O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) reabriu inscrições para a primeira edição de 2014 do CELPE-Bras, a fim de atender candidatos que desejem realizar a prova em um dos novos centros aplicadores na África, que estão em fase de credenciamento.
Países africanos aplicarão o exame pela primeira vez
O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) vai ser aplicado, pela primeira vez, em países africanos. Os interessados podem se inscrever para a prova pela internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
http://celpebras.inep.gov.br/inscriçao/
A avaliação é escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral, produção escrita e leitura. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa a partir de pequenos textos, fotos e quadrinhos.
De acordo com a pontuação obtida, o participante é classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
As provas do Celpe-Bras vão ocorrer em Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau, República de Cabo Verde e África do Sul, ainda no primeiro semestre, entre os dias 8 e 10 de abril.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 27 de março.
Embaixada do Brasil em São Tomé
+(239) 222-6060