?

Cada  vez mais me espanto com os comentários que vou lendo sobre o diálogo nacional e sobre o presidente Pinto da Costa! Afinal o que é que querem? A quem serve o maldizer, o ser constantemente do contra ?

Concluo que falam por falar e para esconder os seus inconfessados e escuros interesses mas que todos sabem do que se passa! Se Pinto da Costa não fala ou não intervém, os arautos da maledicência  política, os cabaneiros que escondem o nome em alcunhas ridículas que surgem no Tela Non e noutros fóruns, vomitam insultos e acusam-no de estar a fomentar a desgraça nacional e a deixar o pais sem direção, e que escondem a maledicência atrás da ignorância e críticas falaciosas!

Se fala e intervém acusam-no de ter propósitos inconfessados de regime presidencial e de estar contra Deus e o diabo!

Toda a gente diz que o PR e o culpado de todos os males da governação e do pais estar malparado,

Se o PR se manteve sereno até onde pode durante o consulado desgovernativo de Patrice mostrando que, como sempre afirmou e mostrou, queria e quiz a estabilidade, acusam-no os correligionários e os parias de nada fazer para combater a ineficácia tradicional da governação do pais  e a corrupção e a má gestão da coisa pública.

Se o PR diz que se esforçou para manter o equilíbrio político e a estabilidade do governo fazem barulho e zurram insultos.

Se mostra que não quer convulsões prejudiciais ao pobre pais, grasnam asneiras acreditando que estão a ser ilustrados comentadores!

Se depois do suicídio do desgoverno Patrice teve de manter a serenidade para não dissolver a Assembleia Nacional e marcar eleições que seriam ruinosas para os cofres tão depauperados do pais, acusam-no de desestabilizar a nação!

Se nomeia um governo de sua iniciativa com a base de compromisso parlamentar, ainda que frágil e a termo, acusando-no de contribuir para o desgoverno do pais e de prejudicar os interesses do partido ADI e de ter homens de mão para satisfazer os seus inconfessados desejos de regime presidencial!

Em que ficamos?

Querem a data das eleições marcadas, seguramente que tal e dever constitucional do PR!

Mas e preciso marcar a data das eleições para Patrice dar a cara? Onde está ele? Onde esteve até agora depois de “se ir embora” ? Será que sem Patrice e com levis e binos o ADI ganha as eleições?

Apesar da sua ausência, de Patrice, discordo da maioria parlamentar que a pressa e a pressão queriam fazer passar uma lei eleitoral inconstitucional para prejudicar a ação política do partido ADI,

Como discordo da mesma lei eleitoral que quer impedir a participação de cidadãos independentes, numa incompreensível demonstração de inconstitucionalidade e de miopia política, precisamente quando está mais que provada a falência das soluções partidárias!

E porque estão calados os que criticam a atuação do PR no caso da sua decisão de mandar a lei eleitoral para apreciação constitucional? uma lei que se não fosse o pedido de apreciação da sua constitucionalidade poderia levar a que PT e outros não pudessem ser eleitos por estarem ausentes do pais por mais de 180 dias, numa vesga manobra do que de mais pobre pode revelar a defesa dos escuros interesses de grupo parlamentar!

E se o PR decidiu dar o seu corpo ao manifesto e comprometer a sua margem política com o diálogo nacional não seria de ter a participação de todos, mesmo com  discussão e  críticas dos opositores ?

A oposição faz se no terreno político, mas sobretudo no terreno de eleição, no debate e no confronto parlamentar! Gritam pela marcação das eleições, mas uns e outros onde estão os vossos manifestos políticos, onde estão os grandes projetos de tirar o povo da ignorância e da miséria?

Uns e outros já vimos e sabemos do que fizeram enquanto foram governo!

Sabemos que vai ser mais do mesmo!

Digam os que sabem, pelo menos com verdade por uma vez, qual a diferença do governo de Rafael Branco, para o de Patrice Trovoada e para este ultimo de Gabriel Costa!

Mostrem  o que fizeram todos ou pelo menos um só, para o aumento da riqueza do pais, para a melhoria da educação e do ensino, para a saúde, para a tão maltratada justiça, para a economia, para as finanças, para a melhoria do estado e situação económica geral, enfim para a modernização e urbanização do pais?

Em que ficamos? Afinal o que é que querem?

Carlos Semedo

    51 comentários

51 comentários

  1. Artigo lei 71 da constituição RDSTP

    13 de Março de 2014 as 9:31

    Este é um dos que tem cara de “graxa” que terá um Tacho nu futuro governo presidencialista do diálogo de surdos e mudos não vinculativo.

    • Pois

      13 de Março de 2014 as 17:05

      E quando é que se muda a lei que perta aos policias pegar os politicos ladroes e corruptos? Sao eleitos para gerir o bem do povo e não para nos roubar…

  2. Artigo lei 71 da constituição RDSTP

    13 de Março de 2014 as 9:34

    emenda: no futuro.

  3. CEITA

    13 de Março de 2014 as 9:37

    Concordo com tudo que senhor escreveu, meu caro amigo Semedo, quando falavam que esse país é complicado para governar estou mesmo acreditando realmente. esses políticos desonesto, corrupto, fazedores danoso de coisa publica são autentico camaleões, olha só ultima debate (CARTA NA MESA) de TVS foi um fiasco ora estão a favor ora estão contra isso só acontece quando lhes convém, eles acham que dialogo não é importante,mas se existe alguns pontos no documento que eles não concordam, é normal … então para que serve dialogo? discutem com presidente esse ponto faz convencer ele que aqueles pontos estão errados e não ficar a frete de câmaras da TVS com tantas inverdades intoxicando mais uma vez esse povo infeliz que perdeu norte por vossa culpa(candongueiro/politico)quando PR não intervém porque é muito parado, quando usa a influencia porque quer todo poder quer ditadura, não que marca eleições, mas que raio de pessoas que vocês são, se PR dissesse ok concordo vou promulgar o Lei que vocês fizeram, ahh seria melhor PR de África, em nome do Pai do Filho e do Espírito santo vocês…credo

  4. Encapuzado Assumido

    13 de Março de 2014 as 10:07

    Antes de mais quero agradecer o tela non por nos dar voz a todos em igual circunstancia. É que ao contrario de alguns que sao pagos para terem opiniões e abertamente defenderem os seus “patrões”, nos se o fizermos de forma aberta corremos o risco de perder o nosso ganha pao e o sustento dos nossos filhos.
    Meu caro Sr. Semedo, pode me apontar um caso de corrupção envolvendo o governo do Patrice Trovoada? Falem de barcos e outras babuzeiras mas de concreto nada.
    Sobre o Pinto da Costa, ficou provado pelas suas próprias palavras que o mesmo impediu o dialogo entre o ADI e o MLSTP com o argumento para envolver todos os outros partidos sabendo ele que o PCD com a sua agenda de arroz nunca iria fazer parte de uma solução. É o mesmo que pedir que o PSD em Portugal deixe de procurar o consenso com o PS com o argumento que o PCP e o BE tem também que fazer parte desse consenso. O Problema Sr. Semedo e que Pinto da Costa é parte do problema e nao parte da solução. Ele que viesse publicamente em Dezembro de 2012 chamar atenção a todos e responsabilizar os partidos políticos pelas consequência do impasse que se instalou na altura não orquestrar um golpe palaciano usando a troika e agora que as coisas deram mal o Pais foi lançado em caos de arroz podre vem o PR feito viúva virgem querer lavar as mãos e deixar todas as responsabilidade as costas da troika.

    • Verdade

      13 de Março de 2014 as 20:01

      assim como todos eles o patrice trovoada é um grande ladrão.

  5. Fela záua

    13 de Março de 2014 as 10:08

    Muito oco este artigo!

  6. manuel soares

    13 de Março de 2014 as 10:30

    meu caro compatriota, Dr Carlos Semedo, bom dia, sou um leitor atento dos seus textos, crónicas e comentários, mas sempre com elevação e com urbanidade, hoje meu caro entrou pelo insultos gratuíto e a rossar a maldecência o que talvés quis combater por parte dos outros, contudo vamos ao que interessa, a substância da questão a prepósito deste seu último texto:
    – Quem é Pinto da Costa? Meu caro já conhecemos o senhor DR Manuel do Espirito santo Pinto da Costa, sua Exa e presidente da república, em 1975 e sua Exa presidente da república de 2011 até então e o seu mandato acaba em 2016, isto responde a questão. Agora quanto a Patrice Trovoada e o ADI sei que ganhou as legislativas de 2010, governou a sua maneira e caiu através de uma moção de censura no parlamento em 2012 e pede eleições desde esta data até hoje. quanto ao diálogo nacional, sei que o ADI decidiu por-se de fora, e os partidos da troica MLSTP/ PCD e MDFM apostaram no fórum e agora dizem todos traídos por sua Exa sr presidente da república que não teve em conta o qque foi acertado primeiramente pelos partidos e a presidencia, arranjou um texto temático de nome (STP 2030 o país que queremos), para ser a base de toda discussão do diálogo e que os partidos dizem desconhecer e não concordam com a metodologia nem a forma que o sr presidente está a dar ao diálogo, e dizem mais, dizem que são o pilar da democracia e que o referendo da constituição dicide-se na casa parlamentar e lá só estão os partidos políticos e a revisão também necessita de aprovação 2/3 dos deputados, o que não existe neste momento e apelam a um verdadeiro diálogo e correcção das coisas antes que seja tarde e quer o diálogo seja uma conversa de surdos e mais disse o MDFM que devia-se esgotar todo o mecanisco interno e externo para convencer o ADI a estar no diálogo nacional caso contrário o diálogo nacional é só uma conversa e algo insignificante , só do Pinto da Costa, meu caro percebeu agora ou quer mais explicações. Por favor meu caro, leia mais e tente ser imparcial, assim perceberá mais da vida política em STP.

  7. T.A.L

    13 de Março de 2014 as 10:35

    Muito bem escrito. Gostei do artigo. Eu não percebo e nunca percebi estes partidos políticos de S.Tomé.
    O senhor Patrice Trovoada está na engorda no estrangeiro para regressar farto, gordo como um porco, bem vestido, bem falante, para enganar o povo mais uma vez com promessas e mais promessas e no final assinar contratos escuros que comprometem o nosso país.
    O PCD está desgovernado e sem rumo. Mais parece uma casa de ratos em debandada.
    O MLSTP está a sangrar por todos os lados sem rumo nem norte.
    O MDFM está como o seu dono.
    O que é que querem???

  8. manuel soares

    13 de Março de 2014 as 10:36

    Meu caro, desculpa-me mais uma vez, esqueci-me de lhe dizer que tudo quanto falou sobre a lei eleitoral e a politiquice interna estou de acordo consigo. Obg um bem haja!

  9. Eliseu

    13 de Março de 2014 as 10:48

    Estes partidos políticcos todos, ADI, PCD, MLSTP, MDFM só querem continuar a dar cabo deste pobre e humilde povo.
    Meu caro Carlos Semedo, ninguém sabe para que serve estes partidos políticos que só estão a contribuir para fazer o país regredir em vez de avançar. Estamos cada vez mais pobres e sem rumo No entanto surgiu a possibilidade do diálogo nacional estes senhores não estão interessados nisto. Só querem confusão porque só estão interessados nos seus interesses.
    Boa pergunta:o que é que querem afinal?

  10. Martelo da Justiça

    13 de Março de 2014 as 10:50

    Depois de ter ouvido o programa “Carta na Mesa” da jornalista São Lima, cheguei a conclusão que na verdade todos os Partidos Políticos são-tomenses não querem o Diálogo Nacional. Concluí também que os mesmos tem outros objetivos que não tem nada a ver com o desenvolvimento do País e da população. Por isso é que reagem muito mal maior intervenção da Sociedade Civil organizada nas grandes decisões do Pais. Todos aqueles que não se reveem neste nesta situação deve agir no sentido de acabar, se me permitam, com essa pouca vergonha.

  11. Deodato Capela

    13 de Março de 2014 as 10:52

    Muito eloquente!

  12. jone semedo

    13 de Março de 2014 as 10:54

    Muitos se calhar terão ja acordado com estes comentários e as razões dos mesmos, desque o Carlos Semedo saiu de Sao Tomé….
    As suspeitas nos seus comentários não morrem sozinhas, razão pela qual não se vê algo de natural nas palavras deste homem de Direito.

  13. OCADONGO

    13 de Março de 2014 as 10:54

    Tens talento a buscar o teu tacho, meu caro Semedo. Pelo menos isso, reconheco em ti como “virtude”.

    Tu nao ves que Pinto falando ou nao, é tudo igual? tu nao ves que os males do país já estao identificados?

    tu nao ves que nenhum partido político (sem excepcao) nem o Presidente, nao querem saber da populacao?

    O país anda envolto em discretos casos de pedófilia camuflada, e por fim, houve uma denúncia evidente, viste algum governante actual a pronunciar-se sobre um caso tao taxante e actual?

    Deixe de buscar tacho, como canoa atirada pelo vento, onde persegues todos os ventos que sopram em teu suposto favor, a ver se por fim, te agarram e dao algum tacho.

    • Semedo

      13 de Março de 2014 as 15:10

      O OCADODO, estas muito mal informado ou fazes te de tolo, então ainda não descobriste com toda a tua esperteza saloia que eu tenho “tacho” em Portugal onde desde 1978 quando me licenciei em Direito pela Universidade de Coimbra (com o Posser e o Afonsinho) nunca quiz vir para o nosso pais STP porque logo de início estive em desacordo com o Ginho (Celestino Costa) que Deus tenha a sua alma em descanso e com a ditadura de MPC do partido único, e que graças ao meu trabalho o que tu chamas de tacho fui magistrado do MP e Advogado e sou Juiz no ativo ?
      Sou mais santomense do que tu pois escrevo sobre o nosso pais, critico, emito opiniões com que outros podem não estar de acordo, o TN e um fórum aberto, graças a democracia, e tu até agora só sabes dizer mal e nada de bom trazes ao debate de ideias! Vem ao terreno, mostra seriamente a tua opinião, vem ao debate, assina com o teu nome e não faças como ” casso mato cu cá bi tlaxi donu de pá lolo platu cume, bila cá bana cadela”
      Informa te bem pois em 2011 estive em comissão de serviço no nosso pais e posso aqui afirmar alto e bom som que ainda não me pagaram, pergunta a quem sabe! Espero que aqui venhas responder de peito aberto e cara que se mostra!
      Abraço

  14. Lede di alami

    13 de Março de 2014 as 10:56

    Pois e…………………?

  15. Safuzú

    13 de Março de 2014 as 11:01

    Concordo,plenamente.

  16. Chiquinho Cabral

    13 de Março de 2014 as 11:14

    Muito bem Carlos Semedo. Andam-se a fazer mudanças governativas mais o país continua praticamente estagnado. Proferem discursos demagógicos para iludir o povo a dar o seu voto. A nossa República está corrompida graças à sua classe politica, que ao inves de servir o povo, andam a enganá-lo, fazendo promessa que nunca cumprem, tudo para beneficio proprio. A classe politica está a mostrar ao povo, que tudo tem que ser do jeito que eles querem e de acordo com o seus interesses. Isso mesmo pessoal, sempre do jeito deles, mas até quando, até quando colegas, amigos, primos, primos, irmãos, etc.

  17. zeme Almeida

    13 de Março de 2014 as 11:21

    Estar fora do País e mandar vir é facil!Pergunto a este senhor que escreveu este artigo,porque,que nao vem a STP tambem dar a sua contribuicao e tracar as linhas de orientacoes para tirarmos este País,no fosso que se encontra?Ou está a espera que lhe faca um convite!Todos que passaram pela governacao deste PÁIS teem uma meia culpa de desgovernacao,nao podemos de maneira alguma culparmos os partidos A,B ou C culpados de todas estas desgracas?Fala-se tanto do ADI e do seu lider Patrice Trovoada,até mete nojo. porque que nao se fala do partido bloqueio{MLSTP/PSD,como o maior culpado da desgraca de STP!Sejamos serios e nao ademos ali a atirar pedradas só numa direcao,por nao gostamos da pessoa .Haver vamos

    • Semedo

      13 de Março de 2014 as 15:30

      Sum zeme e, só com cristo,mas informo! Sou aquela pessoa que esteve aí no nosso pais em 2011 para tentar, e sabe São Tomé plodoso como me esforcei, para a formação dos nossos novos juízes, mas os mesmos que no governo Patrice agora me criticam as opiniões foram as maiores forças de obscurantismo e bloqueio! Pergunta ao Elisio o Ministro da Justiça de Patrice e até ao próprio Patrice, e sabes porque? Porque estava para prender gente com a minha honestidade e competência, e seguramente os tribunais ficariam a funcionar, mas que descobri que atava com alguma candura de homem que só tem uma cara e coluna vertebral bem direita!
      cheguei a triste conclusão que não querem fazer e nem deixam nem deixariam fazer! e muitos como eu, santomenses de origem com uma carreira perdem a coragem e não estão para se incomodar! Mas eu não desisto e escrevo para dizer o que penso e assim penso que estou a dar o meu contributo! E digo te por experiência própria que o governo de Gabi nesta matéria tem a mesma postura que o dePatrice! Nada querem fazer nem deixam fazer e não e porque não sabem, mas sim porque não querem e nunca vão querer!
      Como hoje me escreveu um Homem de H grande e a quemmuito respeito as opiniões porque são os ” empatas f…. da republica” que só eles querem f…. E não querem sair de cima,nem vão sair de cima enquanto os deixarmos! só com a crítica corajosa, pois água mole em pedra dura!!!!
      E para teu governo se eu escrevesse sobre tudo o que sei!!! Ah e tenho provas! muito bom governante gritaria qui da lê !
      Pois muita gente, ficaria a gemer, Sum zeme!!! de todos os quadrantes políticos, do mlstp, pcd, mdfm, adi !!! Enfim!

  18. zeme Almeida

    13 de Março de 2014 as 11:23

    Erro:gostarmos

  19. FEXA PATA

    13 de Março de 2014 as 11:27

    Queremos que vá arranjar tacho noutra parte.

  20. nossa gente

    13 de Março de 2014 as 12:43

    Pois é, francamente!!! Pelo o que posso constatar, acho que essas pessoas só querem saber do poder e nada mais. Só querem saber dos seus, que o povo coitado que se lixe. Sinceramente! É como sempre defendo, isso não vai ficar assim. Triste é que, nos termos dos partidos políticos, enquanto um dos pilares da democracia,não nos garantem a confiança. Efectivamente, os “Wi” do MLSTP, PCD, ADI, MDFM, ja não servem o país, por carecem da confiança e terem demonstrado a incompetência a cima da incompetência. Até que ADI podia ser útil para próxima governação caso seu PT mostrasse a solidariedade política (não ausentasse do pais, o que, certamente, não nos garante a confiança). País precisa de pessoas competentes a governar ou pelo menos, de pessoa que sabe dar ordem e que arrume bem a casa porque de jeito que está desarrumada não arranca. Será que a sociedade civil é uma solução? Será que a proposta de lei eleitoral deveria incluir essa faculdade em vez de tirar a possibilidade de mesma de se candidatar? Não será que Diálogo Nacional poderá trazer algo de útil para, pelo menos, minimizar os problemas de governação do país?
    Bem, fica assim essas interrogações. Um abraço de gente de Caué, que quero regressar ao país.

  21. Trindadense

    13 de Março de 2014 as 13:39

    Boa pergunta: afinal o que querem?
    Querem continuar a matar o povo. Querem continuar a comer tudo e não dar nada ao povo. Quer manter o país na pobreza e miséria. Querem continuar na corrupção enquanto o povo desespera.
    É por isso que o diálogo nacional incomoda-os.
    Ladrões!!! Corruptos!!! Bandidos!!!

  22. Maria Trovoada

    13 de Março de 2014 as 13:54

    Muito bem Carlos. Eu tambem me sinto perdido com a baixa capacidade de analise dos comentarios negativos dos santomenses. Cada vez as pessoas estao a revelar mais ignorancia e so querem eleicoes para terem BANHOS e estao doidos para viver a custa dos dolares sujos de Patrice. So de ouvir o nome de Patrice Trovoada ja me sinto nojo da politica de STP, mas ainda bem que os mesmos que votam para aventureiros como Patrice, sao os primeiros a reclamarem que as coisas estao mal. Nao sou adepto de Pinto, mas temos que reconhecer que ele e’ o unico politico grande de STP que ainda esta a dar ate o seu ultimo suspiro para esse povo. E o meu medo e’ o que vai passar com o nosso povo quando Deus chamar o Pijnto. Vamos ser invadidos de barcos sujos, drogas, lavagens de Euros, Banhos, e toda gente vai ficar contente e com uma pistola no bolso. Viva o reino de Patrice Trovoada. E’ assim que eles querem e um dia eles terao o sofrimento para depois amadurerem, os que sobrarem

    • Cafuka

      13 de Março de 2014 as 15:45

      A conclusão que eu posso tirar é que os partidos políticos existentes em S.Tomé são os maiores responsáveis pelo estado do país. Muitos dizem que é a constituição da república, que é assado, que é cozido, etc. Nada disto. Os maiores responsáveis pelo nosso estado são estes partidos políticos: MLSTP, ADI, PCD, MDFM. Uma cambada de corruptos que juntaram as mãos e decidiram aniquilar este povo. Enquanto eles não matarem toda a população deste país eles não ficam descansados. É muito triste isto. Que mal é que o povo fez a estes partidos para eles estarem a castigar assim o povo, minha gente? Isto faz-se? Vocês vão pagar caro por aquilo que têm feito a este povo mártir.
      Em nenhum outro país do mundo existe partidos políticos tão maus contra o seu próprio povo.
      Estão todos de barriga cheia, comem e bebem do melhor e ainda abusam do povo pequeno.
      O povo tem de revoltar e expulsar estes deputados todos destes partidos que nos tem enganado este tempo todo.

  23. ana ferreira

    13 de Março de 2014 as 14:40

    senhor Carlos Semedo . está-me a dar a ideia que o senhor têm limitações na sua forma de pensar .e utiliza palavras menos adequadas ( mas eu nâo vou descer ao seu nível ,nâo fique preocupado ) .uma das riquezas de STP é as diferentes etnias e logicamente diferentes formas de pensar . dentro dos padroes de escolaridade e da experiência de vida de cada um . mas existem assuntos em que estamos todos de acordo . o povo sabe bem o que quer . o senhor de certeza que as suas limitações nâo o deixam pensar nem separar o trigo do zoio . o povo nâo quer incompetência politica ,mas sim ver o seu país a dar frutos . com as pessoas adequadas na governação ,independentemente do partido politico . é muito simples senhor Carlos Semedo

    • Semedo

      13 de Março de 2014 as 22:40

      Querida Ana
      Acredita que não estou nada preocupado e para desceres ao meu nível seguramente que terias de subir tão salto que nada conseguirias ver!
      Apesar das minhas grandes limitações, digo te São Tomé não tem muitas etnias, pois somos todos forros mas acredita que sei e sabes tão bem como eu que uns sao mais forros que os outros! Uns sao fritos barrigudos e gordos e outros forros magros de miséria! E só essa a convulsão que quero tirar! Estou com todos os que criticam a falta de competência e seriedade na governação e pela completa ineficácia que ao longo dos anos teem governado STP!
      e cara Ana Ferreira o trigo deve ser separado do joio e o povo deve exigir isso, e sido que venho dizendo e talvez só as minhas limitações que agora descobres talvez façam com que não seja compreendido por ti!
      Abraço

      • Martelo da Justiça

        14 de Março de 2014 as 18:25

        Muito bem! Gostei da elevação da achega. Há gente que merece isso.

      • Seabra

        15 de Março de 2014 as 21:48

        Sabe camarada Semedo, há pessoas que respondem à certos artigos, cujo o conteúdo lhes é desconhecido. É o caso da dita Ana. Ela responde ao seu artigo justo ,sobre à situação política e social de STP…para nada dizer, para alem de crítica-lo , aliás de desvaloriza-lo. É pena ! Em todo o caso o seu comentário sobre à situação política de STP é um facto (contra os factos não há argumentos). Ela defende o Patrice Trovoada como politico ou como homem (especial no sentimento dela)? Não convém que ela confond!

  24. sem partido

    13 de Março de 2014 as 16:31

    Um conselho:
    À Sua Excia Dr Pinto da Costa,
    Por favor NÃO OLHE MAIS PARA TRÁS.
    Está visto que nenhum destes partidos políticos,desde ADI,MLSTP,PCD,MDFM,UDD,ANACLETO ROLIM,até PPP,CÓDO,FRENTE,BÓIA FRIA,SALAMALÊKU,etc porq a lista de Partidos de S.Tomé é muito longa…..não querem bem de S.Tomé e Príncipe e nem bem do povo.
    Querem sim é tratar de seu BOLSOS e engrossar suas contas bancárias e nada mais:VIVER A GORDO E A FRANCESA com bons vinhos-verde e put………s.
    Por isso Sr Presidente METE TRAVÃO nestes bandidos todos e vamos escolher um CAMINHO CERTO PARA FELICIDADE DESTE POVO que já sofreu bastante. Este é o momento PRÓPRIO para Sr Presidente demonstrar QUEM é verdadeiramente o SR.E que Deus nos ajude e que S.Tomé e Príncipe encontre de UMA VEZ PARA SEMPRE um “””NORTE”””””
    Acho que esta INICIATIVA doSr Presidente tem mão de CRISTO.Cristo sentiu pena de nós Santomenses.DEUS consegue escrever DIRETO em Linhas Tortas.Siga Sr Presidente.É O FUTURO de S.Tomé e Príncipe que está em jogo. O que estes PARTIDOS POLÍTICOS TODOS querem é distrair o Sr.NÃO CAIA NESTA.

  25. Bem de S.Tomé e Príncipe

    13 de Março de 2014 as 16:34

    Querem tudo à maneira deles.O país está numa situação muito complicada politicamente, e o PR está usando da sua influencia para suavizar a situação, o que acho muito correcto.Se não fizer nada, diriam que não está a fazer nada. Mas está fazendo à sua maneira, mas ouvindo as pessoas, mesmo assim é inconstitucional. Mas que coisa é essa? O autor do artigo tem razão, mas afinal o que querem?

  26. vencha

    13 de Março de 2014 as 17:48

    Parabens Semedo. Escreva sempre que puderes. És filho da terra. Longos anos fora de sao tome nao quer dizer nada. Perguntem ao Fradique quanto tempo ele esteve fora de sao tome. Nada impediu o paspalho desse miguel trovoada fazer o Fradique de Presidente. Força semedo.

    • Ano Velho

      14 de Março de 2014 as 18:33

      Ele vem aí, na segunda-feira. O Pinto e o seu Dialogo Nacional teve o condão de irritar muita gente, até o Miguel Trovoada.
      Pela Nota de imprensa que emitiu hoje, a Conferencia de Imprensa vai ser uma bomba! Haver vamos.

  27. B-13

    13 de Março de 2014 as 18:28

    O que eles querem?
    Querem banho, querem ser comprados, regalias e mais regalias em deterimento a miseria assustadora dos pequenos, querem encher os seus bolsos e gastarem com catorzinhas, fazerem filhos com tudo quanto parecem ser mulheres,ir buscar sabe -se la onde carros luxuosos para circularem com eles num pais sem estradas em condicoes,nao importam de onde vem este dinheiro se do inferno ou do ceu – o que querem e tirarem os seus dividendos.
    Eles acreditam em Deus mas negoceiam com diabos ” Umberto Ecco”

  28. Ospibinho

    13 de Março de 2014 as 18:38

    Sr Semedo
    Desde as primeiras intervencoes suas conclui que es fanatico do Pinto da Costa, mas ainda acho que o senhor deveria ver as coisas de forma mais clara e nao tomar partido.
    Faco-o relembrar que foi o Presidente conjuntamente com o tal MLSTP/PCD/MDFM que fizeram coluio para derrubar o XIV. Sao eles mesmo que desde muito cedo jah manifestaram vontade nao suportar mais este governo. Estou certo? Agora eles dizem que dialogo nacional eh inconstitucional. O que o ADI tivera dito. Estou certo?
    Serah que a unica pessoa que tem razao nisso tudo eh o Pinto? Serah que assim o Sr nao monstra o seu fanatismo de forma incontrolavel? Seja razoavel. Se os que juntaram ao Pinto dizem que jah nao querem estar com ele.
    Por outro lado serah que o Sr conhece mesmo o Pinto?
    Serah que o Sr viveu em STP durante os 15 anos da desgovernacao do Pinto ou o Sr eh um desses que sempre comeu do sacrifio dos outros estando fora e falando bobagem?
    Serah razoavel e nao contribua mais para a desgraca desse povo.

    • Semedo

      13 de Março de 2014 as 22:52

      Sum molado e, ser fanático não e o mesmo que manifestar uma opinião de concordância! O senhor tem mesmo a certeza que foi o Presidente Pinto da Costa quem se conluiou para derrubar o governo de Patrice? acho que o fanático e como o senhor que só vê a pimenta no rabo dos outros, … não esteve distraído por acaso?
      Será que o senhor ainda e dos que acreditam que o tempo volta para traz?
      Então o senhor acha que o PR e todos os outros partidos e que não deixam Patrice viver e estar em São Tomé desde que se despediu do governo?
      Será que o senhor tem uma melhor proposta ou melhor ideia que nos queira mostrar para mudar mos ? Ou e dos que não falam alto para não ser ouvido, com medo de perder o seu banho?
      Tem a certeza que Patrice vai desta vez dar lhe mais banho ? E depois o senhor vem queixar se ao Presidente porque o banho tava sujo?

  29. vencha

    13 de Março de 2014 as 20:43

    Mas uma vez concordo com o semedo. Nao querem fazer nada.

  30. Fôrro

    14 de Março de 2014 as 7:40

    Muito bem Sr. Semedo, Deus esteja contigo.

  31. Óvo Ma Biço

    14 de Março de 2014 as 10:25

    Este indivíduo está a atravessar uma crise de personalidade! Espero que ainda vá a tempo de recuperar a sua lucidez, para que possamos ter um artigo seu, com alguma imparcialidade. Está a se perder! Francamente!

  32. matutui

    14 de Março de 2014 as 10:29

    Na república das bananas, os macacos já se deram conta do cumprimento das suas caudas e já andam desconfiados tentando se retroceder do dialogo nacional! Porque estão a prevê que tudo isto poderia se tratar de uma daquelas astucia do Ukué. para deitá-los à baixo por meio das suas proprias caudas.

  33. ana ferreira

    14 de Março de 2014 as 12:39

    senhor Carlos Semedo ,nâo retirando nada da avaliação que eu fiz de si .vou apenas me reportar , á opinião de um familiar meu ( neste caso avô ) ,na sua devida época , ligado á medicina em STP . que ainda hoje se fala no nome dele . nas nossas conversas de família , ainda me recordo que ele dizia muitas vezes . que a raça sâotomense no geral ( os ditos forros )( a nossa raça ) nâo gostam de trabalhar ,mas é das raças mais inteligentes de africa . tendo estas características ,torna-o no melhor povo de todo o mundo . visto esta situação e este enquadramento . os orgâos governativos têm que ter bem real esta situação . e saber como lidar com ela . e terem inteligência suficiente para lidar com um povo assim . caso contrario entra-se em ruas sem saída . e nâo há diálogo que resolva o assunto .

    • Ano Velho

      14 de Março de 2014 as 18:40

      Não entendi nada!

    • Semedo

      14 de Março de 2014 as 19:29

      Ana Ferreira
      Concordo inteiramente com o pensamento do seu avô e com o que agora disse! Ah se ele hoje fosse vivo e visse os tais governantes destes últimos anos decerto, como homem de bem, ia sentir se envergonhado e triste!

    • seabra

      18 de Março de 2014 as 16:32

      Ana, se a inteligência deste povo é baseada no que você comenta nos seus artigos…minha nossa, o fôrro està de rastos…os seus argumentos, a sua expressao escrita (conteùdo), deixam a desejar. Por esmola, cale-se e evite um aborto intelectual, que dà mais dö do que raiva. Là que você admire o P.T. tudo bem, mas seja imparcial e realista…que é proprio de um individuo inteligente e honesto! Aprenda, nunca é tarde……

    • seabra

      18 de Março de 2014 as 16:35

      a expressao é a seguinte” entrar num beco sem saida”. quando nao se sabe cala-se a boca,ouviu Ana?

  34. Puita samangungu

    14 de Março de 2014 as 22:39

    Pinto da Costa Deus que ti proteja salva este povo os partidos políticos de nosso pais e melhor esquecer todos só estão a pensar nos bolço deles. Siga sempre em frente para dar o caminha da felicidade este povo que precisa . O Banho não resolve o problema do povo nem do pais .Os Partidos políticos neste momento precisa de uma boa banhada .

  35. benevolo mata

    15 de Março de 2014 as 13:01

    Sr Presidente,
    Por favor!
    Fazer ELEIÇÕES,coisa séria tanto como esta, em condições morais em que se encontra o país É CRIME!
    Vale pena PARAR , ORGANIZAR e partir para eleiçõoes. Há partidos que estão interessados apena em dar BANHO,comprar consciência de nós os pobres e depois de gnahar eleições nos mandar à mer……
    Sr Presidente,por favor tome dianteira! O NOSSO FUTURo de tosoa os Santomenses está nas suas mãos.Nós já NÃO CONFIAMOS EM NENHUM DESTES PARTIDOS POLÍTICOS DE S.TOMÉ.Todos caterva de Ciganos,Bandidos,Corruptos,Ladrões e mais nada.
    Vale a pena retardar,organizar de foprma a tocar o país para frente e PARA SEMPRE,pela felicidade de todos nós.

  36. manuel soares

    16 de Março de 2014 as 16:57

    Meu caro Dr Carlos Semedoa coisa está feia, o diálogo já acabou sem começar, os partidos desistiram mas todos sem excepção, para complicar a coisa Pinto meteu com Miguel e este não se fez de rogado e vai já amanhã começar o seu diálogo nacional e falar da sua prisão em 1979 e mais coisas do passado, meu caro é isto queremos como diálogo nacional? por amor de Deus , isto não passa de um Monólogo Nacional do passado, se é isto o que nos interessa e nos une e vai nos levar ao desenvolvimento económico e social, sinceramente , tenham dó de mim, deixem-me, vou e já volto!

  37. Carcavel

    17 de Março de 2014 as 9:05

    O sr benevolo mata é um certamente militante do tal movimento criado por esses bandidos! Seu malan…Quando o sr tiver um país seu, entregue-o a quem quiser e jamais STP… aí sim marcará eleições quando bem pretender! STP não é a sua herança!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo