Cultura

Comunidade são-tomense na Inglaterra cria TELAVENTOS

O projecto TELAVENTOS, nasceu em Londres, para difundir a cultura são-tomense no seio da comunidade imigrante no Reino Unido. Ronyta Bexigas, são-tomense residente em Londres a 5 anos, é a mentora do projecto, que dentre outra acção promove a arte, a literatura, assim como os costumes e a tradição são-tomense. «A equipa gestora do Telaventos é constituída por Ronyta Bexigas, Keina Carvalho, Vera Ibrahim, Liliana Furtado e o músico são-tomense Mesaro Soares», explica a direcção da ONG cultural.

ronyta foto2Há mais de 3 anos que o grupo de são-tomenses na Inglaterra promove organização de eventos que unem a comunidade são-tomense e outros povos do espaço lusófono que habitam no Reino Unido.

A equipa do Telaventos, destacou-se na organização da festa da independência de São Tomé e Príncipe no Reino Unido, no concurso de beleza Miss São Tomé e Príncipe UK, Miss Guiné Bissau UK, e em diversos eventos de caridade. “São Tomé e Príncipe longe dos olhos mas bem perto do coração” é o slogan que anima as acções do projecto Telaventos. «Realizamos eventos culturais, somos apaixonados pela nossa cultura e tradição, o objectivo mesmo é não perdermos o nosso Africanismo», declarou Ronyta Bexigas(NA FOTO).

Telaventos pretende manter bem vivas as marcas identitárias de São Tomé e Príncipe, no espaço europeu. «Quando falo de difusão da cultura São-Tomense na Diáspora, não me refiro só a festas, falo das nossas coisas tradicionais e culturais, falo de dança, música, teatro, literatura, moda… etc.  É possível, independentemente da localização geográfica e das barreiras linguísticas», acrescentou Ronyta Bexigas.

A equipa do Telaventos já começou a preparar a organização da festa da independência de São Tomé e Príncipe no Reino Unido. No dia 11 de julho próximo, a comunidade são-tomense é convocada para se concentrar em PRABA 300-310 High Road, Ilford IG1 1QW, zona leste da capital Britânica.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Emilio Freitas

    12 de Março de 2015 at 12:20

    Parabéns pela iniciativa, tudo que, de uma forma ou de outra, vier a divulgar o nome de STP, no mundo é sempre bem vindo. Só não entende o que tem a ver a divulgação de STP com a primeira foto, que mais parece duas pessoas trocando outras coisas mais do que a divulgação do nome STP lol

    • Pumbú

      12 de Março de 2015 at 19:12

      Troca-se divulgando ou divulga-se trocando…

  2. Eduardo fox

    15 de Março de 2015 at 0:23

    Muito bom , acho muito emportant Essa comunidade

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top