Destaques

Líderes africanos elogiam o papel da NEPAD na transformação e integração regional de África

O Presidente Zuma sublinhou que os investimentos em programas de infraestruturas, integração regional e comércio intra-africano são a solução para o crescimento e desenvolvimento sustentáveis de África.

SANDTON, África do Sul, June 16, 2015/ — Os líderes africanos reuniram-se sábado de manhã no Sandton Convention Centre, na África do Sul, para a 33.ª reunião de Chefes de Estado e Orientação Governamental da NEPAD (http://www.nepad.org).

Ao receber a delegação para a sessão de abertura, Jacob Zuma, Presidente da África do Sul, elogiou a NEPAD por manter vivos os sonhos e o potencial do continente africano. O Presidente Zuma afirmou: “(…) o continente está agora a colher os frutos de uma gestão macroeconómica responsável e a aprofundar a integração na economia mundial”. O Presidente Zuma sublinhou que os investimentos em programas de infraestruturas, integração regional e comércio intra-africano são a solução de África para um crescimento e desenvolvimento sustentáveis.

Robert Mugabe, Presidente da União Africana e Presidente do Zimbabué, aplaudiu os avanços da NEPAD na conceptualização e implementação de projetos no continente. O Presidente Mugabe afirmou: “A NEPAD tem criado sinergias fundamentais entre as instituições africanas, melhorando assim a integração continental, que é muito necessária”. O Presidente Mugabe apelou à Agência para que desempenhe um papel de liderança na capacitação das Comunidades Económicas Regionais para acelerar a missão de industrialização e acréscimo de valor dos vastos recursos minerais de África. “Certamente, o povo africano não pode continuar a ser o cortador de lenha e coletor de água, ao passo que outros se deliciam com os seus recursos, com os nossos recursos. Com uma coragem inabalável e determinação coletiva, África também pode industrializar-se, do mesmo modo que outras regiões conseguiram alcançar a industrialização em pouco tempo”, afirmou o Presidente Mugabe.

Muhammadu Buhari, recentemente eleito Presidente da Nigéria, foi recebido no Comité de Orientação Governamental (HSGOC).  Na qualidade de membro fundador da NEPAD, a Nigéria enfatizou o seu compromisso contínuo na defesa de programas e projetos da NEPAD pelas palavras do embaixador B.Z. Lolo, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, durante a leitura de um discurso em nome do Presidente Buhari. O embaixador realçou o trabalho iniciado no gasoduto trans-saariano, que liga a Nigéria à Argélia, bem como a autoestrada trans-saariana que une vários países africanos, como as principais conquistas da NEPAD. Também referiu-se à Agência NEPAD como sendo o organismo estratégico para a transformação estrutural de África.

Os 20 membros do HSGOC da NEPAD reuniram-se na 25.ª Assembleia da União Africana, para definir a liderança do processo da NEPAD e também para definir políticas, prioridades e programas de ação.

Macky Sall, Presidente do HSGOC da NEPAD e Presidente do Senegal, realçou os feitos alcançados pela NEPAD no avanço da integração regional através de projetos de infraestruturas e de desenvolvimento de capacidades. O Presidente Sall destacou a necessidade de lidar com os fluxos financeiros ilícitos de África e de melhorar as capacidades dos países membros africanos na negociação de contratos de exploração mineira e petrolífera para o benefício social do povo africano. O Presidente Sall também elogiou o Fundo Espanhol da NEPAD para a Emancipação da Mulher Africana, que está em sintonia com o tema da cimeira deste ano.

O Dr. Ibrahim Mayaki, Diretor-Geral da NEPAD, apresentou um relatório sobre os resultados concretos para o período de janeiro a junho de 2015. “Atingimos 313 resultados, cada um com um impacto quantificável: 20 a nível continental, 30 a nível regional e 264 a nível nacional. Todos os impactos apresentados estão relacionados com a industrialização do continente”, afirmou.

Alguns dos principais resultados que o Dr. Mayaki destacou incluíram a criação de uma Aliança Africana de Agricultura Inteligente para o Clima (Africa Climate Smart Agriculture Alliance) cujo objetivo é chegar a 25 milhões de agricultores até 2025, o lançamento de uma Rede Continental de Negócios para o financiamento de infraestruturas em África e o acesso a água potável e saneamento disponibilizado a 9656 mulheres no Benim e Togo.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Nova Parceria para o Desenvolvimento em África (NEPAD).

Para mais informações e marcação de entrevistas, contacte:

Abiola Ajayi

Comunicações NEPAD

Abiolaa@nepad.org

+27767461272

 

SOURCE 

Nova Parceria para o Desenvolvimento em África (NEPAD)

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top