Destaques

Manuel Pinto da Costa e Maria das Neves exigem ao TC a impugnação das eleições

Manuel Pinto da Costa e Maria das Neves, que segundo os resultados provisórios da comissão Eleitoral Nacional, ficaram respectivamente no segundo e terceiro lugares, decidiram em conjunto, interpor recurso ao Tribunal Constitucional pedindo a impugnação das eleições presidenciais do último domingo.

O documento de impugnação que foi entregue ao Tribunal Constitucional, tem 12 páginas, e foi distribuído esta tarde aos órgãos de comunicação social. No documento com data de 19 de Julho, e devidamente assinado pelos mandatários das duas candidaturas, é enumerado uma série de alegadas irregularidades que teriam ocorrido no dia de reflexão 16 de Julho e no próprio dia das eleições 17 de Julho.

Abel Veiga

 

22 Comments

22 Comments

  1. EX

    19 de Julho de 2016 at 19:07

    É agora BIXO DO PÉ, e Tribunal deve pedir satisfações a Comissão Eleitoral que é garante da Transparência e da legalidade do processo eleitoral.
    Ou Tribunal funciona ou vamos ver se já estão abduzidos de verdade.

  2. Quilixe Furtado

    19 de Julho de 2016 at 19:38

    O que se passou contigo caro Alberto?
    Também foste comprado?

  3. Visao Geral

    19 de Julho de 2016 at 20:36

    Caros voces deveriam ter vergonha, antes de fazer esta impugnação.
    pois se houve irregularidades é por parte de Maria e Pinto. Que os seus apoiantes andava a dar dinheiro em compras de voto. Mas como o povo de STP, ja não é comprado com cerveja e 50.000.00 dobras. Aconteceu que o Dr. Evaristo ganhou as eleições.
    por isso deixam de ser egoista e começa e pensa em escolher outra figura sem artemanhas para o vosso partido.

  4. joão Manuel

    19 de Julho de 2016 at 20:38

    Africanos
    Aprendam a perder
    Quando o Pinto ganhou na eleição passada, não houve irregularidades para ele
    Hoje perdeu, já existe irregularidade
    Vaiam tomar banho
    Bem haja STP

  5. Jose Rocha

    19 de Julho de 2016 at 23:59

    Outra vez? Impugnacao juntos? Queriam segunda Volta para se juntarem de novo para repetirem o fixeram a 5 Anos em que Maria deu indicacao de voto dos seus Apoiantes a favor de Pinto da Costa. Vao mas é tomar banho, bandidos

  6. Zé Maria Cardoso

    20 de Julho de 2016 at 5:07

    Como ter acesso ao documento, já que as irregularidades espalhadas e lidas por aí referentes ao auto em si, domingo de eleições, não convencem o suficiente. O que se passou com os “militantes convictos” das candidaturas derrotadas? Não estiveram certificados nas mesas e assembleias de votos para colaboração, vigia e controlo?
    Quer em Lisboa, quer em São Tomé, ouvi “militantes convictos” a reclamar dos chefes das suas candidaturas terem-lhes substituído nas mesas por fantasmas. Os fantasmas prestam serviço ao diabo.
    Bem-haja São Tomé e Príncipe!

  7. Carlos silva lopes

    20 de Julho de 2016 at 8:07

    Caro Visão Geral
    Onde é que viste Evaristo DR. Ele só tem 4ª classe.
    41 anos depois, quando se formou milhares de profissionais , o país elege um presidente destes. Bauêê Povo de Mé Zochi. Vocês são fortes.

  8. Engrácio Neto

    20 de Julho de 2016 at 9:12

    Dr. Evaristo Carvalho???????? Tenha santa paciencia irmão!

  9. Arroz Substancia

    20 de Julho de 2016 at 9:25

    Quer dizer se ganhavam as eleicoes ja eram livres e transparente como perderam ja estao a arumar confusao ficam quietos daqui a 5 anos a mas preparem-se melhor.
    Coisa simples como agua e energia faz muita diferenca em um povo e Patrice esta a dar resposta a isto e com isto ter o povo ao seu lado Pinto e Maria tiveram la no poder enao fizera estas cisas basicas agora nao choram.

  10. Mileny Tiny

    20 de Julho de 2016 at 9:43

    É impressionante a forma de pensar destas gentes de Pinto/Maria. Estiveram tão convictos da victoria e agora querem procurar um bode expiatorio para as derotas umilhantes deles. Pinto da Costa, vá trabalhar noutras coisas porque o Presidente da República não é uma profissão. Maria, continue a batalhar e e limpar o seu nome para conseguir ganhar num futuro longicou.
    viva STP!

  11. Sono

    20 de Julho de 2016 at 10:02

    É impresionante a forma coma muitos preferem fexar olho a tanta iregularidade. So cego nao ve que hove fraud, siborno e etc. Um exeplo é o que aconteceu na licalidade de Maria Luisa onde havera votos hoje. Acham normaal se colocar enrrgia num dia que vai haver eleicao na localidade. Ohohohoho credo peguei vcs todos que criricam als reveindicacao verdadeira entreguei Messias um dia ainda vao chora e se arepender.

  12. Arroz Substancia

    20 de Julho de 2016 at 11:14

    A 5 anos atraz o Pinto ganhou ninguem reclamou…estao a reclamar agora porque? perdeu perdeu u que mais?
    Tentem convecer o povo que merecem ganhar poe agua poe luz para povo.

  13. saberperder

    20 de Julho de 2016 at 11:15

    Minha gente, se Pinto da Costa ou Maria das Neves estivesse em 1º lugar é que as eleições presidenciais de 17 de Julho de 2016 seriam livres, justas e transparentes ? Convenhamos. Vamos dar a Deus o que é de Deus e dar a César o que é de César. Há um vencedor. Vamos respeitar os resultados. É verdade que todos queriam ganhar, mas o povo fez a sua escolha. As urnas são transparentes, cada candidato tinha os seus representantes em todas mesas de voto, na contagem todos eles estiveram presentes e assinaram as actas. Então como é possível ter havido fraude ? É possível ter havido alguma irregularidade, mas de certeza não influenciou nos resultados provisórios. Os observadores internacionais foram claros. Convenhamos. Comparando estas eleições com o futebol português, confesso-vos o seguinte: Sou Sportinguista, gostaria muito que Sporting ganhasse. Acho até que Sporting foi a melhor equipa durante todo campeanato da 1ª divisão em Portugal. Mas Benfica foi o vencedor. Fiquei triste, mas aceitei e respeitei. Os resultados é que contam. Vamos saber perder e manter sempre com a cabeça erguida. A vida continua. Quem perdeu hoje, poderá ganhar amanhã.
    VIVA PINTO DA COSTA, VIVA MARIA DAS NEVES, VIVA MANUEL DO ROSÁRIO, VIVA HELDER BARROS E VIVA EVARISTO CARVALHO. UM ABRAÇO A TODOS.

     3 1 Avaliação

  14. malebobo

    20 de Julho de 2016 at 12:24

    este senhor pr cen. tb, é outro pau mandado que está ai ao serviço de PT, é uma pena pessoas venderem se a sua alma por migalhas

  15. STP

    20 de Julho de 2016 at 16:07

    Vejam a data da publicaçao dos resulpatados provisorios das eleiçoes de 17 de Julho de 2016. Discutam a base disto. veja o Sit http://www.cen.st/index.php/publicaçoes/noticias/item/212_resultad

  16. Zé Maria Cardoso

    21 de Julho de 2016 at 5:53

    Agora que tive acesso ao documento de impugnação por parte de duas candidaturas, tornei-me ainda mais num “militante convicto” da democracia com direito a dois dedos de conversa:
    No dia em que cada político à santomense olhe pelo meu povo doente, carente e humilhado não haverá necessidade dessas reclamações.
    Os milhões gastos nas tribunas e concertos eleitorais deveriam ter sido desviados para os bens essenciais dos hospitais, das escolas, das famílias carenciadas, das instituições de caridade social e não só e, entregues durante a campanha ao invés de festanças.
    O banho trouxe vícios e transtornos a tão trabalhada e necessária democracia de 1990/91. Os que introduziram o banho em 1992 nas ilhas souberam rejuvenescer e, inovaram a “coesa” ao ponto de enviarem o chuveiro ao passado. Agora o banho é de sauna a vapor.
    O governo na pessoa do Primeiro-ministro encabeçou e atropelou a lei eleitoral, aliás, apenas mais um na vasta lista dos atropelos direcionados ao chefe do executivo. Mas, convenhamos dar um passo em frente! Para onde? Presidencialismo?!
    O documento enviado ao Tribunal deve servir de reflexão aos erros “ninguém táqui pá consertar esta terra”.
    Cada um na sua barricada vai acusando o outro de mentor de ódio, rancor e intolerância.
    A Presidência da República, a Assembleia Nacional e os Governos nacional e distritais estão na posse de um partido político que já não tem qualquer queixa de coabitação, senão direcionar o Estado no sentido certo.
    Finalmente, o presente acertou as contas do passado, alertando-nos a trilhar o futuro sem mágoas, sem rancor, sem mais ajustes de contas.
    Sem eleições a vista! É hora certa de Diálogo Nacional ou coisa que lhe pareça na fotografia com intervenções do futuro em que cada painel seria oferta especial dos presidentes Miguel Trovoada, Fradique Menezes, Pinto da Costa e de mais ilustres figuras a residir em casa e na diáspora.
    Acredito ouvir ainda esta semana e das candidaturas queixosas uma frase bastante elegante na democracia e que nos atira para lá dos estrondos da nossa Mãe África.
    “Pelo supremo interesse do povo são-tomense merecedor de paz, tranquilidade e harmonia para que rumemos juntos a tão almejado porto de desenvolvimento, ultrapassamos as reclamações e reconhecemos o vencedor destas eleições na pessoa do cidadão Evaristo Carvalho.”
    Bem-haja São Tomé e Príncipe!

  17. Jorge Boa Morte

    21 de Julho de 2016 at 8:19

    Aliás. Poe-se energia só por por. Não é preciso um Plano de electrificação para a zona? Como é que se trabalha desta forma?
    Eu n unca vi coisa desta.

    • Perdeste

      21 de Julho de 2016 at 13:41

      MLSTP PCD e compania nem cafuca pos para povos que vivem 40 anos sem energia assim e que e bom? Mal ou bem ADI esta a por temos oxigenio no hospital que nunca tivemos.

  18. Lucia Costa

    21 de Julho de 2016 at 9:55

    Ninguém estava a espera que o ditador e corrupta deixassem facilmente o osso do poder. A luta continua, um dia África será melhor sem estes papões.

  19. BAGA

    21 de Julho de 2016 at 15:45

    Deus livrou-nos do Tribunal Constitucional de PT. Esses tipos estavam a espera para confirmar os resultados falsos e faturar. Deus é pai.

    Vocês ficam na história assim como bandido do Presidente da CEN.

  20. Tony

    21 de Julho de 2016 at 18:51

    Dr Evaristo Carvalho sim, e sim ele é doutor, Já ouviram a Musica do Ailton Dias “Doutor”, todos aqueles que passam a vida na politica mais de 10 anos já é carreira de doutor.

  21. António Lima da Fonseca

    21 de Julho de 2016 at 19:35

    Perdeste. Oxigénio no hospital Ayres de Menezes, isto vem antes mesmo do Governo de Gabriel e concretizou agora. Isto se chama continuidade da acção do Estado. O xvi Governo tem muito puco de novo. São coisas que já vinha. A electrificação e as estradas que Patrice está a lançar e/ou inaugurar, foram concebidas ainda pelo Ministro Abreu. Pergunte o Adelino Cardoso -Director do Gabinete de Estudo do MIRNA e o Menezes Guineense os que ganharam dinheiro na cocepção deste projectos quem os encomendou?

    Fica frio sô GAY

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top